Capa do livro: INTERFACES PEDAGÓGICAS DA TEORIA DE JEAN PIAGET

INTERFACES PEDAGÓGICAS DA TEORIA DE JEAN PIAGET

Autores: Sidney Lopes Sanchez Júnior - Guilherme Aparecido de Godoi - Lilian Pacchioni Pereira de Sousa - Francismara Neves Oliveira - Eliane Giachetto Saravali (Orgs.)

Jean Piaget e os Estudos sobre a Educação não constituem o eixo central do enorme legado deixado pelo eminente pesquisador suíço, embora ele tenha nos brindado com diferentes escritos e dirigido, por muitos anos, o Bureau Internacional de Educação. No entanto, o amplo conhecimento sobre o ser que pensa, age e se desenvolve que encontramos profundamente explorado em sua obra, é de fato a contribuição efetiva para uma prática pedagógica reflexiva e verdadeiramente pautada em princípios construtivistas. Nesta obra, os autores demonstram como é possível pensar essas questões no contexto do processo de escolarização a partir dos resultados de pesquisas desenvolvidas em diferentes áreas, como Pedagogia, Psicologia da Educação, História, Geografia, Educação Física e Matemática – da Educação Infantil ao Ensino Superior.




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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2151-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-2150-5
DOI: 10.24824/978652512151.2
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 172
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

INTERFACES PEDAGÓGICAS DA TEORIA DE JEAN PIAGET
SIDNEY LOPES SANCHEZ JÚNIOR
Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP (2011). Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP (2018); Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina – UEL – PR. Pedagogo na Universidade Federal do Paraná – UFPR. Tem experiência na área de Educação; Ensino e Aprendizagem; Desenvolvimento Humano; Construtivismo; jogo de regras e Cognição Numérica. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas cadastrado no CNPq: “Processos de Escolarização no cotidiano escolar: contribuições da Epistemologia Genética.

GUILHERME APARECIDO DE GODOI
Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina – UEL – PR. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina – UEL – PR. Graduado em Geografia (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – SP. Principais Interesses de pesquisa: Epistemologia Genética; Representação do espaço; Noção de tempo; Cartografia escolar e Ensino de Geografa.

LILIAN PACCHIONI PEREIRA DE SOUSA
Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP – Marília/SP. Mestre em Administração, Comunicação e Educação pela Unimarco/São Paulo. Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda (bacharelado) pela Faculdade Cásper Líbero/São Paulo. Principais Interesses de pesquisa: Epistemologia Genética; Conhecimento Social; Construtivismo e Ensino Superior.

FRANCISMARA NEVES OLIVEIRA
Pós-doutorado em Psicologia da Educação (2010) pelo Instituto de Psicologia – USP. Pós-doutorado em Educação (2015) pela Universidade Norte-Paranaense. Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – SP (2005). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – SP (1999). Especialização em Psicopedagogia pela UNICAMP/UNICENTRO (1994). Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina – UEL – PR. (1991). Atualmente é professora nível Associado da Universidade Estadual de Londrina – UEL – PR. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina – UEL – PR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Desenvolvimento Humano e Aprendizagem. Principais interesses de pesquisa: Desenvolvimento humano; Desenvolvimento social, afetivo e cognitivo; Resiliência; Construtivismo; Significações do erro e do ensinar e aprender no processo de aprendizagem escolar; Jogo de regras, Construção do conhecimento social; moralidade; Psicopedagogia e fracasso escolar.