Capa do livro: ENSINO MÉDIO EM PESQUISA

ENSINO MÉDIO EM PESQUISA

Autores: Clecí Körbes - Eliza Bartolozzi Ferreira - Monica Ribeiro da Silva - Renata Peres Barbosa (Orgs.)

Este livro é resultado do esforço coletivo de pesquisadores e pesquisadoras que compõem a Rede Nacional EMPesquisa – rede interinstitucional de grupos de pesquisa sobre Ensino Médio. Atualmente a Rede é composta por 22 grupos distribuídos pelas cinco macrorregiões do Brasil. Com a intenção de dar visibilidade à produção da Rede, o livro que agora vem a público possui a intenção de oferecer um retrato sobre os caminhos que a atual reforma do ensino médio pela Lei 13.415/17 tem percorrido. A relevância desses registros está na sua capacidade de revelar as disputas, limites e contradições de uma política pública formulada sem a participação da comunidade educacional em um país constituído por profundas desigualdades e diferenças. Esperamos com essa publicação reafirmar os compromissos de pesquisadores e pesquisadoras de ensino médio no Brasil com a democratização do acesso e com a qualidade da educação oferecida às juventudes brasileiras, e, também, reiterar a importância e necessidade da pesquisa acadêmica comprometida com a justiça social e com o direito à educação.



Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2860-3
DOI: 10.24824/978652512860.3
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 304
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ENSINO MÉDIO EM PESQUISA

ADRIANE RIBEIRO

Mestranda em Educação pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, integrando o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos (GEPEFOPPE/IFC). Graduada em Ciências Biológicas pela PUC/RS. Atualmente é professora da rede pública de educação do estado de Santa Catarina.

 

ALBENE LIZ CARVALHO MONTEIRO BOTH

Doutoranda em Educação no PGEDA – Associação em rede, da UFPA. Mestra em Agronomia pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAGRO) da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE).

 

ALESSANDRA VIDAL DIAS

Graduação em andamento em Licenciatura em Pedagogia no Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú. Bolsista de Iniciação Científica. Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos (GEPEFOPPE/IFC).

 

ÁLIDA ANGÉLICA ALVES LEAL

Doutora e Mestre em Educação – FaE/UFMG. Professora Adjunta da Faculdade de Educação – FaE/UFMG. Co-coordenadora do Observatório da Juventude da UFMG. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa sobre Condição e Formação Docente (PRODOC/UFMG).

 

ALTAIR ALBERTO FÁVERO

Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx). Doutor em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS). Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF). Graduado em Filosofia (UPF). Professor titular III e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF. Pesquisador Produtividade do CNPq. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF e membro do Grupo EMpesquisa – Ensino Médio em Pesquisa.

 

ANA BEATRIZ GASQUEZ PORELLI

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Bolsista CAPES.

 

CARINA TONIETO

Doutora em Educação (UPF). Mestre em Educação (UPF/Bolsista Capes). Especialista em Gestão Educacional (UFSM). Graduada em Filosofia (UPF). Professora e pesquisadora do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS/Campus de Ibirubá). Vice-coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF; coordenadora do Grupo de Pesquisa Ensino Trabalho e Sociedade (IFRS); e membro do Grupo EMpesquisa – Ensino Médio em Pesquisa.

 

CAROLINE SIMON BELLENZIER

Mestranda em Educação na Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialização em Supervisão Educacional pela Universidade de Passo Fundo. Graduada em Letras – Português, Inglês e respectivas literaturas pela Universidade de Passo Fundo. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES-UPF/RS) e membro do Grupo EMpesquisa – Ensino Médio em Pesquisa.

 

CHAIANE BUKOWSKI

Doutoranda em Educação no PPGEdu/UPF. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó. Especialização em Educação Integral pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Graduação em Pedagogia pela Faculdade Anglicana de Erechim. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES-UPF/RS) e membro do Grupo EMpesquisa – Ensino Médio em Pesquisa.

 

CHANAUANA DE AZEVEDO CANCI

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela URI (Apoio CAPES/Brasil). Advogada. Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Integra o Grupo de Pesquisa em Educação Integral na escola e na sociedade: sujeitos, territórios, dimensões e interfaces (CNPq).

 

CLECÍ KÖRBES (ORGANIZADORA)

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutora em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Mestra em Educação e graduada em Pedagogia e Administração pela UFPR. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR. Integrante do Observatório do Ensino Médio da UFPR, do Grupo EMpesquisa – Ensino Médio em Pesquisa e coordenadora do grupo de pesquisa Gestão de Políticas Públicas.

 

CRISTIANE LETÍCIA NADALETTI

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pedagoga no Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

 

DANIEL MARQUES DOS SANTOS

Mestre em Educação PPGE FaE/UFMG. Professor da Educação Básica da Rede Federal. Pesquisador do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO/UFMG).

