Autores: Lobelia da Silva Faceira
O esforço de conceituar a política pública implica reconhecer que existem paradigmas epistemológicos antagônicos colocados à disposição desse processo, uma vez que não há unanimidade no campo do conhecimento das ciências sociais. Dentre as várias concepções de política pública, definimos na presente obra aquela que privilegia a relação dialeticamente contraditória entre Estado e sociedade no processamento e construção dessa política.
O livro Universidade e Educação: meritocracia ou direito? apresenta o debate teórico sobre o desenho e a configuração da relação entre o Estado e a Sociedade no processo de implementação da política pública, destacando a temática dos movimentos sociais e das ações afirmativas.
No cenário da Política Educacional brasileira, a obra analisa o Programa Universidade para Todos (ProUni) como política pública de ampliação e democratização do acesso ao ensino superior, considerando o seu processo de implementação como uma rede de interesses e negociações políticas, sociais, culturais e econômicas. Para tanto, o livro desvela os “bastidores” do processamento e construção do programa, dando visibilidade aos diversos atores sociais, que participaram deste contexto de negociação.
A temática da obra está inserida no debate polêmico do acesso à universidade ser considerado, por um lado, como espaço de meritocracia e excelência acadêmica, e, por outro, como direito (constitucional) de todos os cidadãos brasileiros. Neste sentido, o livro propõe um debate cuidadoso sobre a categoria teórica “meritocracia” e, em contraponto, a perspectiva de democratização do Ensino Superior, sendo o significado de meritocracia uma variável subordinada ao significado de igualdade de oportunidades.
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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-616-8
DOI: 10.24824/978858042616.8
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 138
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Lobelia da Silva Faceira
Assistente social, especialista em políticas sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em serviço social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora Adjunta da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).