Capa do livro: ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS E CIDADANIA:<br> diálogos contemporâneos

ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS E CIDADANIA:
diálogos contemporâneos

Autores: Mônica Clara Xavier Lima Carvalho - Tânia Maria Hetkowski - Tarsis de Carvalho Santos (Orgs.)

Pensar as políticas públicas na garantia e na formação da cidadania em tempos de negação é adentrar os entremeios do combate à redução da desigualdade social, na busca de desmistificar a partir de ações engajadas e contextualizadas com cada pedaço/recorte/lugar em que, com ações pontuais aplicadas nos diversos campos: econômico, político e cultural. A ação dialógica permite que os sujeitos sejam potentes a mudar, transformar, de acordo com práticas interativas, colaborativas e participativas, a partir de práticas pedagógicas, gestoras e administrativas, por meio de processos emancipatórios e autorais que vise a uma educação qualitativa. Assim, apresentamos a obra Entre Políticas Públicas Sociais e Cidadania: Diálogos Contemporâneos como ato de propor, criar, desenvolver uma discussão sobre estes compõe uma rede de atuação educacional mais fluida, plural e repleta de possibilidades. Esta obra pretende mobilizar/inspirar outros professores e pesquisadores nos fazeres e saberes das práticas pedagógicas desenvolvidas nos espaços formais institucionalizados ou não, para a melhoria da qualidade da formação do cidadão, com questões que poderão servir de base para profissionais, professores, pesquisadores, brasileiros.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2899-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-2900-6
DOI: 10.24824/978652512899.3
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 200
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS E CIDADANIA:<br> diálogos contemporâneos
SOBRE OS ORGANIZADORES
MÔNICA CLARA XAVIER LIMA CARVALHO
Mestra em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB), Especialista em Gestão com Ênfase em Coordenação Pedagógica pela Segmentum em parceria com FAP/PR; Especialista no Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva (UNESP/Marília); graduada em Pedagogia (UNEB), professora da rede pública municipal de Dias d’Ávila (desde1997), coordenou o programa de Educação Inclusiva da Rede Pública Municipal de Ensino de Dias d’Ávila-Ba, (2009–2012), tutora municipal do Formação pela Escola (FNDE/MEC). Atualmente na Coordenação de Formação Continuada da Rede Pública Municipal de Dias d’Ávila-Ba, também atua de forma colaborativa com a escola José Ferreira Veloso. Áreas de interesse: História e memória, (geo)tecnologias na educação, gestão pedagógica, educação infantil, inclusão escolar.

TÂNIA MARIA HETKOSKI
Pós-Doutoranda em Educação e Informática pela Universidade do Chile (UCHILE), Pós-Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/RS), Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/BA), Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI/RS), Especialista em Informática na Educação pela Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e, Graduada em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC/SC). Professora Titular A da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/BA). Coordenadora do Curso de Pedagogia na UNIJORGE (2007–2010). Compôs a Comissão para elaboração do Relatório das Condições e Perspectivas dos Mestrados Profissionais na Área de Educação/FORPRED (2012–2013). Coordenadora do programa de Pós-Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (2011 a 2015). Membro do Conselho Editorial da Editora Universitária da UNEB/EDUNEB (2012–2016). Avaliadora Ad Hoc de Projetos do CNPq. Avaliadora Ad Hoc da Revista Brasileira de Pós-Graduação/CAPES. Coordenadora-Adjunta da Área de Educação na CAPES (Port. 83/2016–2017). Membro de Comitês de Avaliação na Área de Educação na CAPES (2016–2017). Coordenadora do Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais em Educação/FOMPE (2013–2016). Professora Visitante da Universidade do Uminho/Portugal (2012–2019). Pró-Reitora de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação da UNEB (2016–2020). Professora e orientadora nos Programas de Pós-Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB) e Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Coordena o Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC) e Pesquisadora nas áreas de Práticas Pedagógicas, Educação Cartográfica, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Geotecnologia e Jogos Digitais.

TARSIS DE CARVALHO SANTOS
Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Especialista em Currículo de Formação Científica, Tecnológica e Cultural (UNEB). Graduado em Licenciatura em História pelo Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE). Marketing pelo Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE). Membro do grupo de pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC/UNEB). Pesquisador nas áreas de História, Memória, Práticas Pedagógicas, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Inovação e Geotecnologia.

