Capa do livro: ENSINO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: <br>processos formativos e educativos em foco

ENSINO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA:
processos formativos e educativos em foco

Autores: João Ricardo Neves da Silva - Eliane Matesco Cristovão - Mariana Feiteiro Cavalari (Orgs.)

O conteúdo deste livro se destina principalmente a pesquisadores e pesquisadoras, mas também àqueles que desejam conhecer processos reais de formação de professores, que ocorrem tanto no espaço dos cursos de licenciatura quanto em práticas pensadas e implementadas em escolas públicas. Assim, esperamos que as pesquisas e conclusões aqui relatadas sejam compreendidas pelos leitores como um conjunto de estratégias estudadas e avaliadas para contribuir com os processos que formam professores de ciências e matemática no Brasil.



Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2495-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-2491-9
DOI: 10.24824/978652512495.7
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 144
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ENSINO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: <br>processos formativos e educativos em foco
JOÃO RICARDO NEVES DA SILVA
Professor Adjunto do Instituto de Física e Química (IFQ) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente) (2008), mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2010) e Doutorado em Educação para a Ciência pela FC/UNESP – Campus de Bauru. Atua em Ensino, Pesquisa e Extensão na área de Ensino de Ciências/Ensino de Física, principalmente nos seguintes temas: Formação inicial e continuada de professores de Física, Conhecimentos especializados de professores de Física e Matemática, Interação entre do-centes e Formação de Grupos de Professores, Teoria da Ação Comunica-tiva na formação de professores. Atua como professor permanente (ori-entador de mestrado) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências do IFQ/UNIFEI

ELIANE MATESCO CRISTOVÃO
Professora Adjunta no Instituto de Matemática e Computação da Uni-versidade Federal de Itajubá, onde atua como docente no Curso de Li-cenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educa-ção em Ciências. Integrante do GT7 da Sociedade Brasileira de Educa-ção Matemática, membro do Grupo de Pesquisa em Práticas Formativas e Educativas em Ciências e Matemática e do Grupo de Estudos Inter-disciplinares e Formação de Professores, voltado para extensão. Tem atuado, desde 2014, como Coordenadora do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência e/ou do Programa Residência Pedagógica. Doutora em Educação (2015), Mestre em Educação Matemática (2007), Especia-lista (1997) e licenciada em Matemática (1995), todos pela Unicamp. Atuou por 20 anos como professora de Matemática na educação básica e se dedica à formação inicial e continuada de professores de Matemática desde 2005. Seus temas de interesse/pesquisa são: aprendizagem docen-te, conhecimento profissional do professor, práticas de letramento, prá-ticas interdisciplinares, práticas inclusivas, práticas investigativas e cola-borativas.

MARIANA FEITEIRO CAVALARI

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2004, mestre em Educação Matemática pela Universida-de Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Câmpus Rio Claro em 2007 e doutora em Educação Matemática pela mesma instituição em 2012. Realizou uma pesquisa, na condição de Affiliate Academic, no Institute of Education da University College London (IOE-UCL) por uma ano (03/2018-02/2019). Foi professora de Matemática em escolas da Educação Básica no Estado de São Paulo e desde 2009, é professora da Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI. Atuando no Instituto de Ma-temática e Computação desta instituição, leciona, sobretudo, as disciplinas de Prática de Ensino de Matemática, Estágio Supervisionado e História da Matemática. É membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências desta instituição. Suas áreas de pesquisa são: História da Matemática; História das Mulheres e Gênero na Matemática e; articulações entre História da Matemática e Educação Ma-temática.