Capa do livro: POLÍTICA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:<br>entre disputas, normatividade e controle

POLÍTICA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
entre disputas, normatividade e controle

Autores: Denise de Souza Destro

Este livro, fruto de minha tese de doutorado, versa sobre o processo de construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Física Escolar, que ocorreu de 2015 a 2018. Entre disputas, normatividades e controle, os currículos escolares fazem parte de um emaranhado de processos político-discursivos, os quais apresentam diferentes demandas a fim de estabilizarem e hegemonizarem discursos acerca do que são saberes necessários e essenciais que estudantes devem ter acesso no ambiente escolar. Por mais que a BNCC, como uma política de centralidade curricular, tente fixar sentidos e significações à Educação Física na escola, ela propicia diferentes leituras e interpretações inerentes ao próprio campo da discursividade. As identificações e interpretações realizadas por mim nesse exercício, enquanto pesquisadora e professora da Educação Básica e do Ensino Superior, reforçam a compreensão de que as políticas curriculares são processos políticos e discursivos marcados pela textualidade e de que, por mais que se tente fechar a significação acerca da Educação Física Escolar, isso é da ordem do impossível, pois proporciona o adiamento incessante da significação. Assim, convido você a essa leitura para pensarmos os ordenamentos políticos da BNCC para a Educação Física Escolar que sempre serão provisórios e contingentes.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2162-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-2160-4
DOI: 10.24824/978652512162.8
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 186
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

POLÍTICA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:<br>entre disputas, normatividade e controle
DENISE DE SOUZA DESTRO
É Doutora e Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ) e Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG. É professora de Educação Física na Educação Básica e de cursos de Licenciatura/Graduação em Educação Física. Integrante do Grupo Interinstitucional de Estudos em Educação Física. Associada à Associação Brasileira de Currículo (ABdC) e à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). É uma das organizadoras do livro “Educação Física e Diferença: perspectivas e diálogos” (Editora CRV – 2021) e publicou artigos versando sobre Educação em revistas, como Currículo Sem Fronteiras e Roteiro. Áreas de atuação: Educação Física Escolar; Educação; Currículos; Teoria do Discurso.