Capa do livro: ENSINO MÉDIO, EDUCAÇÃO INTEGRAL E TEMPO AMPLIADO NA AMÉRICA LATINA

ENSINO MÉDIO, EDUCAÇÃO INTEGRAL E TEMPO AMPLIADO NA AMÉRICA LATINA

Autores: Éder da Silva Silveira - Monica Ribeiro da Silva - Sergio Martinic - Jaqueline Moll (Orgs.)

As políticas educacionais curriculares de ampliação do tempo escolar estão relacionadas às influências políticas, econômicas e internacionais que concebem e incentivam o tempo ampliado como principal instrumento para investir em políticas de proteção social e de desenvolvimento econômico. No que diz respeito à América Latina, diversos estudos analisaram os programas de ampliação do tempo escolar e diversificação curricular implantados a partir da década de 1990.

Na maioria dos países da região, existe uma ampla discussão sobre o currículo do Ensino Médio e sua relação com o campo do Trabalho, com a formação técnica profissional, com estudos da Educação Superior, com a cidadania e com os desafios das juventudes para o século XXI. No contexto atual, por exemplo, percebe-se que o setor empresarial vem assumindo responsabilidades em relação ao Ensino Médio e à Educação de Tempo Integral, atuando na produção de conteúdos e de protótipos curriculares especialmente direcionados para a escola pública.

No cenário contemporâneo, a defesa ou a implementação da ampliação da jornada escolar completa para o Ensino Médio público vem evidenciando uma série de dilemas e desafios, sobre os quais os autores e autoras desta obra enfrentaram com rigor e muita reflexão.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2392-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-2393-6
DOI: 10.24824/978652512392.9
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 294
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ENSINO MÉDIO, EDUCAÇÃO INTEGRAL E TEMPO AMPLIADO NA AMÉRICA LATINA
ALAN BAICHMAN
Instituto de Formación Técnica Superior n°28 en Buenos Aires/Argentina
Es Licenciado en Ciencia Política por la Universidad de Buenos Aires (UBA), de Argentina. Ha cursado estudios en la Maestría en Educación: pedagogías críticas y problemáticas socioeducativas (UBA). Realizó la Diplomatura de educación en y para los derechos humanos de la Universidad Nacional de San Martin. Es investigador en el Observatorio de Políticas educativas del Centro Cultural de la Cooperación Floreal Gorini, donde también coordina el Departamento de Educación. Es docente de Políticas Educativas en el Instituto de Formación Técnica Superior n°28 en Buenos Aires y se desempeña como equipo técnico en el Ministerio de Educación de la Nación. Es autor de diversos artículos de investigación sobre políticas educativas. Recientemente ha publicado, en coautoría con Fernanda Saforcada, “El derecho a la educación en América Latina y el Caribe. De la garantía del derecho al cumplimiento del ODS4 en el siglo XXI: políticas, sentidos y disputas” (2020).

ANDRÉA GIORDANNA ARAUJO DA SILVA
Universidade Federal da Paraíba
Possui graduação em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2004), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (2018), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2010) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2016). Atualmente é professora do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Alagoas e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa História da Educação, Cultura e Literatura/UFAL. Tem experiência nas áreas de História e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, história e política da educação e ensino de tempo integral.

CHANAUANA DE AZEVEDO CANCI
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Advogada. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).
Integrante do Grupo de Pesquisa: Educação Integral na escola e na sociedade:
sujeitos, territórios, dimensões e interfaces.

