Capa do livro: SOCIOGÊNESE DA PROFISSIONALIZAÇÃO E O SER DOCENTE SEMIARIDENSE <br>Coleção Profissionalização Docente em Territórios Semiáridos<br> Volume 1

SOCIOGÊNESE DA PROFISSIONALIZAÇÃO E O SER DOCENTE SEMIARIDENSE
Coleção Profissionalização Docente em Territórios Semiáridos
Volume 1

Autores: Josenilton Nunes Vieira - Américo Junior Nunes da Silva (Orgs.)

A presente obra reúne experiências reflexivas, vivenciadas e sistematizadas a respeito da profissionalização, destacando o seu caráter sócio-histórico, bem como as condições de existência contemporânea do ser docente. A princípio toma como ponto de partida e referência os conceitos de profissão desenvolvidos no âmbito da sociologia clássica das profissões, do interacionismo simbólico e do materialismo histórico dialético. As reflexões sobre as práticas buscam desvelar num diálogo com as teorias, as tensões, as contradições, as construções heurísticas e as identidades docentes construídas socialmente nos processos interativos de socialização. Trata-se de uma produção acadêmica que oferece ao leitor uma compreensão sobre importantes aspectos da cultura escolar, intimamente relacionada à gênese da profissão docente, por abordar problemas imersos num campo de interesses contraditórios, históricos, políticos, econômicos e culturais nos espaços de formação inicial e continuada, no exercício da prática educativa, na relação com os conhecimentos e saberes, nas lutas coletivas por direitos profissionais. A leitura dessa obra é uma oportunidade de interagir e dialogar com modos de conhecer, de fazer, de conviver e de ser docente no contexto semiárido nordestino.

Impresso
de R$ 81,12 por
R$ 62,40
Digital
de R$ 81,12 por
R$ 56,78

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1288-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-1289-3
DOI: 10.24824/978652511288.6
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 216
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

SOCIOGÊNESE DA PROFISSIONALIZAÇÃO E O SER DOCENTE SEMIARIDENSE <br>Coleção Profissionalização Docente em Territórios Semiáridos<br> Volume 1
AFONSO RODRIGUES FRANÇA LEITÃO
Graduado em História pela Universidade de Pernambuco (2012); pós-graduado (especialização) em História do Brasil pela Faculdade de Educação Montenegro; Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – UNEB. Atuou como estagiário docente no curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus III, Juazeiro. Participou na condição de aluno convidado na disciplina “Sociogênese da Profissionalização Docente”, pelo Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – UNEB e atua como professor contratado em Instituições de Ensino Superior particulares localizadas no Vale do São Francisco.

AMÉRICO JUNIOR NUNES DA SILVA
Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb – Campus VII) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA (Uneb – Campus III). Atualmente coordena o Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) do Departamento de Educação da Uneb (DEDC7). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (IESCFAC), Especialista em Educação Matemática e Licenciado em Matemática pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (CESVASF). Foi professor e diretor escolar na Educação Básica. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Campus IX da Uneb. Foi coordenador adjunto, no estado da Bahia, dos programas Pró-Letramento e PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Participou, como formador, do PNAIC/UFSCar, ocorrido no Estado de São Paulo. Pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática, Ludicidade e Narrativas. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/UFSCar), na condição de pesquisador, o Grupo Educação, Desenvolvimento e Profissionalização do Educador (CNPq/PPGESA-Uneb), na condição de vice-líder e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/LEPEM-Uneb) na condição de líder. É editor-chefe da Revista Baiana de Educação Matemática (RBEM) e da Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão; e coordenador do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática (ELEM).