SOBRE OS AUTORES
ALAN COSTA CERQUEIRA
É graduado em História pela Universidade Federal da Bahia (2013), mestre em História Social pela Universidade Federal da Bahia (2016). Realizou pesquisas nas áreas da História Social da Cultura e História Social do Trabalho, abordando principalmente temas ligados à história da criança abandonada no Brasil, institucionalização infanto-juvenil, identidades, racialização e as conexões entre trabalho escravo e livre. Doutor em História Social pela Universidade Federal da Bahia, onde desenvolve pesquisas sobre orfandade, mulheres, contratos e trabalho doméstico na Bahia, entre o final do século XIX e o início do século XX.

ANATALIA SOARES BARRETO FILHA
Bacharel em Secretariado Executivo pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2014); especialização em Gestão Estratégica de Pessoas (FAEL, 2019). Atualmente, atua como Secretária Executiva no Instituto Federal Baiano — IF Baiano. Áreas de interesse: administração, administração política, gestão pública, interação sociedade-política, planejamento estratégico.

AURENY DA LUZ OLIVEIRA
Mestre em Educação de Jovens e Adultos — EJA pela Universidade do Estado da Bahia — UNEB (2019). Especialista em Docência do Ensino Superior: Saberes e Práticas do Ensino Presencial e EAD pelo Centro Universitário Jorge Amado — UNIJORGE (2013). Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade Adventista de Educação do Nordeste — IANE (2009). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Adventista de Educação do Nordeste — IANE (2009). Atua na Supervisão Pedagógica de cursos profissionalizantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial — SENAC.

AUZENIR DA LUZ OLIVEIRA
Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (UNEB). Graduada em Secretariado Executivo (UFBA). Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Universidade e Região — EDUReg (UNEB).

DIÊGO ARIC CERQUEIRA SOUZA E CRUZ
Graduado em Relações Públicas com ênfase em Marketing pela Universidade Católica do Salvador — UCSAL (2011). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Marketing. Especialista em Mídias Oficiais pela Escola Superior Estatística da Bahia — ESEB (2011). Especialista em Gestão Estratégica em Relações Públicas pela Faculdade Batista Brasileira. Especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade de Ciências da Bahia FACIBA (2021). Mestre em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc) da Universidade do Estado da Bahia. Doutorando em Difusão do Conhecimento (DMMDC) pelo Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC/UFBA/UNEB/IFBA/UEFS/LNCC/SENAI CIMATEC). Tem suas áreas de interesse em Educação e Contemporaneidade, Comunicação Social, Relações Públicas e Gestão em Relações Humanas. Concentra suas pesquisas em Educação a Distância, Redes Sociais Digitais, TIC e Formação de Professores; Gênero e Sexualidades; Gestão, elaboração e análise de projetos. É pesquisador dos grupos de pesquisa: 1. Acompanhamento e Avaliação de Políticas Públicas (UNEB) 2. Rede de Pesquisa em Conhecimento e Tecnologias (REDPECT/UFBA); 3. Formação, Tecnologias, Educação à Distância e Currículo (FORTEC/UNEB); 4. Grupo de Pesquisa em Gênero, Raça, Cultura e Sociedade (CANDACES/UNEB); 5. Grupo de Estudo e Pesquisa da Memória Afro Baiana (GPMAB/UNEB). É sócio-gerente da PubliBrasil Publicidade & Marketing, fundada desde 2017.

FERNANDO ANTONIO DA SILVA SESTELO
Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas á Educação (2019) UNEB — Especialista em Metodologia do Ensino Superior (2004) e em Metodologia de Ensino na Educação Profissional (2015) UNEB. Graduado em História pela Universidade Católica do Salvador (1989). Professor concursado em 1992 — Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Bolsista da Capes de 2014 a 2018 atuando como supervisor do Pibid (Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência)-UFBa. Pesquisador nas áreas de Práticas Pedagógicas, Tecnologia da Informação e da Comunicação Geotecnologia, História e Memória (GESTEC — UNEB).

