Capa do livro: GESTÃO DE PESSOAS: <br>diálogos multidisciplinares

GESTÃO DE PESSOAS:
diálogos multidisciplinares

Autores: Juliana Aparecida de Oliveira Camilo - Myrt Thânia de Souza Cruz (Orgs.)

Buscou-se nessa obra apresentar, discutir e problematizar os encontros e desencontros entre diferentes abordagens e áreas do conhecimento, com foco entre a Psicologia e a Administração, no âmbito da Gestão de Pessoas. Temos aqui uma perspectiva multidisciplinar.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1757-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-1753-9
DOI: 10.24824/978652511757.7
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 204
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

GESTÃO DE PESSOAS: <br>diálogos multidisciplinares
ANDRÉ RODRIGUES LEMOS BRUTTIN
Doutor em psicologia social pela PUC-SP. Mestre em psicologia social pela PUC-SP. Psicólogo formado pela PUC-SP. Extensão universitária em psicologia organizacional na CAL STATE UNIVERSITY HAYWARD (Califórnia). Especialização em gestão de clima pelo IBMEC. 20 anos de experiência na área de Recursos Humanos, em empresas nacionais e mul-tinacionais de médio e grande porte, com foco em projetos ligados ao desenvolvimento humano e organizacional. Sócio fundador e consultor sênior na Reciprhocal, uma empresa de consultoria em gestão de RH, es-tabelecida para trabalhar em processos de mudança organizacional, de-senvolver e implantar políticas e práticas de RH, serviços de coaching e workshops. É professor e coordenador do Núcleo de Psicologia Organiza-cional da PUC-SP.

JOÃO PINHEIRO DE BARROS NETO
Administrador profissional com Pós-doutorado, Doutorado em Ciências Sociais e Mestrado em Administração pela PUC SP. Especialista em Ad-ministração pela EAESP FGV. Agraciado com o título de Comendador pela Associação Brasileira de Liderança – ABL. Coordenador do Curso de Extensão em Liderança da COGEAE/PUC SP. Professor Assistente Doutor da FEA PUC SP na área de Gestão de Pessoas. Membro do Grupo de Ex-celência em Instituições de Ensino Superior – GEGIES e de Pesquisa Aplicada em Administração – GEPAD do Conselho Regional de Adminis-tração em São Paulo – CRA SP. Publicou trinta e três livros como autor, coautor e organizador na área de Administração, Liderança e Gestão de Pessoas. Membro da Banca Examinadora do Prêmio Nacional da Quali-dade de 2002 a 2016. Áreas de pesquisa: liderança, competências.

JOSÉ AGNALDO GOMES
Psicólogo, mestre em Psicologia Social pela PUC/SP e doutor em Psicolo-gia Social e do Trabalho pela USP. É professor do ensino superior da PUC/SP no curso de psicologia ministrando aulas de ética e psicologia social. Supervisiona práticas discentes no campo das políticas públicas, saúde do trabalhador, assistência social e movimentos sociais. Compõe a coordenação ampliada do Programa Pindorama da PUC/SP para bolsas destinadas aos indígenas. Tem experiência na área de Psicologia do Tra-balho, com ênfase em Desenvolvimento Social, atuando nos seguintes temas: organização e participação social, políticas públicas, saúde do tra-balhador e movimento indígena.

JULIANA APARECIDA DE OLIVEIRA CAMILO
Psicóloga, Mestre (2007) e Doutora (2016) em Psicologia Social (PUCSP). Possui Pós-Doutorado em Educação Física e do Esporte pela Universidade de São Paulo (2020). Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no curso de Psicologia, onde ministra aulas em Psicologia Or-ganizacional e do Trabalho. Atualmente é Professora visitante do Progra-ma de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesqui-sadora colaboradora do Grupo de Estudos “Impactos das Novas Morfolo-gias do Trabalho Contemporâneo sobre o Viver, o Adoecer e o Morrer de Trabalhadores e Trabalhadoras” do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP). Pesquisa temas vinculados à psi-cologia do trabalho, precarização e sofrimento do trabalhador em dife-rentes contextos.

