Autores: Maria Inês Gasparetto Higuchi - Dayse da Silva Albuquerque (Orgs.)
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2793-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-2790-3
DOI: 10.24824/978652512793.4
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 468
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ADA RAQUEL TEIXEIRA MOURÃO
Doutora em Psicologia Ambiental (Universidade de Barcelona-UB), Docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Picos-Piauí e Pesquisadora do Laboratório de Estudos das Relações Humano-Ambientais (LERHA - Universidade de Fortaleza).
ADRIA DE LIMA SOUSA
Doutoranda – Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGPSI/UFSC). Especialista em Psicologia Clínica - Conselho Federal de Psicologia. Membro do Grupo de pesquisas Educação Ambiental com comunidades Urbanas na Amazônia. Manaus/AM.
ADRIANA KULAIF TERRA
Técnica Ambiental do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (LAPSEA/INPA). Manaus-AM.
ADRIANA ROSMANINHO CALDEIRA DE OLIVEIRA
Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, doutora em Educação pela Universidade de Sorocaba, professora da Universidade Federal Fluminense e do PPG Estudos da Condição Humana da Universidade Federal do São Carlos, Grupo de Pesquisa Saúde Mental e Sociedade.
ADRIANO JOSÉ NOGUEIRA LIMA
Pesquisador titular do Laboratório de Manejo Florestal - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (LMF/INPA) e Coordenador do Programa de Ciências de Florestas Tropicais (PPG-CFT/INPA). Manaus-AM.
AGDA MONTEIRO DE SOUZA
Professora Colaboradora nos cursos de Pedagogia (PARFOR) e Pedagogia do Campo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Doutoranda no Programa de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPG-CASA/UFAM). Bolsista FAPEAM. Manaus-AM.
ALEXANDRE NICOLETTE SODRÉ OLIVEIRA
Professor Formador na Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED). Doutorando no Programa de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPG-CASA/UFAM). Manaus-AM.
ALEXSANDRO MEDEIROS DO NASCIMENTO
Doutor, Departamento de Psicologia – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva - Coordenador do Laboratório de Estudos de Autoconsciência, Consciência, Cognição de Alta Ordem e Self (LACCOS). Recife/PE.
ALINE MARIA BARBOSA DOMÍCIO SOUSA
Doutora em Psicologia Social (Universidade do Minho/Portugal), Docente da Universidade de Fortaleza e Pesquisadora do Laboratório de Estudos das Relações Humano-Ambientais (LERHA/UNIFOR). Pós-Doutoranda em Psicologia - Laboratório Culture, Normative and Diversity (Universidade do Porto/UPORTO).
ANA CLÁUDIA ARAÚJO ROLIM
Graduanda do Curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Integrante do Laboratório de Estudos das Relações Humano-Ambientais (LERHA) do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (PPGP), Fortaleza-CE.
ANA CLÁUDIA FANDI
Coordenadora Executiva do Projeto BioBrasil – Bicho do Mato Instituto de Pesquisa/Centro de Pesquisa e Conservação do Zoológico da Antuérpia – Uruçuca/BA.
ANA PAULA SOARES DA SILVA
Professora Associada II do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (Universidade de São Paulo) e Coordenadora do Laboratório de Psicologia Socioambiental e Práticas Educativas (LAPSAPE/FFCLRP-USP). Ribeirão Preto-SP.
ANDREZA CRISTHINE DOS SANTOS RODRIGUES OLIVEIRA
Engenheira Ambiental e Sanitarista. Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (PPGCASA/UFAM). Manaus-AM.
ANTÔNIA JAQUELINE VITOR DE PAIVA
Mestranda no Programa de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPG-CASA/UFAM). Bolsista FAPEAM. Manaus-AM.
ANTONIO ROAZZI
Professor titular e Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Epistemologia Experimental e Cultural - Departamento de Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
BETTIELI BARBOZA DA SILVEIRA
Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGPSI/UFSC). Professora Adjunta da Universidade do Estado de Minas Gerais/MG (UEG). Líder do Grupo de Estudos em Psicologia Ambiental e Saúde Mental. Ituiutaba/MG.
BRUNO CAMPELLO DE SOUZA
Docente da UFPE.
CAMILA BOLZAN DE CAMPOS
Professora Titular e Coordenadora do Curso de Psicologia da Universidade La Salle, Canoas, RS.
