Autores: Flávia Cristina Silveira Lemos - Dolores Galindo - Pedro Paulo Gastalho de Bicalho - João Paulo Pereira Barros Aluísio Ferreira Lima - Marilene Proença Rebello de Souza Leandro Passarinho Reis Júnior - Ana Carla Cividanes Furlan Scarin Ataualpa Maciel Sampaio - Marcelo Ribeiro de Mesquita Marcelo Moraes Moreira - Bruno Jáy Mercês de Lima Arthur Elias Silva Santos - Igor do Carmo Santos Robenilson Moura Barreto - Larissa Azevedo Mendes Bruna de Almeida Cruz - Joelma do Socorro Lima Bezerra Paula Pamplona Beltrão da Silva - Silvanie Campos de Souza Luciola Santana Pastana Silva - Lucival Anderson Monteiro da Paixão Alessandra Nazaré Barros Moura - Sheyla Pereira Rocha Renata Vilela Rodrigues - Karla Dalmaso Sousa André Benassuly Arruda - Artur Nascimento Barbedo Couto (Orgs.)
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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1654-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-1655-6
DOI: 10.24824/978652511654.9
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 704
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ADIVAN JARBAS MOREIRA SOARES
Mestrado em Psicologia - Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Graduação em Psicologia - Universidade Federal do Pará - UFPA.
ADRIANA ELISA DE ALENCAR MACEDO
Possui graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Especialização em Saúde Mental pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutora em Psicologia pela UFPA. Doutorado sanduíche na Universidade de Évora - Bolsista CAPES/2017. PDSE 88881.134010/2016-01. Psicóloga na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (FASEPA) - 2006 a 2018. Conselheira secretária do VIII plenário, gestão 2013 - 2016 e conselheira vice-presidente do IX plenário, gestão 09/2016-09/2019 pelo Conselho Regional de Psicologia- Pará e Amapá (CRP10). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, violências, medidas socioeducativas, políticas públicas, SINASE, história oral e pesquisa documental.
ALANA CAROLINNE GADELHA ALVES
Psicóloga - UFPA, Mestre em Direito-CESUPA.
ALESSANDRA NAZARÉ BARROS MOURA (ORG.)
Possui graduação de Bacharel em Psicologia e Formação de Psicólogo pela Universidade da Amazônia - UNAMA (1996; Especialização em Saúde da Família pela UEPA (2002); Especialização em Psicologia em Oncologia pelo INCA (2006) e Mestrado em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará - UFPA (2011). Atualmente desenvolve suas atividades profissionais, como psicóloga na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará; como Coordenadora do Serviço de Psicologia Clínico-hospitalar e Tutora/Preceptora nos programas de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário João de Barros Barreto.
ALEXANDRA MARCELINA DA S. BARROS
Psicóloga com ênfase em Psicologia Hospitalar e Psicologia Organizacional e do Trabalho.
ALINE BECKMANN MENEZES
Professora Adjunta da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará e do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduada em Psicologia, com Mestrado e Doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Psicologia Escolar e Educacional pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Membro do GT de Psicologia Escolar e Educacional da ANPEPP e Coordenadora do Laboratório de Soluções Educacionais.
ALONSO BEZERRA DE CARVALHO
Graduado em Filosofia, Ciências Sociais e Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP/Marília. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo USP e Livre-Docente pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Pós-Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Charles de Gaulle, Lille, França. Docente do Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Estadual Paulista – UNESP/Marília. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Ética e Sociedade (GEPEES), cadastrado no CNPq.
ALUÍSIO FERREIRA LIMA (ORG.)
Psicólogo com Pós-Doutorado, Doutorado e Mestrado em Psicologia (PUCSP). Especialista em Saúde Mental (USP) e Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP/11). É Professor Associado II do Departamento de Psicologia (UFC), credenciado como Professor Permanente (M/D) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Colabora como Professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo/USP. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) do CNPq (Processo: 314100/2018-0), desde 2016. Vice-Coordenação do GT Psicologia Política da ANPEPP (desde 2020), Chefia do Departamento de Psicologia da UFC (fevereiro a agosto de 2020), Sub-chefia do Departamento de Psicologia da UFC (2018-2020), a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (2016-2017), a Presidência da ABRAPSO (2014-2015), Presidência do Conselho Regional de Psicologia 11a. Região - CRP11 (2013-2016), a Representação do Brasil na Sociedade Interamericana de Psicologia – SIP (2013-2017), a Vice Coordenação do PPG em Psicologia da UFC (2013-2016). Líder do PARALAXE: Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica UFC.
AMANDA GABRIELLA OLIVEIRA TUNDIS
Psicóloga da Universidade Federal do Amazonas, Mestre em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Pará - UFPA.
ANA CARLA CIVIDANES FURLAN SCARIN (ORG.)
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1993), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo - Instituto de Psicologia - São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Epistemologia da Psicopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, cotidiano escolar, escola, educação, desenvolvimento sócio-moral, psicologia clínica (abordagem psicanalítica), psicopatologia, patologização, medicalização e saúde mental.
ANA CLÁUDIA PITHAN FALEIRO
Psicóloga (UFPA). Especialista em Psicologia da Saúde (UEPA).
ANA GABRIELA ZIBETTI
Graduanda do décimo período do curso de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
ANABELA ALMEIDA COSTA E SANTOS PERETTA
psicóloga pela Universidade de São Paulo, possui mestrado e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Uberlândia - UFU e membro do Núcleo Uberlândia do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.
ANDRÉ BENASSULY ARRUDA (ORG.)
Psicólogo, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Socia (PPGP/UFPA) e doutorando em Psicologia (PPGP/UFPA).
ANDREIA MUTARELLI
Psicóloga, aprimoramento na clínica Ana Maria Poppovic, especialista em neuropsicologia (CEPSIC). Doutora pelo Instituto de Psicologia (USP) no departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Atualmente é psicóloga do Hospital Infantil Sabará, integrante do Instituto Pensi e atua em consultório particular.
ANELISE TEIXEIRA
Possui graduação em psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999), Mestrado em Psicologia Social pelo PPGPS - UERJ (2011) e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFF (2016), com estágio PDSE na Université Picardie Jules Verne (2015). Atuou como Professor Substituto na graduação em Psicologia na UFF/PURO na área de Psicologia do Trabalho e na Pós-Graduação em Psicologia Jurídica na UERJ. Desde 2013 é professora no curso de Psicologia na UNESA - Universidade Estácio de Sá onde supervisiona, desde 2018, estágio de Psicologia em Saúde da Família no CSE - Lapa. Em 2018, começou a atuar como colaboradora do CRP-RJ. Desenvolve principalmente os seguintes temas: biopolítica, modos de subjetivação, psicologia transdisciplinar e filosofia spinozista.
ANTÔNIO SOARES JÚNIOR
Graduado em Psicologia/UFPA. Integrante do Grupo de Pesquisa Transversalizando de ensino, pesquisa e extensão. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Arte Educador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social do Guamá (FUNPAPA/PMB).
ARNIN ROMMEL PINHEIRO BRAGA
Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Mestre em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade Federal do Pará (UFPA); e doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal do Pará (UFPA). É professor no Curso de Bacharelado em Filosofia, da Faculdade Católica de Belém (FACBEL), além de professor de Filosofia no Ensino Médio pela Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA). Atualmente, desenvolve pesquisas sobre o tema da morte e da finitude humana a partir do método fenomenológico hermenêutico de Martin Heidegger, bem como estudos centrados na linha da Fenomenologia e do Existencialismo.
ARTHUR ELIAS SILVA SANTOS (ORG.)
