Capa do livro: METODOLOGIA E FERRAMENTAS DA HISTÓRIA ENSINADA<br><br> Coleção: Aprender História – volume 2

METODOLOGIA E FERRAMENTAS DA HISTÓRIA ENSINADA

Coleção: Aprender História – volume 2

Autores: Alexandre Guilherme da Cruz Alves Junior - Antonio Carlos Sardinha - Marcos Vinícius de Freitas Reis (Orgs.)

A atuação do professor de História é desafiada por mudanças curriculares, disputas em torno da legitimidade da narrativa histórica e da constituição da memória envolvendo sujeitos situados em diferentes níveis de poder. Observar os processos de ensino-aprendizagem nesse contexto é considerar a forma como são instituídos e produzidos os ambientes e estratégias (alternativas) de ensino. A questão é, como permitir a circulação de conhecimentos e saberes capazes de democratizar o ensino da História, como campo em disputa permanente no espaço da educação formal. As contribuições da obra acompanham a preocupação em problematizar estratégias inovadoras que possibilitem a produção e difusão de narrativas e saberes históricos, no uso criativo de linguagens e dispositivos apropriados a partir da ação crítica docente.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2219-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-2216-8
DOI: 10.24824/978652512219.9
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 162
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

METODOLOGIA E FERRAMENTAS DA HISTÓRIA ENSINADA<br><br> Coleção: Aprender História – volume 2
ALEXANDRE GUILHERME DA CRUZ ALVES JUNIOR
É doutor em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF). É professor de História da América da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e integra o corpo docente permanente do Mestrado em História Social da Universidade Federal do Amapá (PPGH - Unifap) e do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal do Amapá (PROFHISTÓRIA - Unifap). Integra o Grupo de Pesquisa História das Direitas e do Autoritarismo e é líder do Grupo de Pesquisa Rede de Estudos de História dos Estados Unidos.

ANTONIO CARLOS SARDINHA
É professor-adjunto da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal do Amapá (ProfHistória/Unifap), na linha de Pesquisa Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão. Integra como líder o Grupo de Pesquisa “Estudos Interdisciplinares em Cultura e Políticas Públicas” (CNPq/Unifap).

MARCOS VINÍCIUS DE FREITAS REIS
É doutor em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Curso de Mestrado Acadêmico em História Social da Universidade Federal do Amapá (Unifap). É docente do Mestrado Profissional em História da Universidade do Estado do Maranhão (UEMA), do Curso de Especialização em Gestão Escolar da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), do Curso de Especialização Estudos Culturais e Políticas Públicas da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Líder do Centro de Estudos de Religião, Religiosidades e Políticas Públicas (CEPRES). É filiado a Associação Nacional de Historiadores Sessão Amapá (ANPUH AP).