IRENILDES DE OLIVEIRA ARAÚJO
Especialista em Educação Infantil e Psicomotricidade Clínica (UNIMAIS). Licenciada em Educação Física — AGES (Cref:012886 G/Ba). Professora de Educação Física da Rede Pública Municipal de Dias d’Ávila. Atuou na mediação da reestruturação da matriz curricular da Educação Física (Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1º ao 9º ano) no município de Dias d’Ávila — BA/2019. Redatora do programa Reelabora do Referencial Curricular da cidade de Dias d’Ávila, na área da Educação Física nas etapas da educação infantil aos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano).

ITAYARA CUNHA D´SANTIAGO
Especialista em Supervisão Escolar (UFRJ), Especialista em Psicopedagogia (AEM), Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), Graduada em Letras Vernáculas com habilitação em inglês pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Professora da Rede Estadual desde 1992, Professora do Colégio Pirâmide (1998–2000) Professora efetiva da rede Municipal de Salvador (2003–2004), Coordenadora Pedagógica da rede Municipal de Salvador (2005–2010), Atualmente é professora na Escola Estadual Dona Jenny Gomes, Advogada pela OAB/BA.

JACQUELINE MEIRE SANTOS
Mestra em Educação e Contemporaneidade pelo PPGEduC (Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade) da UNEB (Universidade do Estado da Bahia) Especialista em Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação (UNEB) e graduada em Pedagoga (UNEB). Possuo experiência em educação formal e não- formal intercalando ações e pesquisa com interesse nas relações de ensino-aprendizagem em suas múltiplas efetivações. Como Educadora Popular desde 2001 atuei com organização popular comunitária, profissionalização de jovens e mulheres, educação para o trabalho, promoção de saúde e formação de formadores. Neste sentido minha ação se deu em Salvador e região Metropolitana, no Território de Identidade do Sertão Produtivo e em Moçambique-África. No que se refere a educação formal no Brasil e na África, atuei na educação básica desde a educação infantil passando pelo ensino fundamental, educação de jovens e adultos EJA, Coordenação Pedagógica e na Formação de Professores. Minha trajetória passa pelos diversos segmentos desde a educação infantil ao ensino superior, ao qual mantenho atuação. Presto consultoria em Organizações Não Governamentais e empresas privadas em diversos municípios baianos. Desenvolvo pesquisa na área de formação de professores, educação popular, desenvolvimento local e educação para a saúde. Integro o Coletivo Ubuntu Educação em Base Africana FACED/UFBA. Sou escritora e poetisa.

JAQUELEIDE SOUZA DE LIMA
Mestre do Programa de Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação — GESTEC/UNEB. Pós-graduada em Gestão Escolar com ênfase em Coordenação Pedagógica, graduada em Letras pelo Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE). Professora da rede municipal de Dias d’Ávila. Atua como Coordenadora Técnica na Secretaria de Educação e integra a Equipe de Formação de Professores e Coordenadores Pedagógicos dos Anos Iniciais atuando, principalmente, na área de Alfabetização e Letramentos e de Gestão de Pessoas. É coordenadora Municipal do Programa Federal Mais Alfabetização e do Programa de Avaliação Intrarede de Dias d’Ávila. Participa do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC/UNEB) no Projeto REDEPUB — História e Memória- UNEB.

JOÃO ANTONIO DOS SANTOS GRILO
Mestre em Ciências da Educação / UNASUR-Paraguai, revalidado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2019; Especialista em Psicopedagogia, Metodologia do Ensino Superior e em Coordenação e Gestão Escolar / FACCEBA-BA; Graduado em Licenciatura em Filosofia / UCSAL-BA; Professor do Ensino Fundamental, Anos Finais (6º ao 9º ano) da Rede Pública Municipal de Dias d’Ávila-Ba e Camaçari_Ba. Atualmente atua como gerente pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Dias d’Ávila.

