Capa do livro: NAS TEIAS DA AMAZÔNIA VIVA:<br> Sujeitos, identidades, territorialidades, linguagens e diversidades

NAS TEIAS DA AMAZÔNIA VIVA:
Sujeitos, identidades, territorialidades, linguagens e diversidades

Autores: Paulino, Itamar Rodrigues – Dos Santos, Raquel Amorim – Oliveira, Valdeci Batista de Melo (Orgs.)

O presente texto é o resultado de um esforço interdisciplinar do projeto “Nas Teias da Amazônia: Sujeitos, Identidades, Territorialidades, Linguagens e Diversidades”, no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazonia [PROCAD AMAZÔNIA], que envolve docentes-pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA Campus Universitário de Bragança), da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE Cascavel). O projeto Nas Teias da Amazônia: Sujeitos, Identidades, Territorialidades, Linguagens e Diversidades, realizado com o apoio do Centro de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, tem por objetivo debater e apresentar resultados de investigações acadêmico-cientificas que possuem como objeto de estudo temas ligados aos atuais desafios e questões relativas a Amazônia nas dimensões dos Sujeitos, Identidades, Territorialidades, Linguagens, Diversidades Ambiental, Cultural e Produtiva articulando docentes e discentes das três instituições envolvidas (UFPA, UFOPA e UNIOESTE), por meio dos Programas, respectivamente, Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPGLSA), Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ) e Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). Tem também por finalidade contribuir para a consolidação e fortalecimento da pesquisa, e do ensino de graduação e de pós-graduação na região. Em seu quarto volume, o presente texto é uma coletânea rica de partilhas de experiências e pesquisas dos pesquisadores, professores e discentes das universidades envolvidas, sobre pensamentos e ressignificações da Amazônia.



Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2404-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-2401-8
DOI: 10.24824/978652512404.9
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 174
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • PREFÁCIO: há uma gota das águas de um grande rio em cada capítulo - 15
  • CAPÍTULO 1 CIÊNCIAS, HISTÓRIAS E PRÁTICAS CULTURAIS NA AMAZÔNIA - 19
  • CAPÍTULO 2 LINGUAGENS E CULTURAS AMAZÔNICAS COMO ESPAÇOS DE SABERES E PRÁTICAS - 37
  • CAPÍTULO 3 ETNOCONHECIMENTO E SABER TRADICIONAL NA AMAZÔNIA - 51
  • CAPÍTULO 4 OS LUGARES DE GÊNERO NA AMAZÔNIA: percursos, identidades e paradoxos - 73
  • CAPÍTULO 5 CULTURAS, LITERATURAS, SOCIEDADES AMAZÔNICAS E SUAS INTERFACES - 85
  • CAPÍTULO 6 FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA AMAZÔNIA PARAENSE: histórias, identidades, axiologias e desafios na atual conjuntura educacional - 105
  • CAPÍTULO 7 A PALAVRA COMO ARMA DE LUTA E RESISTÊNCIA DA PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA NA POESIA LÍRICA DE JOÃO DE JESUS PAES LOUREIRO - 125
  • CAPÍTULO 8 TRANSAMAZÔNICA: terra, trabalho e sonhos - 147
  • ÍNDICE REMISSIVO - 167
  • SOBRE OS AUTORES - 169
ADRIANA APARECIDA DE FIGUEIREDO FIUZA

Doutorado e Mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); Graduação em Letras pela UNESP. Professora do curso de Licenciatura em Letras - Espanhol da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (PPGL/UNIOESTE). É membro dos grupos de pesquisas Narrativas Estrangeiras Modernas da UNESP/Campus de Assis-SP e Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens da UNIOESTE/Campus de Cascavel.

ALEXANDRE SEBASTIÃO FERRARI SOARES

Doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

AUGUSTO RODRIGUES DA SILVA JUNIOR

Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG); Graduação em Letras pela UFG; Professor Associado em Literatura Brasileira da Universidade de Brasília (UnB).

CARMEN TERESINHA BAUMGÄRTNER

Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Especialista em Pesquisa e Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO); Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); Docente do curso de Graduação em Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado Profissional (PROFLETRAS) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UNIOESTE.

CÉSAR AUGUSTO MARTINS DE SOUZA

Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Graduação em História pela UFPA; Professor do Campus de Bragança e do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA), ambos da UFPA.

CRISTIAN JAVIER LOPEZ

Doutorado em Estudos Literários e Mestrado em Teatro y Artes Escénicas pela Universidad de Vigo (UNIVIGO); Especialização em Arte e Educação pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG); Graduação em Letras - Espanhol pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); Professor colaborador do curso de Música da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Membro do Grupo de Pesquisa Ressignificações do passado na América: processos de Leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de histórica e ficção- vias para a descolonização.

DANTIELLI ASSUMPÇÃO GARCIA

Doutorado e Mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP); Graduação em Letras pela UNESP; Docente no curso de Graduação e de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

EDINA BONIATTI

Doutorado em andamento e Mestrado em Letras: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); Especialização em Literatura e Ensino pela UNIOESTE; Graduação em Letras – Português/Inglês pela UNIOESTE. Professora concursada da Rede Estadual de Ensino da Escola Pública do Paraná em Língua Portuguesa.