Possui graduação em Psicologia/UFPA (2013). Licenciado em Música/UEPA (2010). Mestre em Psicologia/UFPA (2016). Foi bolsista CAPES no Mestrado. Atualmente é doutorando em Psicologia/UFPA e professor do Departamento de Psicologia da Universidade do Estado do Pará (UEPA). É membro do Grupo Transversalizando: estudo, pesquisa e extensão. Realiza estudos sobre Modos de subjetivação contemporâneos; Psicologia, justiça e políticas públicas; Cidade, cultura e subjetividade; Subjetividade, arte e filosofia da diferença.
ARTUR NASCIMENTO BARBEDO COUTO (ORG.)
Doutorando em Psicologia Social da Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente no Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente na Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia (FAM). Mestre em Psicologia Social e Clínica pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Psicologia Clínica.
ATAUALPA MACIEL SAMPAIO (ORG.)
Psicólogo e Mestre em Psicologia Social (UFMG). Foi professor da Sociedade de Ensino Superior de Patos de Minas (SESPA), Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) e Faculdade Patos de Minas (FPM). Trabalhou como psicólogo do CAPS 2 e do NASF 03 nas equipes da ESF de Patos de Minas por 12 anos; atua como psicólogo no Hospital Regional do Gama, na UTI pela Secretaria de Saúde do Governo do Distrito Federal. Atua no CAPS-AD como psicólogo também, desde maio de 2020.
BRUNA DE ALMEIDA CRUZ (ORG.)
Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Psicologia Clínica e Social pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPA e atualmente doutoranda do mesmo programa. Psicóloga educacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Belém, atua na Assistência Estudantil e na equipe multiprofissional do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas. É também membro da Comissão de Permanência e Êxito do IFPA, no Campus Belém. Dedica-se à pesquisa sobre processos de medicalização da vida, práticas não medicalizantes e a interface entre Educação e Saúde. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Inclusiva (GPEI - NAPNE/IFPA). Participa também dos grupos de pesquisa InquietAções e Transversalizando, ambos vinculados à UFPA.
BRUNA MORAES GARCIA
Psicóloga/UFPA. Atua no CREAS-SUAS/PA.
BRUNO JÁY MERCÊS DE LIMA (ORG.)
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É especialista em Estratégia Saúde da Família pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e especialista em Educação para Relações Etnicorraciais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnología do Pará (IFPA). Mestre e Doutor em Psicologia (PPGP-UFPA). Desenvolve pesquisas nas áreas de saúde pública, saúde mental, psicologia social e psicologia política. Experiência em docência de nível técnico, superior e pós-graduação. Integrante do Grupo de Pesquisa Transversalizando. É assessor parlamentar da Deputada Federal Vivi Reis (PSOL/PA).
CAMILA GUTIERES DOS SANTOS SOARES COSTA
Psicóloga, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPG-PSI) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
CAMILA SILVA MARQUES SERRATI
Psicóloga pela Universidade Federal de Uberlândia, possui mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente se dedica a pesquisa de Doutorado em Psicologia na Universidade Estadual de Maringá. Atua como Psicóloga Clínica e é membro do Núcleo Uberlândia do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.
CARLA DE CÁSSIA CARVALHO CASADO
Psicóloga. Especialista em Neuropsicologia (ICHC-FMUSP) e em Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (ICS-UFPA). Realizou Mestrado e Doutorado em Psicologia, no Programa de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Laboratório de Psicologia, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Atuou como psicóloga na Secretaria Municipal de Saúde de Belém, por doze anos. Foi técnico do ensino superior na Escola de Governança Pública do Estado do Pará, professora da Escola Estadual de Ensino Anísio Teixeira, docente dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual do Pará (UEPA), Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA), Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ) e Centro Universitário Estácio da Amazônia (Estácio). Atualmente é docente da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), coordenadora do projeto de extensão Ambulatório de Avaliação Neuropsicológica Infantil (ANI) e do projeto Práticas Neuroeducativas de crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem, ambos em execução na Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do adolescente, Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza. É pesquisadora dos projetos. Avaliação cognitiva em crianças com epilepsia e transtorno de aprendizagem. Avaliação cognitiva e comportamental de pacientes com Distrofia de Duchene, Avaliação das habilidades pré-alfabetização de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento.
CARLA REGINA GUERRA MOREIRA LOBO
Psicóloga (CRP 10/05833). Especialista em Saúde Mental. Docente, Participante da Comissão de Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), no Conselho de Curso de Psicologia e no Núcleo Docente Estruturante (NDE), do curso de graduação em psicologia na Universidade da Amazônia (UNAMA ANANINDEUA).
CAROLLINE SEPTIMIO LIMEIRA
Pedagoga, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFPA), e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - (PPGE/UDESC). É servidora efetiva no cargo Especialista em Educação da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA). É Coordenadora do Curso de Pedagogia e do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico (NAP) da Faculdade Estácio.
CÁSSIA KEROLLEN SOUZA E SILVA
Graduanda em Psicologia/UFPA.
CELSO FRANCISCO TONDIN
Psicólogo, Mestre em Psicologia (UFMG) e Doutor em Psicologia (PUC-RS). É Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei, atuando na graduação e pós-graduação. Participa do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial (LAPIP) e do Grupo de Pesquisa Conhecimento, Subjetividade e Práticas Sociais.
CLARISSA MENDONÇA CORRADI-WEBSTER
Psicóloga, Mestre em Saúde na Comunidade (FMRP-USP) e Doutora em Psicologia (FFCLRP- USP). É Professora Associada da Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Departamento de Psicologia. É coordenadora do LePsis (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicopatologia, Drogas e Sociedade). Também é professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia desta mesma unidade. Fez especialização em Psicoterapia e Psiquiatria da Adolescência no HCFMRP-USP. É membro do The Taos Institute, da International Mental Health Collaborating Network (IMHCN) e da ABRAMD (coordenadora de núcleo regional). É editora associada do periódico Paidéia (ISSN 0103-863X) e SMAD Revista Eletrônica Saúde Mental, Álcool e Drogas (ISSN 1806-6976). Na ANPEPP, é vice coordenadora do GT Drogas e Sociedade.
CRISTIANE MOREIRA DA SILVA
Coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis.
DAIANE GASPARETTO DA SILVA
Graduada em psicologia pela Universidade Federal do Pará, mestra e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará. Realiza pesquisa sobre produção de subjetividade e modos de existência nas cidades. Integrante do Grupo de Pesquisa Transversalizando, do Grupo de Trabalho “Saúde Mental, Álcool e outras drogas” (CRP-10) e da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). Em 2015, atuou como docente no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e, entre 2015 e 2017, como professora substituta na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará. Atua, desde 2019, como professora substituta do Departamento de Psicologia da Universidade do Estado do Pará e como Psicóloga/Técnica em Gestão Penitenciária do Estado do Pará (SEAP). Conselheira do CRP 10 - PA/AP. Possui experiência em artes, principalmente em dança contemporânea e composição de canções.
DANDARA KAROLLENY DE BRITO CORREA
Pedagoga, Especialista em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Metropolitana e usuária da Rede de Atenção Psicossocial (CAPS Renascer) desde 2017 e ativista da Luta Antimanicomial.
DANIÂNISSE BALIERO DE CASTRO
Psicóloga Clínica (CRP-10/05831). Especialista em Investigação Forense e Perícia Criminal. Servidora Pública na Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Pará- SEAP/PA.
DANIEL SARSI ORTA
Graduando de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei.
DHIÂNELLY SANTOS TOLENTINO
Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Várzea Grande.
DOLORES GALINDO (ORG.)
