Capa do livro: EDUCAÇÃO MUNICIPAL NO TOCANTINS ANTE A PANDEMIA DO SÉCULO XXI:<br> experiência da Rede Colaboração Tocantins (RCT)

EDUCAÇÃO MUNICIPAL NO TOCANTINS ANTE A PANDEMIA DO SÉCULO XXI:
experiência da Rede Colaboração Tocantins (RCT)

Autores: Rosilene Lagares - Roberto Francisco de Carvalho - Katia Cristina C. F. Brito (Orgs.)

A obra Educação municipal no Tocantins ante a pandemia do século XXI: experiência da Rede Colaboração Tocantins (RCT) explicita a forma democrático-participativa como a RCT materializou o processo formativo na crise educacional provocada pela covid-19 e publiciza aos profissionais da educação a produção elaborada na perspectiva da educação como práxis social que articula o fazer e o pensar, tendo o território municipal como arena educativa fundamental. A RCT vem, assim, colaborando com os municípios do Tocantins embasada no marco educacional legal, nos princípios da gestão democrática e tendo a práxis formativa como orientação fundante. Esta coletânea, resultante desse entendimento formativo, está estruturada em quatro eixos: Eixo I – Direito à vida e à educação na pandemia frente aos entraves de cunho epidemiológico, técnico-administrativo e cultural; Eixo II – Autonomia do poder municipal, organização e gestão dos sistemas e redes de ensino/educação na realização do processo educativo frente à crise pandêmica; Eixo III – Gestão democrático-participativa experienciada com a RCT frente ao eclipsamento da educação municipal pela covid-19; e Eixo IV – Avaliação da formação RCT na retomada das atividades escolares no âmbito municipal: limites, possibilidades e desafios.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2892-4
DOI: 10.24824/978652512892.4
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 282
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO MUNICIPAL NO TOCANTINS ANTE A PANDEMIA DO SÉCULO XXI:<br> experiência da Rede Colaboração Tocantins (RCT)
ADAIRES RODRIGUES DE SOUSA
Doutorando em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC); Mestre em Educação e Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM), cadastrado no CNPQ/CAPES. Membro do Observatório de Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE). Formador na Rede ColaborAção Tocantins (RCT). Atuou como membro da Rede de Assistência Técnica no Apoio ao Monitoramento Contínuo e Avaliações Periódicas dos Planos Estadual e Municipais de Educação — Avaliador Educacional Técnico — da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação SASE/MEC.

ADRIANO FRAGA RODRIGUES VITAL
Mestre em Gestão de Políticas Públicas (UFT), graduado em Geografia (Universidade do Estado da Bahia), Graduado em Administração Pública (UFT), servidor federal na UFT.

ANDRÉ NUNES GASPIO
Graduando em Filosofia na UFT (Universidade Federal do Tocantins); membro da Rede Colaboração Tocantins (RCT) como técnico.

CLEIDIANA SANTANA PARENTE
Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Gestão da Educação (PPGE), da Universidade Federal do Tocantins (UFT-TO). Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFT-TO). Graduada em Letras pela Universidade do Tocantins (Unitins-TO). Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT-TO (GepeEM), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares e Educativas (Gepce/UFT-TO) e do Observatório de Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE).

CLEIVANE PERES DOS REIS
Doutora em Educação pela UFSCar. Mestre em Educação pela UFJF. Graduada em Pedagogia pela UFV. Atualmente é professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins e membro do Núcleo de Educação, Pobreza e Desigualdade Social — NEPED/UFT e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo — GEPEC/UFSCAR.

EDNA DE JESUS VIEIRA
Mestre em Educação pela Universidade Intercontinental do Paraguai. Especialista em Supervisão Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade João Calvino-Barreiras-BA. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Professora da Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação, Juventude e Esportes do Tocantins (SEDUC-TO), exercendo atualmente a função de Diretora Regional de Educação de Dianópolis e atua como formadora RedeColaborAção do Tocantins.

ELÂINE AIRES NUNES
Mestranda em Educação pelo Programa (PPGE-UFT) e graduada em Licenciatura Plena em Letras Português-Inglês e suas respectivas Literaturas — UEG. Especialista em Gestão da Educação Municipal, Educação do Campo e Gestão Pública Municipal — UFT. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas (NEPED). Membro do Grupo de Estudos Direito, Estado e Constituição UFT.

ÍTALO BRUNO PAIVA GONÇALVES
Mestrando Profissional em Educação (UFT) na linha de pesquisa Gestão e Políticas Educacionais. Especialista em Psicopedagogia Escolar (ITOP, 2019) e História Cultural (Claretiano, 2014). Licenciado em História (UFG, 2009) e professor da educação básica da rede estadual do Tocantins. Membro do grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (Gepem), cadastrado no CNPQ/CAPES. Membro do Observatório de Sistemas e Planos de Educação do Tocantins (ObSPE. Desenvolve pesquisa na temática educação municipal, nos aspectos da gestão, legislação e políticas públicas e história. Tem experiência com ensino de história na educação básica, coordenação pedagógica e financeira.

