Capa do livro: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DIDÁTICA E PRÁXIS PEDAGÓGICA: <br>entrelaçando saberes

FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DIDÁTICA E PRÁXIS PEDAGÓGICA:
entrelaçando saberes

Autores: Maria Marina Dias Cavalcante - Pedro Jônatas da Silva Chaves - Maria Julieta Fai Serpa e Sales - Maria Márcia Melo de Castro Martins (Orgs.)

A reflexão sobre Formação de Professores, Didática e Práxis Pedagógica é o foco desta coletânea mediante produções acadêmicas de pesquisadores e estudantes vinculados ao Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica – GDESB, da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Visando contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da Educação Básica e Superior, os vários autores fornecem elementos para a compreensão do fenômeno educacional, especialmente das problemáticas atuais do campo da formação e do trabalho docente, considerando as transformações sociais, históricas, políticas e econômicas que vêm ocorrendo no mundo nos últimos anos.
Nesse campo de discussão, a obra é um convite à reflexão e à produção de novos conhecimentos sobre a profissão docente, desenvolvimento profissional, formação continuada, gestão escolar, didática, saberes profissionais, dentre outros temas que envolvem a educação, tendo como base um referencial teórico-metodológico crítico.
Trata-se, portanto, de uma coletânea de artigos que busca entender a complexidade da docência em seus diferentes contextos, apontando novos caminhos para os estudos e práticas sobre formação de professores.

Isabel Magda Said Pierre Carneiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), Campus de Maracanaú



Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2141-3
DOI: 10.24824/978652512141.3
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 314
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DIDÁTICA E PRÁXIS PEDAGÓGICA: <br>entrelaçando saberes
ACÁSSIO PAIVA RODRIGUES
Mestrando em Educação em Ciências e Matemática na Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Ensino de Ciências na Faculdade Futura. Licenciado em Química na Universidade Estadual Vale do Acaraú.

ANA PAULA DOS SANTOS REINALDO VERDE
Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Mestra em História Ensino e Narrativas pela Universidade Estadual do Maranhão e em Inovação Pedagógica pela Universidade da Madeira Portugal. Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Internacional de Curitiba e em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual do Maranhão. Licenciada em História e em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão.

CARLOS HENRIQUE DE SOUSA BARBOSA
Licenciado em Pedagogia pela UniAteneu.

ELCIMAR SIMÃO MARTINS
Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Especialista em Ensino de Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará e em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará. Licenciado em Letras com Habilitação nas Línguas Portuguesa e Espanhola e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará. Pedagogo pela Universidade Metodista de São Paulo.

EMANUELLE OLIVEIRA DA FONSECA MATOS
Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará.

FLÁVIA AGUIAR CABRAL FURTADO PINTO
Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Mestra em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário pela PUC-Minas, em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela UNIDERP e em Formação de Formadores pela Universidade Estadual do Ceará. Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza.

FRANCINALDA MACHADO STASCXAK
Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Especialista em Formação de Formadores pela Universidade Estadual do Ceará e em Gestão e Coordenação Escolar pelo Centro Universitário 7 de Setembro. Licenciada em Português e Inglês pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

FRANCISCO DAS CHAGAS RODRIGUES DE OLIVEIRA
Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina, em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Atendimento Educacional Especializado – AEE pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido de Mossoró. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

FRANCISCO IGOR ALVES RODRIGUES
Licenciado em Química na Universidade Estadual Vale do Acaraú. Especialista em Metodologia do Ensino de Química na Faculdade Venda Nova do Imigrante.

FRANCISCO JEOVANE DO NASCIMENTO
Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade do Oeste Paulista e em Gestão Escolar pela Universidade Cruzeiro do Sul. Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

FRANCY SOUSA RABELO
Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Especialista em Metodologia do Ensino Superior e licenciada em Pedagogia, ambas pela Universidade Federal do Maranhão.

ISABEL MAGDA SAID PIERRE CARNEIRO
Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará.

IVO BATISTA CONDE
Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Estadual do Ceará. Graduado em Ciências Biológicas pela UECE nas modalidades de Licenciatura e Bacharelado e licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

JOSÉ PEDRO GUIMARÃES DA SILVA
Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco.