FRANCISCO PEREIRA SMITH JÚNIOR

Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Mestrado em Letras: Linguística e Teoria Literária pela UFPA; Especialização em Produção de Textos e Letramento no Ensino Fundamental pelo Centro Universitário UNIFAEL; Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Letras - Língua Inglesa pela UFPA; Professor no Instituto de Educação Matemática e Cientifica (IEMCI/UFPA) e Programa de Pós-graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/UFPA); Coordenador do Grupo de Estudos de Literatura Comparada do Nordeste Paraense (GELCONPE/PPLSA/UFPA).

HELIONORA DA SILVA ALVES

Doutorado e Mestrado em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Graduação em Agronomia pela UFMT; Professora Associada I na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) no Instituto de Biodiversidade e Florestas e no Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente Qualidade de Vida (PPGSAQ/UFOPA).

IANA BRUNA PARENTE CARDOSO

Mestrado em andamento em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGSAQ/UFOPA); Especialização em Saúde Estética e Fisioterapia em Terapia Intensiva pela Biocursos (BIOCURSOS); Graduação em Fisioterapia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA); Fisioterapeuta no setor de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA); Membro do grupo de pesquisa Saúde, Ambiente e Qualidade de vida na Amazônia.

ITAMAR RODRIGUES PAULINO

Doutorado em Epistemologia do Romance e Mestrado em Filosofia e Existência pela Universidade de Brasília (UnB); Especialização em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília (UCB); Graduação em Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo (ITESP); Docente e pesquisador da Universidade Federal do Oeste do Pará (UNIOESTE); Docente do Programa de Pós-Graduação em Sociedade Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ/UFOPA).

JOÃO CARLOS CATTELAN

Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Especialização em Língua Portuguesa Reflexão, Descrição e Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); Graduação em Letras Português e Inglês pela Faculdade de Filosofia de Ciências e Letras de Umuarama (FAFIU); Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da UNIOESTE.

MARIA ALICE BIZAN

Mestrado em andamento em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida pela Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGSAQ/UFOPA); Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Positivo (POSITIVO).

MARIA MIRTES CORTINHAS DOS SANTOS

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Roraima (UFRR); Coordenadora do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental (GEPEEA) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

MAGNO MICHELL MARÇAL BRAGA

Doutorado em História pela Universidade de Coimbra (UC); Mestrado e Graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Professor no Instituto Federal de Alagoas (UFAL); Membro do grupo de pesquisa Culturas, Identidades e Dinâmicas Sociais na Amazônia Oriental brasileira.

NORMA CRISTINA VIEIRA

Doutorado e Mestrado em Biologia Ambiental pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Especialização em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo (USP); Graduação em Pedagogia pela UFPA; Professora da Faculdade de Educação da UFPA (Campus Bragança) e Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia (PPLSA); Integra o Grupo de Estudos Socioambiental Costeiro (ESAC/UFPA).

RAQUEL AMORIM DOS SANTOS

Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Especialização em Currículo e Avaliação na Educação Básica pela Universidade do Estado do Pará (UEPA); Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia (PPLSA/UFPA) e Faculdade de Pedagogia da UFPA, Campus Castanhal; Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros (NEAB/UFPA). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA/UFPA).

RUBENS ELIAS DA SILVA

Doutorado e Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela UFPB; Professor Associado I do Centro de Formação Interdisciplinar da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA); Professor do Mestrado em Ciências da Sociedade e Mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ/UFOPA).

SANDRA NAZARÉ DIAS BASTOS

Doutorado em Educação Científica e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Mestrado em Biologia Ambiental pela UFPA; Graduação em Licenciatura Plena em Biologia pela UFPA; Professora Associada I da Universidade Federal do Pará e docente do Programa de Pós Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/UFPA); Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Científica e Ambiental (GEPECA/UFPA) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Cultura e Subjetividade na Educação em Ciências (GEPECS/PPGECM/UFPA).

SEBASTIÃO RODRIGUES DA SILVA JUNIOR

Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Mestrado em Biologia Ambiental pela UFPA; Graduação em Ciências Sociais pela UFPA; Professor Adjunto IV da Faculdade de Educação do Campus de Bragança (UFPA); Professor do Programa de Pós-graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia (PPLSA).

SÍRIA LISANDRA DE BARCELOS RIBEIRO

Doutorado e Mestrado em Ecologia e Evolução da Biodiversidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS); Graduação em Ciências Biológicas pela PUC-RS; Professora da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

TABITA FERNANDES DA SILVA

Doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB); Mestrado em Letras (Linguística) pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Especialização em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); Graduação em Licenciatura Plena em Letras pela UFPA; Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/UFPA).

TEREZINHA DA CONCEIÇÃO COSTA-HÜBES

Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Mestrado em Letras pela UEL; Especialização em Ensino da Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO); Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); Professora Associada da UNIOESTE, atuando no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) e no Curso de graduação em Letras.

VALDECI BATISTA DE MELO OLIVEIRA

Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (USP); Mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), no Curso de Graduação em Letras, no Programa de Pós-Graduação em Letras, nível de Mestrado Profissional (PROFLETRAS/UNIOESTE) e no Programa de Pós-Graduação em Letras, nível de Mestrado e Doutorado (PPGL/UNIOESTE).