ÉDER DA SILVA SILVEIRA (ORGANIZADOR)
Universidade de Santa Cruz do Sul
Docente do Departamento de Ciências, Humanidades e Educação e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, onde integra a linha de pesquisa Educação, Trabalho e Emancipação, sendo líder do Grupo de Pesquisa Currículo, Memórias e Narrativas em Educação – CNPq. É pesquisador colaborador na rede Ensino Médio em Pesquisa (UNICAMP/UFPR) em projeto sobre o novo Ensino Médio. É integrante do Observatório do Ensino Médio do RS e do Observatório do Ensino Médio (UFPR). Doutor em História pela Unisinos, com estágio de doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris/França (bolsa PDSE/CAPES), é mestre em Educação pela PUC-RS, universidade onde realizou pós-doutoramento sob supervisão do prof. Dr. Marcos Villela Pereira, com pesquisa relativa aos Seminários Integrados do Ensino Médio Politécnico no RS. Atualmente, realiza o segundo estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR, na linha de pesquisa Políticas Educacionais, sob supervisão da profa. Dra. Mônica Ribeiro da Silva, com pesquisa sobre o Novo Ensino Médio no RS. Tem experiência de pesquisa e ensino nos seguintes temas e eixos: Estado, Políticas e Educação; Currículo e Ensino Médio; Educação e Memória Social; Memória e Patrimônio Cultural; Pesquisa biográfica e (auto)biográfica; história da alimentação; História do Brasil República; História e memórias da Educação no Brasil; Educação em regimes de clandestinidade; Clandestinidade e Culturas Políticas. É pesquisador associado à ANPED (GT Estado e Política Educacional), à ANPUH (GT História da Educação) e à Biograph.

EQUIPO EDUCAPAZ
Organização e Rede de investigação da Colômbia
El Programa Nacional de Educación para la Paz (Educapaz) es una alianza conformada por un grupo de organizaciones de la sociedad civil con una amplia experiencia en Colombia en el trabajo por la educación y la construcción de paz en diversos territorios del país (el CINEP- El Centro de Investigación y Educación Popular; Fe y Alegría Colombia; Fundación Escuela Nueva, Programa Aulas en Paz de la Universidad de Los Andes; Fundación para la Reconciliación y la Universidad Javeriana sede Cali).
Educapaz busca contribuir a la construcción de paz en Colombia por medio de la educación, así como al mejoramiento del sistema educativo colombiano en general. Las acciones del programa abarcan diferentes niveles: el individuo, la acción local en el territorio y con la comunidad, la incidencia a nivel nacional y global, de esta forma, Educapaz ha consolidado una visión holística sobre la educación y la construcción de paz y busca transformaciones sistémicas.
El programa reúne el talento y la experticia de diversas organizaciones para posicionar la educación rural y CRESE (Educación socio-emocional, ciudadana y para la reconciliación) en la agenda política nacional y global, a través de diversas estrategias como el acompañamiento a sedes educativas del sector oficial y privado del país, la implementación de la iniciativa Escuelas de Palabra, acciones de incidencia política, la investigación y la construcción de redes internacionales y alianzas con socios estratégicos.

AUTORES DE EQUIPO EDUCAPAZ*
*ÓSCAR SÁNCHEZ JARAMILLO
Coordinador Nacional de Educapaz. Educador y profesional en Finanzas y Relaciones Internacionales de la Universidad Externado, especialista en Negociación de Los Andes. Magíster en Poder, Participación y Cambio Social del Instituto Estudios para el Desarrollo de la Universidad de Sussex, Magíster en Política Social de la Universidad Javeriana.

*MILENA MONTOYA SERRANO
Coordinadora de la Unidad de Planeación, Seguimiento y Evaluación de Educapaz. Economista y magíster en Economía de la Universidad Nacional de Colombia, máster en Intervención Social en las Sociedades del Conocimiento de la Universidad Internacional de la Rioja. Amplia experiencia en gestión de proyectos de desarrollo con énfasis en políticas y estrategias para una educación inclusiva y de calidad. Se desempeñó como asesora de monitoreo y evaluación del proyecto ODS de PNUD Colombia y coordinadora del proyecto Programa de Aceleración del ODS 4 a Bogotá D.C. alianza Inter-agencial entre Unesco y PNUD Colombia.

*LAURA NOSSA TEJEIRO
Investigadora de la coordinación nacional de Educapaz. Internacionalista y Magistra en Estudios de Paz y Resolución de Conflictos de la Universidad Javeriana. Posee experiencia en el campo de la investigación social, ha trabajado con equipos multidisciplinares en la ejecución de diversos proyectos y la realización de publicaciones especializadas en temas de construcción de paz en Colombia, Ley de Víctimas y restitución de tierras, empresas y derechos humanos, y fenómenos migratorios.

