Capa do livro: BRASIL E MOÇAMBIQUE: <br>relações e contrastes educacionais <br>Coleção Publicações GTERCOA<br> Volume 1

BRASIL E MOÇAMBIQUE:
relações e contrastes educacionais
Coleção Publicações GTERCOA
Volume 1

Autores: Maria José Costa dos Santos - António Fernando Zucula (Orgs.)

Convida-se o público interessado em educação a se debruçar nessa leitura, a qual não só contribui para a compreensão de temas relacionados a educação, matemática, tecnologias, formação docente, mas se apresenta, especialmente, como um repensar do movimento dos processos de ensino e aprendizagem. Essa obra ancora-se nos pressupostos da FUNCAP de apoiar a pesquisa científica, a inovação e o desenvolvimento tecnológico no Estado do Ceará em caráter autônomo ou complementar ao fomento provido pelo Sistema Federal de Ciência e Tecnologia. Assim, oferecemos ao público em geral esta obra intitulada: Brasil e Moçambique – relações e contrastes educacionais. Destaca-se que a realização desta obra não significa apenas a ampliação das atividades de ensino, pesquisa e extensão do Grupo de Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem – (G-TERCOA/CNPq), mas especialmente reflete a importância do desenvolvimento das atividades formativas nos países Brasil e Moçambique, com foco na excelência da docência em matemática. Finalmente, espera-se que o resultado deste trabalho sério e selecionado, o qual articula Brasil e Moçambique, expresse a competência científica e compromisso ético.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2855-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-2856-6
DOI: 10.24824/978652512855.9
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 230
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

BRASIL E MOÇAMBIQUE: <br>relações e contrastes educacionais <br>Coleção Publicações GTERCOA<br> Volume 1
SOBRE OS ORGANIZADORES
MARIA JOSÉ COSTA DOS SANTOS

Professora no Curso de Pedagogia (Faced/UFC). Pesquisadora e orientadora no programa de pós-graduação em educação – (PPGE/UFC), Coordenadora do Mestrado profissional em ensino de Ciências e Matemática – (Encima/UFC). Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Coordena o Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP/UFC). Desenvolve projetos de pesquisas com bolsistas Pibic e Pibiti, financiadas pelo CNPq, Funcap e UFC, na área da matemática e da Pedagogia. Os projetos de pesquisas têm foco na inovação pedagógica e tecnologias educacionais professores. Tem projetos de monitoria para a Iniciação à Docência – PID e Extensão, visando sempre a formação inicial e continuada para a docência sob à égide da inovação pedagógica. Desenvolve pesquisa em redes intelectivas entre o Brasil e outros países, em especial, Moçambique. É líder do Grupo de Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq). Participa do grupo de pesquisa Políticas de Avaliação, Desigualdade e Educação Matemática-ProPed/Uerj.

ANTÓNIO FERNANDO ZUCULA
Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil (2018). Área de concentração: Currículo. Mestre em Educação em Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique (2012). Graduado em Ensino de Matemática e Física pela Universidade Pedagógica, Moçambique (2003). Docente da Academia de Ciências Policiais por tempo integral. Docente da Universidade São Tomas de Moçambique; do Instituto Superior de Comunicação e Imagem de Moçambique e do Instituto Superior Maria Mãe de África. Cadeira leccionadas: Estatística, Matemática e Cálculo I, para estudantes de Graduação. Métodos Estatísticos Aplicados *a Contabilidade & Auditoria e Gestão Empresarial e Gestão Empresarial e Metodologia de Investigação Científica, para estudantes de Pós-Graduação. Membro do Grupo de Pesquisa Políticas de Avaliação, Desigualdades e Educação Matemática e do Grupo de Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem – (G-TERCOA/CNPq).

SOBRE OS AUTORES
ANTÔNIA CLÁUDIA PRADO PINTO

Especialista em Metodologia do Ensino de História pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e licenciada em História pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professora efetiva de História da rede pública estadual do Ceará.

ANTÔNIO BEETHOVEN CARNEIRO GONDIM
Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Licenciado em História pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e professor efetivo de História da Arte no Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

CARLOS ALVES DE ALMEIDA NETO
Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2001), Especialização em Ensino de Matemática pela Faculdade Ateneu (2009) e Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2014) com o programa PROFMAT/CAPES. Atualmente cursa o Doutorado em Educação na Faculdade de Educação da UFC e exerce o cargo de Professor Formador da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Fortaleza, dando formação continuada aos formadores de matemática desta rede de ensino. Atualmente é membro do grupo de pesquisas Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem G-Tercoa, da Faculdade de Educação da UFC e coordenador do grupo G-Tercoa da graduação

EFRAIM MATOS
Licenciado e Mestre em Matemática pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, doutorando pela RENOEN – REDE NORDESTE DE ENSINO no polo UFC. Professor de matemática no IFCE – Campus Cedro. Atua em disciplinas ligadas à Matemática no ensino superior e na educação básica.

ELIZIETE NASCIMENTO DE MENEZES
Doutoranda e mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Alfabetização de Crianças pela Universidade Estadual do Ceará e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Membro do grupo de pesquisas Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-Tercoa/CNPq), da Faculdade de Educação da UFC. Atualmente é formadora de professores na Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza.

FRANCISCA APARECIDA PRADO PINTO
Doutora em Engenharia Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com Estágio de Pós-doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Mestra em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Informática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Licenciada em Ciências pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Atualmente, Orientadora-Coordenadoria de Gestão Pedagógica da Secretária de Educação do Estado do Ceará (Seduc). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Modelagem Computacional Aplicada (GrPeC) – UFC.