Possui Pós-Doutorado, Doutorado e mestrado em Psicologia Social pela Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com Doutorado Sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atua como Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Foi vice-coordenadora e posteriormente Coordenadora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Estudos de Cultura Contemporânea. Na graduação, atua como Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (2013-2014). Lidera o Grupo de Pesquisa Ciências, Tecnologias e Criação (LABTECC). Foi da Diretoria Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO (2016-2017).
DORIVALDO PANTOJA BORGES JÚNIOR
Graduando em Psicologia/UNAMA.
ELENSON GLEISON DE SOUZA MEDEIROS
Psicólogo, Pós-Graduação na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde com ênfase em Saúde do Idoso (UFPA). Pós-Graduação em Psicologia Jurídica na Faculdade Integrada Brasil Amazônia – FIBRA.
ELLERY HENRIQUE BARROS DA SILVA
Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI/CAFS. Pós-graduado em Gestão Educacional em Rede (UFPI), Educação Infantil (UESPI) e em Tecnologias Educacionais para a prática docente no Ensino da Saúde na Escola pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/ENSP). Atua como professor substituto na Universidade Federal do Piauí/UFPI, Professor/Tutor do Curso de Licenciatura em Pedagogia (UFPI/CEAD). Foi Coordenador Pedagógico na Creche Crescer Baby e professor da Educação Básica. Na UFPI Exerceu a função de monitor na disciplina: Metodologia da Língua Portuguesa e História da Educação Brasileira. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Educacional, Queixa Escolar e Desenvolvimento Humano (PSIQUED) e da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). Atuou como bolsista na Extensão Universitária Comunidade Manga e Sustentabilidade Pesqueira. Pesquisador na área de Educação com ênfase na Formação de Professores, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), Psicologia Educacional, História Oral, Queixas Escolares, Dificuldades de Aprendizagem e Violência Escolar: Bullying.
EMILY THAINÁ MENEGUZZO
Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Várzea Grande.
ESTEFANIE ALANIS LIMA PINHEIRO SANTOS
Graduada em Psicologia. Atua na clínica.
FABIOLA COLOMBANI
Psicóloga graduada pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Assis (2001). Especialista em Psicologia Escolar e Educacional. Mestre em Psicologia da Infância pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Assis (2009). Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Marília (2016) e Pós-Doutora em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Marília (2017). Docente e coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Católica Paulista – FACAP. Psicóloga do NUAPP (Núcleo de Atendimento Psicológico e Psicopedagógico). Atua desde (2002) como psicóloga da saúde no município de Campos Novos Pta – SP É membro do Núcleo de Medicalização do Social no Contemporâneo, membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Ética e Sociedade (GEPEES), cadastrado no CNPq.
FERNANDA TEIXEIRA DE BARROS NETA
Psicóloga, formada pela Universidade Federal do Pará, mestre em Psicologia Social e Clínica pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPA pela linha “Subjetividade, Sociedade e Saúde”, Doutora em Psicologia pela UFPA. Participa da Comissão de Gênero do Conselho Regional de Psicologia, CPR10, e do grupo de estudos “Transversalizando”; Tem como interesse de estudos temas transversais como infância, juventude, violência, políticas públicas, direitos humanos, inclusão, justiça, educação, Michel Foucault, Paulo Freire, Carl Rogers, outros. Atualmente é Professora Substituta da UFPA e conselheira do Conselho Regional de Psicologia Pará/Amapá.
FLÁVIA CRISTINA SILVEIRA LEMOS (ORG.)
Possui graduação em Psicologia (UNESP). Mestre em Psicologia e Sociedade (UNESP). Doutora em História Cultural (UNESP). Realizou pós-doutorado em Psicologia e Subjetividade (UFF). É professora associada II, na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFPA). Foi professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPA). Integra a Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (2017-2019). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFPA (gestão 2011-2013). É Bolsista de Produtividade do CNPQ-PQ-2, desde 2013. Integra o GT ANPEPP Psicologia Política. Compõe o GT Deleuze da ANPOF. Foi membro da Diretoria Nacional da ABRAPSO (2016-2017). Integra a Diretoria Nacional da ABEP (2017-2019).
FLÁVIA PINGARILHO RODRIGUES
Graduada em Serviço Social. Mestranda em Serviço Social pela UFPA no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e antropologia.
GABRIEL TEIXEIRA BATISTA
Psicólogo. Psicoterapeuta. Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestrando em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação do GESTEC na Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Pesquisador do Centro de Referência Desenvolvimento e Humanidades (CRDH – UNEB). Atua no Sistema Socioeducativo na Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC – BAHIA). Coordenador do Projeto Café Com Afeto (CRDH – UNEB).
GIANE SILVA SANTOS SOUZA
Doutoranda na Universidade Fernando Pessoa (Porto-Portugal), Mestre em Psicologia Clínica e Social (UFPA); Bacharel em Psicologia e Administração (UNAMA); Especialista em Terapia Familiar e de Casal; Especialidades em andamento: Avaliação Psicológica; Neuropsicologia e Saúde do Idoso e Gerontologia; Graduanda em Pedagogia. Coordenadora e docente da Universidade da Amazônia (UNAMA- Ananindeua); Tesoureira do Conselho Regional de Psicologia - 10ª Região nas gestões do VIII plenário (2013-2016) e do IX plenário (2016-2019).
HALEKS MARQUES SILVA
Mestrado em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins - UFT e Doutorando em Educação na Amazônia pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Docente no curso de Psicologia na Faculdade Católica Dom Orione - FACDO.
HIAN SOARES TEIXEIRA
Graduando do curso de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém. Brasil.
Hortensia Maria Dantas Brandão
Possui bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1978), formação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1979), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2005) e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2011) com concentração na área de Infância e Contextos Culturais. Atualmente é professora adjunto no Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia, desenvolvendo atividade em clínica psicanalítica e supervisão de estágio nesta linha teórica.
ÍCARO DOS SANTOS FERREIRA
Graduando de Psicologia pela UFPA. Bolsista PIBEX do projeto Ambulatório de Neuropsicologia Infantil – ANI e Acompanhante de crianças com TEA. Possui experiência em avaliação e reabilitação neuropsicológica.
IGOR DO CARMO SANTOS (ORG.)
Doutorando (2018) e Mestre (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará, na Linha “Psicologia, Sociedade e Saúde”. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2013). Membro do Grupo “Transversalizando no ensino, pesquisa e extensão”. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). Atuou por 03 (três) anos (2016-2019) como Psicólogo Social no Programa de Proteção à Vítimas e Testemunhas Ameaçadas de Morte (PROVITA). Foi Professor substituto na Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) de 2019 a 2021. Docente em Psicologia. Atua na área de pesquisa transversais como Psicologia Social, Produção de Subjetividades, Foucault, Governamentalidade, Direitos Humanos, Política, entre outros.
INGRID BERGMA DA SILVA OLIVEIRA
Terapeuta Ocupacional (UEPA). Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP). Mestre em Psicologia Clínica e Social (UFPA). Docente do departamento de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Terapeuta Ocupacional da RAPS vinculada à Secretaria de Saúde do Estado do Pará – SESPA.
ÍRIS LUCIANA SILVA DA SILVA
Psicóloga (UFPA), Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA). Pós-Graduanda em Psicologia dos Transtornos de Ansiedade. Membra do Laboratório de Soluções Educacionais (UFPA). Atualmente, também é Servidora Pública na área da Socioeducação no Estado do Amapá, Psicóloga Clínica autônoma na abordagem analítico-comportamental e Consultora em Psicologia Escolar/Educacional.
ISABELA DE LIMA NOGUEIRA
Psicóloga e mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei.
