Capa do livro: TRILHAS E ENCONTROS:<br>mediações e reflexões sobre o ensino de ciências

TRILHAS E ENCONTROS:
mediações e reflexões sobre o ensino de ciências

Autores: Eliane Mendes Guimarães - Juliana Eugênia Caixeta

As pesquisas em ensino de ciências têm avançado em busca da compreensão das relações entre os processos de aprendizagem e os processos de ensino, considerando a complexidade da ciência e do conhecimento científico. No entanto, os resultados destas pesquisas e experiências positivas não se tornam efetivas para a melhoria do ensino de ciências se não partem das escolas e retornam a elas. Trilhas e Encontros: mediações e reflexões sobre o Ensino de Ciências nasce da necessidade de buscar alternativas para o diálogo entre a escola e a academia.  O caminho traçado por este livro busca enriquecer novas possibilidades para o ensino de ciências e, ao mesmo tempo, trazer ao grupo de pesquisadores uma visão distanciada do nosso trabalho, possibilitando novas perspectivas, críticas e diálogo com os professores de ciências da rede de ensino. A área das ciências da natureza apresenta características específicas em sua construção e em sua história que devem ser apropriadas pelos estudantes de ciências da Educação Básica, bem como pelos licenciandos e pelos professores já formados, com abordagens e metodologias adequadas ao seu ensino e aprendizagem. O leitor encontrará, neste livro, discussões sobre o papel social da escola, o ensino de ciências no Jardim Zoológico, a relação da mídia com a biodiversidade, uso de trilhas na educação ambiental, o livro didático de física e seu papel na formação do cidadão, o uso de laboratório e da experimentação na formação inicial e continuada de professores de ciências, a inclusão de educandos com necessidades especiais e o ensino de ciências e as comunidades virtuais na aprendizagem de ciências. Tais discussões nos permitem imaginar novas trilhas e encontros com os professores de ciências que vivenciam a sala de aula.

Convidamos você, caro leitor e cara leitora, a participar da nossa construção.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-583-3
DOI: 10.24824/978858042583.3
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 168
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

TRILHAS E ENCONTROS:<br>mediações e reflexões sobre o ensino de ciências

Alberto Gomes de Brito

 

Licenciado em Ciências Biológicas e mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de Brasília. Funcionário do Jardim Zoológico de Brasília. Estuda de serpentes e ensino de ciências.


 

Alessandra Aparecida Viveiro

 

Licenciada em Ciências Exatas pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre e Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Membro do Grupo de Pesquisa Formação e Ação de Professores de Ciências e Educadores Ambientais (UNESP). Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. As áreas de interesse de pesquisa na educação, com ênfase em ensino de ciências e matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, estratégias de ensino e aprendizagem em ciências e educação ambiental.


 

Alyne Ribeiro Ferro

 

Graduanda em Licenciatura Ciências Naturais pela Faculdade UnB Planaltina (FUP) da Universidade de Brasília (UnB). Bolsista do projeto Inclusão e Diversidade. No momento, atua na mediação do ensino para pessoas com deficiência visual, na sala de recursos de uma escola pública de Planaltina. Temas de interesse: sucesso escolar e inclusão.

 

 

Cynthia Bisinoto

 

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília, com doutorado sanduíche na Universidade do Minho, Portugal. Tem experiência com Psicologia Escolar na Educação Básica e na Educação Superior. Atualmente é Professora Adjunto da Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília. Seus principais temas de interesse são: psicologia escolar, desenvolvimento humano, desenvolvimento de competências, formação profissional. Atualmente desenvolve pesquisa sobre desenvolvimento do perfil profissional do licenciado em ciências naturais.

 

 

Daylane Rosa Souto

 

Graduanda em Licenciatura Ciências Naturais pela Faculdade UnB Planaltina (FUP) da Universidade de Brasília (UnB). Temas de interesse: educação e ensino de ciências.

 

 

Daniel Louzada da Silva

 

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1979), Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1982), Especialista em Primate Conservation and Management Training Program pelo The National Zoological Park - Smithsonian Institute, EUA (1983), Especialista em Ecologia da Flora e da Fauna pela Universidade de Brasília (1987) e mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2001). Doutorando em Educação pela Universidade de Brasília (2012) em Educação em Ciências e Matemática. Atualmente é professor Classe A de Biologia da Secretaria de Educação do Distrito Federal onde exerce o cargo de coordenador pedagógico do Centro de Ensino Médio Asa Norte (CEAN). Tem experiência na área de ecologia, conservação e manejo de fauna de cerrado e formação de professores de Biologia. 

 

 

Donária Coelho Duarte

 

Graduada em Ciências da Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é Professora Adjunta do Curso Gestão de Agronegócios da Universidade de Brasília - Unidade Planaltina. Sua linha de pesquisa inclui os seguintes temas: comunidades de prática, portal de relacionamento e turismo.


 

 

Dulce Maria Sucena da Rocha

 

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1979), mestre em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e doutora em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é professora da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Biologia de Populações, atuando principalmente nos seguintes temas: cerrado, biologia da reprodução de plantas, conservação, biodiversidade, fitogeografia. Atualmente vem desenvolvendo pesquisas também na área de ensino de ciências.   

 

Eliane Mendes Guimarães

 

Licenciada em Ciências Biológicas, mestre em Educação – métodos e técnicas de ensino de ciências e doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB). Professora Adjunto do curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Faculdade UnB Planaltina (FUP) e professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade de Brasília. 

