Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1988-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-1989-2
DOI: 10.24824/978652511988.5
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 230
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:2
AUTOR
CELSO FERRAREZI JUNIOR (UNIFAL-MG)
Possui Licenciatura em Letras Português/Inglês (1989), Mestrado em Linguística – Semântica (1997), Doutorado em Linguística – Semântica (1998) e pós-doutorados pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2005) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2016), também em Semântica. É autor de vários livros literários e científicos, estes na área de linguagem e ensino de línguas, dentre os quais “Semântica para a Educação Básica” (2008); “Introdução à Semântica de Contextos e Cenários: de la langue à la vie” (2010); Pedagogia do Silenciamento (2014); A Pesquisa em Semântica de Contextos e Cenários (2018) e “Gramática – Compreender e Comunicar (2020)”. Também escreveu mais de 400 artigos científicos e de opinião publicados no Brasil e no exterior. Professor Titular no Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas/UNIFAL, MG, tem experiência de ensino e de pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Semântica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas, alfabetização, descrição linguística e teorias semânticas da linguagem. Faz parte do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia/CNPq-IFRO – Premiado pela SBPC na UFMG em 2017.
ORGANIZADORES
ANA CHRISTINA DE SOUSA DAMASCENO (ORGANIZADORA) (UNICAP, CAPES)
Doutoranda em Ciências da Linguagem (Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP). Mestre em Letras (UESPI). Especialista em Educação Infantil (UESPI). Especialista em Gestão Municipal de Educação (UFPI). Especialista em Formação de Professores em EaD (FAESPA). Licenciada em Pedagogia (FAP/UNINASSAU) e em Letras/Português (UESPI). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia/CNPq-IFRO – Premiado pela SBPC na UFMG em 2017). Professora da SEMEC/Caxingó, PI e professora do Curso de Pedagogia na FAESPA.
ELIZÂNGELA ATAÍDE DE SOUZA MORAIS (ORGANIZADORA) (SEDUC, PVH-RO)
Especialista em Mídias na Educação (Universidade Federal de Rondônia-UNIR). Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior (União das Escolas Superiores de Cacoal-UNESC). Licenciada em Letras/Língua Portuguesa (Universidade Federal de Rondônia-UNIR). Professora do ensino médio no Governo do Estado de Rondônia desde 2002. Em 2014, desempenhou a função de gestora (vice-diretora) na Escola Estadual de Ensino Médio Shirlei Ceruti, em Vilhena-RO, bem como a função de coordenadora local do Enem nos anos de 2015 e 2016. Faz parte do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia/CNPq-IFRO – Premiado pela SBPC na UFMG em 2017). Organizadora de projeto escolar intitulado: Revista Impressa, desenvolvido nas escolas Shirlei Ceruti (Vilhena) e Carmela Dutra (Porto Velho). Tem publicação nas seguintes obras: Almanaque de Formação Continuada do Professor, Vol. I, da Coleção Ciência Aberta, Vol. 19 (organizadora e autora). Almanaque de Formação Continuada do Professor, Vol. 2, da Coleção Ciência Aberta, Vol. 20 (autora). No prelo: Figuras de Linguagem & tropos em contextos sociais (autora). Acredita que a educação precisa rever valores e métodos de ensino, onde o aluno e o professor devem se reconhecerem como parceiros na construção do saber.
?
GINA LÚCIA GOMES DA SILVA E SILVA (ORGANIZADORA) (CETEP-SEC-BA)
Mestre em Letras (Universidade do Sudoeste da Bahia-UESB). Licenciada em Letras Vernáculas, com ênfase em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas (Universidade do Estado da Bahia – UNEB). Especialista em Avaliação (UNEB). Especialista em Metodologia de Ensino para a Educação Profissional. Atualmente é professora do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo – CETEP-SEC-BA: (Ensino Médio Integrado à Educação Profissional). Professora da Escola Municipal Senador Ovídio Teixeira (Ensino Fundamental II). Possui experiência em Consultoria Pedagógica, Gestão Escolar e em Docência na Educação Básica e Ensino Superior com atuações nas redes: municipal, estadual e particular de ensino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa, Ensino, Língua, Literatura e Redação, Aprendizagem e Avaliação Escolar.
JORGE LUÍS DE FREITAS LIMA (ORGANIZADOR) (UFAM-INC)
Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas – UFAM no Instituto de Natureza e Cultura – INC. Doutor (2019) e Mestre (2014) em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do amazonas (UFAM); Licenciado em Letras: língua portuguesa e respectivas literaturas (1993) pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR/Campus de Rolim de Moura). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia/CNPq-IFRO – Premiado pela SBPC na UFMG em 2017). Membro do Grupo de Pesquisa Observatório de Ensino de Línguas – UFAM e do Grupo de Pesquisa Infâncias, Criança e Educação na Fronteira Amazônica – UFAM.
COORDENADOR
SÉRGIO NUNES DE JESUS (COORDENADOR) (IF, CACOAL-RO)
Pós-Doutor em Educação – UFLO. Doutor em Ciências da Educação – UTIC. Mestre em Linguística – UNIR. Licenciado em Letras Português-Inglês – UNEB. Cursa Doutorado em Ciências da Linguagem sob a orientação da Profa. Dra. Nadia Pereira da Silva Gonçalves de Azevedo da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, PE). Coorientado pelo Prof. Dr. Celso Ferrarezi Junior, da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. Foi professor visitante na York University, Toronto-Canadá, 2019). Atualmente lidera o Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia/CNPq-IFRO – Premiado pela SBPC na UFMG em 2017). Desenvolve pesquisas nas áreas de Estudos da Linguagem; Educação; Povos e Comunidades Tradicionais. Pesquisador Associado do Projeto PAINTER – FAPEAM – UFAM (INC – Benjamim Constant – AM). Jornalista/Articulista (DRT 0001619-RO). Pesquisador, escritor, músico e poeta. Autor das seguintes obras: “Português instrumental” (2013); “Ler e gostar de ler: isso é coisa que se aprende” (2016); “Afinidades epistêmicas franco-brasileiras, V. 1 e 2” (2016-2018); “Coleção ciência aberta, Vol. 1-20” (2011-2021); “Povos e comunidades tradicionais, V. 1 e 2” (2017-2019); “Gramática – compreender & comunicar” (2020); “Pilares da Teoria Dialógica do Discurso: Volochinov da década de 1920 aos dias atuais” (no prelo 2022). “Figuras e tropos em contextos sociais” (no prelo 2022).