IZABELLA PAIVA MONTEIRO DE BARROS
Psicóloga clínica e Psicanalista, atua em consultório particular em parceria com outros profissionais e instituições. É também pesquisadora associada no Projeto “Validação e comparação de instrumentos de acompanhamento do desenvolvimento psíquico à luz da Psicanálise” (FAPESP 2017/06830-6). Pesquisadora colaboradora nível de Pós-doutorado pelo Departamento de Psicologia da Aprendizagem da Universidade de São Paulo (PSA-USP) , é doutora (2010) e mestre (2004) em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo, especialista em Psicanálise pelo Laboratório Sujeito e Corpo do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e Graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999). Na área acadêmica, é professora visitante da Universidade Federal do Pará (UFPA) na disciplina Psicanálise e Saúde coletiva. Foi professora titular doutora do curso de mestrado em psicossomática da Universidade Ibirapuera de 2014 a 2019 e atuou como professora e supervisora do Curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie de 2003 a 2014. Tem experiência e publicações na área da Psicologia com ênfase em Psicanálise, especialmente temas referentes à constituição do sujeito, especificidades da clínica com crianças e pais, indicadores de acompanhamento para a constituição psíquica e para o desenvolvimento infantil, prevenção e promoção de saúde, psicossomática, avaliação psicológica e interface Psicanálise e cultura.
JAMILLE NASCIMENTO LIMA
Graduada em Psicologia pela Faculdade Católica Dom Orione – FACDO.
JASON GOMES
Fonoaudiólogo, formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Mestre (2015) e Doutor (2021) em Ciências - Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela UNIFESP (bolsista CAPES), tendo como linha de pesquisa Aprendizagem e permanência na escola: políticas e práticas. Atuou no curso Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade (PLEC) para professores da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Foi especialista no Programa São Paulo Educação com Saúde da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, nas Diretoria de Ensino Sul1 e Centro Oeste. Atua também na Associação Palavra Criativa, entidade fundadora do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, no projeto Diferentes Modos de Aprender. Compôs a Executiva Nacional do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade de Janeiro de 2013 a janeiro de 2015. Atuou como docente do curso Aprendizagem da Leitura e da Escrita, Além do Diagnóstico de Dislexia, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo para toda a rede. Atualmente é Professor da Universidade Nove de Julho, Conselheiro do 12º colegiado do Conselho Regional de Fonoaudiologia-SP, na condição de Vice-Presidente e atua em clínica atendendo casos de linguagem oral e escrita e em apoio educacional às dificuldades de aprendizagem.
JÉSSYCA CARVALHO LEMOS
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), com ênfases em Clínica e Saúde Mental e Processos Psicossociais e Sócio-Educativos. Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), na linha de pesquisa “Fundamentos teóricos e filosóficos da Psicologia”.
JOÃO PAULO PEREIRA BARROS (ORG.)
Psicólogo, Mestre em Psicologia e Doutor em Educação (UFC). Especialista em Saúde Mental (UECE). Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFC). Coordenador do VIESES-UFC: Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação. Bolsista de Produtividade do CNPq.
JOÃO VITOR GARCIA FONTES
Graduando de Geografia-UFPA.
Joelma do Socorro Lima Bezerra (Org.)
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2013). Mestra em Psicologia, pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia- UFPA (2018), Linha de pesquisa Psicologia, Sociedade e Saúde. Possui experiência nas áreas Psicologia da Saúde e Assistência Social. Atuou como avaliadora do Programa Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde (PNASS). Foi bolsista de Apoio Técnico em Extensão no País (ATP/CNPq), em projeto realizado no Hospital Universitário João de Barros Barreto. Atuou como bolsista no projeto de pesquisa/ extensão Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) e voluntária no projeto de extensão Plantão Psicológico, na Clínica de Psicologia da UFPA. Atualmente é servidora pública no município de Abaetetuba/PA, atuando como Psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
JOHN L. LIMA E SILVA
Graduado em História pela UFPA.
KARLA DALMASO SOUSA (ORG.)
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Administração e Planejamento de Projetos Sociais pela Universidade Grande Rio. Mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Pará. Doutoranda do PPGP/UFPA na linha de pesquisa Psicologia Saúde e Sociedade. Trabalhou como psicóloga da Prefeitura Municipal de Abaetetuba/PA junto ao Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/AIDS e da Secretaria Municipal de Assistência Social do município de Barcarena/PA entre os anos 2002 e 2008. Atualmente é servidora efetiva do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, no cargo de Analista Judiciária apoio especializado - Psicologia, atuou como facilitadora de círculos para construção da paz em justiça restaurativa do TJPA. e desde 2008 atua na Central de Equipe Multidisciplinar - CEM/VEP da Vara de Execuções Penais da Região Metropolitana de Belém.
KÁROL VEIGA CABRAL
Psicóloga; Doutora em Antropologia pela Universitat Rovira i Virgili (URV), validado nacionalmente como Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS); Mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS. Experiência em gestão, atenção e participação no âmbito da saúde mental no Sistema Único de Saúde. Professora e pesquisadora em saúde mental, saúde coletiva, acompanhamento terapêutico, psicanálise, reforma psiquiátrica, experiência urbana. Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).
LARISSA AZEVEDO MENDES (ORG.)
Doutoranda em Psicologia-linha de pesquisa: Psicologia, Sociedade e Saúde-Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará-UFPA. Mestra em Psicologia- linha de pesquisa: Psicologia, Sociedade e Saúde-pela UFPA. Possui Graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia-UNAMA. Atualmente é coordenadora do curso de Psicologia da UNINORTE. Tem experiência na área da SAÚDE com ênfase em CLÍNICA, ENSINO-APRENDIZAGENS, PSICOLOGIA SOCIAL E EDUCACIONAL, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Medicalização, Saúde mental, Saúde Coletiva, Clínica, Psicologia da Educação e Psicologia Social. Perspectivas Foucaultianas e Modos de Subjetivação. Membro da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia-ABEP e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia-ANPEPP. Atuou como conselheira no Conselho Regional de Psicologia 10ª Região e no Conselho Estadual da Política sobre Drogas do Estado do Pará.
LEANDRO PASSARINHO REIS JÚNIOR (ORG.)
Doutor em Educação - Currículo, Epistemologia e História pela UFPA. Mestre em Educação (UEPA). Possui graduação em Psicologia (UFPA), graduação em PEDAGOGIA (UEPA) e graduação em Ciências Biológicas (UFPA). Atualmente é Professor Adjunto I da Faculdade de Biologia do Instituto de Ciências Biológicas - ICB/UFPA e Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará - UFPA, Linha de Pesquisa: Psicologia, Saúde e Sociedade. Também atua como professor/orientador do Mestrado Profissionalizante no Ensino de Biologia - PROFBIO UFMG/UFPA. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia-ANPEPP. Consultor Ad hoc de Pesquisa da Universidade do Estado do Pará (UEPA).
LÊDA LESSA ANDRADE FILHA
Psicanalista, professora adjunta da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), e docente da Universidade Federal da Bahia, no Programa de Residência em Psicologia Clínica e Saúde Mental (UFBA/Secretaria de Saúde do Estado da Bahia/Hosp. Juliano Moreira). É doutora em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília, e graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Atende em consultório particular e foi servidora da SESAB com atuação no Hospital Juliano Moreira. Faz parte, como pesquisadora, do Grupo de Pesquisa (inscrito no CNPq) intitulado Psicologia, Diversidade e Saúde, da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, coordenando o projeto intitulado Psicanálise: Clínica e Contemporaneidade (vinculado à Linha de Pesquisa Psicanálise, Cultura e Corpo). Participou anteriormente, na condição de estudante, dos grupos de pesquisa Caminhos da subjetivação na modernidade e contemporaneidade: caracterizações psico-analíticas (UnB) e Clínica Psicanalítica: Interfaces, Controvérsias e Perspectivas (UFBA). Orienta trabalhos na graduação e na pós-graduação, faz supervisão de estágio, e tem nos seguintes temas os seus principais interesses: psicanálise, saúde mental, clínica psicanalítica, sujeito, metodologias ativas (PBL). É editora de seção da Revista Psicologia, Diversidade e Saúde. Participou do Colégio de Psicanálise da Bahia por 26 anos, tendo sido membro da instituição.
