Capa do livro: INFÂNCIA SILENCIADA E SUAS VOZES:<br> impactos da hospitalização e hemodiálise à escolarização de crianças com insuficiência renal crônica

INFÂNCIA SILENCIADA E SUAS VOZES:
impactos da hospitalização e hemodiálise à escolarização de crianças com insuficiência renal crônica

Autores: Karina Cristina Rabelo Simões - Silvana Maria Moura da Silva - Maria da Piedade Resende da Costa

Os impactos da hospitalização no processo de escolarização de crianças com insuficiência renal crônica podem ser comprometedores ao desenvolvimento infantil, causando rupturas contextuais, mudanças na vida cotidiana, impedimentos na continuidade aos estudos e à rotina anterior vivenciada, apresentando uma infância diferenciada das demais. Assim, considerando as singularidades dessa infância, o livro traz metodologias peculiares à faixa etária, especialmente o lúdico, a partir das vozes de crianças hospitalizadas e em hemodiálise, suas experiências em relação ao distanciamento da escola, de casa e da família. Dessa forma, a pesquisa permitiu valorizar uma infância pouco vista e escutada, mas com necessidades educacionais próprias que precisam ser acolhidas, tendo em vista que a educação é um direito constitucional. Mostrar as concepções de infância e criança em pluralidade possibilita a percepção social das diversidades que as contemplam. Que este livro possa proporcionar reflexões importantes sobre crianças e infâncias que constituem a sociedade, em especial as que estão inseridas no espaço hospitalar, e que assim possa impulsionar ações inclusivas.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1900-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-1901-4
DOI: 10.24824/978652511900.7
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 204
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

INFÂNCIA SILENCIADA E SUAS VOZES:<br> impactos da hospitalização e hemodiálise à escolarização de crianças com insuficiência renal crônica
KARINA CRISTINA RABELO SIMÕES
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Santa Fé. Especialização em Educação Especial pela Universidade Cândido Mendes (UCAM – Rio de Janeiro). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é Professora de Sala de Recursos Multifuncionais na rede pública municipal de São Luís, realizando Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica. Experiência em pesquisa, extensão e atuação profissional na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Pedagogia Hospitalar e Psicopedagogia.

SILVANA MARIA MOURA DA SILVA   
Formada em Educação Física pela Universidade Federal do Maranhão, Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, Doutora em Educação Motora pela Universidade Estadual de Campinas, Pós-Doutora pela Universidade Federal de São Carlos. Docente titular da Universidade Federal do Maranhão, docente da Licenciatura em Educação Física, docente permanente do Mestrado e Doutorado em Educação, docente colaboradora do Mestrado em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão. Atua em Educação Física Inclusiva, Esporte Adaptado, Educação Inclusiva, Intervenção Precoce, Deficiência Visual e Brinquedoteca Hospitalar. Apresenta publicações em livros, capítulos de livros e artigos em periódicos especializados.

MARIA DA PIEDADE RESENDE DA COSTA
Psicóloga e Pedagoga pela Universidade Católica de Pernambuco, Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Fonoaudióloga pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, obtido por participar da formação da profissão de fonoaudiólogo desde 1965. Atualmente é docente Sênior do Departamento de Psicologia e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos com orientação no mestrado e doutorado e supervisão de pós-doutorado. Possui publicações em capítulos de livros e artigos em periódicos especializados.