FRANCISCA IANDRA NASCIMENTO
Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Em 2021, atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Hoje, atua como estagiária no Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico da Universidade Federal do Ceará, pela Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura. Membro do Grupo de Estudos Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (GTercoa/CNPq).

FRANCISCO ARNALDO LOPES BEZERRA
Doutorando em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC) na Linha Educação Currículo e Ensino. Eixo Ensino de Matemática, Bolsista CNPQ. Mestre em Educação – 2020 (UFC) Graduado em Pedagogia – 2017 pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisando atualmente os seguintes temas: Educação. Pedagogia. Ensino de Matemática.

FRANCISCO RÉGIS VIEIRA ALVES
Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1998), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal do Ceará (2001) e mestrado em Educação, com ênfase em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Ceará (2002). Doutorado com ênfase no ensino de Matemática (UFC – 2011). Atualmente é professor TITULAR do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do estado do Ceará/ IFCE – 40h/a com DE, do curso de Licenciatura em Matemática e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 (2020-2023).

GILBERTO SANTOS CERQUEIRA
Possui graduação em Farmácia e Licenciatura em Ciências Biológicas, Especialista em Hematologia clínica (UFC) e Análises Clínicas (FIJ), Título de Proficiência em Anatomia Macroscópica Humana pela Sociedade Brasileira de Anatomia – SBA. Mestrado em Farmacologia Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (2005), Formação em Farmácia Clínica pela Universidad de Chile. Doutor em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará. Possui experiência na área de Ensino, Formação de Professores e Tecnologia Educacionais. Possui treinamento em Metodologia ativas: Problem-based learning (PBL) pela University of New Mexico School of Medicine, USA. Professor e orientador nos Programas de pós-graduação em Educação (PPGE) e Ciên-cias Morfofuncionais (PCMF).

HAIANI LARISSA DE SOUZA MENDES
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE/Fortaleza). Integrante do Grupo Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA), grupo de pesquisa certificado pelo CNPq desde 2015.

JOÃO EVANGELISTA DE OLIVEIRA NETO
Licenciado, Especialista e Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Ceará, doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela RENOEN – REDE NORDESTE DE ENSINO no polo UFC. Professor de Matemática Seduc-CE. Atua em atividades de pesquisa do Grupo de Estudos de Pós-Graduação G-TERCOA/CNPQ / UFC.

JOEL PENHA SILVA
Graduando em Matemática pela Universidade Federal do Ceará. Em 2019 atuou como professor de matemática em cursinho preparatório para Enem e Uece. Participou do curso de extensão de Matemática Discreta promovido pela Universidade Federal do Ceará. Atua, até o presente momento, como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Membro do Grupo de Estudos Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (GTercoa/CNPq).

JORGE CARVALHO BRANDÃO
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui graduação em Matemática pela UFC (1996), mestrado em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela UFC (2001). Atualmente é professor associado de Matemática para Engenharias do Centro de Tecnologia (CT) da UFC. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: (1) Matemática adaptada para pessoas com dificuldades de aprendizagem (ensinos médio e superior); (2) Geometria e Física (Ensino Médio) para pessoas com deficiência visual ou auditiva; (3) Análise de Erros. Coordena Grupo de estudos em métodos e técnicas de ensino de Matemática e Física para engenharias.

LUÍS FELIPE DA COSTA MONTEIRO
Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará, possui formação técnica em administração e edificações, ambas com atuação no setor privado. Em 2018 atuou como bolsista de Iniciação Acadêmica, Extensão e Estudos Tecnológicos pela Universidade Federal do Ceará. Ainda em 2019, até o presente momento atua como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Membro do Grupo de Estudos Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (GTercoa/CNPq).

LUÍS FERNANDO ALVES DA SILVA
Graduando em Matemática Bacharelado pela Universidade Federal do Ceará. Em 2021, até o presente momento atua como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – CNPq. Membro do Grupo de Estudos Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (GTercoa/CNPq).

MARIA ISABEL RAMALHO ORTIGÃO
Doutora em Educação (PUC-Rio, 2005), com pós-doutorado em Avaliação Educacional (Un. Lisboa, 2019 – bolsa Capes-PrInt/Uerj). Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd). Pesquisadora Produtividade em Pesquisa (CNPq), Cientista do Nosso Estado (FAPERJ), Procientista (Uerj). Líder do grupo de pesquisa Políticas de Avaliação, Desigualdades e Educação Matemática.

MARIO JORGE NUNES COSTA
Licenciado em Física pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Didática pelo Centro de Educação da Uece. Mestre e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (2013/2018). Pos-doutorando em ensino pela RENOEN – REDE NORDESTE DE ENSINO no polo UFC. Atua como professor de Física na rede pública estadual cearense.

VLADIANA COSTA DOS SANTOS
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nossa Senhora de Lourdes (2017) e Especialização em Tecnologias Digitais na Educação Básica pela Universidade Estadual do Ceará (Uece – 2018).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Tecnológica e Educação Matemática. Foi coordenadora pedagógica no Colégio Olho Vivo e na Escola Mundo Feliz. Tem experiência como professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no ensino de Matemática. Atuou como supervisora escolar, na escola Mundo Feliz.

WENDEL MELO ANDRADE
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2021). Mestre em Educação pela UFC (2017). Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (2003). Licenciado em Matemática pela UVA (2003). Professor de matemática da rede estadual de ensino do Ceará. Atua como formador na 6ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação – CREDE 6.