Capa do livro: EDUCAÇÃO CLANDESTINA:<br> dimensões conceituais e novas interlocuções <br><br>Coleção: Educação Clandestina<br> Volume 3

EDUCAÇÃO CLANDESTINA:
dimensões conceituais e novas interlocuções

Coleção: Educação Clandestina
Volume 3

Autores: Éder da Silva Silveira - Diego Orgel Dal Bosco Almeida - Marcos Villela Pereira (Orgs.)

Este livro é financiado pelo CNPq e integra uma coleção que teve origem em projeto de pesquisa financiado pela Fapergs. Os dois primeiros volumes foram publicados pela EDIPUCRS, em 2019. Trata-se de uma coleção que articula uma rede de investigação sobre Educação e Clandestinidade em diversas dimensões.
Esta rede de pesquisadores tem se ocupado em investigar práticas de educação formal e não formal, articulando olhares tanto voltados para a realidade brasileira como para a realidade de outros países do mundo contemporâneo, de modo a lançar luz sobre experiências de resistência acontecidas na esfera da clandestinidade. A extensão do debate e o esforço comparativo têm permitido que alcancemos a organização desses vários volumes da coleção.
Este terceiro volume agrupa um conjunto de nove capítulos que, a exemplo dos volumes anteriores, resultam de trabalhos coletivos que temos realizado em nossos grupos e redes de pesquisa. Esses textos nos chegam como registro dos avanços em nossas investigações e análises, atualizando algumas reflexões e articulando os conceitos com novos traços de contingência. O conjunto de autores apresenta seus pontos de vista sobre o campo, que emerge da intersecção entre Educação e Clandestinidade, e dialoga com os demais na intenção de experimentar o entrelaçamento dos olhares ao refletir sobre práticas presentes no cotidiano.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1935-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-1936-6
DOI: 10.24824/978652511935.9
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 214
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO CLANDESTINA:<br> dimensões conceituais e novas interlocuções <br><br>Coleção: Educação Clandestina<br> Volume 3
ÉDER DA SILVA SILVEIRA (ORGANIZADOR)
Programa de Pós-Graduação em Educação/Universidade de Santa Cruz do Sul (PPGEdu/UNISC)
Grupo de Pesquisa: Currículo, Memórias e Narrativas em Educação
Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (PPGEdu/UNISC). Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com estágio na EHESS de Paris (PDSE/Capes). Mestre em Educação com Pós-Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Líder do Grupo de Pesquisa Currículo, Memórias e Narrativas em Educação. Atualmente realiza seu pós-doutorado em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR) sob a supervisão da professora Mônica Ribeiro da Silva com o tema de políticas educacionais e “Novo Ensino Médio”.

DIEGO ORGEL DAL BOSCO ALMEIDA (ORGANIZADOR)
Programa de Pós-Graduação em Educação/Universidade de Santa Cruz do Sul (PPGEdu/UNISC)
Grupo de Pesquisa: Currículo, Memórias e Narrativas em Educação
Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Mestre em História pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduado em História (Licenciatura) pela UPF. É pesquisador de pós-doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (PPGEdu/UNISC) com projeto financiado pelo PNPD/Capes. As principais temáticas atualmente trabalhadas giram em torno: das posibilidades de intersecções entre História da Educação e Cultura Política, História Política e as dimensões da clandestinidade na educação.

MARCOS VILLELA PEREIRA (ORGANIZADOR)
Programa de Pós-Graduação em Educação/Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGEdu/PUC-RS)
Grupo de Pesquisa: Cultura, Subjetividade e Processos de Formação
Licenciado em Filosofia e Doutor em Educação pela PUC-SP. Pesquisador 1C do CNPq e profesor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-RS. Publicou artigos e trabalhos em torno do tema de processos de subjetivação, da educação básica e dos estudos filosóficos nesse campo, com destaque para o libro Estética da professoralidade, publicado em 2013. Coordena o CEB – Centro de Ensino e Pesquisa em Contextos e Processos da Educação Básica e é líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Subjetividade e Processos de Formação.

