Capa do livro: CURRÍCULOS E ARTISTAGENS:<br> política, ética e estética para uma educação inventiva

CURRÍCULOS E ARTISTAGENS:
política, ética e estética para uma educação inventiva

Autores: Janete Magalhães Carvalho - Sandra Kretli da Silva - Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni (Orgs.)

O livro Currículos e artistagens:  política, ética e estética para uma educação inventiva, é composto por 28 capítulos, reunindo escritos de 38 professores pesquisadores externos à equipe da pesquisa Com-Versações com a Filosofia da Diferença em Currículos e Formação de Professores (DG/CNPq), de distintas IES – UERJ, USP, UNESP, UNICAMP, UFMG, UFF, UNIRIO, UVV, IFBA e UFES - e 20 pesquisadores participantes do grupo de pesquisa (UFES). Os textos estão divididos em duas partes. Na parte 1, Currículos e estéticas e infâncias e juventudes..., trazemos os fluxos e intensidades produzidos nos encontros com as experimentações ético-estético-políticas com as infâncias, juventudes, processos de subjetivação, micropolíticas ativas, resistências coletivas, fabulações, tempo, devir, dança, fotografias, botânica, artes, corpos...Na composição da parte II, intitulada Currículos e estéticas e docências e aprendências e..., trazemos escritas que apontam a intensidade de forças que atravessam as docências, suas artes que engendram processos aprendentes, praticasteorias, cineconversas, afetos e afecções, anarquismos, linhas de fuga, imagens de cinema, literatura, pintura, sons, dança etc. em sua relação com a potencialização dos processos curriculares como micropolíticas ativas.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2774-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-2770-5
DOI: 10.24824/978652512774.3
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 404
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

CURRÍCULOS E ARTISTAGENS:<br> política, ética e estética para uma educação inventiva

ALEXANDRE FILORDI DE CARVALHO

Professor da Universidade Federal de Lavras e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo. Pesquisador do CNPq.

 

ANA PAULA PATROCINIO HOLZMEISTER

Doutora em Educação; coordenadora e professora do Curso de Pedagogia da Universidade Vila Velha (UVV).

 

CAMILLA BORINI VAZZOLER GONÇALVES

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE-UFES).

 

HOCIENE NOBRE PEREIRA WERNECK

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação-PPGMPE/UFES.

 

JULIANA PAOLIELLO SÁNCHEZ LOBOS

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE/UFES.

 

CARLA CHAR

Doutoranda, Mestre em Educação e Pedagoga pela Faculdade de Educação da UFMG, Artista e Professora de Dança, membro do GECC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas).

 

MARLUCY ALVES PARAÍSO

Professora Titular da Faculdade de Educação da UFMG, Fundadora e atual coordenadora do GECC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas), Pesquisadora do CNPQ com Bolsa Produtividade em Pesquisa- PQ – Nível 1B.

 

SAMMY W. LOPES

Professor do Departamento de Estudos da Infância, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

 

SUZANY GOULART LOURENÇO

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES); professora do curso de Pedagogia da Universidade de Vila Velha (UVV).

 

MANUELA ROSA MACHADO RIBEIRO

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES).

 

JOSÉ RODOLFO LOPES DA SILVA

Doutorando em Educação na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Especialista em Relações de Gênero e Sexualidades pela UFJF e membro dos grupos de estudos e pesquisa em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (GESED) da UFJF e do Políticas do Corpo e Diferenças (POC’s) da UFPel.

 

MARCIO CAETANO

Doutor em Educação e docente na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde também atua no Programa de Pós-graduação em Educação, coordena o Centro de Memória João Antônio Mascarenhas e é líder do Grupo de Pesquisa Políticas do Corpo e Diferenças – POC’s.

 

CARMEN LÚCIA VIDAL PÉREZ

Professora Adjunta da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação da UFF. Coordenadora do GEPEMC- Grupo de Estudos e Pesquisas Escola, memória e Cotidiano.

 

HELEN PEREIRA FERREIRA

Professora Associada da Faculdade de Educação da UFF.

 

MARCELE CRISTINA TEIXEIRA BARBOSA

Doutora em Educação pela UFF. Diretora do CAEE – Juiz de Fora.

 

RENATA FERNANDES RAMOS

Mestre em Educação pela UFF. Doutoranda em Educação na UFF. Professora da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro e da Rede Municipal de Educação de Niterói.

 

ALBA JANES SANTOS LIMA

Doutoranda em Música, Linha: Ensino e Aprendizagem em Música pela UNIRIO, professora de Arte-Música no Instituto Federal do Espírito Santo – IFES.

