Capa do livro: EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E ISOLAMENTO SOCIAL: <br>o repensar educativo e os reflexos do ensino remoto

EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E ISOLAMENTO SOCIAL:
o repensar educativo e os reflexos do ensino remoto

Autores: Jamile Santinello - Eliziane de Fátima Alvaristo - João Francisco dos Santos Satil (Orgs.)

A obra Educação, Tecnologia e Isolamento Social: o repensar educativo e os reflexos do ensino remoto apresenta artigos científicos, fruto dos debates ocorridos durante os encontros do Grupo de Estudos em Educação a Distância e Tecnologias Digitais – GEEaDTD, em parceria com o Laboratório de Estudos em Comunicação, Educação e Tecnologias – LECET vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, nível Mestrado e Doutorado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – Unicentro. Conta com autores convidados, que discutem sobre a educação e as tecnologias digitais no contexto do isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus (covid-19).

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2594-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-2590-9
DOI: 10.24824/978652512594.7
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 122
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E ISOLAMENTO SOCIAL: <br>o repensar educativo e os reflexos do ensino remoto
ANDRIELI DAL PIZZOL
Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICEN-TRO); Especialista em Docência na Educação Superior pela Universidade Estadu-al de Londrina (UEL); Psicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusi-va pela Faculdade São Braz. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Participa do GETEC – Grupo de Es-tudos e Pesquisas em tecnologia, Educação e Cultura e do GEPEDIN – Grupo de Estudos em Educação Infantil, ambos na UNICENTRO. Realiza pesquisas nas áreas de Tecnologia na Educação, mídias educacionais, EaD, formação de profes-sores na Educação Infantil e Anos Iniciais; políticas educacionais como também na área de história da educação. Atualmente é professora colaboradora no curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

CIBELE KRAUSE LEMKE
Graduada em Letras – habilitação em Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola pela Universidade Federal de Pelotas (2000); Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (2004) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010). Em 2008 e 2009 realizou doutorado san-duíche na Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha, com bolsa do Banco Santander/USP. No ano de 2019, realizou Pós-Doutorado na Universidade de Southampton, Inglaterra, sendo Bolsista PDE – CNPq. É Professora Associada A da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO. Lidera o grupo de pesquisa Língua, Imigração e Identidade e atua na linha de pesquisa Ensino e aprendizagem de línguas em contextos linguisticamente complexos. Participa do Grupo de Pesquisa NaLíngua (Unesp), com especial interesse em questões de bilinguismo/multilinguismo na região sul do Brasil É docente do Curso de Letras, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICENTRO (PPGE). Entre 2020 e 2021, assumiu a vice coordenação do PPGE. É Coordenadora Institucional do Escritório de Rela-ções Internacionais da Unicentro. Foi presidente da Associação de Professores de Espanhol do Paraná (APEEPR) – 2013-2014. É membro da ALFAL (Asociación de Linguística y Filología de América Latina) e da ABRALIN (Associação Brasi-leira de Linguística). Foi Vice-Diretora do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes – SEHLA/ I (2010 – 2018). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, atuando nos seguintes temas: pesquisa em contextos multi-língues, políticas linguísticas, formação de professores de línguas e práticas peda-gógicas.

CLARICE FABIANO COSTA PALAVISSINI
Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM). Graduada em Letras Libras Bacharelado da Universi-dade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); integra o Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE), como Docente de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Campus Cascavel; Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) (2019); Graduada em Pedagogia pela Faculdade Alfa América (2018); Graduada em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário de Maringá (2015); Especialista em Educação Especial: Educação Bilíngue para Surdos – Libras/Língua Portuguesa pelo Instituto Paranaense de Ensino (IPE) e Faculdade de Tecnologia América do Sul; Especialista em Psicopedagogia com Ênfase em Educação Especial pela Faculdade de Educação São Luís; Especialista em Educa-ção Especial com ênfase em Deficiência Visual, Auditiva e Surdocegueira pela Faculdade de Educação São Luís; Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Educação São Luís; Especialista em Psicopedagogia Institucio-nal pela Universidade Positivo; Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Positivo; Atuou como Tradutora e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais; Pro-ficiente como Tradutora Intérprete de Língua de Sinais (TILS) – Nível I, pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS); Proficiente como Professora Bilíngue – Nível I, pelo Centro de Apoio ao Surdo e aos Profis-sionais da Educação de Surdos do Paraná (CAS-PR); Com experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial.