JOCENILDES ZACARIAS SANTOS
Pós-Doutorado em Educação e Contemporaneidade. Doutorado em Educação e Contemporaneidade. Mestrado em Educação e Contemporaneidade. Pedagoga. Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação. Coordenadora do curso de Pedagogia EAD pela Universidade Aberta do Brasil (UAB/UNEB), Líder do Grupo de Pesquisa GELITIC (Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagens, Infâncias, EJA e Tecnologias da Informação e Comunicação). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa GEPE (Gestão, Políticas Públicas e Tecnologias). Professora permanente do Mestrado Profissional em Educação e Jovens e Adultos (MPEJA/ UNEB). Parecerista ad hoc da EDUFBa (UFBA). Parecerista ad hoc da Revista Interfaces da Educação (UEMS). Parecerista ad hoc da PROEX (UNEB).

JONATAS DOS SANTOS FERNANDES
Especialista em Educação Psicomotora — CESAP. Licenciado em Educação Física-UNEB (Cref: 011629-G/Ba). Professor de Educação Física da Rede Pública Municipal de Dias d’Ávila. Psicomotricista no Atendimento Educacional Especializado (AEE/Dias d’Ávila). Mediador na reestruturação da matriz curricular da Educação Física (Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1º ao 9º ano) no município de Dias d’Ávila- BA /2019. Redator do programa Reelabora do Referencial Curricular da cidade de Dias d’Ávila, na modalidade da Educação Especial.

JOSÉ ANTÔNIO CARNEIRO LEÃO
Professor e pesquisador efetivo titular na Graduação e Pós-Graduação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no Departamento de Ciências Humanas (DCH I) e no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB). Graduação de Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (1988) e mestrado em Gestão de Políticas Públicas pela Fundação Joaquim Nabuco (2005). Doutorado Sanduíche pelo Instituto de Pesquisas Tropicais de Lisboa/Portugal (2010). Doutorado em Educação pela UFBA (2011) e Pós-doutorando em Artes Visuais pela UFBA (2021). Atua com os seguintes temas: Memória, Educação e diversidade cultural, Gestão e políticas públicas, QVT e linguagens geotecnológicas.

LORENA BÁRBARA DA ROCHA RIBEIRO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2011). Especialização em Currículo de Formação Científica, Tecnológica e Cultural pela Universidade do Estado da Bahia (2013). Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2017). Atuou como Tutora do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades — TELECENTROS.BR e no Programa de Qualificação Profissional para os Usuários dos Centros Digitais de Cidadania, ofertado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, SECTI; Professora da Educação infantil das redes privada e pública de ensino e também Professora Articuladora do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Formação de Professores da Educação Básica — PLATAFORMA FREIRE / PARFOR — Universidade do Estado da Bahia em parceria com a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas. Tem experiência na área de Educação, Educação Infantil, Educação à Distância, Educação e Novas Tecnologias, Formação de Professores, Produção de material didático, Consultoria Pedagógica, Design Educacional.

MACKSSAILA BEZERRA GAGLIANO DA SILVA
Mestre pela Universidade Estadual da Bahia — UNEB no MPEJA — Mestrado Profissional de Jovens e Adultos. Atualmente como Vice-Diretora da Escola Municipal Santa Rita no Município de Lauro de Freitas — BA. Especialista em Docência do Ensino Superior: Saberes e Práticas do ensino Presencial e EAD pelo Centro Universitário Jorge Amado (2012). Pedagoga pela UNEB — Universidade Estadual da Bahia, concluído curso em 2017.2. Fui Bolsista do PIBID-UNEB-CAPES 2014 concluído em Fevereiro de 2018, atuante no projeto: Entre a Universidade e a Escola: a mediação do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) potencializando à práxis pedagógica. Programa Especial de Formação Pedagógica para Docentes- pela FAC- Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias — certificando uma especialização na disciplina Matemática equivalente a Licenciatura Plena-2014. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Católica do Salvador (2004). Estágio realizado na ALBA — Escola da Assembleia Legislativa no Projeto: A Escola e o Legislativo no período: 01 de Abril de 2017 até 31 de Dezembro de 2017. Realizei estudo como aluna especial na disciplina de mestrado “Políticas Pública, Direito Humano e Educação” no programa do GESTEC — UNEB no período de 2017.2. Participação em Grupo de Pesquisa: CCEJA — Contexto e Cognição da Educação de Jovens e Adultos, Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Cotidiano da EJA.