 

JAQUELINE MAGALHÃES BRUM

Doutora em Educação e professora do Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes.

 

LEONARDO RANGEL

Pós-Doutorando no PROPED/UERJ; professor do Instituto Federal de Educação da Bahia (IFBA).

 

MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS

Doutora em Educação; professora titular do Departamento de Psicologia Institucional do Centro de Ciências Humanas e Naturais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES).

 

CRISTIANE BREMENKAMP CRUZ

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES).

 

MARIA CAROLINA DE ANDRADE FREITAS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES).

 

NILDA ALVES

Pesquisadora emérita pela FAPERJ, com exercício na UERJ, no ProPEd – Programa de Pós-Graduação em Educação/EDU/Maracanã e no Programa de Pós-Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais – FFP/São Gonçalo (RJ). Pesquisadora 1 A/CNPq. Líder do GrPesq ‘Currículos cotidianos, redes educativas, imagens e sons’. Membro fundador do Laboratório Educação e Imagem/UERJ.

 

ALESSANDRA NUNES CALDAS

Vice-líder do GrPesq Currículos cotidianos, redes educativas, imagens e sons. Docente contratada do curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação da UERJ. Pesquisadora júnior do CNPq (agosto/2018-julho/2019). Vice-diretora de Espaço de Desenvolvimento Infantil, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

 

LUCIA TEREZA ROMANHOLLI

Doutoranda no ProPEd – Programa de Pós-Graduação em Educação/EDU/Maracanã, na Linha de pesquisa “Cotidianos, redes educativas e processos culturais”, no GrPesq “Currículos cotidianos, redes educativas, imagens e sons”. Docente na rede municipal de Educação/Rio de Janeiro.

 

RAFAEL LIMONGELLI

Doutorando em Educação pela UNICAMP, Mestre em Educação (UNIFESP, 2017), bacharel em Ciências Sociais (PUC, 2013) e técnico em Artes Cênicas (INDAC, 2008). Publicou os livros de poemas Cretino (Ed. Patuá, 2013) e Duna (Ed. Patuá, 2018). Desenvolve pesquisas, críticas e práticas em artes integradas, transitando entre dança, teatro, performance, literatura e artes visuais. Atualmente integra o grupo de pesquisas Transversal (PPGE/UNICAMP) e é articulador cultural da Rizoma Livros e da FLIPEI Festa Literária Pirata das Editoras Independentes.

 

SÍLVIO GALLO

Professor Titular da Faculdade de Educação da UNICAMP e pesquisador do CNPq. Presidente da SOFELP (Sociedade de Filosofia da Educação dos Países de Língua Portuguesa). Desenvolve estudos e pesquisas no campo da filosofia francesa contemporânea em interface com a educação, atualmente dedicando-se a um pensamento descolonizador da infância.

 

ALIK WUNDER

Bióloga, mestre e doutora em Educação, professora e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, ligada ao grupo de pesquisa Laboratório de Estudos Audiovisuais – OLHO e à Linha de Pesquisa “Linguagem e Arte em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp.

 

SUSANA OLIVEIRA DIAS

Bióloga, mestre e doutora em Educação, especialista em Jornalismo Científico, pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp (Labjor) e do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural do Labjor e líder do grupo de pesquisa multiTÃO: prolifer-artes sub-vertendo ciências e educações.

 

JANETE MAGALHÃES CARVALHO

Doutora em Educação; professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo; coordenadora do Grupo de Pesquisa Com-Versações com a Filosofia da Diferença em Currículos e Formação de Professores; pesquisadora 1-D do CNPq.

 

STEFERSON ZANONI ROSEIRO

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

 

DAVINA MARQUES

Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Pesquisadora em Pós-Doutoramento/Unicamp.

 

ANTONIO CARLOS RODRIGUES DE AMORIM

Professor Livre Docente na Faculdade de Educação/Unicamp. Bolsista PQ1B – CNPq.

 

SANDRA KRETLI DA SILVA

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais (DTEPE); do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE); e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

 

ANA CLÁUDIA SANTIAGO ZOUAIN

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo – PPGE/UFES; mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação – PPGMPE/UFES; professora de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Vitória, PMV/ES.

 

NATHAN MORETTO GUZZO FERNANDES

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo – PPGMPE/UFES; professor Magistério Superior-substituto, vinculado ao Departamento de Educação, Política e Sociedade da UFES.