EDENIR KELIN
Graduada em Pedagogia – UNESPAR (2008). Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2009), Educação Especial e Inclusão (2010), Alfabetiza-ção e Letramento (2011), Educação do Campo (2012) todas pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco. Pós em andamento em Interdisciplinaridade e Do-cência na Educação Básica pelo Instituto Federal do Paraná – Campus de Pitanga-Pr. Professora da Rede Municipal de Educação do município de Iretama-PR. Cursou Disciplina isolada como aluna especial do Mestrado em Educação da UNICENTRO/PR: Currículo e Diversidade Cultural., 2020). Facilitadora do Cur-so de Conselheiros e Secretários Municipais de Saúde pela Escola de Saúde Públi-ca do Paraná; Tutora Presencial do Curso de Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Estadual do Norte do Paraná (2021).

ELIZIANE DE FÁTIMA ALVARISTO
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Mestre em Ensino de Ciência e Tecno-logia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Gradua-da em Educação Física Licenciatura e Educação Física Bacharelado pela UniGuai-racá. Atualmente é docente no Departamento de Pedagogia na Universidade Esta-dual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Integrante do Grupo de Estudos o Ensino e a Inclusão de Pessoas com Deficiência pela (UTFPR). Integrante do Grupo de Estudos em Tecnologia, Educação e Cultura – GETEC pela (UNICENTRO). Integrante do Grupo de Estudos em Educacão a Distância e Tecnologias Digitais – GEEAD e Integrante do Laboratório de Estudos em Comunicação, Educação e Tecnologia – LECET pela (UNICENTRO).

EVANDRO CASTELANI SANTINELLO
Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNI-CENTRO. Especialista em Educação Especial. Atualmente é psicólogo na Associ-ação de Pais e Amigos de Excepcionais-APAE de Arapongas/PR e Astorga/PR.

FERNANDA BONATTO SENTINELLO
Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Pós- graduação em Neuropsicologia, Gestão Escolar e Alfabetização e Letramen-to. Atualmente é Coordenadora Pedagógica da Escola CEBEC e professora do Centro Universitário Internacional Uninter. Autora na área de metodologias ativas na educação.

JAMILE SANTINELLO
Doutora em Comunicação (ECO-UFRJ-2010-2013). Mestre em Educação (UEM/PR-2004-2006). Bacharel em Direito (2014-2018). Graduada em Tecnolo-gia em Processamento de Dados (UNOPAR/PR-1995-1997). Professora efetiva da Universidade Estadual do Centro-Oeste- UNICENTRO no Departamento de Pe-dagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, nível Mestrado e Doutorado. Membro dos Grupos de Pesquisa GEEAD- Grupo de Estudos em Educação a Distância e Tecnologias Digitais (Líder), GETEC – Grupo de Estudos e Pesquisas Tecnologia, Educação e Cultura- Linha de Pesquisa: Tecnologia, Edu-cação e Cultura- Vice-líder; c) Comunicação e Interfaces Socioculturais – Linha: Comunicação e Educação; d) GIEDH- Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre o Desenvolvimento Humano- Linha de Pesquisa: Processo de Ensino e de Aprendi-zagem. Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGE/Unicentro/PR (2017-2019). Coordenadora do Laboratório de Estudos em Comunicação, Educação e Tecnologia- LECET/Unicentro.

JOÃO FRANCISCO DOS SANTOS SATIL
Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIO-ESTE-2012), tem especialização nas áreas de: Educação Especial; Tradu-ção/Interpretação e Docência da Libras; Educação para o Campo e Psicopedagogia Institucional. Atualmente é aluno regular no Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO). Participa do Grupo de Estudos em Tecnologia, Educação e Cultua (GETEC) e do Grupo de Estudos em Educação à Distância e Tecnologias Digitais (GEEaDTD). É professor na rede municipal de ensino de Cascavel-PR desde 2013. Tem experiência nas áreas de Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Especial: área da surdez.

LUCIA VIRGINIA MAMCASZ-VIGINHESKI
Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1996). Mestra em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tec-nológica Federal do Paraná (2013). Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Uni-versidade Tecnológica Federal do Paraná (2017). Recebeu o Prêmio CAPES de Tese 2018, na área de Ensino. Docente do Programa de Pós Graduação em Pro-moção da Saúde do Centro Universitário UniGuairacá. Docente do Colegiado de Pedagogia da UniGuairacá, atuando nos cursos de Pedagogia, Enfermagem e Administração. Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Do-cente da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais – APADEVI, (SEED). Membro do Grupo de Pesquisa 'O ensino e inclusão de Pessoas com Deficiência'.

