ADRIANA TURCHIELLO MAIA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Franciscana (UFN), Especialista em Gestão Educacional (UFSM), Mestra em Políticas Públicas e Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), professora de Educação Infantil e coordenadora pedagógica na Rede Municipal de Santa Maria-RS.
ANA CARLA HOLLWEG POWACZUK
Professora Dra. do Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Maria. Coordenadora da Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional. Líder do grupo de Pesquisa Práticas e Formação para a Docência: Educação Básica e Superior (GPDOC). Formadora do Curso de Aperfeiçoamento na Educação Infantil – CAEI. Orientadora do trabalho.
ARUNA NOAL CORREA
Professora Dra. Adjunta lotada no Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Formada em Pedagogia, Mestre em Educação (PPGE/UFSM) e Doutora em Educação (PPGEdu/Faced/UFRGS) pela linha de Estudos sobre Infâncias. Coordena projetos de ensino, pesquisa e extensão que promovem musicalização para bebês em risco psíquico e risco ao desenvolvimento, atuando junto ao grupo de pesquisa denominado Núcleo Interdisciplinar em Desenvolvimento Infantil (NIDI/UFSM). Formadora do Curso de Aperfeiçoamento na Educação Infantil – CAEI.
CAMILA BORGES DOS SANTOS
Atriz-Professora. Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSM. Professora no Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Professora nos Cursos de Pedagogia EAD/UAB e Educação Especial EAD/UAB.
DAIANE HERRMANN
Formada em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Pós-Graduada em Orientação Educacional, pela Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS – Campus Cerro Largo-RS. Atualmente é professora de Educação Infantil em uma escola de rede privada de Santa Maria.
DAIANY FILLIEIRO GONÇALVEZ
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Participante do Curso de Aperfeiçoamento Infâncias: Saberes e Ações Pedagógicas na Educação Infantil oferecido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Infâncias (NEPEI/UFSM). Especialista em Pedagogia empresarial e educação corporativa pela UNINTER. Especialista em Gestão Educacional pela UFSM.
DALIANA LÖFFLER
Doutora em Educação (UFPEL), Mestre em Educação (UFSM), Especialista em educação para a diversidade (UFRGS), licenciada em Pedagogia (UFSM). Professora do ensino básico, técnico e tecnológico na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo/UFSM.
FRANCIELE JULIANE RODRIGUES AGUIAR
Formada em Pedagogia Licenciatura Plena, pela Universidade Federal de
Santa Maria. Especialista em Gestão Supervisão e Orientação Escolar/UNINTER. Atualmente é professora da Educação Infantil da Rede Privada.
GÉSSICA WEBER
Graduada no Curso de Pedagogia Licenciatura Plena UFSM; Especialista em Gestão Educacional/UFSM e Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional/UFSM. Atuou como professora na Educação Infantil na rede privada; atualmente trabalha como professora no Ensino Profissionalizante.
GRAZIELA ESCANDIEL DE LIMA
Graduada em Pedagogia/UFSM, Mestre em Educação/UFSM, Doutora em Educação/PUC-RS. Professora do Departamento de Metodologia do Ensino/Centro de Educação/Universidade Federal de Santa Maria-RS. Têm experiência na área de Educação, Formação de Professores em cursos de Pedagogia e Estágios. Professora no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional – Mestrado Profissional. Coordenadora do Grupo de Pesquisa TRAVESSIAS. Seus estudos têm ênfase na Educação Infantil, Infâncias, Cotidiano, Docência e Trabalho Pedagógico.
JULIANE ILHA MARAFIGA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Especialista em Gestão Educacional (UFSM), Mestra em Educação (UFSM), professora de Educação Infantil na Rede Municipal de Santa Maria-RS.
KATIANE SILVA DA ROSA
Pedagoga pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Professora da Rede Pública Municipal de Santa Maria; Psicopedagoga, Especialista Educação Infantil (UFSM); Mestra em Políticas Públicas e Gestão Educacional (UFSM); integrante do Grupo de pesquisa DOCINFOCA (UFSM), o qual pesquisa sobre Docência, infâncias e formação (UFSM).
KELLY WERLE
Prof.ª Dr.ª do Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Maria (MEN/UFSM), líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens, Infâncias e Culturas (GEPLIC). Atua como professora do curso de Pedagogia com ênfase nas disciplinas teórico-práticas da área da Educação Infantil.