LEILA CRISTINA DA CONCEIÇÃO SANTOS ALMEIDA
Doutora em Educação e Mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal do Pará. Possui Especialização Lato Sensu em Psicologia Educacional com ênfase em Psicopedagogia Preventiva pela UEPA (2011), graduação em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (2003) e graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (1998). Atualmente é Docente na Universidade da Amazônia e Técnica em Educação da Secretaria de Estado de Educação do Pará atuando como Secretária da Câmara de Educação Superior no Conselho Estadual de Educação CEE/PA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Docente, Psicologia da aprendizagem e Coordenação Pedagógica.
LEILANIR DE SOUSA CARVALHO
Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI/CMRV (2018-2019). Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Integral Diferencial (2009). Especialista em Gestão de Pessoas e Gestalt-Terapia com ênfase em psicoterapia. Experiência docente em cursos de graduação (Psicologia, Pedagogia, Administração, Ciências Contábeis, Serviço Social, Educação Física), Pós-Graduação (Docência do Ensino Superior, Atendimento Educacional Especializado, Alfabetização e Letramento, Psicopedagogia e cursos técnicos (Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Recursos Humanos). Membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar - PSIQUED/UFPI, do Núcleo Permanente Interdisciplinar em Direitos Humanos - NUPIDH/UESPI e do Observatório NUPIDH/UESPI nos eixos: Direitos da Mulher, Direitos da Criança e do Adolescente e Direito dos Animais e Meio Ambiente. Experiência como supervisora de estágio em psicologia organizacional e do trabalho. Experiência na condução de processos seletivos em todos os níveis com aplicação e correção de testes psicológicos, acompanhar e executar projetos do RH. Programas de treinamento e desenvolvimento. Promover e acompanhar ações de endomarketing. Experiência com a realização de avaliação em todos os níveis: Avaliação de Potencial, Pesquisa de Satisfação, Pesquisa de Clima, Avaliação do Período de Experiência, Avaliação de Desempenho, Avaliação de Reação, Avaliação de Aprendizagem. Realização de palestras direcionadas aos colaboradores, Acolhimento. Treinamento Vivencial ao Ar Livre. Organização de eventos corporativos de pequeno, médio e grande porte. Atualmente realiza consultorias na área de Recursos Humanos e é professora principalmente nos seguintes temas: Psicologia Organizacional, Mundo Corporativo, Psicologia Aplicada, Atuação e Formação do Psicólogo, Psicologia Escolar, Contextos e Práticas Emergentes, Psicologia e Políticas Públicas, Psicologia Social, Educação e Codependência.
LETÍCIA CARNEIRO DA CONCEIÇÃO
Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado em Educacao pela Universidade Federal do Pará (2014) e doutorado em andamento pela Universidade Federal do Pará. Atuação profissional nas Secretaria Municipal de Educação de Belém/PA e Secretaria de Estado de Educação do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, ambiente, juvenilização, educação de jovens e adultos e ensino médio.
LILIA KARLA FARIAS FERREIRA
Graduanda de Psicologia-UFC.
LUÃ LINCOLN MENEZES DE FIGUEIREDO
Concluinte em Psicologia (UFPA). Possui experiência em Psicologia Escolar e Educacional. Membro do Laboratório de Soluções Educacionais e do Projeto Acolher UFPA.
LUCIA MASINI
Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983), mestrado em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, docente do quadro de carreira da Faculdade de Fonoaudiologia, Chefe de Departamento de Clínica Fonoaudiológica e Fisioterápica da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, PUC-SP, e terapeuta em clínica particular. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: escrita, linguagem, terapia de linguagem e educação.
LUCIELE DIAS PINHEIRO
Graduada em Psicologia/UNIPAM. Atua na Clínica.
LUCIOLA SANTANA PASTANA SILVA (ORG.)
Graduada em Psicologia (UNAMA). Mestranda em Psicologia (UFPA).
LUCIVAL ANDERSON MONTEIRO DA PAIXÃO (ORG.)
Graduado em Psicologia (UFPA). Advogado.
LUCIVALDO DA SILVA ARAÚJO
Terapeuta Ocupacional (UEPA). Doutor em Psicologia Clínica (PUC-SP). Pós-doutorado em Psicologia (UFPA). Mestre em Psicologia Clínica e Social (UFPA). Docente do departamento de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará (UEPA).
LUIZ GUILHERME ARAÚJO GOMES
Doutor e Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso. Especialista em Teoria e Clínica Psicanalista e Graduado em Psicologia, ambos pela Universidade de Cuiabá. Professor do curso de Psicologia do Centro Universitário de Várzea Grande.
MARCELO MORAES MOREIRA (ORG.)
Graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (1995), pós-graduação lato sensu pela Universidade Católica de Brasília (2009) e Mestrado em Psicologia Social e Clínica pela Universidade Federal do Pará (2013). Tenho boa capacidade para falar em público e boa experiência como palestrante. Sou professor do ensino superior, com experiência de docência nos cursos de Psicologia, Farmácia, Nutrição, Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem, Direito, Educação Física e Administração. Também dou aulas na Pós-Graduação lato sensu nas áreas da Educação, Saúde e Engenharias. Já tive a oportunidade de assumir a Coordenação do curso de Psicologia por quase 03 anos numa IES, onde pude aprender muito nas minhas relações com o corpo docente e discente. Atualmente, estou na Coordenação do Curso de Psicologia da Faculdade Estácio Belém, além da docência nesse curso. Sou Psicanalista em formação, vinculado ao Círculo Psicanalítico do Pará – CPPA.
MARCELO RIBEIRO DE MESQUITA (ORG.)
Mestre em Currículo e Gestão da Escola Básica pelo Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão d escola básica (PPEB) do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB) da Universidade Federal do Pará UFPA). A pesquisa foi na linha de Currículo da Educação Básica e foi orientado pelo Professor Doutor Wladirson Cardoso, sendo a pesquisa voltada para currículos em projetos de aceleração da aprendizagem a partir das ferramentas de Foucault. Possuo Graduação em pedagogia e Letras pela Universidade do Estado do Pará e especialização em Tecnologias em educação pela PUC - RIO. Atuo profissionalmente como professor de Educação Básica pela Rede municipal de Educação de Belém e como Especialista em Educação pela Rede Estadual de Educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia Moderna e Contemporânea - COGITANS.
MÁRCIA ELENA BOTELHO SOARES
Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1993), especialização em Saúde Pública pela Universidade do Estado do Pará (1998), Mestrado em Psicologia Clínica e Social pela Universidade Federal do Pará (2007) e Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Pará, linha de pesquisa: Fenomenologia - teoria e clínica. Atuou como docente na Universidade da Amazônia. Atualmente é professora da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará com experiência na coordenação técnica da Clínica de Psicologia da UFPA.
MÁRCIA ROBERTA DE OLIVEIRA CARDOSO
Psicóloga. Mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPA. Especialista em Gestão em Saúde Pública pela UEPA e especialista em Educação em Saúde para Preceptores do SUS pelo Hospital Sírio Libanês. Psicóloga hospitalar do Hospital Universitário João de Barros Barreto - HUJBB/CHU/EBSERH/ UFPA.