FERNANDA SAFORCADA
Universidad de Buenos Aires
Universidad Nacional de San Martín
Doctora en Educación por la Universidad de Buenos Aires (UBA). Magister em Ciencias Sociales con orientación en educación y Especialista en Política Educativa por la Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO) Argentina. Licenciada en Ciencias de la Educación de la UBA. Profesora de Políticas Educativas Contemporáneas en la Universidad de Buenos Aires y de Metodología de la Investigación en la Universidad Nacional de San Martín. Investigadora e integrante del Comité Académico del Instituto de Investigaciones em Ciencias de la Educación (UBA). Forma parte del Grupo de Trabajo CLACSO “Políticas Educativas y Derecho a la Educación” y la Red Latinoamericana de Estudios sobre Trabajo Docente (RedESTRADO). Actualmente dirige el Observatorio del Derecho a la Educación en el Ministerio de Educación de la Nación. Ha sido Directora Académica de CLACSO y Coordinadora de la Red ESTRADO Argentina. Ha publicado libros y artículos sobre diversos temas de política educativa. Sus libros más recientes son “Políticas educativas y justicia social: entre lo global y lo local” y “El derecho a la educación en América Latina y el Caribe. De la garantía del derecho al cumplimiento del ODS4 en el siglo XXI: políticas, sentidos y disputas”, ambos de 2020.

GUILLERMO RIOS
Complejo Astronómico Municipal de Rosario / Argentina
Doctor en Ciencias Sociales (UNER) Magister en Ciencias Sociales (UNL) Lic. en Ciencias de la Educación (UNR). Miembro del Centro Latinoamericano de Investigación en Historia Oral y Social (CLIHOS) y de la Asociación de Historia Oral de la República Argentina (AHORA). Secretario de Cultura y Educación de la Municipalidad de Rosario (2015-2019). Actualmente se desempeña como Director Ejecutivo del Complejo Astronómico Municipal de Rosario. Se especializa en el estudio de temáticas ligadas a la historia reciente, los movimientos sociales, pedagogía urbana. Ha desarrollado una vasta experiencia en investigación así como en el terreno de la gestión cultural. Es docente de la maestría Educación, Imagen y Lenguajes contemporáneos CEI-UNR. Recientemente ha publicado el libro “Hora de abrir los ojos. El proceso de sindicalización docente en la provincia de Santa Fe, 1969-1976”.

JAQUELINE MOLL (ORGANIZADORA)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Professora. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Titular da Faculdade de Educação da UFRGS, professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da UFRGS, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Educação Integral na escola e na sociedade: sujeitos, territórios, dimensões e interfaces.

MARIA ESTER MANCEBO
Universidad de la República (Uruguay)
María Ester Mancebo. Doctora en Ciencias Humanas, opción Educación, por la Universidad Católica del Uruguay. Magister en Ciencias Sociales, opción Ciencia Política, por FLACSO Argentina. Profesora de Historia egresada del Instituto de Profesores Artigas de Uruguay. En la actualidad es Profesora Titular en Régimen de Dedicación Total en el Departamento de Ciencia Política de la Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad de la República e investigadora activa del Sistema Nacional de Investigadores de Uruguay (Nivel II). Es autora de artículos en revistas arbitradas, capítulos de libros y libros en su área de especialización, las políticas educativas. Ocupó cargos de responsabilidad en el principal organismo de gobierno de la educación uruguaya, la Administración Nacional de Educación Pública (ANEP, 1995-1999), se desempeñó en la Oficina de Montevideo de la CEPAL (1989-1995) así como en UNICEF Uruguay (2002-2004) y ha sido, en varias ocasiones, consultora de organismos internacionales como la UNESCO.

MATHEUS IVAN DA SILVA CHAGAS
Universidade Federal de Alagoas
Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas, associado da Associação de Negras e Negros da UFAL. Integrante do Grupo de Pesquisa História da Educação, Cultura e Literatura/UFAL e do Grupo de Pesquisa Juventudes, Culturas e Formação. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica durante o período de 2018 a 2021. Tem interesse pelos estudos de juventudes, currículo, relações étnico-raciais e ensino médio.