LEILA CARLA TEREBINTO
Formada em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, psicopedagoga, aluna do curso de Especialização em Políticas Públicas e Gestão Educacional da UFSM, e participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens, Infâncias e Culturas. Atualmente atua na Educação Infantil em uma escola da rede privada de ensino, em Santa Maria.
LITIÉLI WOLLMANN SCHÜTZ
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Gestão Educacional pela UFSM. Participante do Curso de Aperfeiçoamento Infâncias: Saberes e Ações Pedagógicas na Educação Infantil oferecido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Infâncias (NEPEI/UFSM). Mestra em Educação pela UFSM.
LÚCIA REGINA GULARTE
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Exerce atualmente o cargo de funcionária pública estadual na função de agente educacional II/administração escolar. Desempenha suas funções na biblioteca da Escola Estadual de Ensino Médio Joaquim Nabuco, no município de Tupanciretã-RS.
LUCIMARA MORO STEFANELLO
Formada em Pedagogia, Licenciatura Plena pela Universidade Franciscana (UFN). Especialista em Educação Infantil (UFN), Gestão Educacional (UFSM), MBA em Recursos Humanos (UNINTER) e Supervisão e Orientação em Educação (UNINTER). Mestra em Tecnologias Educacionais em Rede (UFSM). Atua como Pedagoga no município de São Martinho da Serra.
MARCIA CARDONA
Graduada em Pedagogia, Mestra em Políticas Públicas e Gestão Educacional atualmente desenvolve atividades como professora na Educação Infantil na rede privada de Santa Maria-RS, tendo como temática principal de pesquisa à docência, infância e a formação continuada de professores através da participação de grupos de pesquisa.
MARCIA DORALINA ALVES
Educadora Especial e Psicóloga. Professora adjunta do Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria-RS (UFSM, 2016), Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, 2014), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2005). Atua como docente na área da Educação Especial e Psicologia, com ênfase em deficiência intelectual e autismo. É autora de artigos, palestras e material digital, principalmente focados nos seguintes temas: Educação, Inclusão Educacional, Psicologia e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Psicanálise – NEPEEP da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM.
MARIA TALITA FLEIG
Pedagoga, Especialista em Gestão Educacional, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo – UFSM.
MERCÊS SANT’ANNA GHAZZI
Psicóloga e Psicanalista. Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre – APPOA, professora e membro do corpo clínico do Centro Lydia Coriat. Porto Alegre.
NARA DENISE FARIAS CARRETTS
Formada em Pedagogia com habilitação na Educação Infantil e Séries Iniciais pela Urcamp – Universidade da Região da Campanha, 2002. Com especialização (Lato Sensu) em TICs aplicadas à educação (UFSM), Mídias na Educação (UFSM), Gestão Educacional (UFSM), Docência na Educação Infantil (UFSM). Atua na rede municipal com 40 horas na Educação Infantil com uma turma de berçário integral.
PAULA LUCION GARLET
Educadora Especial (UFSM). Mestre em Educação pela UFSM. Professora na rede municipal de Pinhal Grande e na rede estadual do Rio Grande do Sul.
ROSANGELA DE MARCO DOMINGUES
Pedagoga pela Universidade de Brasília, Psicopedagoga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem curso Normal pelo Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac – Santa Maria RS. Atuou como Orientadora educacional na Associação Notre Dame. Escola de Ensino Fundamental Santa Catarina, em Santa Maria-RS. Cargo: Orientadora Educacional. Atuou como orientadora Educacional da rede pública estadual do Rio Grande do Sul, na escola João Belém e Escola Érico Veríssimo. Local-Santa Maria RS. Atualmente é docente na Escola Estadual de Ensino Fundamental Álvaro Moreyra, Canoas-RS.
SIMONE FREITAS DA SILVA GALLINA
Professora Associada do Departamento de Administração Escolar no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui graduação em Filosofia e mestrado em Educação ambos pela UFSM e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Membro do Grupo de Pesquisa FILJEM, Coeditora da Revista Digital de Ensino de Filosofia – REFilo. Desenvolve pesquisa na área de Filosofia e Educação, com ênfase na relação entre educação e política, pesquisa as seguintes temáticas: filosofia do ensino de filosofia, ensino de filosofia, política, escola, infância.
STEFANIE SANTOS DE ARAÚJO
Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Pós-graduanda (Especialização) em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria. Possui experiência na área de Educação, com ênfase na gestão, onde atua como gestora de uma Escola de Educação Infantil, da Rede privada de ensino, na cidade de Santa Maria-RS.
