ADRIANA VALENTIM BEAKLINI
Doutorao em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Graduada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nas seguintes áreas: História do Brasil, História Intelectual, História da Educação, História das Instituições Escolares, Pensamento Educacional Brasileiro e Historiografia da Educação. Atua como Professora da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC) e da Prefeitura Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
ANA CLAUDIA CARMO DOS REIS
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (ProPed/UERJ). Mestre em Educação pelo ProPed/UERJ. Especialista em Ergonomia pela Coope/UFRJ e em Psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco (UCB). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora de Educação Especial da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) lotada no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ). Tem experiência na área de Educação com atuação nas seguintes áreas: Aprendizagem, Didática e Inclusão.
ANGELA MARIA SOUZA MARTINS
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora aposentada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pesquisadora no campo da História da Educação. Vinculada ao NEPHEB (Núcleo de Estudos e Pesquisa de História da Educação Brasileira) da UNIRIO e participante do Laboratório de História da Educação Latino-Americana da UFRRJ. Realiza pesquisa no campo da história da educação, principalmente nos seguintes temas: História das Instituições Escolares, Educação Libertária e Historiografia da Educação. De 2012 a 2019 pesquisou a confluência das contribuições de Antonio Gramsci, Edward Palmer Thompson e Raymond Williams para refletir criticamente a tradição do materialismo histórico, com o intuito de recuperar a historicidade desta corrente teórica no século XX. Organizou o livro Trajetórias Históricas da Educação (2009). Escreveu, entre outros, os seguintes capítulos de livros: A educação integral segundo a pedagogia libertária, em Educação Integral: história, políticas e práticas (2013), Representações sobre o ser professor no Instituto de Educação do Rio de Janeiro entre 1930 e 1960, em Outros Tempos, Outras Escolas (2014). Publicou em 2021, com Lucia Maria Wanderley Neves, o livro Cultura e Transformação Social: Gramsci, Thompson e Williams.
CAREN VICTORINO REGIS
Doutoranda Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPEd/UERJ. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Membro do Laboratório Educação e República (LER/UERJE) e do Grupo de Pesquisa Interinstitucional Educação de Mulheres nos Séculos XIX e XX. Pedagoga da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Natural do Rio de Janeiro.
DAIANE DE OLIVEIRA TAVARES
Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) na linha de Pesquisa Instituições, Práticas Educativas e História, na área de Memória e Cultura, coordenado pela Professora Doutora Ana Chrystina Mignot. Doutorado em Educação (com Bolsa sanduiche na Universidade de Alcalá, Espanha), Mestrado em Educação e Graduação em Pedagogia pela Uerj. Atuou como produtora de conteúdo do Observatório Jovem da Universidade Federal Fluminense (UFF), na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-Rj), no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase- RJ) e como consultora do Ministério da Educação na área de educação em prisões. Enquanto docente de nível superior atuou na Faculdade de Educação da Uerj, na Faculdade Fernanda Bicchieri (FABELl), na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e no Programa Nacional de Formação de Professores (PARFOR/CAPES). Dedica-se à pesquisa na área de História das Prisões e Educação em espaços de privação de liberdade.
HELOISA HELENA MEIRELLES DOS SANTOS
Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora e Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Pedagogia e Licenciada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora do grupo de pesquisa Instituição, Práticas Educativas e História do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na área Memória e Cultura coordenado pela Professora Doutora Ana Crystina Venancio Mignot. Criou o Centro de Memória Institucional (CEMI) do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, atualmente designado CEMEB. Pesquisa História, na área de Memória e Cultura. Tem artigos em várias publicações científicas, impressas e on line, no Brasil e exterior. Escreveu Esther Pedreira de Mello, uma mulher (in)visível (Ed.Appris).
JACQUELINE DE ALBUQUERQUE VARELLA
Doutoranda em Educação no Programa de pós-graduação em Educação da UERJ (ProPEd UERJ) com bolsa de pesquisa FAPERJ. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ (ProPed), conceito CAPES 7, com bolsa CNPq. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Têm participado de eventos e projetos promovidos na Universidade, trabalhando na Comissão Organizadora do “Café Biográfico”, em 2021 e na Comissão Organizadora do “III Seminário da Linha Instituições, Práticas Educativas e História”, em 2021. Atuou na pesquisa do documentário "Tantas escolas, tantas memórias: inventário das centenárias instituições de ensino do Rio de Janeiro" e como Membro da Comissão organizadora do Seminário "Olhares para as escolas centenárias Estaduais do Rio de Janeiro”. Foi bolsista PibicCNPq 2009-2013. É autora de texto no material didático “Nome que da Nome”, (co) autora de um artigo, junto à Professora Doutora Ana Chrystina Mignot, no livro “Pedagogium: Símbolo da Modernidade Educacional Republicana” e, como autora, de um capítulo no livro organizado por Alexandra Lima da Silva, “Sujeitos em Movimento: instituições, circulação de saberes, práticas educativas e culturais”.
JUSSARA CASSIANO NASCIMENTO
Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis; Mestre em Educação pela UNIRIO; Psicopedagoga e Supervisora Escolar. Especialista em Educação Infantil PUC/RJ. Pedagoga formada pela UERJ. Atua na rede pública de ensino desde 1977. Atualmente é Assessora Pedagógica na Divisão de Ensino, Coordenadora do Núcleo de Formação e do Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas e saberes docentes (GEPSAD), no Colégio Brigadeiro Newton Braga.
