Capa do livro: A ESCUTA PSICANALÍTICA:<br> manifesto contra a opacidade em escutar o outro

A ESCUTA PSICANALÍTICA:
manifesto contra a opacidade em escutar o outro

Autores: Regina Maria de Souza (Org.)

"Saber é reconhecer a presença de uma pergunta perturbadora e onerosa, tão inadiável quanto insuportável, e que é necessário saber/escutar/prestar atenção/conversar de outro modo.  
Então: não é a comunicação, mas a conversa; não mais a designação substantiva, mas a narração aberta; não mais uma exposição sobre o outro, mas uma exposição ao outro; não mais a necessidade ou a utilidade, mas o sentir curiosidade, o prestar atenção. A arte da narração, como já se sabe, foi sacrificada e subestimada em nome da razão, do esclarecimento, das linguagens codificadas dos meios de comunicação e dos dispositivos de saber institucionalizados. Na verdade, a modernidade a desprezou por sua proximidade com o senso comum, demasiado aprisionado pela corporeidade e suas questões, carregado de uma subjetividade tal que se torna um impedimento ao conhecimento objetivo."

Carlos Skliar

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3056-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-3057-6
DOI: 10.24824/978652513056.9
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 74
Formato do Livro: 10x15 cm
Número da edição:1

A ESCUTA PSICANALÍTICA:<br> manifesto contra a opacidade em escutar o outro
REGINA MARIA DE SOUZA
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1986) tendo como tema o desenvolvimento afetivo e escolar dos estudantes surdos matriculados nas escolas públicas de Campinas; doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1996) debruçando-se sobre a história da linguística e os desafios para os modelos de descrição linguística da época se adequarem ao estudo Libras como língua, tendo em vista que boa parte dos linguistas ainda se questionava se um sistema linguístico poderia ocorrer em modalidade outra que não a oral-auditiva. Atualmente é livre docente em Educação no campo de estudos educação de surdos e Libras pela Universidade Estadual de Campinas – Faculdade de Educação. Tem 11 anos de atuação em gestão (foi Coordenadora do Centro de Reabilitação Prof Dr Gabriel da Siva Porto da Faculdade de Medicina da UNICAMP; Chefe do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da UNICAMP; Diretora Associada da Faculdade de Educação da UNICAMP). Assessora voluntária da Federação Nacional de Educação de Surdos (FENEIS), membro do GT Libras da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística, representante da UNICAMP no Núcleo Educación para la Integración/AUGM. Acumula experiência na área de Psicologia e Linguística, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de surdos, educação, políticas educativas, inclusão/exclusão escolar, direitos humanos e linguísticos, educação bilíngue, ações afirmativas e inclusão social.

DANILO ALTENFELDER COLUSSI GALLO
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (2005), especialização em Psicoterapias na Infância pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2016). Atualmente é Psicoterapeuta Clínico, da vertente psicanalítica freudiana, em consultório particular.

LARA MEDEIROS BORGES PEREIRA
Mestre e Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com interesse pelas áreas de psicanálise e estudos sobre o feminino. Especialista em tradução, localização, revisão e análise de textos, com experiência em criação de conteúdos. Falante nativa de português brasileiro, fluente em inglês e espanhol.

CARLOS SKLIAR
Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidad Del Museo Social Argentino (1982), especialização em Licenciatura em Fonoaudiologia pela Universidad Del Museo Social Argentino (1987), doutorado em Ciências da Recuperação Humana pela Universidad Del Museo Social Argentino (1988), pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), pós-doutorados pela Universitat de Barcelona em 2002 e 2012. Chefia a equipe organizadora do Diploma Superior de Pedagogia das Diferenças da FLACSO-Argentina e se dedica também à escrita literária de gêneros diversos (contos, poesias, dentre outros). Pesquisador Principal do Instituto de Investigaciones Sociales en América Latina (IICSAL, FLACSO-CONICET); PEN (Poetas, ensayistas, narradores), Argentina.