Capa do livro: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA <br>Série professor de Matemática em desenvolvimento profissional <br>Volume IV<br> 2ª Edição

REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Série professor de Matemática em desenvolvimento profissional
Volume IV
2ª Edição

Autores: Josimar de Sousa - Ivete Cevallos (Orgs.)

Refletir a formação do professor de matemática será sempre uma questão de necessidade ímpar, sobretudo, tomando em conta as transformações pelas quais passa a docência e o ser professor na atualidade. Esta obra se destina àqueles que estão às voltas com o processo de formação de professores de matemática tanto em situações de formação inicial quanto em início de carreira docente. Aqui, de certo modo, os colaboradores trazem para o leitor a compreensão de que desenvolver estudos sobre a formação do professor será sempre necessário, uma vez que as questões que envolvem a educação e a formação de professor não são de fácil compreensão sob qualquer ângulo de análise, sobretudo, a questão da formação do professor de matemática, principalmente em tempos e espaços nomeadamente marcados, formatados e transformados pelas ciências, tecnologias, e novos costumes. Assim, o leitor encontrará contribuições de ricas análises sobre práticas formativas de professores com acento teórico que enxerga o professor como agente ativo em seu processo de se tronar professor de matemática. Constitui-se em um modo de ver que continua e continuará significativo e torna necessário melhor conhecer como acontece a formação do professor, seus caminhos, desafios, mudanças e transformações no contínuo processo de ser professor a cada experiência vivida na universidade e na escola – uma questão sempre necessária, junto com o conhecer melhor seu trabalho e suas práticas em sala de aula. Os colaboradores desta obra tratam disto: não de conteúdo de matemática, mas também de como formar professores, como ensinar matemática de maneira tal que seja possível o aluno admirá-la, depois de amá-la.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1795-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-1792-8
DOI: 10.24824/978652511795.9
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 170
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:2

REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA <br>Série professor de Matemática em desenvolvimento profissional <br>Volume IV<br> 2ª Edição
OSCAR E. CORVÁLAN-VÁSQUEZ
Sociólogo e doutor em educação pela Universidade Toronto – Canadá. Foi pesquisador no Centro de Investigação e Desenvolvimento da Educa-ção no Chile e consultor da Organização Internacional do Trabalho – OTI. Atualmente é professor da Universidade de Talca – Chile.

IVETE CEVALLOS
Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Fundação Educacional de Votuporanga (1982), graduação em Física pela Universi-dade Federal de Mato Grosso (1992), mestrado em Educação pela Uni-versidade São Francisco-Itatiba (2005) e doutorado em Educação Mate-mática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011) com estágio na Universidade de Lisboa. Atualmente é professora assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso. Pós-doutora pela Universidade Federal de Rondonópolis com estágio Universidade de Sevilha, Espanha. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando com estágio supervisionado. Temas de pesquisa: licenciatura parceladas, professor formador de Matemática, professor pesquisador, profissionalidade do-cente; formação do professor e professor principiante. É membro do Grupo de Investigação sobre o Ensino e as Necessidades Formativas de Profissionais da Educação – GIENEF.

ROSEMARY BARBEITO PAIS
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2005) onde pesquisou os “Modelos mentais usados pelos alunos para resolver problemas não convencionais”. Doutora em Educação pela PUC- Rio, pesquisando “Formação de Professores para o Ensino da Matemáti-ca”. É professora do Colégio Pedro II. Tem experiência na área de Edu-cação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Formação de Professores, Metodologia de ensino em EJA, Cotidiano Escolar.

EVANIL DE ALMEIDA CARDOSO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT (1992), especialização em Currículo do Ensino Fun-damental – Conteúdos e Metodologias na Área de 1º Grau – Nível I a IV, pela Universidade do Estado de Mato Grosso_UNEMAT (1994), Mestra-do em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (2004). Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática? REAMEC – polo UFMT. Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus Cáceres-MT. Disciplina Conteúdos e Metodologia da Matemática para início da escolarização. Ênfase em Con-teúdos e Metodologia do Ensino, atuando com os temas: Educação, ensi-no de Matemática para Educação Infantil e Anos Iniciais, Formação de Professores e Educação Matemática.

JOSIMAR DE SOUSA
É Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2003); doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009) e pós-doutorado em Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa (2012). Atualmente é professor associado doutor da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pesquisa em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história da matemática, formação de professores de matemática, desenvolvimento profissional, didática da matemática e estágio supervisionado. Coordena o Núcleo de Estudo pes-quisa em Educação em Ciências e Matemática – NEPECIM e o Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores de Matemática: formação inicial, saberes e identidade profissional – GRUPPROFMAT e o Projeto de Extensão Escola de Práticas em Ensino da Matemática. Tem vários livros publicados na área de formação inicial do professor de Matemática e práticas letivas do professor que ensina Matemática. Em alguns como autor e outros em colaboração com outros pesquisadores do Brasil e ou-tros países. É membro do Conselho Consultivo internacional do European Journals of Education Studies.

SIDIMAR MEROTTI VISCOVINI
É licenciado em matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Cáceres-MT. Tem especialização em metodologia de ensino de matemá-tica pela Faculdade Venda Nova Imigrante – Espírito Santo. É professor preceptor na licenciatura de matemática. Atualmente é professor de ma-temática na escola de educação básica da Rede Estadual de Ensino. Atu-almente é professor na cidade de Quatro Marcos – MT.

RENAN WILLIAN RODRIGUES LONGATI
É formado em Licenciatura Plena em Matemática (2017) pela Universi-dade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT campus Cáceres. Atualmente cursa o Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Educação na UNEMAT Cáceres, nível mestrado.