MARIA JOSÉ DE PINHO
Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Algarve-Portugal. Professora do Mestrado e Doutorado em Educação e Letras na Universidade Federal do Tocantins.
MARIA LUCIA BOARINI
Doutora, Mestre e graduada em Psicologia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. Criou o periódico científico “Psicologia em Estudo” (QUALIS A1), permanecendo como sua editora no período de 1996-2005. Líder do Grupo de pesquisa e estudo sobre higienismo e eugenia no Brasil/GEPHE - devidamente inscrito no CNPq, desde 1998.
MARIA PATRÍCIA CORRÊA FERREIRA
Possui graduação em História (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal do Pará/UFPA (1997), especialização em Teoria Antropológica pela Universidade Federal do Pará/UFPA (1999), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2002) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2010). Tem experiência na área de Antropologia Histórica, Antropologia Jurídica e Sociologia Jurídica, atuando nos seguintes temas: família, relações de gênero, relações etnicorraciais e populações tradicionais. É pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos e Pesquisa “Eneida de Moraes” (GEPEM-UFPA) sobre mulheres e relações de gênero.
MARIA SELMA DA SILVA NASCIMENTO
Enfermeira, Mestranda em Estudos da Fitoterapia MTC, Especialista em Saúde Mental e Terapeuta Comunitária. Atualmente Coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial de Ulianópolis – PA / CAPS Nosso Lar e Docente do Centro de Formação Profissional de Paragominas/PA.
MARILENE PROENÇA REBELLO DE SOUZA (ORG.)
Professora Titular da Universidade de São Paulo (2015). Psicóloga, graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1978). Mestrado, Doutorado e Livre-Docência em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1991, 1996 e 2010, respectivamente). Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1997-atual) e Coordenadora do Programa de 2006 a 2014. Foi Presidente da Comissão de Pós-Graduação do IPUSP (2011-2014). Professora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina da USP/ PROLAM-USP. Coordena o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar - LIEPPE e é líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Psicologia e Escolarização: políticas públicas e atividade profissional na perspectiva histórico-crítica. Professora do Curso de Graduação em Psicologia da USP. Editora Chefe da Revista Psicologia Ciência e Profissão (2002-2004 e 2011-2013, Avaliação Qualis Periódicos A2). Editora da Revista Psicologia Escolar e Educacional (2006-2008) e Membro do Conselho Editorial da Revista Psicologia Escolar e Educacional (2009-atual, Avaliação Qualis Periódicos - A1). Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (2002-atual) atualmente no cargo de Presidente Anterior. Conselheira do Conselho Federal de Psicologia (2002 a 2004 e de 2011 a 2013) e do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (2005-2007 e 2008 a 2010). Vice-Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP (2014-2016). Diretora do Instituto de Psicologia da USP (2016-2020). Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Realizou Estágio Pós-Doutoral na York University, Canadá (2001-2002). Foi Professora Visitante nas seguintes Universidades: York University, Canadá; Instituto Politécnico Nacional, México, Departamento de Investigaciones Educativas do Centro de Investigación y de Estudios Avanzados; Universidade de Bologna, Itália, Faculdade de Psicologia; Universidade do Porto, Portugal, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. É Bolsista Produtividade do CNPq, nível 1C. Coordenadora do Grupo de Trabalho Psicologia e Educação da Sociedade Interamericana de Psicologia - SIP. Membro da AHILA - Associação de Historiadores Latinoamericanistas Europeus. Pesquisadora e docente da área de Psicologia Escolar e Educacional, pesquisando, principalmente, os seguintes temas: políticas públicas em educação, formação e atuação de psicólogos, formação de professores, escolarização, medicalização da educação e da sociedade, direitos da criança e do adolescente; psicologia, sociedade e educação na América Latina. Membro da Academia Paulista de Psicologia, Cadeira no. 02, Lourenço Filho.
MARINA SIMÕES FLÓRIO FERREIRA BERTAGNOLI
Docente do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP). É coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Políticas Públicas em Saúde (LAPEPPS), realizando pesquisa e intervenção nas áreas de gestão e assistência pública em saúde, com investigações acerca das possibilidades de atuação do psicólogo neste contexto. Foi Secretária Municipal de Saúde de Jardinópolis-SP (agosto de 2014 a março de 2015), tendo ainda integrado a equipe de gestão desta mesma Secretaria de 2010 a 2015, atuando como Superintendente de Saúde e Psicóloga da rede municipal de saúde.
MÁRIO TITO BARROS ALMEIDA
Doutor em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade de Brasília. Mestre em Economia pela Universidade da Amazônia (2008), Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (1999), Bacharel em Teologia pela Università Pontificia Salesiana - ROMA (ITÁLIA) (1993) e Graduado em Economia pela Universidade da Amazônia (1999). Atualmente é Docente da Universidade da Amazônia (UNAMA), da Faculdade Católica de Belém e da Faculdade Cosmopolita. Foi professor do Plano Nacional de Formação de Educadores (PARFOR) da Universidade Federal Rural da Amazônica - UFRA. É pesquisador do Grupo de Pesquisa Transversalizando, da Universidade Federal do Pará. É Servidor Público Federal do Incra, tendo exercido o cargo de Ouvidor Agrário Regional do INCRA SR 01, na mediação de conflitos agrários. Tem experiência nas áreas de Docência Superior, Filosofia, Relações Internacionais. Economia, Ciências da Religião e Administração Pública.
MELINA NAVEGANTES ALVES
Graduada em Psicologia da Universidade Federal do Pará (2022). Bolsista PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - CNPq no projeto “Práticas de judicialização da criança e adolescentes nos documentos do UNICEF de 2000 a 2015”(2019-2020, 2021-2022); experiência na área de Psicologia da Saúde - atuando na Atenção Básica a partir do projeto Multicampi Saúde da Criança 2019/2020 -, escutas terapêuticas em escolas públicas - a partir do projeto de extensão “Atenção Psicológica ao Adolescente: promoção de saúde e prevenção de riscos a partir da escola”(2017-2019) -; rodas de conversas com adultos, crianças e adolescentes - a partir do projeto de extensão “Psicologia nas Ruas” (2019) -; e pesquisa de campo em CAPS de Belém - a partir do projeto de pesquisa “Práticas integrativas e complementares em saúde: uma pesquisa-intervenção em saúde mental em Belém” (2019-2020). Atuou na coordenação do Centro Acadêmico de Psicologia Nise da Silveira (2018-2020) e da ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social) – Núcleo Belém (2019). Principais interesses acadêmicos estão na Psicologia Social, Psicologia da Saúde, Psicologia Comunitária, Reforma Psiquiátrica, Políticas Públicas e Saúde Coletiva.
