ANA CAROLINA COSTA PEREIRA
Docente do curso de licenciatura em matemática da Universidade Estadual do Ceará (UECE), do Programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE. Pós-doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestra em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará.
ANA CLÁUDIA GOUVEIA DE SOUSA
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista em Leitura e Formação do Leitor pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo), graduada em Ciências Contábeis e em Pedagogia pela UFC. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Fortaleza. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES), vinculado à UECE.
ELION SOUZA SILVA
Doutor em ensino de matemática pela UFRJ, docente do IFCE Campus-Iguatu desde 2011; Participou do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Matemática, no Centre International D’Études Pedagogiques (CIEP) em Sévres-França durante abril e maio de 2013. Atua na área de ensino de matemática com ênfase em formação de professores que ensinam matemática na educação básica.
GABRIEL LINHARES DE SOUSA
Mestrando em Educação e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Membro do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino - MAES/UECE. Foi bolsista de Iniciação Científica por três anos consecutivos. Áreas de interesse e pesquisa: Educação; Educação Infantil; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Formação de Professores(as); Aprendizagem Discente; Matemática e Educação Estatística.
GEORGYANA GOMES CIDRÃO
Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Mestra em Ensino de Matemática pelo programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM).
GLESSIANE COELI FREITAS BATISTA PRATA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2005); Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2012); Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Ceará (2019) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2009). Atualmente é Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora da Rede Municipal de Fortaleza, Atua nos anos iniciais ministrando as disciplinas de Matemática e Ciências. Atua principalmente, nos seguinte temas: Formação docente e Ensino da Matemática. Integrante do grupo de pesquisa Tecendo redes cognitivas de Aprendizagens.
ISABELLE COELHO DA SILVA
Doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É mestra em Ensino de Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, com período sanduíche na Universidade de Pittsburgh. É membro do Grupo de pesquisa História e Epistemologia na Educação Matemática (PUC-SP), do Grupo de Pesquisa em Educação e História Matemática (UECE) e da Diretoria da Regional do Ceará da SBEM.
ITALÂNDIA FERREIRA DE AZEVEDO
Mestra em Ensino de Matemática pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE). Especialista em Ensino de Matemática (UVA) e Especialista em Gestão Pedagógica da Escola Básica (UECE). Tem licenciatura em Matemática (UVA). Professora efetiva da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará na EEEP Joaquim Moreira de Sousa.
JOELMA NOGUEIRA DOS SANTOS
Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). É graduada em Licenciatura em Ciências com habilitação Plena em Matemática (UECE), Especialista em Ensino de Matemática (UECE), especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública (UFJF), mestra em Ensino de Ciências e Matemática (UFC), doutora em Educação (UFC) e Diretora Geral da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional do Ceará – SBEM-CE (2019 – 2021).
JOSÉ ERISON MATIAS OLIVEIRA
Licenciando em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), no campus da Faculdade de Educação de Itapipoca. Integrante do Núcleo de Estudos de Didática, Interação e Metodologias de Pesquisa em Educação (NEDIMPE), projeto de extensão.
LARISSA ELFISIA DE LIMA SANTANA
Doutora em Psicologia Cognitiva (UFPE). Mestre em Educação e Graduada em Pedagogia (UECE). Docente da Universidade Estadual do Ceará, e Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Estudos Matemática e Prática Docente (GPEMPD/ UECE). Pesquisadora colaboradora no Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES/ UECE) e do Núcleo de Psicologia da Educação Matemática (NUPPEM/UFPE).
LUIZA SANTOS PONTELLO
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Licenciada em Matemática pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Professora de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), atuando na formação profissional de nível médio e na Licenciatura em Matemática.
MARCELO ALMEIDA BAIRRAL
Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Licenciado (1990) e especialista (1992) em Matemática pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1996), doutor em Educação Matemática pela Universidade de Barcelona (2002) e pós-doutor em Educação Matemática pela Rutgers University (Newark, EUA, 2007) e pela Universidade de Turin (Itália, 2012). Presidente da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática, gestão jul./2019-jul./2022).
MARCILIA CHAGAS BARRETO
Estágio Pós-Doutoral na Université du Québec à Chicoutimi (UQAC), no Canadá, doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestra em Estudos Pós-Graduados em Supervisão e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Docente da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES) da UECE.
MARIA CAMILA DE MOURA ALMEIDA
Licencianda em pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), no campus da Faculdade de Educação de Itapipoca. Integrante do programa institucional Residência Pedagógica CAPES/UECE.
MARIA JOSÉ COSTA DOS SANTOS
Professora da disciplina de Ensino de Matemática no Curso de Pedagogia (FACED/UFC). Coordenadora do Mestrado profissional em ensino de Ciências e Matemática – (ENCIMA/UFC), período 2021-2023. Coordenadora da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino (LECE/PPGE), Coordenadora do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP/COIDEA/EDIEIA), Coordenadora PIBID. É líder do Grupo de Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem – (G-TERCOA/CNPq).
MARIA JOSÉ ARAÚJO SOUZA
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Metodologia da Pesquisa Social (UVA) e Informática na Educação (UFC). Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professora do Curso de Licenciatura em Matemática da UVA. Áreas de atuação: Metodologias de Ensino e Sequência FEDATHI, Tecnologias Digitais na Educação e Educação à Distância.
MARIA LAURA MAGALHÃES GOMES
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Licenciada e Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora titular aposentada do Departamento de Matemática da UFMG. Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG. Editora Associada do Bolema (Boletim de Educação Matemática). Bolsista de Produtividade do CNPq.
RENATA TEÓFILO DE SOUSA
Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE) campus Fortaleza. Especialista em Ensino de Matemática (UVA), Qualificação em Ensino de Matemática no Estado do Ceará (UFC). Pós-graduada em Didática e Metodologias Ativas na aprendizagem e MBA em Gestão Escolar (UniAmérica). Professora efetiva da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará na EEEP Professora Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales.
SUZIÊ MARIA DE ALBUQUERQUE
Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (IFCE), possui graduação em matemática pela Universidade Estadual do Ceará. É professora efetiva de matemática da Secretaria da Educação do Estado do Ceará e faz parte da Diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática da Regional CE (2019-2022).