MONICA RIBEIRO DA SILVA (ORGANIZADORA)
Universidade Federal do Paraná
Possui pós-doutorado na Faculdade de Educação da UNICAMP (2017), doutorado em Educação: História, Política e Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), mestrado em Educação: Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e graduação em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP Araraquara (1989). É professora na Universidade Federal do Paraná (1994 até o presente). Atua nos cursos de formação de professores e no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado. Tem interesse no campo de pesquisa em Políticas Educacionais com ênfase para o Ensino Médio e na avaliação de políticas públicas. Coordena o Grupo de Pesquisa Observatório do Ensino Médio. Coordena a rede EMpesquisa – rede nacional de grupos de pesquisa sobre Ensino Médio. É vice-líder do Grupo de Pesquisa EMPesquisa com sede na Unicamp. É coordenadora local do Projeto PROCAD Amazônia realizado por meio de parceria entre a Universidade Federal do Pará, a Universidade Federal do Paraná e a Universidade Federal do Acre. É integrante do programa Capes PrInt UFPR. É revisora de periódicos dentre eles Educação & Sociedade, Ensaio (Fundação Cesgranrio) e Revista Brasileira de Educação. É membro do Conselho Consultivo do periódico Retratos da Escola e parecerista ad hoc das seguintes agências de fomento: Capes, CNPq e Fundação Araucária. É pesquisadora do CNPq – bolsista produtividade PQ 1D. Atualmente supervisiona 2 pesquisas de pós-doutorado, orienta 6 teses de doutorado e 2 dissertações de mestrado. É integrante do Movimento Nacional em Defesa do Ensino Médio. Foi chefe do Departamento de Planejamento e Administração Escolar (2005 a 2007). Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR (2011-2012). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação (2013 a 2016). Foi vice-coordenadora do Fórum Sul de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (outubro 2015 a março 2016). Foi coordenadora do DINTER – Doutorado Interinstitucional – realizado entre a UFPR e Universidade Federal do Acre com financiamento pela Capes (2013-2017). Coordenou a produção de materiais de formação continuada de professores do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio junto ao Ministério da Educação (2103-2014). Coordenou a XI ANPEd Sul (Reunião Científica Regional da ANPEd) realizada em Curitiba de 24 a 27 de julho de 2016.

MYRIAM SOUTHWELL
Universidad Nacional de La Plata, Argentina
Pedagoga, Doctora (PhD) por el Departamento de Gobierno de la Universidad de Essex (Inglaterra); Mágister en Ciencias Sociales con orientación en educación Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO) Argentina; Profesora y Licenciada en Ciencias de la Educación Universidad Nacional de La Plata, Argentina.
Es Investigadora Principal del CONICET y profesora titular por concurso de la cátedra de Historia de la Educación Argentina y Latinoamericana en la Universidad Nacional de La Plata (Argentina), institución en la que dirige el Doctorado en Ciencias de la Educación. Fue Secretaria Académica de FLACSO Argentina, Presidente de la Sociedad Argentina de Historia de la Educación, y autora de numerosos trabajos en temas de teoría, historia y política de la educación.
Es compiladora y autora de los libros recientes “Hacer posible la escuela. Vínculos generacionales en la Secundaria”, “Entre generaciones. Exploraciones sobre educación, instituciones y cultura” y “La escuela y lo justo: ensayos acerca de las medidas de lo posible”, “Educación de la Sensibilidad en la Argentina moderna”.

NARA VIEIRA RAMOS
Universidade Federal de Santa Maria
Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (1990). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (1997), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2004), Pós-Doutorado em Metodologias Participativas realizado na Universidade Complutense de Madri – Espanha (2012-2013). Professora Associada IV do Departamento de Fundamentos de Educação, do Centro de Educação, UFSM. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha Práticas Escolares e Políticas Públicas. Pesquisadora do grupo de pesquisa “Filosofia, Cultura e Educação” e Líder Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias, Juventudes e suas Famílias – GEPIJUF. Com experiência na área de Educação. Desenvolve pesquisa com os seguintes temas: escola aberta, juventudes, formação de professores, ensino fundamental e médio, participação, metodologias participativas, políticas públicas, crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de risco pessoal e social, Educação e Justiça Social. Membro da Rede CIMAS. Membro do Grupo de Investigación Cambio Educativo para la Justícia Social – GICE da Universidade Autônoma de Madri. Membro da Redsentipensante – América Latina e Europa.