JULIANA SILVA SANTANA
Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual do Ceará. Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará e licenciada em Pedagogia pela Faculdade Plus.

KLEYANE MORAIS VERAS
Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Especialista no Ensino de Química pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa e em Química pela Universidade Estadual do Ceará.

LEANDRA FERNANDES DO NASCIMENTO
Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual do Ceará. Possui graduação Tecnológica em Gestão Desportiva e do Lazer pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará e em Arte-Educação pelo Centro Universitário da Grande Fortaleza.

LIÉRGINA PEDROSA ALVES E SILVA
Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Especialista em Neurociência Aplicada em Educação pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores, em Formação de Formadores e em Psicopedagogia pela Universidade Estadual do Ceará e licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará.

LIVIA CAVALCANTE VIEIRA
Mestra em Educação pela Universidade Estudual do Ceará (PPGE/UECE). Especialista em Formação de Formadores pela Universidade Estadual do Ceará. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Fortaleza.

LUCIANA RODRIGUES LEITE
Doutoranda e Mestra em Educação na Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Licenciada em Química na Faculdade de Educação de Crateús.

MARIA JULIETA FAI SERPA E SALES (ORG.)
Mestra em Educação na Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Especialista em Psicopedagogia clínica, institucional e hospitalar pelo Centro Universitário Christus. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará.

MARIA LEANI DANTAS FREITAS
Mestre em Educação na Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Christus. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará.

MARIA MÁRCIA MELO DE CASTRO MARTINS (ORG.)
Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará e em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Ensino de Biologia pela Faculdade Farias Brito e em Formação de Formadores pela Universidade Estadual do Ceará. Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará.

MARIA MARINA DIAS CAVALCANTE (ORG.)
Pós-Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutora e Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Líder do Grupo de Pesquisas Docência no Ensino Superior e na Educação Básica – GDESB.

MARIA SOCORRO LUCENA LIMA
Pós-Doutora e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Letras (1971) e em Pedagogia (1978) pela Universidade Regional do Cariri.

MARIA VIRGINIA TAVARES CRUZ
Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba. Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Ceará, em Gestão dos serviços de saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará e em Educação Continuada e a Distância pela Universidade de Brasília. É graduada em Enfermagem e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará.

MARIANA CUNHA CASTRO
Mestranda em Educação na Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará.

NAJLA ALMEIDA MARQUES PEREIRA
Mestranda em Educação na Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará.

NÍVEA DA SILVA PEREIRA
Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Especialista em Formação de Formadores pela Universidade Estadual do Ceará. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará.

PEDRO JÔNATAS DA SILVA CHAVES (ORG.)
Mestre em Educação na Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante do GDESB – Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (PPGE-UECE). Membro da ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.

REGIANE RODRIGUES ARAÚJO
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Especialista em Formação de Professores para o Ensino Superior e Educação Continuada pela Faculdade de Juazeiro do Norte. Licenciada em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará e em Pedagogia pela Faculdade Estácio de Sá.

ROSANI DE LIMA DOMICIANO
Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Especialista em Psicopedagogia pelas Faculdades Integradas de Patos. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri.

SILVIA HELENA LIMA MONTEIRO
Mestra em Educação na Universidade Federal do Ceará. Especialista em Metodologia da Pesquisa em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Técnica em Química pela Escola Técnica Federal do Ceará. Licenciada em Química pela Universidade Federal do Ceará.

SOLANGE MARIA SANTOS CASTRO
Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Especialista em Formação de Formadores pela Universidade Estadual do Ceará. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará.

TEREZA CRISTINA LIMA BARBOSA
Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Especialista em Psicopedagogia Clínico Institucional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e em Formação de Formadores pela Universidade Estadual do Ceará. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará.

THAÍS DE SOUSA FLORÊNCIO
Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Montenegro. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

TIAGO DOS SANTOS-NASCIMENTO
Doutor em Biotecnologia pelo Programa de Doutorado em Biotecnologia – Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio). Mestre em Ciências Fisiológicas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas da Universidade Estadual do Ceará. Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará.