Capa do livro: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA:<br> Mapeamentos com ênfase em processos de Ensino e Aprendizagem

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA:
Mapeamentos com ênfase em processos de Ensino e Aprendizagem

Autores: Fabiane Cristina Höpner Noguti - Rita de Cássia Pistóia Mariani (Orgs.)

Os capítulos apresentados neste livro são frutos do trabalho desenvolvido na disciplina de “Seminários Temáticos de Educação Matemática” do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF) da Universidade Federal de Santa Maria. Tal disciplina tornou-se um balizador na formação continuada, nível de Mestrado, dos acadêmicos envolvidos, colaborando com um aprofundamento nas temáticas das linhas de pesquisas, assim como nos respectivos projetos de dissertação. Para se efetuar uma pesquisa de qualidade é necessário saber/aprender a ler e interpretar artigos. O matemático alemão Georg Cantor (1845-1918) certa vez escreveu que “em Matemática, a arte de propor um problema deve ser considerada de maior valor do que resolvê-lo”. Neste momento, tomamos a liberdade de substituir “Matemática” por “Educação Matemática” na declaração de Cantor. Dessa forma, essa disciplina auxiliou os futuros pesquisadores a desenvolver a habilidade de se ter “um olho crítico” e aprender a ser o protagonista na pesquisa, apresentando questionamentos relevantes à área em questão.

Prof. Dr. Ricardo Fajardo
Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Educação Matemática
 e Ensino de Física (dez/2015 - abr/2021)

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2876-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-2877-1
DOI: 10.24824/978652512876.4
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 224
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA:<br> Mapeamentos com ênfase em processos de Ensino e Aprendizagem

IASMIM MARTINS NORO

Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF- UFSM).

 

ANEMARI ROESLER LUERSEN VIEIRA LOPES

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat-UFSM). Docente do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Maria.

 

INGRID PEREIRA DA SILVA

Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF- UFSM).

 

SIMONE POZEBON

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat-UFSM). Docente do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Maria.

 

INÊS FARIAS FERREIRA

Docente do Departamento de Matemática – UFSM.

 

TANIRA ELOISA KONZEN

Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF – UFSM).

 

TAUANA DAMBRÓS

Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF – UFSM).

 

RICARDO FAJARDO

Doutor em Matemática University of Rochester (NY- USA). Docente do Departamento de Matemática. Universidade Federal de Santa Maria.

 

CLAUDIA APARECIDA WINKELMANN

Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF – UFSM). Educação Matemática: grupos de estudos e pesquisas (EMgep). Professora na Rede Municipal de ensino de Sobradinho (RS).

 

RITA DE CÁSSIA PISTÓIA MARIANI

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Líder do Educação Matemática: grupos de estudos e pesquisas (EMgep). Docente do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Santa Maria.

 

ELIS PUNTEL

Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF – UFSM).

 

VANEZA DE CARLI TIBULO

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Santa Maria.

 

DIANDRA BATIROLA LEDUR

Mestranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria. Educação Matemática: grupo de estudos e pesquisas (EMgep).

 

CRISTHIAN LOVIS

Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF – UFSM). Educação Matemática: grupos de estudos e pesquisas (EMgep).

 

ROCHELE RIBAS DE OLIVEIRA

Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF – UFSM). Educação Matemática: grupos de estudos e pesquisas (EMgep).

 

JULIANA GABRIELE KIEFER

Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF – UFSM). Educação Matemática: grupos de estudos e pesquisas (EMgep).

 

ANA LUIZA GOLIN

Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF – UFSM). Educação Matemática: grupos de estudos e pesquisas (EMgep).

 

JUCELAINE LAGES DE BARROS

Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF – UFSM). Educação Matemática: grupos de estudos e pesquisas (EMgep).

 

MARIA CECÍLIA PEREIRA SANTAROSA

Doutora em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS- RS). Docente do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

 

MATHEUS METZ CORREA

Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF – UFSM). Educação Matemática: grupos de estudos e pesquisas (EMgep).

 

FABIANE CRISTINA HÖPNER NOGUTI

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp-RC/ SP). Líder do Educação Matemática: grupos de estudos e pesquisas (EMgep). Docente do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

 

MAISA IORA

Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF – UFSM). Educação Matemática: grupos de estudos e pesquisas (EMgep).

 

RAIANA LAZZARETTI

Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF – UFSM).

 

CARMEN VIEIRA MATHIAS

Doutora em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS- RS). Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geometria – GEPGEO (UFN- RS). Docente do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).