MAGALY MENEZES ANDRADE
Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB). Especialista em Treinamento Desportivo para Atletas de Alto Rendimento pela Universidade do Estado da Bahia — UNEB. Graduada em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador — UCSAL. Professora Efetiva do quadro permanente da Secretaria de Educação do Estado da Bahia — SEC/BA. Integra grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade — GEOTEC/UNEB através do projeto RedePub-História e Memória em Espaços Públicos Educativos. Possui experiência em Cultura corporal, Corporeidade, Práticas Pedagógicas Corporificadas, História, Memória dos Entrelugares. Atualmente.

MARCELA MOURA TORRES PAIM
Professora Associada III de Língua Portuguesa do Departamento de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLinC) da Universidade Federal da Bahia e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL) da Universidade Federal Rural de Per-nambuco (UFRPE), Doutora em Letras pela Universidade Federal da Bahia (2007). Realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade Estadual de Feira de Santana. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (2005). Foi coordenadora do Projeto CAPES-COFECUB 838/15, em parceria com a Universidade Paris 13. É avaliadora “ad hoc” do Ministério da Educação (INEP/MEC) para Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos (Publicado no D.O.U — Portaria N. 484, de 07 de junho de 2018). É integrante efetiva do Grupo de Trabalho de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia e de Sociolinguística da ANPOLL. Foi avaliadora de Linguagens e suas Tecnologias, componente de Língua Portuguesa, na Avaliação Pedagógica do Edital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático — PNLD 2021 — Objetos 1 e 2. É Diretora Científica do Projeto de pesquisa Atlas Linguístico do Brasil (ALiB). Atua como pesquisadora do Projeto NURC — Salvador, tendo sido bolsista de Iniciação Científica e de Aperfeiçoamento do Projeto durante a Graduação e a Pós-Graduação. Foi Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia em 2017. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociolinguística, Dialetologia, Atlas Linguísticos e Variação.

MARCOS ANTONIO MORAIS FERREIRA
Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pós-Graduado em currículo de formação científica, tecnológica e cultural pela Universidade do Estado da Bahia (2013). Licenciado pelo curso de Licenciatura em História pelo Centro Universitário Jorge Amado (2011) Faz parte do projeto de pesquisa RedePub — História e Memória, faz parte do projeto de pesquisa Geotecnologia, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC). Fez parte do projeto de pesquisa A produção do conhecimento Histórico na escola pública baiana. Estuda a formação do professor de História e as relações dos estudantes com o saber histórico de natureza escolar e atualmente é professor titular e coordenador da disciplina de Sociologia do Colégio Militar de Salvador-Ba.

MARIA DA CONCEIÇÃO ALVES FERREIRA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1997), Especialização em Planejamento e Gestão Educacional, Psicopedagogia escolar, mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2006) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia, Professora e orientadora do programa de Mestrado Profissional de Jovens e adultos da UNEB, tutora a distância da Universidade Aberta do Brasil, tutora a distância da Universidade do Estado da Bahia. Atuei na gestão gestão geral do Programa PARFOR UNEB.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão, Estágio Supervisionado, Prática de ensino, Orientação de TCC, seminários, Educação Online, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão, docência, estágio supervisionado, prática de ensino e formação de professor presencial e online. É membro do comitê científico da revista Metáfora educacional e membro do conselho editorial da Revista Saberes em Perspectivas, do Departamento de Ciências Humanas e Letras da Universidade Estadual do Sudoente da Bahia. Atua nos grupos de pesquisa: Educação Literária Afrodescentes, Gestão e midiatização das práticas sociais, Estudos de Midia — Análise e gestão de processos socioculturais e de significação de produtos midiáticos.