LAILA LEITE CARNEIRO
Psicóloga (2010), mestre (2013) e doutora (2018) em Psicologia Organi-zacional e do Trabalho pela Universidade Federal da Bahia. Membro do Grupo de Trabalho “Cultura Organizacional e Saúde no Trabalho” da As-sociação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Co-coordenadora do Laboratório de Psicologia Positiva (LAPP). Atua como Professora Adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade Fe-deral da Bahia. Dedica-se à pesquisa sobre as temáticas: psicologia posi-tiva, bem-estar do trabalhador, comprometimento organizacional e voz nas organizações.

MARIA CRISTINA DANCHAM SIMÕES
Psicóloga, bacharel e licenciada em Psicologia pela Universidade de Tau-baté, mestre e doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC-SP. Professora e orientadora de estágio no curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Orientadora de estágios na Universidade Paulista (UNIP).

MARIA CRISTINA PINTO GATTAI
Psicóloga, Mestre em Comunicações e Doutora em Psicologia Social pela USP. Especialista em Psicologia Organizacional. Docente, supervisora de estágio, pesquisadora do Núcleo de Psicologia do Trabalho e das Organi-zações e membro da Comissão de Acessibilidade do curso de Psicologia. Membro do grupo de pesquisa Gestão da Qualidade de Vida: Sobrecarga do Trabalho Virtual, da Universidade de São Paulo e do grupo de pesqui-sa Teorias e Métodos em Fisioterapia, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Editora da Psicologia Revista da PUC-SP. Escritora.

MARIANA NUNES DA COSTA MARCO
Psicóloga, bacharel e licenciada pela Universidade de Taubaté. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Unesp Bauru, Espe-cialista clínica Analítico-Comportamental pelo Instituto Paradigma, Apri-morada em Orientação Profissional de Carreira. Docente convidada da Unifenas, na Pós-Graduação em Terapia Cognitivo Comportamental. Do-cente convidada da Faap, na Pós-Graduação em Gestão de Pessoas

MYRT THÂNIA DE SOUZA CRUZ
Psicóloga, Mestre em Psicologia Social e Doutora em Ciências Sociais: Antropologia, todos pela PUC/SP. Professora Assistente Doutora da Área de Gestão de Pessoas do Departamento de Administração – FEA- PUC/SP, desenvolve pesquisa, ensino, extensão e militância nas temáticas ligadas ao mundo do trabalho, em especial na saúde do trabalhador, burnout, psicodinâmica do trabalho, gestão de pessoas e temáticas ligadas às ques-tões raciais: racismo antinegro e anti indígena no Brasil; impactos do ra-cismo na saúde mental. Profissional da área de Recursos Humanos, autora de livros e artigos na área. Possui livros e artigos publicados na Área de Gestão de Pessoas e Psicologia Social. Atualmente está desenvolvendo pesquisas nas seguintes temáticas: RH antirracista; Racismo como promo-tor do sofrimento psíquico do trabalhador; Saúde mental dos profissionais de Recursos Humanos; Impactos do uso da Inteligência Artificial na Ges-tão de Pessoas; Gestão da Diversidade; Gestão de Conflitos e Negociação. Diretora Adjunta da FEA – PUC/SP.

PEDRO AGUERRE
Mestre e doutor em Ciências Sociais, professor assistente doutor da FEA/PUC-SP, onde leciono sociologia e antropologia. Desde 2018, parti-cipo da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias da PUC-SP, atu-almente como assistente especializado. Representante da PUC-SP no Pac-to pela inclusão social de jovens negras e negros no mercado de trabalho, coordenado pelo MPT-SP, desenvolvendo atividades como o evento Afro Presença e o Fórum contra o Racismo. Desenvolvo projetos de pesquisa nas áreas de desenvolvimento sustentável e cidadania e em diversidade e equidade social no Brasil. Sou membro do núcleo de estudos avançados do terceiro setor (NEATS). Participo de cursos de educação continuada em gestão da diversidade, políticas públicas, questões urbanas e estudos da segregação sócio-espacial, bem como na área de cidadania e direitos humanos. Participo da Pastoral Fé e Política e atuo como assessor da Es-cola de Fé e Política Waldemar Rossi.

RAFAEL NOGUEIRA FURTADO
Possui pós-doutorado em Psicologia (2019) pela Universidade Federal de Juiz de Fora, doutorado em Psicologia Social (2017) e mestrado em Filo-sofia (2013) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especia-lização em Dependência Química (2014) pela Universidade Federal de São Paulo. Realiza estudos sobre Psicologia da Saúde, com ênfase em bioética e na atenção ao usuário de álcool e outras drogas. Possui experi-ência em metodologias qualitativas e quantitativas.

RAÍSSA BÁRBARA NUNES MORAES ANDRADE
Psicóloga (2013), Mestre (2016) e Doutora (2019) em Psicologia pela Fa-culdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Membro do Laboratório de Psicologia Or-ganizacional e do Trabalho (LabPOT-USP). Docente contratada do curso de Psicologia da FFCLRP – USP e do Centro Universitário UNIFAFIBE. Pós-doutoranda no Departamento de Psicologia da FFCLRP-USP, com o trabalho “Autoeficácia Docente para o Ensino Remoto em Tempos de Pandemia”. Consultora de Gestão de Pessoas. Pesquisas na área de Gestão de Pessoas, com ênfase em ações educacionais ofertadas a distância.

RUTH YAMADA LOPES TRIGO
Graduação em Psicologia, mestrado em Administração e doutorado em Psicologia Clínica. Ministra aulas no curso de Administração e, também, no de Psicologia. Coordena a área epistemológica de Gestão de Pessoas. É pesquisadora pertencente ao Núcleo dos Estudos do Futuro – NEF. Toda a formação e a carreira universitária tem sido realizada na Pontifícia Uni-versidade Católica de São Paulo – PUCSP. Realizou atividades de desen-volvimento de pessoal e atua como psicoterapeuta em consultório parti-cular desde 1982.

SONIA MARIA GUEDES GONDIM
Psicóloga e mestre em Psicologia Social pela Universidade Gama Filho (R.J.). Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janei-ro. Realizou estudos pós-doutorais na Universidade Complutense de Ma-drid e no Magdalene College da University of Cambridge. Professora titu-lar aposentada do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Ba-hia. Atua no Programa de Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da UFBA. Pesquisadora 1D do CNPq. Membro do Subcomitê de Assessora-mento do CNPq na área de Psicologia (triênio 2021-2024). Principais in-teresses de pesquisa são emoções e trabalho, regulação emocional, traba-lho emocional, competências socioemocionais, mapeamento de compe-tências, competências profissionais, identidade profissional, métodos qua-litativos, especialmente grupos focais, formação e desenvolvimento de gestores.

THAÍS ZERBINI
Doutora (2007) e Mestre (2003) em Psicologia pela Universidade de Bra-sília. Livre Docente – Universidade de São Paulo (2017). Bolsista de Pro-dutividade em Pesquisa Nível 2. Professora Associada na área de Psicolo-gia Organizacional e do Trabalho da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP). Fundadora e Coordenadora do Laboratório de Psicologia Organizacional e do Trabalho (LabPOT/USP). Vice-Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho – Gestão 2018-2020 (SBPOT). Editora Chefe da Revista Psicologia: Organizações e Trabalho – Gestão 2017-2019 (rPOT). Partici-pa do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Grupo de Trabalho de Psicologia Organizacional e do Trabalho na Asso-ciação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. Realiza pesquisas na área de Psicologia e de Administração, com ênfase em Aprendizagem Humana no Trabalho, Treinamento, Desenvolvimento e Educação de Pessoas (TD&E), Educação a Distância, Ensino Remoto, Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas.