Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2740-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-2741-5
DOI: 10.24824/978652512740.8
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 226
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ANA CLÁUDIA DA SILVA RODRIGUES
Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação-UFPB, na linha de Políticas Educacionais. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares, e do Grupo de Pesquisa Currículos, Cotidianos, Culturas e Redes de Conhecimentos – UFES. Editora da Revista Espaço do Currículo.
DAVID GOES FERREIRA
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus – Amazonas – Brasil. Professor da Secretaria Estadual de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas.
EDINÓLIA LIMA PORTELA
Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia-UFBA. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Integra o Grupo de Pesquisa: Escola Currículo e Formação Docente PPGE/UFMA. Membro do Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Maranhão.
ELIANE FERNANDES GADELHA ALVES
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, na linha de pesquisa Práticas Educativas e Diversidade Pedagoga. Doutoranda em educação no Programa de Pós-graduação em Educação-UFPB, na linha de Políticas Educacionais. Supervisora Educacional na Educação Básica. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares – GEPPC/UFPB.
EUNICE CASTRO
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA. Participa do Grupo de Pesquisa: Escola, Currículo e Formação Docente – PPGE/UFMA.
FABIANE MAIA GARCIA
Doutora em Educação pela Universidade do Minho – Portugal. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UFAM – Linha de Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UFAM. Coordenadora do Forpred Nacional.
FRANCILENE DO ROSÁRIO DE MATOS
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Doutoranda em Educação pelo PPGE/UFMA. Professora do núcleo de Fundamentos da Educação da UFMA/Pinheiro. Líder do grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente na Educação Básica. Participa do grupo de pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente do PPGE/UFMA.
GRACIMEIRE DE CASTRO TORRES
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Manaus – Amazonas – Brasil. Professora e pedagoga da rede estadual de ensino do Amazonas, atuando no Departamento de Planejamento da Secretaria Estadual de Educação e Desporto do Amazonas.
HADRYAN LIMA RODRIGUES
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Doutorando em Educação pelo PPGE/UFMA. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA/Campus Pedreiras. Participa do Grupo de Pesquisa Educação e Representações Sociais PPGE/UFMA.
ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação, PPGE/UFMA. Integra o Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente PPGE/UFMA.
JARINA RODRIGUES FERNANDES
Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos – UFSCar.
JOSÉ ACLECIO DANTAS
Mestre em Serviço Social. Mestrando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professor da Educação Básica. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares – GEPPC/UFPB, e do Grupo de Estudos Culturais – GEC/ UFPB.
JUÇARA BENVENUTI
Doutora em Linguística Aplicada pelo Instituto de Letras da UFRGS. Pós-doutora em Educação pela UFRGS. Professora de Língua Portuguesa e Literatura do Departamento de Comunicação do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS). Professora da Educação de Jovens e Adultos.
LÉLIA CRISTINA SILVEIRA DE MOARES
Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professora da Universidade Federal do Maranhão, com atuação no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFMA. Integra o Grupo de Pesquisa “Escola, Currículo e Formação Docente” do PPGE/UFMA. Editora da Revista Educação e Emancipação do PPGE/UFMA.
LUCIANE MENEZES CARDOSO
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Professora de Educação Infantil nas redes Municipais de Ensino de São Luís e Rosário – MA. Participa do Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente – PPGE/UFMA.
MARCELA FONTÃO NOGEIRA
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – PPGE/UFSCar. Professora de Atendimento Educacional Especializado no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos CIEJA Perus I – PMSP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos – UFSCar.
MARIA ALICE MELO
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP. Professora da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFMA. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente – PPGE/UFMA.
MARIA ELINETE GONÇALVES PEREIRA
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Doutoranda em Educação – PPGE/UFMA. Supervisora Educacional na Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz-MA. Participa do Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente- PPGE/UFMA. Membro da Equipe de Formação Continuada de Professores para a Implementação do Currículo do Território Maranhense na SEMEd/Imperatriz.
MARIA NÚBIA BARBOSA BONFIM
Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFMA. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Representações Sociais. Pesquisadora associadado CIERS-ed/Fundação Carlos Chagas/SP.
MARIAH CRUZ DE SOUZA TRONCO
Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal de São Carlos. Educadora do Movimento de Alfabetização (MOVA) de São Carlos. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos – UFSCar.
MICAEL CARVALHO DOS SANTOS
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Professor de Música do Colégio Universitário da UFMA. Membro associado do Fórum Latinoamericano de Educação Musical (Fladem Brasil) e Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM). Vice-presidente do Fladem Brasil (Fórum Latinoamericano de Educação Musical – Secção Brasileira).
MÓNICA DE LA FARE
Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil. Pós-Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Escola de Humanidades/PUC/RS. Líder dos grupos de pesquisa: Adultos, Jovens e Educação contemporânea e Formação, Ética e Pesquisa em Educação.
SIMONE COSTA MIRANDA ARAÚJO
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Participa do Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente – PPGE/UFMA. Professora e Supervisora Escolar da Secretaria de Estado de Educação do Maranhão. Gestora adjunta do Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA.
SIMONE VALDETE DOS SANTOS
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação / UFRGS. Membro Participante da Comissão de Pós-Graduação em Educação da UFRGS (2021-2023).