MARCIANA PELIN KLIEMANN
Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel (2000), Licenciatura em Matemática pela Universi-dade Tecnológica Federal do Paraná (2002), Licenciatura em Pedagogia (2014) pelo Faculdade Entre Rios do Piauí, Licenciada em Letras pelo Centro Universitá-rio Internacional – UNINTER (2020). Especializações em: Educação Especial (UNINTER) Ensino da Matemática – (UCAM) Informática e Comunicação na Educação (UCAM), Educação: Técnicas e Métodos de Ensino – (UTFPR) Psico-pedagogia Clínica e Institucional – (UCAM) e Mediações Pedagógicas e interven-tivas em Educação à Distância – (FAG), Mestrado em Educação pela Universida-de do Oeste Paulista (2006). Doutorado em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, na área de concentração: LINGUAGEM E SOCIEDADE Linha de Pesquisa: Linguagem: Práticas Linguísticas, Culturais e de Ensino, como título da Tese: AUTISMO, TECNOLOGIA E APRENDÊNCIA: DE RITORNELO E DE POLIFONIA. Possui Pós-doutorado em Letras no âmbito da Formação e Professores para a Educação Mediada. É professora colaboradora da UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná no colegiado de Pedagogia e no Pro-grama Educação Especial- PEE – Campus de Cascavel. Assessora Pedagógica – Núcleo de Educação a Distância da UNIOESTE – NEaDUNI. Possui experiência na área de Educação Básica e Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, Educação Matemática, Educação Tecnológica e For-mação de Professores.

MARCIANO KLIEMANN
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2002). Pós-graduação Latu Sensu no Ensino de Geografia e História. Atua como professor de Sociologia efetivo na Rede Estadual de Ensino em nível Médio e profissionalizante. Atuou como professor substituto no Ensino Superior nas disci-plinas de Antropologia e Sociologia.

MARIANA RUPPRECHT ZABLONSKY
Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (2019) com a dissertação "O discurso de nação somali e a propaganda nacionalista na Somália durante o regime militar (1969-1976)".  Especializou-se no ensino de História e Geografia e em Ensino de Jovens e Adultos (EJA).  Graduada em História – Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal do Paraná (2016) e pedagoga pela UNIN-TER. Pesquisadora na área de História da África Contemporânea, atua como pro-fessora de inglês e editora de materiais didáticos de humanidades.

MARINALVA BORGES FERREIRA
Graduada em Pedagogia (UNESPAR 1996) e Arte Educação (UNICENTRO 2014); Mestranda em Educação (UNICENTRO 2019-2021). Especialização em Gestão de Pessoas, Ética e Cidadania na Educação pela (FIES 2003); Educação Especial Inclusiva (FACINTER 2004); Psicopedagogia Clinica e Institucional pela (UNESPAR 2006); É Pedagoga e Professora de Educação Especial da Rede Pública Estadual de Ensino do Estado do Paraná desde 2010, tendo atuado como Pedagoga do Conselho Tutelar de Iretama-PR (1995-2000); Pedagoga da Secreta-ria Municipal de Educação de Iretama – PR (2001-2013); Tem experiência em Coordenação Pedagógica, Educação Especial Inclusiva, Ensino a Distância, Tuto-ria, formação de professores. Atualmente é técnica-pedagógica no NRE de Edu-cação de Campo Mourão. É membro ativo do GETEC – Grupo de Estudos e Pes-quisas de Tecnologia, Educação e Cultura.

NILSON FERREIRA DE ALMEIDA
Graduado em Arte educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste; UNI-CENTRO, graduado em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Pós-graduado em Diversidade Escolar-Comunidade Quilombolas, Indígenas e Educa-ção do Campo pela Faculdade de Educação Superior Dom Bosco, mestre em edu-cação pela Universidade Estadual do Centro Oeste UNICENTRO e Doutorando pela mesma instituição.

REGINA LEMES SCHMIDT
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Especia-lização em Gestão Escolar: administração, supervisão e orientação educacional, pela Universidade Norte do Paraná – Londrina – PR, Especialização em Psicope-dagogia Clínica e Institucional, pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente é professora da Rede de Ensino Municipal de Cambé (PR). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Infantil e na área de Assistência Social com ênfase em Orientação Educacional e Comunidade.

SUZANA KAGMU MINEIRO
Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel (2005) e graduação em Geografia (licenciatura) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2013).  Com pós-graduação Lato Sensu em Educação Especial Inclusiva (2008), Gestão Escolar (2012), Educação Especial: Atendimento as Necessidades Especiais (2012) e Educação Infantil (2014). Com pós-graduação Stricto Sensu em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Federal da Fronteira Sul (2017). Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (2021).

YANIRA XIOMARA DE LA CRUZ CASTAÑEDA
Doctora en Investigación Educativa. Línea de investigación en Tecnología Educa-tiva. Adscrita a la Unidad Académica de Docencia Superior de la Universidad Autónoma de Zacatecas. Actualmente docente investigadora en el Doctorado en Gestión Educativa y Políticas Públicas. Perfil PRODEP. Mexicana.