CÍCERA JUSSIMARA DA SILVA OLIVEIRA
Mestra em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA, do Departamento de Ciências Humanas – DCH III, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Graduada em Pedagogia pela mesma universidade. Especialista em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias, pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF. Trabalhou na AST – Consultoria e na Editora FTD na Casa de Atendimento ao Professor de Petrolina-PE. Trabalhou como Coordenadora Pedagógica no Programa de Alfabetização de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas – Chapéu de Palha da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco – SEEP. Trabalhou na Educação Especial – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE – Petrolina. Lecionou na Rede Municipal de Ensino de Juazeiro – BA, e na Rede Municipal de Ensino de Petrolina – PE, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I, na Educação de Jovens e Adultos. Lecionou a Disciplina de Organização do Trabalho Pedagógico no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/ DCH III, durante atividade de Tirocínio Docente. Lecionou a Disciplina de Organização e Coordenação do Trabalho Pedagógico em Espaços Não Escolares em três turmas, lecionou a disciplina de Didática Geral, ambas no Curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação Superior de Pernambuco – FACESP, além da disciplina de Novos Caminhos para o Profissional de Educação na Especialização em Alfabetização e Letramento na mesma instituição. Lecionou a disciplina de Currículo e Programas, a disciplina de Educação e Movimentos Sociais, no Curso de Pedagogia do Centro Universitário – UNINTA. Lecionou a disciplina de Avaliação da Aprendizagem: contexto, história e perspectivas, e a disciplina de Docência no Ensino Superior, no Curso de Especialização em LIBRAS com ênfase em Psicopedagogia, ofertado pela Faculdade Metropolitana. Lecionou a disciplina de Educação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação, Lecionou a Disciplina de Educação do Campo, ambas no curso de Pedagogia da Faculdade Domus Sapiens – FDS, onde atualmente leciona a disciplina de Estágio Supervisionado na Educação Infantil. É membro dos Grupos de Pesquisa: Educação, Desenvolvimento e Profissionalização do Educador – EDPE, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/ DCHIII/ PPGESA, e do grupo, Informação para Inovação, Sustentabilidade e Monitoramento – INSUMO, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT. É membro da Liga acadêmica: Thanátous – onde realizamos estudos e pesquisas a cerca dos fenômenos da morte e do suicídio.

CRISTOCARMEN RABÊLO SANTANA
Especialista em Educação, Cultura e Contextualidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Exerce a profissão de docente há vinte sete anos e atualmente desempenha função de professora na Educação Básica nas séries iniciais com turma da Educação de Jovens e Adultos, na Escola Municipal Judite Leal Costa, situada no Município de Juazeiro-BA.
?
EDJANE CARNEIRO
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Integrada da Vitória de Santo Antão (2010).

ELENICE PEREIRA DOS SANTOS
Mestra em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – Universidade do Estado da Bahia – UNEB (2019). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB (2013). Atuou como Prestadora de Serviços através do Programa Nacional de Formação de Professores – PARFOR (2015). Lecionou na Rede Municipal de Ensino de Juazeiro – Bahia como professora das Séries Iniciais do Ensino Fundamental I. Exerceu a função de secretária da Câmara de Pós Graduação na Universidade do Estado da Bahia – UNEB (2017). Atualmente é Servidora Pública na Universidade do Estado da Bahia desde o ano de 2019.

INGRID TORRES BARBOSA
Natural de Petrolina/PE, é Licenciada em Música pelo IF-Sertão PE/CP, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA (UNEB/BA) e Pós-Graduanda em Musicoterapia pela CENSUPEG. Professora do curso de Licenciatura em Música pelo IF-Sertão PE/CP, desde nov. 2020. Desde 2016 é Professora de Música e regente do coro Novos Talentos da Fundação Nilo Coelho. Atualmente é Orientadora Vocal do Projeto teatral Drama Club da Cultura Inglesa em Petrolina, preparando o vocal de musicais como: Les Miserables e Matilda, apresentado na cidade de Petrolina-PE, entre 2017 e 2019. Participou da Orquestra do IF Sertão-PE, Orquestra Sinfônica do Sertão – Opus 68, como cellista e cantora, no período de 2012 a 2017. Foi atriz das cias 1° Ato (Juazeiro) e Cia Talentos (Petrolina). Professora de canto da Escola de música Mosaico (2017-2019).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Musical, Canto Coral e Técnica Vocal. Participou do PIBID/Música entre 2014 a 2017 como bolsista da CAPES. Em 2016 iniciou estudos direcionados ao Canto Erudito, apresentando ainda em 2016 um Recital de Voz e Piano, intitulado: A Voz da Tela, com a direção geral de Alan Barbosa e direção cenográfica de Edneide Torres. A soprano interpretou, acompanhada pelos pianistas: Raquel Alves e Glênio Vilas Boas, árias de Óperas de grandes compositores como: Georges Bizet; Habanera (Ópera Carmen), Giacomo Puccini; O mio babbino caro (Ópera Gianni Schicchi), Wolfgang Amadeus Mozart; Batti batti o bel Masetto (Ópera Don Giovanni). O lied Die Forelle, do compositor Schubert e a Aria (Cantinela) da Bachiana Brasileira Nº 5 do grande compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. Em 2017 participou como cantora do Recital de Flauta Doce em Pauta da Instrumentista e Musicóloga francesa Laurence Pottier e a Dra. em Música Daniele Cruz, interpretando a canção Carinhoso do compositor Pixinguinha.