KATIA CRISTINA C. F. BRITO
Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Membro da Rede Mapa (Gestão Democrática do ensino público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino) no Tocantins, Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal (GepeEM) e do Observatório dos Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObsSPE). Atua como professora no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e no Mestrado Profissional em Educação (PPPGE/UFT)).

LÊDA LIRA COSTA BARBOSA
Mestranda em Educação (PPPGE/UFT). Graduada em Pedagogia com Licenciatura em Administração Escolar pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora de Educação Básica na Rede Estadual de Ensino do Tocantins. Atualmente, é técnica na Unidade Técnica Executiva em Orientação Educacional da Secretaria de Educação, Juventude e Esportes do Tocantins.

LEONARDO VICTOR DOS SANTOS
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia/Educanorte. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) (2019); Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Católica de Brasília (2008); Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins (2000); Professor da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do Tocantins. Ex-Diretor Regional de Educação de Arrias nos anos de 2014 e de 2018 a 2020. É Membro dos grupos de Pesquisa: 1) Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal da UFT — Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão de Políticas Curriculares e Educativa; 2) Observatório dos Sistemas e Planos de Educação do Tocantins; 3) REDE MAPA (Projeto de Pesquisa Gestão Democrática do Ensino Público: Mapeamento das Bases Normativas e das Condições Político-Institucionais dos Sistemas Municipais de Ensino. Filiado na Associação Nacional de Administração em Educação (Anpae). Desenvolve pesquisa sobre o regime de colaboração público-público em contraposição às parcerias público-privadas na gestão educacional e a respeito da normatização e as condições de efetivação da gestão democrática no âmbito dos sistemas municipais de ensino. Coordenador Geral da Rede ColaborAção Tocantins, que objetiva promover formação, acompanhamento e avaliação para apoiar as redes e sistemas municipais de ensino/educação do Estado do Tocantins.

LUCIREIS SOARES RODRIGUES REIS
Graduada em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Tocantins — UNITINS (1995). Atuou como professora da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio por 23 anos 1988 a 2009. Atuou tbem como técnica da Secretaria Municipal de Educação na execução e prestação de contas dos programas PDE Escolas, PDDE, Mais Educação, Alimentação Escolar, Projovem, Mais Alfabetização, Educação Conectada etc. durante 23 anos 1997 a 2020. Foi Conselheira do CAE — Conselho da Alimentação Escolar e Conselheira do FUNDEB 2013 a 2021. Tem experiência na realização de formação sobre execução e prestação de contas dos programas educacionais para os municípios do Tocantins.
 
MARIA SOLANGE RODRIGUES DE SOUSA
Especialista em Psicopedagogia pela Universidade de Amparo de São Paulo, Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais, Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Profa. da Educação Básica, exercendo suas funções como Secretária Executiva da União dos Dirigentes Municipais do Tocantins (UNDIME-TO).

MEIRE LÚCIA ANDRADE DA SILVA
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduada em Pedagogia e mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Membro da Rede Mapa (Gestão Democrática do ensino público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino) no Tocantins, Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal (GepeEM) e do Observatório dos Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObsSPE). Atualmente, atua como professora de educação básica na Rede Municipal de Ensino de Gurupi (TO).

ROBERTO FRANCISCO DE CARVALHO
PhD em Políticas Públicas e Formação Humana (Universidade Estadual do Rio de Janeiro — UERJ). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Campus Universitário de Palmas, Cursos de Filosofia e Teatro. Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Educação da UFT (PPPGE). Participa, como membro, da Associação nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Compõe o quadro de formadores da Rede Colaboração Tocantins (RCT). É pesquisador na área de Sociedade, Política e Gestão Educacional e Currículo, vinculado ao: Grupo de Estudo e Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural; Núcleo de pesquisa em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas (NEPED); Observatório de Sistemas e Planos de Educação do Tocantins (ObsSPE) e da Pesquisa Rede MAPA; e Rede Universitas/Br.

ROSILENE LAGARES
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Docência da Educação Superior (Faculdade de Patrocínio/MG). Graduada em Pedagogia (UFG). Professora Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Campus de Palmas/Curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) e Doutorado em Educação em Rede/Amazônia (Educanorte). Tutora do Programa de Educação Tutorial de Pedagogia Palmas. Líder e pesquisadora do grupo de pesquisa CNPq/Plataforma Lattes/UFT: Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM), do Observatório de Sistemas e Planos de Educação do Tocantins (ObsSPE) e da Pesquisa Rede MAPA. Diretora da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae-Tocantins). Avaliadora AdHoc da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped/Grupo de Trabalho 5/Estado e Política Educacional). Integra a Linha de Pesquisa do PPGE: Estado, Sociedade e Práticas Educativas.

RUTE SOARES RODRIGUES
Mestre em educação pela Universidade Federal do Tocantins — UFT. Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria, Professora da rede Municipal de Palmas Tocantins. Vinculada ao Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal da UFT e ao Observatório dos Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (EpeEM/ObsSPE). Foi presidente do Conselho Municipal de Educação de Palmas no período de 2019 a 2021 e atualmente é Coordenadora do Fórum Permanente de Educação (FE-Palmas).