Capa do livro: EXERCÍCIO FÍSICO NO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL E PATOLÓGICO:<br>da teoria à prática

EXERCÍCIO FÍSICO NO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL E PATOLÓGICO:
da teoria à prática

Autores: Flávia Gomes de Melo Coelho - Sebastião Gobbi - José Luiz Riani Costa - Lilian Teresa Bucken Gobbi

Esta obra é fruto da experiência e da produção de conhecimento acumulados, ao longo das duas últimas décadas, na intervenção com idosos neurologicamente saudáveis, com doença de Alzheimer e seus cuidadores, com doença de Parkinson e idosos institucionalizados.

O envelhecimento populacional é um fenômeno marcante da sociedade atual. A velhice é uma fase da vida que, como qualquer outra, apresenta perdas e ganhos que são peculiares a cada uma delas. De um lado, esta é associada a maior prevalência de doenças crônicas e redução da funcionalidade. Por outro lado, os idosos apresentam uma melhor percepção do sentir-se bem e aqueles sem comprometimento cognitivo exibem menores chances de desordens mentais (humor, ansiedade, controle de impulso e uso de substâncias – álcool e drogas) comparado com faixas etárias anteriores e, ainda mais importante, o organismo idoso continua a apresentar plasticidade no sentido de adaptar-se aos estímulos.

Neste contexto, faz-se necessário criar estratégias que visem otimizar a independência e a autonomia de idosos.

Um dos fatores modificáveis de estilo de vida é a prática do exercício físico, que apresenta grande impacto benéfico em todas as esferas de vivência do idoso, inclusive na prevenção e tratamento de doenças, proteção e promoção da saúde, bem como na atenuação do declínio da capacidade funcional.

O livro parte de uma contextualização geral do envelhecimento para então debruçar-se pormenorizadamente na questão do exercício físico e suas variáveis, em populações distintas de idosos.

A expectativa dos autores é que se torne uma ferramenta útil para profissionais da área de saúde, respeitadas suas competências/habilitações profissionais específicas, bem como para aqueles envolvidos em planejamento e implantação de políticas públicas para idosos.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-579-6
DOI: 10.24824/978858042579.6
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 464
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EXERCÍCIO FÍSICO NO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL E PATOLÓGICO:<br>da teoria à prática

Flávia Gomes de Melo Coelho

Graduada em Educação Física Plena pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente é aluna de Doutorado, na linha de pesquisa Neurociências e Atividade Física na UNESP. Atuou como docente na Faculdade de Americana (FAM) nos cursos de Educação Física e Psicologia (Graduação). É pesquisadora no Laboratório de Atividade Física e Envelhecimento (LAFE) e no Laboratório de Exercício Físico e Neurociências. Foi coordenadora, e atualmente elabora e orienta exercício físico no Programa de Cinesioterapia Funcional e Cognitiva para Idosos com Doença de Alzheimer.

 

Sebastião Gobbi

Graduado como Instrutor de Educação Física pela Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo, mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria - RS, doutorado em Kinesiology - University of Waterloo - Canadá e livre-docente pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Professor Adjunto da UNESP - Rio Claro. Coordenador do Núcleo Local UNESP-Unati, Programa de Atividade Física para a Terceira Idade (PROFIT) e Laboratório de Atividade Física e Envelhecimento (LAFE). Bolsista de produtividade do CNPq.

 

José Luiz Riani Costa

Graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, Especialização em Medicina do Trabalho pela UNICAMP, Mestrado em Clínica Médica pela UNICAMP, Especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública-ENAP e Doutorado em Saúde Coletiva pela UNICAMP. Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista- UNESP, Departamento de Educação Física - Câmpus de Rio Claro. Coordenador do Programa de Cinesioterapia Funcional e Cognitiva para Idosos com Demência de Alzheimer e do Laboratório de Exercício Físico e Neurociências.

 

Lilian Teresa Bucken Gobbi

Graduada em Licenciatura em Educação Física e Técnico Desportivo pela Escola de Educação Física e Esportes do Paraná, Graudada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria - RS, Doutora em Kinesiology - University of Waterloo - Canadá e Livre-docente pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Profa. Adjunta do Departamento de Educação Física EF/UNESP/Rio Claro - SP. Coordenadora do Programa de Atividade Física para Pacientes com Doença de Parkinson (PROPARKI) e do Laboratório de Estudos da Postura e da Locomoção (LEPLO). Bolsista de produtividade do CNPq.

 

Ruth Ferreira Santos-Galduróz

Psicologia. Doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo. Professora adjunta do Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC, Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista – UNESP.