 

 

Franco de Salles Porto

 

Licenciado em Física na Universidade Católica de Brasília (UCB), Mestre em Ensino de Ciências com ênfase em Física pela Universidade de Brasília. Professor Assistente I do curso de Licenciatura em ciências Naturais da Faculdade UnB Planaltina. Coordenador do Laboratório de Apoio e Pesquisa em Ensino de Ciências 2 (LAPEC 2). Temas de interesse: ensino aprendizagem de Ciências e Física, recursos didáticos para o ensino de Física, educação não formal e formação de professores de Ciências.

 

 

Giovana Furoni

 

Graduada em Biologia pelo Centro Universitário de Brasília.

 

 

Haianne Santos Souza

 

Graduanda em Licenciatura Ciências Naturais pela Faculdade UnB Planaltina (FUP) da Universidade de Brasília (UnB). Bolsista do projeto Inclusão e Diversidade. No momento, atua na produção de histórias em quadrinho sobre inclusão com uma aluna com altas habilidades. Temas de interesse: inclusão e superdotação.  

 

 

Ivan Ferreira da Costa

 

Graduado em Física pela Universidade de Brasília (UnB), com mestrado e doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na área de Física. Pós-doutorado no Instituto Nacional de Pesquisa em Informática e em Automática da França (INRIA), realizando pesquisas em simuladores de cirurgia. Professor adjunto III da UnB, atuando no curso de Licenciatura em Ciências Naturais e nos Programas de Pós-graduação em Ciências de Materiais e Pós-graduação em Ensino de Ciências.

 

 

Jeane Cristina Gomes Rotta

 

Licenciada e bacharel em Química pela Universidade de São Paulo, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP). Mestrado e Doutorado em Ciências, pela mesma instituição. Professora Adjunto do curso de Licenciatura em ciências Naturais da Faculdade UnB Planaltina (FUP) da Universidade de Brasília (UnB). Coordenadora do PRODOCÊNCIA-FUP. Coordenadora do Laboratório de Apoio e Pesquisa em Ensino de Ciências 1 (LAPEC 1). Temas de interesse: ensino aprendizagem de ciências e química, recursos didáticos para o ensino de Ciências e Química e formação de professores de Ciências. 

 

Juscilene M. Peres

 

Graduada em Biologia pelo Centro Universitário de Brasília. Professora da Secretaria de Educação do DF.

 

 

José Cláudio R Santiago

 

Licenciado em Eletricidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ensino de Ciências da Universidade de Brasília. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Barreiras. Área de Interesse: estudo de livros didáticos e experimentação em Ciências.  

 

Juliana Eugênia Caixeta

 

Psicóloga. Mestre e doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Professora Adjunta da Faculdade UnB Planaltina (FUP). Trabalha no projeto Educação e Psicologia: mediações possíveis em tempo de inclusão. Temas de interesse: inclusão, responsabilidade social, formação de professores, mediações pedagógicas e TICs. Coordenadora de Extensão da FUP. Membro do Grupo de Pesquisa em Pensamento de Cultura, da Universidade de Brasília.  

 

Laura Firminio Sampaio

 

Graduanda em Licenciatura Ciências Naturais pela Faculdade UnB Planaltina (FUP) da Universidade de Brasília (UnB).  Bolsista do projeto Inclusão e Diversidade. No momento, atua na mediação do ensino para pessoas com deficiência visual, na sala de recursos de uma escola pública de Planaltina. Temas de interesse: sucesso escolar e inclusão.

 

 

Luiz Antonio Lira Junior

 

Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais da Faculdade UnB Planaltina FUP, da Universidade de Brasília UnB. Áreas de interesse: Ensino de Ciências, Zoologia e Entomologia.  

 

Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril

 

Formado em Ciências Biológicas, mestre e doutor em ecologia pela Universidade de Brasília (UnB). Professor adjunto da Universidade de Brasília (UnB), campus de Planaltina e professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UnB. Temas de interesse em ensino de ciências, educação ambiental, comunicação aplicada aos contextos do ensino formal e não formal. 

 

 

Márcia Conceição Rocha Lima

 

Graduada em Licenciatura em Ciências Naturais pela Faculdade UnB de Planaltina. Desenvolve pesquisa na área de Ensino de Química. Atualmente está no Projeto Iniciação Cientifica Junior, investigando o aprendizado dos alunos de Ensino Médio sobre os conteúdos de química.

 

 

Mariana de Senzi Zancul

 

Licenciada e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora pela UNESP. Professora Adjunto do Núcelo de Educação Científica (NECBio) do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília. Atua na área de educação, com ênfase em ensino de ciências, atuando nos seguintes temas: ensino de ciências e educação em saúde e escola.  

 

Renata Cardoso de Sa Ribeiro Razuck

 

Licenciada em Química, mestre em Ensino de Ciências – Química e doutora em Educação, pela Universidade de Brasília (UnB). Professora Adjunto do Instituto de Química da UnB. Atua na área de ensino de ciências, formação de professores e inclusão.  

 

Renato Eugênio da Silva Diniz

 

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas e mestre pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Livre-docência em Didática na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor adjunto no Departamento de Educação, Instituto de Biociências, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), no Campus de Botucatu. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atua na área de educação, com ênfase em formação de professores, principalmente nos seguintes temas: ensino de biologia, ensino de ciências, educação ambiental, professor de ciências e material didático. Líder do Grupo de Pesquisa Formação e Ação de Professores de Ciências e Educadores Ambientais, na UNESP Campus Botucatu. 

 

Thiago Rodrigues Silva

 

Graduando em Licenciatura Ciências Naturais pela Faculdade UnB Planaltina (FUP) da Universidade de Brasília (UnB). Bolsista do projeto Inclusão e Diversidade. No momento, atua na produção de histórias em quadrinho sobre inclusão com uma aluna com altas habilidades. Temas de interesse: inclusão, superdotação e desenho.