SUÉLEN DE MORAES ROSA
Pedagoga formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Participante do Curso de Aperfeiçoamento na Educação Infantil. Atualmente trabalha como professora, em uma escola de Educação Infantil, na rede privada.
SUELI SALVA
Doutora em Educação (UFRGS) e Doutorado sanduíche na Universidade de Valência/Espanha; mestre em Educação (UFRGS); especialista em Dança (PUC/RS); graduada em Pedagogia (UPF). Realizou estágio Pós-Doutoral em sociologia da educação (Università degli Studi di Milano, Milão/Itália). Professora no Departamento de Metodologia do Ensino, no Centro de Educação da UFSM. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, orienta e pesquisa sobre os temas das culturas e infantis e práticas educativas. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Infância (NEPEI/UFSM). É membro do grupo de pesquisa “Filosofia, Cultura e Educação” (FILJEM/CNPq).
TACIANA CAMERA SEGAT
Graduada em Pedagogia Matérias Pedagógicas do 2º Grau – Educação Pré-Escolar Licenciatura Plena, pela UFSM. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em pesquisa educacional sobre a infância, formação de professores, gestão educacional, metodologias de ensino e didática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, formação de professores, articulação teoria-prática, prática de ensino e estágios curriculares do Curso de Pedagogia. Atualmente é Professora do Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Maria. É Líder do Grupo de Pesquisa, Docência, Infâncias e Formação (DOCINFOCA).
TAÍS GUARESCHI DE SOUZA
Possui graduação em Educação Especial (2002), Mestrado em Educação (2006) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2016). É professora adjunta do Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, educação inclusiva, políticas de inclusão, transtorno do espectro autista e deficiência. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Psicanálise – NEPEEP.
THAIS FERNANDA VIANA DOS REIS
Pedagoga formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no ano de 2013. Natural de Porto Alegre, reside na cidade de Santa Maria desde 2010. Atualmente, leciona aulas particulares e realiza monitoramento de festas infantis.
VALMER DOS SANTOS NASCIMENTO
Formado no Magistério em Nível Médio no Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac (IEEOB) 2013. Licenciado em Pedagogo pela Universidade Federal de Santa Maria (2019) e Acadêmico do Curso de Educação Especial na Universidade Federal de Santa Maria (2020). Atua como Professor da Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola privada do município de Santa Maria-RS. Participante dos Grupos de pesquisa Práticas e formação para a docência: Educação Básica e Superior (GPDOC), Pesquisa, Docência, Infâncias e Formação (DOCINFOCA) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Gênero.
VANESSA LOPES GARCIA
Graduada no Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Estudante de pós-graduação em Especialização em Gestão Educacional (UFSM). Acadêmica do Curso de Educação Especial na Universidade Federal de Santa Maria (2020). Atualmente é professora na Educação Infantil na rede privada no município de Santa Maria/RS. Membro participante do Grupo de Pesquisa Práticas e Formação para a Docência: educação básica e superior – GPDOCE e do Grupo de Pesquisa, Docência, Infâncias e Formação (DOCINFOCA).
VÍVIAN JAMILE BELING
Pedagoga, Especialista em Gestão Educacional e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo – UFSM.
VIVIEN KELLING CARDONETTI
Possui Pós-Doutorado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, na Linha de Pesquisa Educação e Artes, na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM – RS; Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, na Área de Concentração: Engenharia de Produto e Processo; Pós-graduação – Especialização em Pré-Escolar pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição – Santa Maria-RS e Graduação em Artes Visuais – Licenciatura, pela UFSM – RS e em Pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo. Desde 2010 realiza seus estudos e pesquisas na interface dos campos das Artes Visuais e Educação com as Filosofias da Diferença, tendo interesse especial nas seguintes temáticas: imagem fílmica e docência; experimentações com leituras, escritas e imagens; revezamento entre teoria e prática; conexão intensiva entre infância e artes visuais; cenários formativos como um laboratório de experimentação; entrecruzamentos entre artes visuais e educação especial. É membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura – GEPAEC, vinculado ao CNPq e Editora Adjunta da Revista Digital do LAV (Qualis B1). Atualmente é professora Externa do Curso de Graduação à Distância de Educação Especial, na Universidade Federal de Santa Maria, RS).