Ryosuke Shigematsu

Professor Adjunto da Faculty of Education, Mie University. Institute for Square–Stepping Exercise. Japan

Silvia Deutsch

Educação Física. Doutorado em psicologia (psicologia experimental) pela Universidade de São Paulo - USP. Professor livre docente da Universidade Estadual Paulista - UNESP. Atua na área de educação física, com ênfase em estados emocionais do movimento.

Raquel Gonçalves

Educação Física. Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Doutoranda em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos. Docente substituto no Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos.

Thays Martins Vital

Educação Física. Mestre e Doutoranda em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Docente substituto no Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos.

Carlos Federico Ayala Zuluaga

Educação Física. Especialização em Treinamento Desportivo e Mestre em Educação pela Universidade de Caldas, Manizales, Colombia. Doutorando em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista - UNESP.

Professor assistente da Universidade de Caldas.

Emerson Sebastião

Educação Física. Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Doutorando pelo Department of Kinesiology and Community Health - University of Illinois at Urbana-Champaign.

Salma Stéphany Soleman Hernandez

Educação Física. Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Doutoranda em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

 

Carla Manuela Crispim Nascimento

Educação Física. Mestre e doutoranda em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista - UNESP.

Camila Vieira Ligo Teixeira

Educação Física. Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista - UNESP.

José Claudio Jambassi Filho

Educação Física. Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Docente substituto no Departamento de Educação Física da Universidade Estadual Paulista - UNESP.

Sandra Aires Ferreira

Educação Física. Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Docente substituto do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual do Cento-Oeste -UNICENTRO.

Larissa Pires de Andrade

Fisioterapia. Especialista em Geriatria. Mestre e Doutoranda em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista – UNESP.  Docente substituto de Fisioterapia em Geriatria da Universidade Federal de São Carlos.

Marcelo Pinto Pereira

Fisioterapia. Mestre e Doutorando em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista - UNESP.

Danilla Icassatti Corazza

Educação Física. Mestre e Doutoranda em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista - UNESP.

Julimara Gomes dos Santos

Educação Física. Mestranda em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista - UNESP.

Marilia Ceccato

Educação Física. Mestranda em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista - UNESP.

Marcelo Garuffi Santos

Educação Física. Mestrando em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista - UNESP

 

Fabio Augusto Barbieri

Mestre e Doutorando em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista – UNESP.

Claudia Teixeira-Arroyo

Educação Física. Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, Rio Claro/SP. Docente do Curso de Educação Física, do Centro Universitário UNIFAFIBE.

Rosangela Alice Batistela

Educação Física. Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista - UNESP.

Jessica Rodrigues Pereira

Educação Física. Mestranda em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista - UNESP.

Deisy Terumi Ueno

Educação Física. Mestranda em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista - UNESP.

Grazieli Silva Túbero

Fisioterapia. Mestranda em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista - UNESP.

Paulo Henrique Silva Pelicioni

Fisioterapia. Especialista em Aprendizagem Motora pela Escola de Educação Física e Esporte, USP. Mestrando em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista - UNESP.

Diego Orcioli da Silva

Educação Física. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Rio Claro

Angelica Miki Stein

Educação Física. Mestranda em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista - UNESP.

André Luiz Demantova Gurjão

Educação Física. Mestre e Doutorando em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista - UNESP.

Carla Andreza Almeida Andreatto

Psicologia. Mestranda em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista - UNESP.

 

Paulo Cezar Rocha dos Santos

Educação Física. Mestrando em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista - UNESP.

Alexandre Konig arcia Prado

Educação Física. Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista - UNESP.

Luiza Herminia Gallo

Educação Física. Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista - UNESP.

Renata Valle Pedroso

Educação Física. Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista - UNESP.

Rodrigo Vitório

Educação Física. Mestre e Doutorando em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista - UNESP.

Ellen Lirani-Silva

Educação Física.  Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista - UNESP.

 Natalia Madalena Rinaldi  

Educação Física. Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista - UNESP.

Antonio Carlos de Quadros Junior

Educação Física.  Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista - UNESP.

Maria Carolina Barreto

Educação Física.  Mestranda em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista - UNESP.

Paulo Fernando Moraes

Educação Física.  Mestrando em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista - UNESP.

Luana Carolina de Morais

Educação Física.  Mestranda em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista - UNESP.

Lucas Simieli

Educação Física.  Universidade Estadual Paulista - UNESP.

Débora Marinelli

Fisioterapia.  Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)