 

DANIELLE DE SOUSA SANTOS

Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pedagoga no Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

 

DIRCE ZAN

Doutora, Mestra em Educação e Pedagoga pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora do Departamento de Ciências Sociais e Educação (Decise), pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Educação e Sociedade (GPPES) na Faculdade de Educação da Unicamp e coordenadora estadual do EMPesquisa (Grupo Interinstitucional Ensino Médio em Pesquisa).

 

DOMINGOS LEITE LIMA FILHO

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba/PR, e Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Educação e Tecnologia (GETET).

 

ÉDER DA SILVA SILVEIRA

Doutor em História pela Unisinos, mestre em Educação pela PUC-RS, universidade onde realizou o primeiro pós-doutoramento. Atualmente, realiza o segundo estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Docente do Departamento de Ciências, Humanidades e Educação e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Líder do Grupo de Pesquisa Currículo, Memórias e Narrativas em Educação – CNPq. Pesquisador colaborador na rede Ensino Médio em Pesquisa e integrante do Observatório do Ensino Médio da UFPR e Observatório do Ensino Médio do RS.

 

ELIANE CLEIDE DA SILVA CZERNISZ

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP – Marília). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora Associada do Departamento de Educação, Área de Políticas Educacionais, Estado e Sociedade e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL. Coordenadora do Observatório do Ensino Médio da UEL e membro do Subgrupo do EMpesquisa UEL, UEM, UNESPAR e IFPR.

 

ELISABETE DAL PIVA

Doutoranda em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Mestra em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Graduada em História pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Professora da Rede Pública Estadual de Santa Catarina. Integra o Grupo de Pesquisa em Educação Integral na escola e na sociedade: sujeitos, territórios, dimensões e interfaces (CNPq).

 

ELIZA BARTOLOZZI FERREIRA (ORGANIZADORA)

Historiadora. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-Doutorado na École Normale Supérieure de Lyon/França. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Diretora da Pós-Graduação da UFES. Coordenadora da Rede Estrado. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (NEPE/UFES). 

 

EVANDRO CONSALTÉR

Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UPF, na linha Políticas Educacionais. Especialista em Estratégias de Aprendizagem pela Faculdade da Associação Brasiliense de Educação – FABE Marau/RS. Graduado em Letras (Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas) pela Universidade de Passo Fundo. É vice-coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF e membro do Grupo EMpesquisa – Ensino Médio em Pesquisa.

 

FABIO PERBONI

Pós-Doutorado na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Doutorado em Educação UNESP/Presidente Prudente, Mestrado em História pela UNESP/Franca, e graduação em Pedagogia pela União das Faculdades dos Grandes Lagos / UFSCar e em História pela UNESP/Franca. Professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Ocupa a função de coordenador do GT 05 da ANPED/CO – Grupo de Trabalho Estado e Política Educacional (2019-2022) e de vice coordenador estadual da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE-MS) (2021-2022). É editor da Horizontes-Revista de Educação (2018-2021). 

 

FERNANDA DIAS DA SILVA

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora da Rede Estadual de Educação do Estado de São Paulo.

 

FERNANDO FABICHAKI PEREIRA

Doutorando em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Mestre em Educação pela mesma instituição. Bacharel e Licenciado em Filosofia. Professor de Filosofia na Rede Estadual de Santa Catarina. É Orientador Pedagógico e Educacional na Fundação Bradesco de Laguna/SC. Colaborador do setor Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Brasília.

 

FILOMENA LUCIA GOSSLER RODRIGUES DA SILVA

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Educação (Universidade do Oeste de Santa Catarina) e Licenciada em Pedagogia. De 2016 a 2018 coordenou o processo de elaboração da proposta de criação do Programa de Pós-Graduação em Educação do IFC (PPGE-IFC). Coordena o PPGE-IFC desde dezembro de 2018. Atualmente é professora nos cursos de licenciatura e no Mestrado em Educação. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos do Instituto Federal Catarinense (GEPEFOPPE-IFC) e membro do Grupo de Pesquisa EMPesquisa – Ensino Médio em Pesquisa. 

 

GABRIEL LYRA DE MELO FRANCO

Licenciando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista de Iniciação Científica vinculado ao Observatório da Juventude da UFMG.

 

GEORGIA SOBREIRA DOS SANTOS CÊA

Pós-Doutorado em Educação (University of Bristol); Doutorado em Educação: História, Política e Sociedade (PUC-SP); Professora Associada da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Estado, Sociedade e Educação (GP-TESE – CNPq/UFAL).