CAMILA RIGHETTO CASSANO
Docente do Departamento de Ciências Biológicas/DCB-UESC.
CAROLINE CARDOSO MACHADO
Arquiteta, mestre em psicologia ambiental e doutoranda em Projeto e Planejamento em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (FAU-UnB). Brasília-DF.
CECÍLIA MARILAINE REGO DE MEDEIROS
Arquiteta e Urbanista, Mestre e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGAU/UFRN). Natal-RN.
CHRISTIANA CABICIERI PROFICE
Pesquisadora titular e Líder do Grupo de Estudos Socioambientais e Linguagens - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Docente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA).
CIRCE M. G. MONTEIRO
Docente da UFPE.
CLARISSA FREITAS DE ANDRADE
Arquiteta e Urbanista, Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFRN), Mestra em Psicologia (PPGPSI/UNIFOR), Professora de Arquitetura e Urbanismo (UNICHRISTUS), Membro do Grupo de Estudos Inter-ações Pessoa-ambiente (GEPA-UFRN). Fortaleza/CE.
CLAUDIA MARCIA LYRA PATO
Professora da Faculdade de Educação (FE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Brasília (UnB) e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental e Ecologia Humana (Ecohumana/PPGE/FE/UnB). Brasília-DF.
DANIELA DE MORAES BESSA
Geóloga do Serviço de Edificações e Saneamento Ambiental Indígena (SESANI) - Distrito Sanitário Especial Indígena Rio Tapajós (DSEI/RT). Itaituba-PA.
DAYSE DA SILVA ALBUQUERQUE
Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Docente do Departamento de Teorias e Fundamentos da Faculdade de Educação - Universidade Federal do Amazonas (DTF/FACED/UFAM). Manaus-AM.
DENISE APARECIDA RODRIGUES AMÂNCIO
Docente Substituta do Departamento de Teorias e Fundamentos da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (DTF-FACED-UFAM), Mestre em Processos Psicossociais pela Universidade Federal do Amazonas (FAPSI/UFAM), Manaus-AM.
DENISE MACHADO DURAN GUTIERREZ
Pesquisadora do Grupo de Pesquisas e Estudos Clínico-Sociais – Universidade Federal do Amazonas e Docente do Programa de doutorado em Saúde Pública na Amazônia (ILMD/UFAM/UEA). Manaus-AM.
ELISÂNGELA LEITÃO DE OLIVEIRA
Professora do Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Doutoranda no Programa de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPG-CASA/UFAM). Manaus-AM.
FERNANDA TATIANE DOS SANTOS REIS
Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (PPGCASA/UFAM). Técnica em C&T e integrante do Núcleo de Comunicação Social do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Rio de Janeiro/RJ.
GENOVEVA CHAGAS DE AZEVEDO
Tecnologista Sênior e Vice-líder do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (LAPSEA/INPA). Coordenadora substituta da Coordenação de Sociedade, Ambiente e Saúde (COSAS/INPA). Manaus-AM.
GLEICE AZAMBUJA ELALI
Arquiteta-urbanista e psicóloga, mestre e doutora em estruturas ambientais urbanas, professora titular da UFRN. Vinculada aos Grupos de Pesquisa Pessoa-Ambiente (GEPA) e PROJETAR – Projeto e Percepção do Ambiente. Natal, RN.
HARTMUT GÜNTHER
Professor titular emérito e Coordenador do Laboratório de Psicologia Ambiental - Departamento de Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (LPA/PSTO), Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF.
INARA CRISTINA NASCIMENTO SANTOS
Educadora Ambiental do Projeto BioBrasil – Bicho do Mato Instituto de Pesquisa–Una/BA.
INGRID LUIZA NETO
Professora no Centro Universitário do Distrito Federal – UDF. Brasília-DF.
ISOLDA DE ARAÚJO GÜNTHER
Doutora em Psicologia (Michigan State University). Pesquisadora colaboradora sênior do Laboratório de Psicologia Ambiental da Universidade de Brasília (LPA-UnB), Brasília-DF.
JOSÉ CAVALCANTE LACERDA JUNIOR
Graduado em Filosofia, Psicologia e Pedagogia. Doutor em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. Professor do Instituto Federal do Amazonas – IFAM. Manaus-AM.
JOSÉ DE SOUZA GOMES JÚNIOR
Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus Floriano. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGPSI/UFRN).
