Capa do livro: MUSEU, EDUCAÇÃO E INFÂNCIA

MUSEU, EDUCAÇÃO E INFÂNCIA

Autores: Cristina Carvalho - Isabel Van Der Ley Lima - Monique Gewerc - Thamiris Bastos Lopes (Orgs.)

No ano de 2010, Cristina Carvalho (PUC-Rio) fundava o Grupo de Pesquisa Educação, Museu, Cultura e Infância (GEPEMCI/CNPq). A relevância da iniciativa para o campo da Educação Museal pode ser conferida por meio da leitura de Museu, Educação e Infância. Organizado pelas pesquisadoras do GEPEMCI/CNPq, Cristina Carvalho, Isabel Lima, Monique Gewerc e Thamiris Lopes, o livro reúne textos que nos oferecem olhares multifacetados e de relevância para debates contemporâneos acerca da função educativa dos museus. A marcante presença das mulheres evidencia o papel central destas na produção teórica e prática no campo.
Entre os temas apresentados estão a formação profissional, relação museu, escola e cidade, mediação, dimensão estética, formação cultural, políticas públicas e acesso aos museus. A excelência teórico-metodológica dos estudos aponta as bases cada vez mais sólidas sobre as quais o campo vem se desenvolvendo. Os capítulos resultam da consolidação de um espaço aberto no meio acadêmico para a formação e a produção de conhecimento em educação museal, confirmando a importância da colaboração entre universidade e museus.
Este livro cumpre bem a função de celebrar a trajetória de sucesso do GEPEMCI/CNPq, mas vai além. Seu lançamento em um contexto tão adverso é prova do comprometimento dos autores em construir um futuro melhor para as pessoas e para a relação destas com os museus.

Andréa Costa – Educadora do Museu Nacional (UFRJ); Professora (Museologia – UNIRIO)

Impresso
de R$ 90,87 por
R$ 69,90
Digital
de R$ 90,87 por
R$ 63,61

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2117-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-2113-0
DOI: 10.24824/978652512117.8
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 210
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

MUSEU, EDUCAÇÃO E INFÂNCIA
ALICE RIBEIRO
Mestra em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (COC/Fiocruz), Especialista em Educação Museal (ISERJ/IBRAM). Geógrafa (UFRJ). Suas pesquisas abarcam diferentes aspectos da relação entre museus de ciências e seus públicos. Atualmente, é pesquisadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT/COC/Fiocruz).

ANA DIAS-CHIARUTTINI
Doutora em Educação (Université de Lille). Professora na Universidade da Côte d’Azur (França), onde coordena o Grupo de pesquisa LINE. Seu trabalho se concentra na didática da língua francesa, recepção de textos literários e obras de arte na sala de aula e em museus.  Em particular, analisa o discurso sobre obras de arte em vários contextos sociais e se interessa pela visita ao museu no contexto escolar e familiar, a fim de estudar a formação do visitante e o acesso à cultura para todas as crianças.

CLARISSE CANCELA
Doutora em Educação (PUC-Rio). Mestra em Educação (UNIRIO). Pós-Graduação em Preservação de Acervos de Ciência & Tecnologia (MAST). Bacharelado em Museologia (UNIRIO). Licenciatura em Artes (A vez do Mestre-AVM). Interesse de pesquisa: espaços de educação não formal como os museus em geral e suas relações com o território em que se encontram. Atualmente é professora estatutária da Rede Municipal de Taubaté onde leciona Artes para o Fundamental I e II.

CRISTINA CARVALHO
Doutora em Educação (PUC-Rio). Mestra em Educação (PUC-Rio). Graduada em Pedagogia (PUC-Rio). Professora Associada do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Educação da PUC-Rio. Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Infantil (PUC-Rio). Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nas seguintes áreas: educação não formal, museus, cultura, educação infantil, formação de professores.

DÉBORA DA SILVA LOPES DOS SANTOS
Mestra em Educação (PUC-Rio). Especialista em Educação em Museus (ISERJ/IBRAM). Bacharelado em Museologia (UNIRIO). Professora na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, atuou por 11 anos na EJA e ultimamente atua em uma sala de leitura, com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental.

ISABEL VAN DER LEY LIMA
Doutora em Educação (PUC-Rio). Mestra em Biologia Marinha (Universidade Federal Fluminense). Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Professora do setor curricular de Ciências Biológicas do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os interesses de pesquisa são: a formação científica, formação de professores, o ensino de Biologia, a Educação Museal e a Extensão Universitária.

MARIA EMÍLIA TAGLIARI SANTOS
Mestra em Educação (PUC-Rio). Graduação em Cinema (UFF). Supervisora da equipe de Ação Educativa do Instituto Moreira Salles (RJ). Professora do Curso de Extensão “Infância, Cultura, Educação e Estética” (CCE/PUC-Rio). Atua como artista educadora em instituições culturais desde 2011.

MONIQUE GEWERC
Doutoranda em Educação (PUC-Rio). Mestra em Educação (PUC-Rio), Especialista em Educação Infantil (PUC-Rio), Pedagoga (UFRJ). Professora do Curso de Extensão “Infância, Cultura, Educação e Estética” (CCE/PUC-Rio). Seus interesses de pesquisa são a formação de professores de educação infantil e a formação cultural e estética de professores dos anos iniciais.

OZIAS DE JESUS SOARES
Doutor em Ciências Sociais (UERJ). Mestre em Educação (UFF). Pedagogo (UERJ). Atualmente é pesquisador no Serviço de Educação do Museu da Vida/Fiocruz e docente na Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência e no mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, ambos da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

PRISCILA RESINENTTI
Doutora em Educação (PUC-Rio). Mestra em Educação (PUC-Rio). Licenciatura em Ciências Biológicas (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Especialização em Educação Básica (UERJ). Professora de Biologia e Ciências na rede privada e integrante da Escola de Formação Paulo Freire (SME-Rio).

RENATA DO NASCIMENTO DE SOUZA
Mestra em Educação (PUC-Rio). Graduada em Pedagogia - Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua na área de educação, com ênfase em políticas de educação superior e orientação educacional no ensino superior.

THAMIRIS BASTOS LOPES
Doutora em Educação (PUC-Rio). Mestra em Ciências da Museologia e Patrimônio (UNIRIO). Graduada em Pedagogia (UERJ). Sua pesquisa concentra-se nas áreas de infância e educação infantil em relação com a cultura, experiência estética, museus, educação formal e não formal. Possui experiência docente em educação infantil no Brasil e na Holanda.