JORGE LUIZ PRUDENCIO DUTRA
Graduando em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, campus VII Senhor do Bonfim – Bahia. Monitor voluntário dos Projetos de Pesquisa e Extensão “Geometria na Licenciatura: Proposta de Interdisciplinaridade” e “Matemática na Educação Básica: Materiais Didáticos Manipulativos”. Tem experiência no ensino de Matemática e Física para o Ensino Fundamental e Médio.

JOSENILTON NUNES VIEIRA
Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1993), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2002), Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). É professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia, lotado no Departamento de Ciências Humanas III – Juazeiro – BA, instituição na qual atua no curso de graduação em pedagogia, cursos de especialização e no Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiárido – PPGESA (mestrado). É também professor titular da Autarquia Educacional do Vale do São Francisco / Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – AEVSF/ FACAPE. Exerce atividades ligadas ao ensino, à pesquisa e a extensão universitária, concentrando-se em temáticas relacionadas à gestão educacional, avaliação da aprendizagem e institucional, formação e profissionalização docente, estágio, práticas pedagógicas e movimentos sociais e sindical docente. No âmbito da UNEB assume, atualmente, as funções docentes como professor, pesquisador, Coordenador do PPGESA e Coordenador da Comissão Setorial de Avaliação do Departamento de Ciências Humanas, Campus III – DCH III / UNEB. No âmbito da FACAPE assume as funções de professor, pesquisador e Presidente da Comissão Própria de Avaliação – CPA / FACAPE.

LAÍSE DE SOUZA NASCIMENTO
Mestranda em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA pela a Universidade do Estado da Bahia, Campus III, Juazeiro; Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VII – Senhor do Bonfim; Especialização em Educação Infantil e Ludopedagogia pela a Universidade Cândido Mendes/ Instituto Pró Saber; Pós-graduanda em Educação de Jovens e Adulto pela a Universidade Cândido Mendes. Tem experiência em Educação do Campo, Currículo e Educação Infantil, onde tem ministrado cursos e oficinas na Área.
?
LUANA MAYARA DE SOUZA BRANDÃO
Graduada em Direito pela Universidade Tiradentes (UNIT). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Fiz iniciação científica durante a graduação, no qual fui bolsista no Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC) da Universidade Tiradentes (UNIT), com o projeto intitulado O Uso Pedagógico do Dinheiro Público: Controle do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe na Melhoria da Aplicação dos Recursos Públicos na Educação (2014-2015). Fui bolsista no projeto de extensão Conduta Consciente pela Universidade Tiradentes.

PATRÍCIA LOPES JACINTO MENDES
Possui Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Strictu Senso Formação de Professores e Prática Interdisciplinares- PPGFPPI – UPE (2018). Graduada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (2011), possui Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro pela UNEB (2014). Atuou como coordenadora pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro-BA (2014 a 2018 e 2020), atualmente está como Professora da Educação Básica e Ensino Superior. E. Tem experiência na área de Educação presencial e em EaD, bem como ministrando oficinas para Formação de Professores. Discute principalmente os seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos, Educação em Prisões, Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educacionais, Formação de Professores.

RITA CRISTINA NOVAIS RIOS
Professora do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA da UNEB, campus III. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (1995) e especialista em Educação Básica de Jovens e Adultos (UNEB). Exerce atividade na educação básica como Coordenadora Pedagógica no Colégio Estadual Américo Tanuri. Atua nas áreas de estágio supervisionado, alfabetização de adultos, currículo e organização do trabalho pedagógico.

ROSILDA CARVALHO DOS SANTOS
Especialista pela Universidade da Madeira em Inovação Pedagógica – aguardando certificado, Especialização em Psicopedagogia, Especialista em Gestão Educacional; Experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e gestão escolar; graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1997); Docente da Rede Estadual de Pernambuco; Professora convidada de Instituto de Ensino Superior; Professora da Rede Municipal de Educação de Juazeiro/BA; Presidente do Conselho Municipal de Educação de Juazeiro BA. Extremamente curiosa aos assuntos relacionados à Educação Brasileira.

TAINÁ CHRISTINE DA CONCEIÇÃO PEIXOTO
Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI), Universidade de Pernambuco – campus Petrolina. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco – campus Recife. Atualmente é integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Desenvolvimento e Profissionalização do Educador (UNEB/Juazeiro) e do Núcleo de Estudos Afrobrasileiro e Indiodescendente (NEABi/IFMA- São João dos Patos). Tem experiência na área de Educação, com atuação na Educação do Campo, nas séries iniciais do Ensino Fundamental e nos cursos de Formação de Professores, no Ensino Superior. Pesquisa os seguintes temas: Movimentos sociais; Políticas educacionais; Formação Política de Professores; Relações Étnicas e Raciais; Povos Tradicionais.