MARIA INÊS CORRÊA MARQUES
Professora Titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Departamento de Educação II da Faculdade de Educação (FACED), professora permanente do Programa de Pós-graduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC). Graduada em História pela Universidade Federal do Espírito Santo, fez Mestrado e Doutorado na Universidade Federal da Bahia, em ensino de História e História da Educação Superior, respectivamente. Realizou dois estágios de pós-doutoramento o primeiro pela Universidade de Valladolid, Espanha, tratando a internacionalização da educação superior europeia. O segundo, pela Universidade do Estado da Bahia, no campo da pesquisa (auto) biográfica, memória e história, ao fim do qual produziu tese para progressão para a classe de titular. Desenvolve projeto de formação pedagógica de professores de História pela pesquisa-formação, em escolas públicas estaduais de Salvador, e de Educação em Direitos Humanos. Orienta e leciona temáticas ligadas ao ensino de História, à difusão e gestão do conhecimento, metodologia da pesquisa, análise sociocognitiva, criatividade, metodologia projetual transdisciplinar de pesquisa. É pesquisadora, líder do Grupo de Pesquisa em Conhecimento e Tecnologias — REDPECT; que reúne egressos e orientandos com pesquisas em difusão do conhecimento, educação, economia criativa, economia solidária, territórios de desenvolvimento socioeconômico. Assessora a Faculdade de Educação para Assuntos Internacionais e para Assuntos de Direitos Humanos. Criou e coordena os projetos DMMDC UFBA Capes Print.

MARIOLINDA SANTANA DE OLIVEIRA SERVILHO
Mestra em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação — GESTEC-UNEB. Aluna do Grupo de Pesquisa GEOTEC — Uneb, Programa RedePub sob orientação do Prof. Dr. José Antonio Carneiro Leão. Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela UERJ — Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995). Especialização em Psicopedagogia — Escola de Medicina e Saúde Pública Bahiana. Membro da Diretoria da ABPp — (Seção BA) Associação Brasileira de Psicopedagogia — Seção Bahia triênio (2017–2019) e (2020–2022). Master Practitioner e Trainer em PNL- SONHAR Desenvolvimento Humano. Especialização em Metodologia do Ensino em Educação Física e Esporte — UNEB Professora de Educação Física no CEMITec — Centro Estadual de Referência do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica. Professora de Educação Física com Educação Especial (Curso básico de Libra pela Apae), Educação Infantil e Educação Básica. Especialização em Gestão Educacional — Faculdade Batista Brasileira. Mem-bro de Equipe Gestora durante 06 (seis) anos em Instituição Publica; Experiência como Formadora/Consultora em Educação na Secretaria de Educação do Estado da Bahia — SEC com Elaboração de PME — Plano Municipal de Educação, PAR — Plano de Ações Articuladas, PCR — Plano de Cargo e Remuneração, PROGESTÃO — Plano de Formação de Gestores, junto aos 417 municípios do estado da Bahia. Especialização Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça — UFBA

NILTON PEDRETT NETO
Psicólogo Clínico, Professor de Psicologia e pesquisador. Interessado em interfaces entre Psicologia, Educação, tecnologia e games.

NÍVEA MARIA PORTUGAL GAESCHLIN
Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC/Uneb). Pós- graduada em Metodologia e Didática em Educação pela Universidade do Estado da Bahia. Graduada em Pedagogia nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Católica do Salvador. Concursada da rede municipal de ensino de Dias d Ávila. Atuou em Coordenação Pedagógica Escolar no município de Dias d Ávila (2006–2012); Atuou na Coordenação Municipal de Projetos em Alfabetização e Letramento (2015- 2017); Atuou como tutora do curso de graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto, através da Universidade Aberta do Brasil. Participou ativamente da construção do Plano Municipal de Educação- PME de Dias d Ávila; Participante do Conselho Municipal de Educação- CME Dias d Ávila (2015–2018); Participante do grupo de Pesquisa Rede Pub/ GESTEC/UNEB. Participante do grupo de Pesquisa GEOTEC/ UNEB. Coordenadora Municipal do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (2017/2018). Docente lotada na Escola Ayrton Carlos Nunes, Dias d’Ávila/BA (2018).

PAULO SÉRGIO PAIXÃO DE JESUS
Possui graduação em Serviço Social — IUNI Educacional — UNIME Salvador (2010). Atualmente é coordenadoor de projetos do GRUPO GAY DE CAMAÇARI — GGC, professor do GRUPO GAY DE CAMAÇARI — GGC e coordenador de politicas lgbtt da Prefeitura Municipal de Camaçari. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social.