LEILA DE MACEDO VARELA BLANCO
Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PRoPEd-UERJ). Graduada em História pela Universidade Gama Filho (1973). Professora da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Dirigiu o Instituto Municipal Helena Antipoff. Pesquisadora do grupo de pesquisa Instituição, Práticas Educativas e História do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na área Memória e Cultura, coordenado pela Professora Doutora Ana Crystina Venancio Mignot. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Educação Especial, Educação inclusiva, Currículo e Projeto Educacional. Escreveu capítulos nos seguintes livros publicados: “Educação Especial Inclusiva: legados históricos e perspectivas futuras” (2015); “La prensa de los escolares y estudiantes: su contribución al patrimonio histórico educativo” (2015); “Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar” (2007).
LIA CIOMAR MACEDO DE FARIA
Pós-Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa e Pós-Doutora em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Doutora em Educação (UFRJ). Mestre em Filosofia da Educação IESAE/FGV. Bacharel e Licenciada em História (UFRJ). Graduada em jornalismo (URFJ). Professora Associada de Graduação e Pós-Graduação da UERJ/PROPED. Coordena o Laboratório Educação e República (LER). Bolsista CNE/FAPERJ. Atua na área de Educação, com ênfase em História da Educação, Gestão dos Sistemas Educacionais e Memória Fluminense. É autora e/ou organizadora, dentre outros, dos livros “Chaguismo e Brizolismo: territorialidades políticas da escola fluminense” (Quartet); “Ideologia e Utopia nos anos 60: um olhar feminino?” (EdUerj); “CIEP: a utopia possível” (Livros do Tatu), “Palavra de Mulher”(Quartet); dentre outros.
MARIA CELI CHAVES VASCONCELOS
Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Minho. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Graduada em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição. Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPEd), na Linha de Pesquisa Instituições, Práticas Educativas e História. Bolsista de Produtividade do CNP. Bolsista do Programa Prociência/Uerj. Cientista do Nosso Estado. Autora de livros, capítulos e artigos científicos; organizadora de coletâneas resultantes de trabalhos de pesquisa. Pesquisadora na área de História da Educação e Políticas Educacionais, com ênfase na Educação Doméstica no Brasil Oitocentista e criação/consolidação dos sistemas educacionais. Líder do Grupo de Pesquisa "História e memória das políticas educacionais no território fluminense" (Uerj/CNPq); Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Interinstitucional "Educação de Mulheres nos séculos XIX e XX" (UFRN/CNPq); Participante do Grupo de Pesquisa Interinstitucional "Arquivos Pessoais, Patrimônio e Educação" (UFRGS/CNPq).
PRISCILA DE ARAUJO GARCEZ
Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ) na Linha Instituições, Práticas Educativas e História. Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em Supervisão Escolar, Orientação Educacional e Pedagógica e em Psicopedagogia pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Bacharel e licenciada em Pedagogia pela UERJ. Possui experiência em docência na Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental (Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro) e em curso de Formação de Professores (nível médio na modalidade Normal/Proinfantil). Atuou em equipe de gestão escolar, na Prefeitura de Niterói (coordenação pedagógica) e no Colégio de Aplicação da UFRJ como orientadora educacional. Possui experiência no Ensino Superior a Distância, como mediadora presencial do curso de Pedagogia da UERJ/Consórcio CEDERJ. Atualmente, é Pedagoga do Departamento de Orientação e Supervisão Pedagógica, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da UERJ. É autora do livro “Judith Tranjan, metodismo e história: a missão de educar crianças, professores e mulheres nas igrejas” (Editora CRV).
ROSA MARIA SOUZA BRAGA
Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED/UERJ). Graduada em Pedagogia, com habilitação em Administração Escolar e Magistério, pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques. Pedagoga no cargo de Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora de Atendimento Educacional Especializado na Secretaria Municipal de Educação na Prefeitura do Rio de Janeiro (PMRJ). Tem experiência na área de Educação Básica – Anos Iniciais e Educação Especial. Na perspectiva da História, trabalha com as seguintes categorias: Jornais, Imprensa da Educação e Ensino, Professoras Primárias, União dos Professores Primários Estaduais (UPPE) e Biografia.
SHEILA CRISTINA MONTEIRO MATOS
Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com Pós-doutorado em Educação na Universidade Católica de Brasília. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui especialização em Psicopedagoga, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Pedagoga, com habilitações em Magistério, Magistério das séries iniciais, Supervisão Escolar, Orientação Educacional e Administração Escolar. Possui experiência na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio, EJA, EAD, Ensino Superior, Formação de Professores e Projetos Sociais. Foi For madora do PNAIC UFRJ em 2014. Áreas de atuação: Ensino e Aprendizagem, Educação Integral, Didática, Alfabetização e Letramento, Formação de Professores, Trabalho Docente e História da Educação.
THAÍS RODRIGUES MARTINS
Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pós-graduada em Supervisão Pedagógica. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é Pedagoga da Prefeitura Municipal de Porto Real. Integrante do Laboratório de Educação e República do Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPEd/UERJ) e do grupo de pesquisa Educação de Mulheres nos Séculos XIX e XX/UFRN. Tem xxperiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Pedagógica, Escola Pública e pesquisa em História da Educação.