Capa do livro: ESCOLA PARTICIPATIVA: <br>o conselho escolar em questão

ESCOLA PARTICIPATIVA:
o conselho escolar em questão

Autores: Rodrigo Pereira

A escola manifesta seu importante papel quando decide por um diálogo com os sujeitos que estão ao seu redor, criando mecanismos para que mais pessoas e mais vozes sejam ouvidas no processo de tomada de decisão sobre sua administração e ações pedagógicas. Este livro oferece os fundamentos para que educadores e pesquisadores reflitam sobre o conselho escolar como síntese dessa participação, além de apresentar os níveis de influência sobre a qualidade da escola e rendimentos dos alunos. Mesmo que o atual cenário político-econômico intensifique seus ataques a qualquer modelo de participação popular nos processo de decisão das instituições do Estado, tentando deslegitimar os representantes da sociedade civil, entendemos que a escola ainda guarda, incentiva e convida a comunidade para o ato solidário de pensar, decidir e assumir coletivamente os compromissos de formação da juventude. O livro traz um rico estudo do processo de construção da escola como espaço público relacionando suas ações ao campo político-pedagógico antropológico e social, a partir de autores como Paulo Freire, Jürgen Habermas, Bernard Charlot, Pierre Bourdieu, entre outros. É um convite para refletir sobre a ação concreta, já em curso, e também sobre possibilidades.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2136-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-2133-8
DOI: 10.24824/978652512136.9
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 318
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ESCOLA PARTICIPATIVA: <br>o conselho escolar em questão
RODRIGO PEREIRA
Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) com graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).  
Através de uma extensa pesquisa, o autor apresenta critérios específicos para compreensão do cotidiano de conselhos escolares e como esta organização pode contribuir para qualidade da educação. Analisa o papel da escola na formação cultural de crianças e jovens e como a participação dos cinco segmentos que compõe a comunidade escolar – a saber: pais e mães, equipe diretiva, funcionários, professores e estudantes – constrói diálogos e viabiliza ações para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e gestoras das instituições de ensino. Uma leitura que interpreta sentidos, poder, perspectivas e realidades vividas no contexto da escola pública.