 

GLAUBER RESENDE DOMINGUES

Doutor e Mestre em Educação e licenciado em Música pela UFRJ. Professor de Música no Colégio de Aplicação da UFRJ. Coordena na UFRJ o Projeto de Articulação Institucional (PARIN) “Arte na Educação Básica: criação, formação e resistência”. Também coordena o projeto de pesquisa intitulado “Gêneros musicais latino-americanos na Educação Básica: abordagens interseccionais”, no CAp UFRJ. Presidente do Fladem Brasil (Seção brasileira do Foro Latino-Americano de Educación Musical). Tem interesse pelos estudos acerca dos processos pedagógicos de escuta em experiências estéticas com o som na Música e em outras expressões artísticas, nas Epistemologias Latino-americanas (do Ensino) da Música e nas questões de Gênero e Sexualidade na Educação Musical.

 

GRAÇA REIS

Doutora e Mestre em Educação pelo ProPED/UERJ. Professora do Colégio de Aplicação (CAp) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do GT 13 de Educação Fundamental da ANPED e membro da ABdC/Associação Brasileira de Currículo.

 

INÊS BARBOSA DE OLIVEIRA

Professora titular aposentada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professora adjunta do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. Ex-presidente da Associação Brasileira de Currículo (ABdC), membro titular do Conselho Fiscal da ABdC e ex-membro titular do Conselho Fiscal da ANPEd e membro do GT Currículo da entidade. Pesquisadora associada ao GT Políticas Educacionais do CLACSO. Bolsista PQ 1C do CNPq e Cientista do Nosso Estado FAPERJ. 

 

TÂNIA MARA ZANOTTI GUERRA FRIZZERA DELBONI

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais (DTEPE); do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE); e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

 

CARLOS PEREIRA DE MELO

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor da Rede Municipal de Serra/ES. Professor da Educação Infantil da Rede Municipal de Cariacica.

 

TEREZINHA MARIA SCHUCHTER

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora aposentada do Centro de Educação (UFES).

 

PATRICK STEFENONI KUSTER

Mestre em Psicologia Institucional pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Psicólogo da Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Domingos Martins (ES).

 

FERNANDA CAVALCANTI

Doutoranda em Educação e Cotidianos no PPGEDU – Programa de Pós-Graduação – FFP/UERJ. Professora da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Mediadora do curso de Pedagogia da UNIRIO/CEDERJ.

 

MARCELO MACHADO

Doutorando do ProPEd (UERJ). Mestre em Processos Formativos e Desigualdades Sociais – FFP/UERJ. Professor da rede privada de ensino e coordenador pedagógico da rede estadual de educação (Seeduc). Bolsista FAPERJ.

 

NOALE TOJA

Doutora em Educação e Cotidianos no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro-ProPEd/UERJ. Pesquisadora do GRPesq Currículos cotidianos, redes educativas, imagens e sons, coordenado pela professora Nilda Alves.

Colabora em projetos de Educomunicação na articulação da educação, comunicação, artes e tecnologias. Bolsista FAPERJ.

 

ELIANA APARECIDA DE JESUS REIS

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Prefeitura Municipal de Serra – Secretaria de Educação. Professora e Pedagoga.

 

JACONIAS DIAS RODRIGUES

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Prefeitura Municipal de Serra – Secretaria de Educação. Professor e Pedagogo.

 

NILCÉA ELIAS RODRIGUES MOREIRA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Prefeitura Municipal de Serra – Secretaria de Educação. Professora e Pedagoga.

 

MARCIA RODRIGUES

Doutoranda do ProPEd/UERJ, integrante do GrPesq “Currículos cotidianos: redes educativas, imagens e sons” da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Educação pelo PROPED/UERJ, Arquiteta, UFRJ e Pedagoga, Inst Isabel/RJ. Gerente de Cultura do SESC – Serviço Social do Comércio, Departamento Nacional (2002/2018) e Assessora da direção do Sesc RJ.

 

ROSA HELENA MENDONÇA

Doutora em Educação pelo ProPEd-UERJ, integrante do GrPesq Currículos cotidianos, redes educativas, imagens e sons, no qual desenvolveu projeto de pós-doc.

 

TALITA MALHEIROS

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ/ProPEd (2021). Integrante do GRPesq “Currículos cotidianos, redes educativas, imagens e sons” da UERJ.

 

ANDRÉA SCOPEL PIOL

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

 

FÁBIO LUIZ ALVES DE AMORIM

Doutor em Educação; professor titular da UNESA/ES.

 

JANNAINA CALIXTO DE LIMA

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.