Capa do livro: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL:<br>concepções, políticas e contradições

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL:
concepções, políticas e contradições

Autores: Maria Raquel Caetano - Manoel José Porto Júnior - Sidinei Cruz Sobrinho (Orgs.)

Esta obra é uma grande contribuição para os que têm por objeto de estudo a formação da classe trabalhadora, na perspectiva de sua integralidade e considerando que esse objeto de estudo não pode ser tratado descolado da totalidade social no qual se insere. O que aparece a “olho nu” no chão da escola não nos permite identificar, a priori, a essência da problemática educacional. Para sair da aparência, à essência, precisamos lançar mão da ciência, pois, como afirma Marx “se a aparência e a essência das coisas coincidissem, a ciência seria desnecessária”.

Dante Moura

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1802-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-1799-7
DOI: 10.24824/978652511802.4
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 268
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL:<br>concepções, políticas e contradições
ORGANIZADORES
MANOEL JOSÉ PORTO JÚNIOR
Doutor pelo Programa de Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ. Professor do Curso Técnico de Eletrônica, do Curso Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados e do Mestrado ProfEPT no IFSul. Integra o Observatório da EPT do IFSul.

MARIA RAQUEL CAETANO
Doutora em Educação pela FRGS. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Campus Sapucaia do Sul-RS, Brasil. Atua no Mestrado ProfEPT do IFSul. Coordena o Observatório da EPT do IFSul.

SIDINEI CRUZ SOBRINHO
Doutorando em Educação; Mestre em Filosofia; Professor de Educação Técnica e Tecnológica no IFSUL Campus Passo Fundo.

AUTORES
ACACIA ZENEIDA KUENZER
Doutora em Educação pela PUC/SP, Professora Titular aposentada da Universidade Federal do Paraná.

ADILSON CÉSAR ARAÚJO
Doutor em Educação pela FE-UnB. Professor no Instituto Federal de Brasília.

CELSO FERRETTI
Programa de Pós-Graduação História, Política, Sociedade da PUC-SP.

GABRIEL GRABOWSKI
Mestre e Doutor em Educação (UFRGS). Professor da Universidade Feevale. Membro do Conselho Estadual de Educação do RS. Membro da Diretoria da AESUFOPE e do Corede Consinos.

GAUDÊNCIO FRIGOTTO
Professor do Programa de Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da Universidade do Estado o Rio de Janeiro (UERJ) e professor titular, aposentado, na Universidade Federal Fluminense (UFF).

GIOVANNI ALVES
Professor de sociologia da UNESP – Campus de Marilia-SP. Professor da pós-graduação em ciências sociais da UNESP e do doutorado em ciências sociais da Unicamp. Pesquisador do CNPq e coordenador da Rede de Estudos do Trabalho (RET).

JAQUELINE MOLL
Doutora em Educação. Professora da UFRGS. Atua no PPGE na Universidade Regional Integrada (URI). Exerceu as funções de Diretora de Políticas e Articulação Institucional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica; Diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania e Diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica no MEC. Coordenou no MEC a implantação do PROEJA de 2005 a 2007 e do Programa Mais Educação, de 2008 a 2013.

LAÍS BASSO
Licenciada em Química e Pedagogia, Mestra e Doutora em Educação nas Ciências, Técnica em Assuntos Educacionais na Pró-Reitoria de Ensino/UFPel, Pelotas-RS, Brasil.

LUCAS BARBOSA PELISSARI
Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná – Campus Paranaguá. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) do IFPR.

LUCÍLIA REGINA DE SOUZA MACHADO
Doutora em Educação. Professora titular aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte-Minas Gerais, Brasil.

MARCELIO ADRIANO DIOGO
Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática/ULBRA. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Campus Sapucaia do Sul-RS, Brasil.

MARISE RAMOS
Doutora em Educação (UFF), com pós-doutorado em Etnossociologia do Conhecimento Profissional (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/Portugal – UTAD). Professora Associada da UERJ. Professora do quadro docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional (EPSJV/UERJ) e em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ).

MICHELANGELO TORRES
Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Doutor em ciências sociais e Mestre em sociologia pela Unicamp, graduado e licenciado em ciências sociais pela USP.

MONICA RIBEIRO DA SILVA
Doutora em Educação pela PUC/SP. Professora na Universidade Federal do Paraná.

NAYANE DE CASTRO DIAZ
Estudante do Curso Técnico em Mecatrônica na modalidade Ensino Médio Integrado no IFSul, Câmpus Avançado Novo Hamburgo-RS, Brasil.

NEI FONSECA
Licenciado em Filosofia, Especialista em Ensino de Filosofia, Mestre em Filosofia e Doutor em Educação, professor no IFSul, Câmpus Pelotas-RS, Brasil.

NEILA PEDROTTI DRABACH
Doutora em Educação pela USP. Atualmente, ocupa o cargo de Pedagoga no Instituto Federal Farroupilha/RS, atuando no setor de Assessoria Pedagógica da Pró-Reitoria de Ensino.

RODRIGO DIAS
Licenciado em História, Mestre e Doutor em História, professor no IFSul, Câmpus Avançado Novo Hamburgo-RS, Brasil

SUZANA TREVISAN
Doutoranda em Educação pela Universidade La Salle. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Campus Sapucaia do Sul-RS, Brasil.