CAROLINA OJEDA RINCÓN
Universidad Nacional de La Plata, Argentina.
Doctoranda en Ciencias de la Educación de la Universidad Nacional de la Plata (ARG), Becaria Conicet 2016-2018. Magister en Educación de la Universidad Pedagógica Nacional (COL) y Psicóloga de la Universidad Santo Tomas (COL). Las líneas de investigación que aborda son Historia de la educación y Cuerpos y sexualidades en la educación. Integrante del Grupo de Investigación “Educación, pedagogía y subjetividades” (Universidad Pedagógica Nacional, Universidad de La Salle, Colombia) y el Programa de investigación “Discursos, prácticas e instituciones educativas” del Departamento de Ciencias Sociales de la Universidad Nacional de Quilmes. Integrante del proyecto de investigación “Procesos de democratización en la formación de los cuerpos y las sensibilidades en la educación estética de la Argentina de la segunda mitad del siglo XX” (2018-2019), del Programa: Escolarización. Perspectivas históricas, pedagógicas y políticas de la educación” (IdIHCS-CONICET).

DENISE GOULART
École Pratique des Hautes Études – EPHE
Laboratoire GSRL – Groupe Sociétés, Religions, Laïcités
Cientista social, Doutora em Ciências Religiosas pela École Pratique des Hautes Études – EPHE (Paris), Mestra em Ação Pública e Social pela Universidade Paris X (Paris), Mestra em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (São Paulo) e cientista social também pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (São Paulo). É pesquisadora pós-doutoranda na École Pratique des Hautes Études – EPHE (Paris) ligada ao centro de pesquisa Groupe Sociétés, Religions, Laïcités – GSRL (Paris) com a temática de pesquisa: serviço social humanitário, migrantes e religião. Atua como professora na Universidade Paris Est Cretéil e como representante do projeto de cooperação internacional Brasil França Capes Cofebub.

DIOGO FRANCO RIOS
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM)/Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Grupo de Pesquisa: História, Currículo, Cultura e Educação Matemática
Licenciado em Matemática, Mestre e Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana (UFBA/UEFS) e, atualmente, está realizando Estágio Pós-Doutoral em Ciências Sociais pela Universidade de Buenos Aires (UBA). É professor associado do Departamento de Educação Matemática, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atuando no Curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa em História, Currículo, Cultura e Educação Matemática. Suas pesquisas se concentram em História da Educação Matemática, com ênfase em História Oral, preservação de acervos escolares, memória e formação de professores de matemática.

EDER RODRIGUES PROENÇA
Diretor de escola vinculado à Secretaria de Educação em Sorocaba/SP
Doutor em Educação pela Universidade de Sorocaba (2017). Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba (2009). Graduado em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Amparo (2002) e em Estudos Sociais, habilitação em Geografia pela Faculdade de Ciências Humanas do Sul Paulista (1997). Docente de Educação Básica na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo na disciplina de Geografia de 1995 a 2016. De 2010 até o presente momento, exerce o cargo do de director de escola efetivo na Secretaria de Educação de Sorocaba/SP, atuando no Centro de Educação Infantil nº 15. Professora Terezinha Lucas Fernandes. É pesquisador dos seguintes temas: Sexualidades, Gênero e Educação, Cotidiano Escolar e Práticas Pedagógicas, Perspectiva Ecologista em Educação, Educação Infantil, Filosofia das Diferenças.

FERNANDO SEFFNER
Programa de Pós-Graduação em Educação e Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE)
Licenciado em História, com mestrado em Sociologia e Doutorado em Educação (UFRGS). É Professor Titular da Faculdade de Educação da UFRGS, junto ao Departamento de Ensino e Currículo. E docente e orientador junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) na linha de pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero, com ênfase temática nas pedagogias de construção das masculinidades. É também docente e orientador no Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA, na linha de pesquisa Saberes Históricos no Espaço Escolar. Atua em pesquisas e orientações investigando processos de produção, manutenção e modificação das masculinidades, situações de vulnerabilidade à AIDS; conexões entre direitos humanos e políticas públicas de gênero e sexualidade, teorizações queer, interseccionalidade e marcadores da diferença. No nível de graduação dedica-se a disciplinas que envolvem o ensino de História e pesquisa as conexões entre experiência e aprendizagem da História a partir da etnografia de cenas e registros da cultura escolar. É líder do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero GEERGE. É coordenador do GT23 – Gênero, Sexualidade e Educação da ANPED Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (2017-2021). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 – CA ED – Educação.

MARTÍN UNZUÉ
Universidad Nacional de La Plata (UNLP)/Universidad de Buenos Aires (UBA)
Programa de Estudios sobre Universidad Pública (PESUP/UBA)
Doctor en Ciencias Sociales por la Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad de Buenos Aires (UBA). Licenciado en Ciencia Política con Diploma de Honor y Licenciado en Economía. Actualmente es Director del Instituto de Investigaciones Gino Germani de la UBA, donde también realiza la mayor parte de sus labores de investigación. Profesor titular por concurso de “Identidad, estado y sociedad” en la Universidad Nacional de La Plata y Profesor Adjunto por concurso de “Teoría del Estado” en la Universidad de Buenos Aires. Coordinador del Programa de Estudios sobre Universidad Pública (PESUP/UBA). Es autor de numerosos trabajos académicos en temas de educación universitaria y políticas públicas. Entre sus libros recientes: Profesores, científicos e intelectuales. La Universidad de Buenos Aires de 1955 a su Bicentenario, Los universitarios y la política. Interacciones entre la representación política y la Universidad en los Congresos Nacionales de Argentina y Brasil, y El Estado argentino 1976-2003. Ciclos de ajuste y cambio.

MYRIAM SOUTHWELL
Universidad Nacional de La Plata, Argentina.
Pesquisadora de CONICET – Argentina.
Pedagoga, Doctora (PhD) por el Departamento de Gobierno de la Universidad de Essex (Inglaterra); Mágister en Ciencias Sociales con orientación en educación Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO) Argentina; Profesora y Licenciada en Ciencias de la Educación Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Es Investigadora Principal del CONICET y profesora titular por concurso de la cátedra de Historia de la Educación Argentina y Latinoamericana en la Universidad Nacional de La Plata (Argentina), institución en la que dirige el Doctorado en Ciencias de la Educación. Fue Secretaria Académica de FLACSO Argentina, Presidente de la Sociedad Argentina de Historia de la Educación, y autora de numerosos trabajos en temas de teoría, historia y política de la educación. Es compiladora y autora de los libros recientes “Hacer posible la escuela. Vínculos generacionales en la Secundaria”, “Entre generaciones. Exploraciones sobre educación, instituciones y cultura” y “La escuela y lo justo: ensayos acerca de las medidas de lo posible”, “Educación de la Sensibilidad en la Argentina moderna”.

PÂMELA TAINÁ WINK DA LUZ
Grupo de Pesquisa: Currículo, Memórias e Narrativas em Educação
Graduada em História (Licenciatura) pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Integrante voluntária do Grupo de Pesquisa Currículo, Memórias e Narrativas em Educação.

SANTIAGO ZEMAITIS
Universidad Nacional de La Plata, Argentina.
Becario Posdoctoral del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET)
Doctor en Ciencias de la Educación, Especialista en Nuevas Infancias y Juventudes, Profesor y Licenciado en Ciencias de la Educación por la Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación de la Universidad Nacional de La Plata (Argentina). En la misma casa de estudios, dentro del Departamento de Ciencias de la Educación, es docente en la cátedra de Problemática Educativa Contemporánea. Becario Posdoctoral del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) e investigador en formación en el Programa “Escolarización. Perspectivas históricas, pedagógicas y políticas de la educación” del Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales (FaHCE-CONICET).

THIAGO CAZARIM
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG
Músico e musicólogo, Doutor em Performances Culturais, Mestre em Filosofia e Bacharel em Música – instrumento musical pela Universidade Federal de Goiás. Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG. Autor de “Estética, saber e Modernidade: a arqueologia de Michel Foucault e os signos musicais” (2019) e textos acadêmicos sobre hip-hop, dentre os quais “Ética do gueto: figuras do mal em canções de rap brasileiras e norte-americanas” (2017), “Performativos perigosos: canções de rap e a (des)criminalização do rap” (2019) e “Batalhas do rap: performances e disputas artísticas num simpósio de musicologia” (2020, em co-autoria com Maria Cristina Fleury).