NAYOLANDA COUTINHO LOBO AMORIM DE SOUZA
Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP/MA)
Professora e Advogada. Mestra em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e graduada em Direito pela Faculdade Estácio de São Luís/MA. Pesquisadora integrante do grupo de pesquisa Currículo, Memória e Narrativas em Educação – CNPq. Atualmente desenvolve pesquisas sobre o Novo Ensino Médio e as parcerias público-privadas no âmbito educacional. Docente da Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP) e assessora jurídica do município de Chapadinha/MA.

RAFAEL DE BRITO VIANNA
Doutor e Mestre em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Licenciado em História pela mesma instituição. Pesquisador do Grupo de Pesquisa “Currículo, Memórias e Narrativas em Educação” – (PPGEdu-UNISC/CNPq), onde trabalha com temáticas relacionadas à Educação Integral, Escola de Tempo Integral, Políticas Educacionais e Ensino Médio.

ROBERTO RAFAEL DIAS DA SILVA
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Doutor em Educação. Professor da Escola de Humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), no qual atua na linha de pesquisa “Formação de professores, currículo e práticas pedagógicas”. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Ensino Médio e Juventudes Contemporâneas – GEPCEM (Unisinos/CNPq). Atua como Editor da revista Educação UNISINOS. Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.

SERGIO MARTINIC (ORGANIZADOR)
Universidad de Aysen / Chile
Doctor em Ciencias Sociales por la Université Catholique de Louvain. Atualmente é professor associado da Universidade de Aysén. Licenciado en Antropología por la Universidad de Chile, Facultad de Ciencias Humanas. Departamento de Antropología. Titulo profesional obtenido: Antropólogo. Master en Ciencias Sociales. Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO), México. Grado obtenido: Master en Ciencias Sociales, mención Problemas Rurales Latinoamericanos. Profesor Asociado. Departamento de Ciencias Sociales y Humanidades. Universidad de Aysen.

SILVIA HELENA ANDRADE DE BRITO
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Silvia Helena Andrade de Brito é doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisadora Sênior do Programa de Pós-Graduação em Educação / Faculdade de Educação / Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Educação (2017-2019; 2019-2021).

SIMONE APARECIDA MILLIORIN
Universidade Federal do Paraná
Pedagoga no Instituto Federal do Paraná. Atuou como professora e pedagoga em escolas da Rede Municipal de Educação de Campo Largo. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná, especialização em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Neurociência para Educadores pelas Faculdades Integradas Camões e mestrado em Educação, na Linha de Pesquisa de Políticas Educacionais, pela Universidade Federal do Paraná. É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Políticas Educacionais da Universidade Federal do Paraná.
É membro do Observatório do Ensino Médio, da Universidade Federal do Paraná, que desenvolve atividades de pesquisa e extensão universitária sobre o Ensino Médio, juventude, suas relações com a escola e com o mundo do trabalho. Participa também do EM-pesquisa – Ensino Médio em Pesquisa, um grupo formado por pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação de diversas instituições brasileiras e que tem como objetivo articular investigações científicas sobre o Ensino Médio.

VALÉRIA PEREIRA MINUSSI
Universidade Federal de Santa Maria
Doutoranda em Educação na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e professora da Educação Básica, etapa da Educação Infantil no Colégio Marista Santa Maria. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação da UFSM – Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas (2015), Pedagoga pela UFSM (2019) e Bacharel em Artes Cênicas – habilitação em interpretação teatral pela UFSM (2008). É participante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias, Juventudes e suas Famílias – GEPIJUF. Tem experiência na área de Educação e Artes Cênicas com ênfase em Teatro.

VERA MARIA VIDAL PERONI
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Vera Maria Vidal Peroni é professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu/UFRGS). Doutorado em Filosofia e História da Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Participa da Rede Latino Americana e Africana de pesquisadores em privatização da educação. (Relaappe). Coordena do GPRPPE (Grupo de Pesquisa Relações entre o Público e o Privado em Educação). É líder do Diretório Grupo de Pesquisa Estado e políticas públicas de Educação Básica.

VINÍCIUS DE OLIVEIRA BEZERRA
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Vinícius de Oliveira Bezerra é historiador e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professor de História no Ensino Fundamental e Médio na cidade de Campo Grande (MS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR/Campo Grande-MS). Atualmente é Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).