 

GILVAN LUIZ MACHADO COSTA

Pós-Doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Graduado em Matemática-Licenciatura pela Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina. Professor da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Líder do Grupo de Pesquisa e Estudo sobre o Ensino Médio (GREPEM).

 

GLHEBIA GONÇALVES DE OLIVEIRA

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora da Educação Básica na Rede Estadual da Bahia. Membro do Observatório da Juventude da UFMG. 

 

ISIS AZEVEDO DA SILVA CARVALHO

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduada na FURG, no curso de licenciatura em Pedagogia. Bolsista EPEC em 2017/2018. Bolsista de Iniciação científica PIBIC CNPQ 2016/2017. Pesquisadora no grupo de pesquisa, trabalho, educação e docência – GTED. Professora da Educação Básica.

 

IULA SANTANNA TEIXEIRA

Doutoranda e Mestra em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Porto-Alegrense. Professora da Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul. Professora da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Integra o Grupo de Pesquisa em Educação Integral na escola e na sociedade: sujeitos, territórios, dimensões e interfaces (CNPq).

 

JAQUELINE MOLL

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Graduada em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Erechim (CESE). Professora titular da Faculdade de Educação e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da UFRGS. Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Lidera o Grupo de Pesquisa em Educação Integral na escola e na sociedade: sujeitos, territórios, dimensões e interfaces (CNPq).

 

JEFFERSON CÂNDIDO DE CARVALHO

Graduando em Geografia pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, campus Iguatu. Pesquisador bolsista do Laboratório de Estudo, Pesquisa e Extensão no Ensino Médio – LEPEEM. Coordenador de Formação Política do Centro Acadêmico do curso de Geografia (CAGEO) do IFCE campus Iguatu.

 

JOHN MATEUS BARBOSA

Doutor em Educação e Pedagogo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor EBTT (DI-2) do Instituto Federal do Ceará, campus Iguatu, atuando nas licenciaturas de Química, Geografia e no curso de Pós-Graduação (lato sensu) em Educação Profissional e Tecnológica. Líder do Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão no Ensino Médio – LEPEEM, cadastrado no diretório do CNPq.

 

JOSILAINE CATIA GONÇALVES

Doutoranda em Educação e Mestra em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Paulista São José (FPSJ) e em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

 

JULIANA NOVAIS

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora Assistente da Universidade Estadual de Alagoas.

 

JUNIOR BUFON CENTENARO

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF), com bolsa da CAPES. Licenciado em Filosofia pela UPF. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES-UPF/RS), membro da Rede de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior (REPES/FURG) e do Grupo EMpesquisa – Ensino Médio em Pesquisa. Atuou como professor de Filosofia e Ensino Religioso no Ensino Fundamental II e Médio do Colégio Franciscano Cristo Rei de Marau/RS.

 

KARINA CAVASSANI KLAPPOT

Graduação em andamento em Licenciatura em Pedagogia no Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú. Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos (GEPEFOPPE/IFC).

 

KEFREN CALEGARI DOS SANTOS

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Formado em Educação Física e Filosofia pela UFES. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (Nepe). Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vitória (IFES/Campus Vitória).

 

LAÍS ZAGO

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Integrante do grupo de pesquisa Observatório do Ensino Médio da UFPR.

 

MAIKE CRISTINE KRETZSCHMAR RICCI

Mestra em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora da Rede Pública Estadual de Santa Catarina, atuando na Secretaria de Estado da Educação. Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Integra o Grupo de Pesquisa em Educação Integral na escola e na sociedade: sujeitos, territórios, dimensões e interfaces (CNPq).

 

MARCELO LIMA

Pós-doutor e doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Educação e graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Docente da UFES. Membro do GETAE (LAGEBES), Neddate (UFF), THESE (UFF-Fiocruz-UERJ) e EMpesquisa – Ensino Médio em Pesquisa (UNICAMP-UFPR).

 

MARCOELIS PESSOA DE CARVALHO MOURA

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Piauí (UFPI). Professora Assistente da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) – Curso de Pedagogia. Professora da Educação Básica da Rede Pública Estadual de Educação do Piauí. Integra o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Pedagógicas e Curriculares de Profissionais da Educação (NIPPC).

 

MARIA APARECIDA ALVES

Doutora em Educação e Mestra em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora adjunta do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do Grupo EMpesquisa – Ensino Médio em Pesquisa e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sociologia, Política e Educação (GEPSPE).

 

MARIA DA GLÓRIA CARVALHO MOURA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestra em Educação e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Piauí (UFPI). Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE/PPGEd/CCE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da UFPI. Coordena o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Pedagógicas e Curriculares de Profissionais da Educação (NIPPC).