MICHEL DE VILHENA FERREIRA
Doutorando em Educação (2020) pela Universiade Federal do Pará (UFPA) na Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Sociedade. Mestre em Educação (2016) pela Universidade Federal do Pará (UFPA) na Linha de Pesquisa Educação: Currículo, Epistemologia e História. Psicólogo (2010) e Bacharel em Psicologia (2007) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pedagogo (2007) pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Como professor-docente do ensino superior tem experiência no ministério de disciplinas de fundamentos filosóficos, pedagógicos, psicológicos, psicanalíticos, psicodinâmicos, psicopatológicos, psiquiátricos e psicodiagnósticos em cursos de nível técnico, superiores, licenciaturas, semi-presenciais ou de curta duração. Como professor-pesquisador tem se dedicado à análise das instituições, dos dispositivos institucionais e das políticas públicas em educação, a partir da arqueologia de Foucault, pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Teorias, Epistemologias & Métodos em Educação (EPsTEM) do qual é membro colaborador desde 2015. Também é membro da regional norte da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPED) desde 2016. Profissionalmente é Técnico Especialista em Educação Classe III da Secretaria Executiva de Educação do Estado do Pará (SEDUC), onde vem se dedicando e desenvolvendo um trabalho de redistribuição de assistência infanto-juvenil a partir da perspectiva da justiça equitativa, igualitária e restaurativa dos direitos humanos fundamentais em educação. Atuou como técnico pedagógico de escolarização e de orientação educacional de crianças e jovens em conflito com a lei, a quem se atribui prática de ato infracional, no Centro de Internação de Adolescente Masculino (CIAM), da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Estado do Pará (FASEPA) (2013-2015). Tem experiência na assistência psicossocial, psicopedagógica e psicoterapêutica. Possui experiência nas áreas da Educação e da Psicologia, com ênfase de atuação nos seguintes temas principais: educação, políticas públicas, infância e juventude, crianças e adolescentes, direito educativo, direitos humanos, justiça infanto-juvenil, socioeducação, desenvolvimento humano, formação permanente e continuada, formação técnica, currículos e programas.
MICHELE TORRES DOS SANTOS DE MELO
Mestranda (UFPA). Psicóloga/Docente e Coordenadora do Curso de Psicologia (UNAMA Parque Shopping).
MIGUEL PEREIRA DE ASSIS
Psicólogo (CRP10/05798). Especialista em saúde mental, especialista em psicologia humanista com Abordagem Centrada na Pessoa. Professor na Universidade da Amazônia - UNAMA. Técnico de referência no Centro especializado da assistência social - CREAS Ourém Pará.
NIAMEY GRANHEN BRANDÃO DA COSTA
Mestra em Psicologia Clínica e Social (UFPA), Doutoranda no Programa de pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA) e Especialização em Docência do Terceiro Grau pela União das Escolas Superiores do Pará. Atualmente é professora Assistente II da Universidade Federal do Pará (UFPA).
NUBIA GARCIA VIANNA
Doutora em Saúde Coletiva - FCM/UNICAMP (2014-2018), com mestrado em Saúde Coletiva pelo mesmo Programa (2012-2014) e Fonoaudióloga-Pesquisadora do curso de graduação em Fonoaudiologia - FCM/UNICAMP, com participação no oferecimento de disciplinas teóricas e supervisão de estágios. Concluiu o curso de Especialização nos moldes de Residência em Saúde Coletiva pela Universidade de Pernambuco (2008-2010) e obteve título de especialista em Saúde Coletiva reconhecido pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2014). Possui curso de Aprimoramento na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP no Programa “Fonoaudiologia na Área da Surdez” (2007). Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2006). Na área da Saúde Coletiva têm experiência em gestão e análise de políticas públicas, especialmente àquelas voltadas às pessoas com deficiência. Na clínica fonoaudiológica atua principalmente nas áreas de linguagem e motricidade orofacial.
NÚBIA VALE RODRIGUES
Graduanda de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei.
PAULA PAMPLONA BELTRÃO DA SILVA (ORG.)
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia na Universidade Federal do Pará - Linha de pesquisa: ética, trabalho e sociabilidades (2020) - Bolsista CAPES. Graduanda em Psicologia na Universidade Federal do Pará (2019). Advogada. Especialista em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013). Bacharel em Direito pela Universidade da Amazônia (2010).
PAULO DE TARSO RIBEIRO DE OLIVEIRA
Especialista, Mestre e Doutor em Saúde Pública, pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Professor Adjunto III da Faculdade de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1988), Mestrado em Saúde Pública - Ensp (1998) e Doutorado em Saúde Pública - Ensp (2005). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Saúde Coletiva e Psicologia, em que atua nos seguintes campos do conhecimento: saúde do trabalhador, sofrimento psíquico, análise institucional, política de saúde e monitoramento e avaliação. É membro da Abrasco-Associação Brasileira de Saúde Coletiva e Diretor da Rede Unida. Participa do Conselho Editorial da Revista Saúde e Debate e é membro do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde - CEBES e membro do GT da ANPPEP de Psicodinâmica do Trabalho. É Coordenador da Rede Unida/ Região Norte e Coordenador do Programa de Pós-Graduação da UFPA.
PEDRO PAULO GASTALHO DE BICALHO (ORG.)
Graduado em Psicologia (UFF), com especialização em Psicologia Jurídica (UERJ), mestrado e doutorado em Psicologia (UFRJ). Professor Associado do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia e ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos. Professor Visitante do Programa de Doutorado em Psicologia da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), do Programa de Mestrado em Criminologia Aplicada da Universidad San Carlos (Guatemala) e de pós-graduação lato sensu da Faculdade de Psicologia da Universidad Nacional de Córdoba (Argentina). Representa o Conselho Federal de Psicologia no Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) e no Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (CNPCT), do Ministério da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos. Atuou como oficial psicólogo da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e compôs a diretoria executiva do Conselho Federal de Psicologia. Atualmente é vice-decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ e presidente do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro.
PETRUSKA OLIVEIRA BAPTISTA PEREIRA
Psicóloga. Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento – UFPA. Chefia da Unidade de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente, Hospital Universitário Betina Ferro de Souza. Atua no atendimento de crianças com atraso no neurodesenvolvimento e na assistência social em Alta Complexidade com atendimento a adolescentes em medida protetiva de institucional.
RAFAEL COELHO RODRIGUES
Psicólogo. Mestre e doutor em Psicologia. Universidade Federal Fluminense. Pós-doutorado em Psicologia – UFF. Professor Adjunto do Centro de Ciências da Saúde – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
RAFAELE HABIB SOUZA AQUIME
Psicóloga, Graduada pela Universidade da Amazônia (UNAMA), Mestra em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Doutora em Psicologia pelo mesmo Programa. Atualmente é Professora Efetiva da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e ministra disciplinas nos campos da educação, organizações, ética e formação docente. Atuou como Conselheira do Conselho Regional de Psicologia 10ª Região, gestão 2016- 2019, sendo presidenta da Comissão de Ética (COE), membro do Grupo de Trabalho Infância e Juventude, e Grupo de Trabalho Psicologia e Assistência Social.
REGINA HELENA LIMA CALDANA
Psicóloga, Mestre e Doutora em Educação (UFSCar). Atualmente é Professora Doutora da Universidade de São Paulo (USP), e credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia (FFCLRP/USP). Sua linha de pesquisa sempre se voltou para família e práticas de cuidado, em termos de concepções, valores e imaginário. Inicialmente, na interface entre Psicologia e História, focalizou o tema práticas educativas familiares voltadas à infância. Posteriormente estendeu a temática das práticas educativas usadas com a criança ao contexto de abrigo; e atualmente focaliza também práticas de cuidado e saúde mental.
RENATA ALMEIDA
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2012). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da UFPA, com estágio na Universidade de São Paulo - USP pelo PROAP/CAPES (2015). Possui formação incompleta em Piano pelo Conservatório Carlos Gomes - UEPA (2004). Possui Aprimoramento Clínico em Gestalt-Terapia pela Ethos Psicoteste - GEGT (2016) e é pós-graduanda em Psicologia Clínica em Gestalt-Terapia pelo Centro de Capacitação em Gestalt-Terapia - CCGT. Atualmente é professora da Faculdade Estácio de Castanhal nos cursos de graduação e pós-graduação, é integrante do Núcleo de Estudos Fenomenológicos NUFEN/UFPA e sócia proprietária do consultório Canto das Flores - Psicologia e Arte. Possui interesse pela área docente, pesquisa, arte, educação e clínica.
