Capa do livro: CURRÍCULO: <br>contextos e desafios para a formação humana

CURRÍCULO:
contextos e desafios para a formação humana

Autores: Edinólia Lima Portela - Ilma Vieira do Nascimento - Lélia Cristina Silveira de Moraes (Orgs.)

Com esta publicação pretendemos socializar reflexões e percepções, resultantes de estudos e pesquisas desenvolvidas por professores, pesquisadores e estudantes da pós-graduação. São contribuições marcadas pelos distintos lugares que ocupam, nascidas da experiência profissional docente que desencadeou a militância, da gestão de projetos e políticas e da produção de conhecimentos. Envolve proposituras, ideias, sentimentos e sobretudo cooperação mútua, que traduzem a consciência de estar no mundo com os outros, sobretudo neste espaço, na busca de contribuir com o candente debate que envolve    o currículo, no intuito de que proporcione uma educação mais humana, justa e igualitária.
A obra percorre múltiplos contextos. É fruto de um trabalho coletivo e  comprometido com a produção do conhecimento em espaços públicos, mesmo em tempos tão desafiadores à população brasileira, especialmente  para docentes, discentes , gestores da educação pública. Acalentados, contudo, pela esperança e pelo compromisso social  acreditamos trazer nos capítulos que a constituem,  elementos essenciais para o debate acadêmico  em torno do currículo, da formação humana. Neste sentido, este livro se situa também no plano das provocações, para que se façam outras (re)apropriações das reflexões aqui realizadas.



Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2740-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-2741-5
DOI: 10.24824/978652512740.8
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 226
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

CURRÍCULO: <br>contextos e desafios para a formação humana
ANA CLÁUDIA DA SILVA RODRIGUES
Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação-UFPB, na linha de Políticas Educacionais. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares, e do Grupo de Pesquisa Currículos, Cotidianos, Culturas e Redes de Conhecimentos – UFES. Editora da Revista Espaço do Currículo.

DAVID GOES FERREIRA
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus – Amazonas – Brasil. Professor da Secretaria Estadual de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas.

EDINÓLIA LIMA PORTELA
Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia-UFBA. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Integra o Grupo de Pesquisa: Escola Currículo e Formação Docente PPGE/UFMA. Membro do Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Maranhão.

ELIANE FERNANDES GADELHA ALVES
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, na linha de pesquisa Práticas Educativas e Diversidade Pedagoga. Doutoranda em educação no Programa de Pós-graduação em Educação-UFPB, na linha de Políticas Educacionais. Supervisora Educacional na Educação Básica. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares – GEPPC/UFPB.

EUNICE CASTRO
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA. Participa do Grupo de Pesquisa: Escola, Currículo e Formação Docente – PPGE/UFMA.

FABIANE MAIA GARCIA
Doutora em Educação pela Universidade do Minho – Portugal. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UFAM – Linha de Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UFAM. Coordenadora do Forpred Nacional.

FRANCILENE DO ROSÁRIO DE MATOS
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Doutoranda em Educação pelo PPGE/UFMA. Professora do núcleo de Fundamentos da Educação da UFMA/Pinheiro. Líder do grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente na Educação Básica. Participa do grupo de pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente do PPGE/UFMA.

GRACIMEIRE DE CASTRO TORRES
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Manaus – Amazonas – Brasil. Professora e pedagoga da rede estadual de ensino do Amazonas, atuando no Departamento de Planejamento da Secretaria Estadual de Educação e Desporto do Amazonas.

HADRYAN LIMA RODRIGUES
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Doutorando em Educação pelo PPGE/UFMA. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA/Campus Pedreiras. Participa do Grupo de Pesquisa Educação e Representações Sociais PPGE/UFMA.

ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação, PPGE/UFMA. Integra o Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente PPGE/UFMA.

JARINA RODRIGUES FERNANDES
Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos – UFSCar.

JOSÉ ACLECIO DANTAS
Mestre em Serviço Social. Mestrando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professor da Educação Básica. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares – GEPPC/UFPB, e do Grupo de Estudos Culturais – GEC/ UFPB.

JUÇARA BENVENUTI
Doutora em Linguística Aplicada pelo Instituto de Letras da UFRGS. Pós-doutora em Educação pela UFRGS. Professora de Língua Portuguesa e Literatura do Departamento de Comunicação do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS). Professora da Educação de Jovens e Adultos.

LÉLIA CRISTINA SILVEIRA DE MOARES
Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professora da Universidade Federal do Maranhão, com atuação no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFMA. Integra o Grupo de Pesquisa “Escola, Currículo e Formação Docente” do PPGE/UFMA. Editora da Revista Educação e Emancipação do PPGE/UFMA.

LUCIANE MENEZES CARDOSO
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Professora de Educação Infantil nas redes Municipais de Ensino de São Luís e Rosário – MA. Participa do Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente – PPGE/UFMA.

MARCELA FONTÃO NOGEIRA
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – PPGE/UFSCar. Professora de Atendimento Educacional Especializado no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos CIEJA Perus I – PMSP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos – UFSCar.

MARIA ALICE MELO
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP. Professora da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFMA. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente – PPGE/UFMA.

MARIA ELINETE GONÇALVES PEREIRA
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Doutoranda em Educação – PPGE/UFMA. Supervisora Educacional na Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz-MA. Participa do Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente- PPGE/UFMA. Membro da Equipe de Formação Continuada de Professores para a Implementação do Currículo do Território Maranhense na SEMEd/Imperatriz.

MARIA NÚBIA BARBOSA BONFIM
Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFMA. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Representações Sociais. Pesquisadora associadado CIERS-ed/Fundação Carlos Chagas/SP.

MARIAH CRUZ DE SOUZA TRONCO
Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal de São Carlos. Educadora do Movimento de Alfabetização (MOVA) de São Carlos. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos – UFSCar.

MICAEL CARVALHO DOS SANTOS
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Professor de Música do Colégio Universitário da UFMA. Membro associado do Fórum Latinoamericano de Educação Musical (Fladem Brasil) e Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM). Vice-presidente do Fladem Brasil (Fórum Latinoamericano de Educação Musical – Secção Brasileira).

MÓNICA DE LA FARE
Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil. Pós-Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Escola de Humanidades/PUC/RS. Líder dos grupos de pesquisa: Adultos, Jovens e Educação contemporânea e Formação, Ética e Pesquisa em Educação.

SIMONE COSTA MIRANDA ARAÚJO
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Participa do Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente – PPGE/UFMA. Professora e Supervisora Escolar da Secretaria de Estado de Educação do Maranhão. Gestora adjunta do Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA.

SIMONE VALDETE DOS SANTOS
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação / UFRGS. Membro Participante da Comissão de Pós-Graduação em Educação da UFRGS (2021-2023).