 

MARIA DE LOURDES FERREIRA MACEDO LOPES

Mestra em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), especialista e graduada em Geografia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora da educação básica da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Integrante do Grupo de Pesquisas de Estado Políticas e Gestão da Educação (GEPGE).

 

MONICA RIBEIRO DA SILVA (ORGANIZADORA)

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Mestra em Educação pela Universidade de São Carlos (UFSCar) e graduada em Pedagogia pela UNESP – Araraquara. Professora Titular na Universidade Federal do Paraná. Pesquisadora 1D do CNPq. Coordenadora do grupo de pesquisa Observatório do Ensino Médio e da Rede Nacional EMPesquisa.

 

NAYOLANDA COUTINHO LOBO AMORIM DE SOUZA

Mestra em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e graduada em Direito pela Faculdade Estácio de São Luís/MA. Docente da Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP/MA) e assessora jurídica do município de Chapadinha/MA. Pesquisadora integrante do grupo de pesquisa Currículo, Memória e Narrativas em Educação – CNPq.

 

NORA KRAWCZYK

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mestra em Estado, Educação e sociedade pela Facultad Latinoamericana em Ciencias Sociales e graduada em Ciências da Educação. Professora Associada do Departamento de Ciências sociais e Educação (DECISE) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Política Educacional, Educação e Sociedade (GPPES) na FE/Unicamp. Pesquisadora 1D do CNPq. Coordenadora do Grupo EMpesquisa – Ensino Médio em Pesquisa.

 

RAFAEL DE BRITO VIANNA

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Licenciado em História pela mesma instituição. Pesquisador do Grupo de Pesquisa “Currículo, Memórias e Narrativas em Educação” – (PPGEdu-UNISC/CNPq).

 

RENATA PERES BARBOSA (ORGANIZADORA)

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Marília). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora Adjunta do Departamento de Planejamento e Administração Escolar e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Vice coordenadora do grupo de pesquisa Observatório do Ensino Médio da UFPR.

 

RODOLFO SOARES MOIMAZ

Doutorando no Pós-Graduação em Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduado e licenciado em Ciências Sociais pela Unicamp. Bolsista CAPES.

 

ROGÉRIO DE SOUZA SILVA

Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Sociologia, Graduado e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – Campus Araraquara. Professor de Sociologia no Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

 

RONALDO MARCOS DE LIMA ARAUJO

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Titular da Universidade Federal do Pará (UFPA), vinculado ao Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE). Pesquisador 1D do CNPq.

 

ROSEMEIRE REIS

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe e pela Universidade Sorbonne Paris Nord. Doutora e Mestra em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Pesquisadora do CNPq.

 

SANDRA REGINA DE OLIVEIRA GARCIA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora Associada do Departamento de Educação, Área de Políticas Educacionais, Estado e Sociedade da UEL. Coordenadora do Observatório do Ensino Médio UEL – Subgrupo do EM pesquisa UEL, UEM, UNESPAR e IFPR.

 

SANDRA RENATA MUNIZ MONTEIRO

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Graduada em História pela UFES. Professora da Rede Estadual do Espírito Santo.

 

SÉRGIO FELDEMANN DE QUADROS

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduado em Pedagogia pelo Instituto Federal Catarinense.

 

SÍLVIA BELTRANE CINTRA

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Coordenadora de Projetos Pedagógicos do Centro Paula Souza.

 

SÍLVIA FORATO

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduada em Ciências Sociais e Antropologia pela Unicamp. Professora de Sociologia na Rede de Ensino Médio Pública Estadual de São Paulo.

 

SUZANE DA ROCHA VIEIRA GONÇALVES

Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas. Professora associada no Instituto de Educação da FURG. Integrante do Grupo EMpesquisa – Ensino Médio em Pesquisa. Líder no Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Docência – GTED. Presidente da ANFOPE – Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação, biênio 2021-2023.

 

SIMONE BARRETO ANADON

Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Especialização em Educação e Licenciatura Plena em Pedagogia pela mesma Universidade. Professora adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Docência – GTED.

 

TAMIRIS POSSAMAI

Mestra em Educação pelo Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú. Bacharela em Direito pelo Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). Trabalhadora (Técnica Administrativa em Educação) do Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul. Integra os Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos (GEPEFOPPE/IFC) e o Grupo de Estudos em Atualidades (GEA/IFC).

 

TATIANA DE OLIVEIRA

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora de Sociologia do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

 

TATIANE APARECIDA MARTINI

Mestra em Educação pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú. Licenciada em História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Participante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos (GEPEFOPPE/IFC). Professora de História da Rede Municipal de Ensino de Joinville – SC.

 

THALITA GONÇALVES

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Socióloga pela UFES. Trabalha no Instituto Jones dos Santos Neves/Espírito Santo.