RENATA SABRINA MACIEL LOBATO LOUZADA
Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Psicóloga efetiva da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (SESMA).
RENATA VILELA RODRIGUES (ORG.)
Mestra em Estudos de Cultura Contemporânea, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO/UFMT). Graduada em Psicologia, também pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora do curso de Psicologia do Centro Universitário de Várzea Grande.
ROBENILSON MOURA BARRETO (ORG.)
Psicólogo, Psicanalista. Especialista em Educação Especial e Inclusiva. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (PPGP-UFPA). Pesquisador do Laboratório de Psicanálise e Psicopatologia Fundamental da Universidade Federal do Pará (LPPF/UFPA). Coordenador da Articulação Nacional de Psicólogas (os) Negras (os) e Pesquisadoras (es) (ANPSINEP) – Região Norte. Atualmente docente de Psicologia na Faculdade Católica Dom Orione (TO).
RODOLFO VALENTIM CARVALHO DO NASCIMENTO
Psicólogo (UFPA). Especialista em Saúde Mental (Fundação Oswaldo Cruz). Mestre em Serviço Social (UFPA). Psicólogo da RAPS vinculado à Secretaria de Saúde do Estado do Pará – SESPA.
SHEYLA PEREIRA ROCHA (ORG.)
Psicóloga e Mestra em Psicologia pela UFPA. Atua como psicóloga na Santa Casa de Misericórdia em Belém do Pará.
SHIRLE ROSÂNGELA MEIRA DE MIRANDA
Mestrado em Administração pela Universidade da Amazônia, Brasil (2014). Psicóloga da Comissão de Direitos Humanos do Assembleia Legislativa do Estado do Pará, Brasil.
SILVANIE CAMPOS DE SOUZA (ORG.)
Psicóloga (UNAMA). Mestre em Educação (UNESP). Doutoranda em Psicologia (UFPA). Residência multiprofissional em saúde no Hospital Gaspar Vianna (Belém-PA).
TATIANE LIMA SANTOS DIAS
Possui Mestrado em Educação pela Universidade da Amazônia (2002) especialista em Saúde Pública pela UNAERP, especialista em Psicologia Clínica e em Psicologia Hospitalar, graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (1993). Atuou como docente na Universidade da Amazônia ministrando as disciplinas Teoria Psicanalítica, Psicologia Familiar, Psicologia da saúde e Estágio Supervisionado em Psicologia da Saúde. Participou como docente do IEPS- Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicologia e Saúde. Atualmente ocupa o cargo de psicóloga no programa de Estimulação Precoce na UREMIA - Unidade de Referência Materno Infantil e Adolescente/ SESPA- PA. Atuando principalmente nos seguintes temas: atraso global no desenvolvimento, autismo, sexualidade, humanização, adolescência, violência doméstica e sexual e aspectos psicológicos da gravidez parto e puerpério.
THAYNARA CRISTINA DA SILVA AMORIM
Formada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. Atualmente Psicóloga clínica no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS “Nosso Lar” no Município de Ulianópolis/PA. Atuação e interesse pelas áreas de Direitos Humanos e Saúde Mental e Pública, com ênfase na atenção psicossocial à pessoas em vulnerabilidade social considerando questões de classe, sexualidade, gênero e raça.
THIAGO DA SILVA PINHEIRO
Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense e Licenciado em Letras (Português-Latim) pela mesma instituição. Foi bolsista de Iniciação à Docência, Monitor das disciplinas Pesquisa e Prática de Ensino I e II e pesquisador de Iniciação Científica. Atualmente, é professor substituto da Faculdade de Educação (UFF), do Instituto de Aplicação (UERJ) e da Faculdade de Formação de Professores (UERJ). Integra o Grupo de Pesquisa “Práticas de linguagem, trabalho e formação docente” (UFF). Suas investigações envolvem questões relativas ao processo de disciplinamento/instituição infantil ao longo dos tempos, e os fazeres dos docentes de Letras Clássicas, especialmente no que se refere ao ensino de Latim no Brasil. Além disso, desenvolve pesquisas sobre materiais didáticos e ensino de Língua Portuguesa e de Línguas Clássicas.
VALBER LUIZ FARIAS SAMPAIO
Possui graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (UNAMA); Especialista em Gestão e Planejamento de Políticas Públicas em Serviço Social pela Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ); Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e, atualmente, é doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Docente da Pós-Graduação da Faculdade de Educação Superior de Paragominas (FACESP); Conselheiro do Conselho Regional de Psicologia 10a Região, PA/AP (CRP 10) na gestão de 2016-2019; membro da Comissão de Ética (COE), do Grupo de Trabalho Psicologia, Infância e Juventude, do GT de Saúde Mental, Crack, Álcool e outras drogas e GT Psicologia e Assistência Social. e integra o grupo de Estudos e Pesquisa Transversalizando (UFPA). Agrega experiências em atividades voltados à Política Nacional de Assistência Social, Infância e Juventude, Psicologia da Saúde e Saúde Mental com ênfase na Política Sobre Drogas.
VANDERLÉIA DE LURDES DAL CASTEL SCHLINDWEIN
Docente do Departamento de Psicologia (DEPSI) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), coordenadora do Centro de Estudo e Pesquisas em Saúde Mental e Trabalho na Amazônia/CEPEST/RO.
VANESSA GOES DENARDI
Mestrado em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil(2017). Professora da Faculdade Estácio de Sá Florianópolis, Brasil.
VERA LÚCIA FONSECA DE SOUZA
Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade Federal do Pará (1992). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal do Pará - PPGP/UFPA- 1 Semestre 2020. Linha de Pesquisa Psicologia, Sociedade e Saúde. Atualmente Diretora do Núcleo de Promoção à Saúde na Secretaria Municipal de Saúde de Belém – SESMA. Anteriormente, estive a frente da Coordenação da Referência Técnica em Saúde Mental e Coordenação do Programa de Controle do Tabagismo/SESMA. Coordenação do Eixo Saúde no Programa Pacto do Acolhimento Belém pela Vida / SESMA. Psicóloga com experiência na área da Educação, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Assistência Social, Hospitalar (Urgência e Emergência) e Saúde Mental. Pós-Graduação em Educação com foco nas Relações de Aprendizagem.
VERA TEIXEIRA
Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1972) e mestrado em Fonoaudiologia pela mesma instituição (2004). É professora assistente mestre do Departamento de Clínica Fonoaudiológica e Fisioterápica da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP. Título de especialista em Linguagem concedido pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFa. Exerceu a Coordenação Didática do Curso de Fonoaudiologia da PUC-SP de agosto de 2007 a julho de 2009 e a Chefia do Departamento de Clinica Fonoaudiológica e Fisioterápica de agosto de 2011 a julho de 2015. Atualmente ministra disciplinas nos Cursos de Fonoaudiologia, Fisioterapia e de Especialização em Psicopedagogia da COGEAE/PUC-SP. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em linguagem oral/escrita, motricidade orofacial e surdez, sendo que suas áreas de atuação envolvem a atividade clínica em consultório e de assessoria em Fonoaudiologia Educacional. Tem interesse nos seguintes temas: linguagem, surdez, formação e avaliação acadêmica, supervisão clínica, fonoaudiologia e educação. Faz parte da Associação Palavra Criativa e, no momento, exerce a função de diretora geral. Atualmente é conselheira do 11o. Colegiado do Conselho Regional de Fonoaudiologia - 2a região, exercendo a vice-presidência do referido órgão.