KARLA PATRÍCIA MARTINS FERREIRA
Doutora. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Coordenadora do Laboratório de Estudo das Relações Humano-Ambientais - LERHA (PPGP-UNIFOR). Fortaleza-CE.
KÁTIA HELENA SERAFINA CRUZ SCHWEICKARDT
Professora Associada II do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas. Docente do Programa de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPG-CASA/UFAM). Manaus-AM.
KLAUDIA YARED SADALA
Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Psicóloga Clínica e da Saúde, servidora pública efetiva da Secretaria Estadual de Saúde do Pará. Docente da Universidade da Amazônia (UNAMA) e membro do Grupo de pesquisa PRAXIS/UFOPA. Belém/Pará.
LUCAS HEIKI MATSUNAGA
Psicólogo pela Universidade de Brasília (UnB). Doutorando em Governança Global e em Resiliência e Segurança (Universidade de Tohoku), Japão.
LÚCIA MIDORI TONOSAKI
Educadora Ambiental do Projeto BioBrasil – Bicho do Mato Instituto de Pesquisa–Una/BA.
LUIZ GONZAGA LAPA JUNIOR
Doutor em Educação e pesquisador/colaborador do Grupo de Pesquisa Educação Ambiental e Ecologia Humana (GEPEAEH) da Universidade de Brasília (UnB) e do Laboratório de Estudo das Relações Humano-Ambientais (LERHA) da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Brasília-DF.
MAÍRA LONGHINOTTI FELIPPE
Professora Adjunta do Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenadora do Laboratório de Psicologia Ambiental. Florianópolis-SC.
MARCIA FREZZA
Docente da Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Doutoranda em Comportamento e Sustentabilidade pela Technische Universität Berlin, Alemanha. Pesquisadora no Laboratório de Estudos das Relações Humano-Ambientais (LERHA) do PPGP-UNIFOR. Fortaleza/CE.
MARIA EDUARDA COMASSETTO
Graduanda em Psicologia - Universidade La Salle (Unilasalle/RS) e Graduanda em Ciências - Universidade Federal do Rio Grande (FURG/RS). Canoas-RS.
MARIA INÊS GASPARETTO HIGUCHI
Pesquisadora titular e Líder do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (LAPSEA/INPA) e Docente do Programa de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPG-CASA/UFAM). Manaus-AM.
ORLEYLSON CUNHA GOMES
Doutor em Ciências Ambientais e Sustentabilidade da Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (PPGCASA/UFAM). Professor da rede pública de ensino de Manaus. Manaus-AM.
PATRÍCIA DE GÓES CRUZ
Psicóloga, Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPG-CASA/UFAM), especialista em Antropologia da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz, coordenadora da Clínica Social Ressignificar e integrante do Núcleo de Pesquisas Urbana e Regional – NPUR/UEA/CNPq.
RAFAELA MACÊDO VASCONCELOS
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Fortaleza e Pesquisadora do Laboratório de Estudos das Relações Humano-Ambientais (LERHA/UNIFOR). Fortaleza/CE.
REGINA EMÍDIO CAVALCANTE
Graduanda do Curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Integrante do Laboratório de Estudos das Relações Humano-Ambientais (LERHA) do Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGP) da UNIFOR, Fortaleza-CE.
ROBERTA BONFIM NOGUEIRA COSTA
Graduada em Jornalismo - Mestranda em Psicologia - Pesquisadora do Laboratório de Estudos das Relações Humano-Ambientais (LERHA - Universidade de Fortaleza) - MBA Gestão de Redes Sociais - Responsável pela Revista eletrônica cultural Lugar ArteVistas.
STELA MARIA GOMES MENEZES
Mestra em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente – UESC.
TÂNIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Professora Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), docente nos doutorados Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND/UFOPA) e Educação na Amazônia (Rede EDUCANORTE/PGEDA). Doutora em Educação (URV/ES-FE/USP). Psicóloga e Pedagoga. Líder do grupo de pesquisa PRAXIS UFOPA, Santarém/Pará.
TATIANA DA ROCHA BARBOSA
Geógrafa, Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia, integrante do Núcleo de Pesquisas Urbana e Regional – NPUR/UEA/CNPq. Docente do curso de Licenciatura em Geografia do Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Coordena o Programa Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Geografia do CESP/UEA.
ZENITH NARA COSTA DELABRIDA
Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (DPS/UFS) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema/UFS). Ex-Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-ambiente (ABRAPA).