Capa do livro: GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR EM TEMPOS DE AFIRMAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E DEMOCRÁTICA

GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR EM TEMPOS DE AFIRMAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E DEMOCRÁTICA

Autores: Ana Lúcia Cunha Duarte - Kallyne Kafuri Alves (Orgs.)

O livro Gestão educacional e Escolar em tempos de afirmação da educação pública e democrática apresenta temáticas ligadas à gestão educacional e escolar. No conjunto dos capítulos, encontramos proposições que fortalecem o trabalho dos profissionais da educação. Com caráter científico, as pesquisas desenvolvidas no interior dos Programas de Pós-Graduação, Núcleos e Grupos de estudo fortalecem apontamentos sobre Gestão Educacional e Escolar em tempos de afirmação da educação pública e democrática. As reflexões apostam na defesa da educação pública, com chamados à mobilização para fortalecer ações que qualifiquem o trabalho da Gestão Educacional e Escolar. Para isso, você irá contar com dois eixos centrais de análise. O primeiro com “Indicadores de Pesquisas no campo da Gestão Educacional e Escolar no Brasil” e o segundo sobre “Gestão Educacional e Escolar em tempos de afirmação da educação pública e democrática”. Desejamos que você some a esta tarefa e realize uma boa leitura!



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3063-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-3064-4
DOI: 10.24824/978652513063.7
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 162
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR EM TEMPOS DE AFIRMAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E DEMOCRÁTICA
ALBIANE OLIVEIRA GOMES
Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA-2016). Mestrado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA-2010). Pedagoga pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA-2003). É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e líder do Grupo de Estdus e Pesquisas em Planejamento e Qualidade da Educação Básica (GPQe). Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de São Luís. Desenvolveu atividades no campo da EaD, tendo coordenado o Curso de Educação em Direitos Humanos oferecido pela UFMA, de 2010/2011. Tem experiência na Docência Superior, com ênfase na Didática, Planejamento Educacional e Escolar, Avaliação Educacional e Escolar e Política Educacional. Possui várias publicações relacionadas ao Planejamento educacional, qualidade, gestão e reforma do Estado.

ANA BEATRIZ FRAZÃO DA SILVA
Graduada do curso de Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão. Participante do grupo de Pesquisa GESTA (Grupo de Estudos sobre Gestão e Avaliação da Educação, bolsista de Iniciação Cientifica pela FAPEMA. Voluntária no Programa Residencia Pedagógica pela Capes.

ANA LÚCIA CUNHA DUARTE
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1989), Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2008) e Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2013). Professora da Universidade Estadual do Maranhão, Campus São Luís, do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) Mestrado Profissional. Diretora do curso de Pedagogia do Programa de Formação de Professores ENSINAR e Coordenadora de Pós-Graduação da Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PPG/UEMA. É líder do Grupo de Estudos em Gestão e Avaliação (GESTA), cadastrado no Diretório de Grupo de Pesquisa do CNPq. Membro do Fórum Estadual de Educação FEE/MA. Possui experiência na área de educação, com ênfase em políticas educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, gestão, qualidade e formação de professor.

ANTONIO SOUSA ALVES
Doutor em Educação na Linha de Pesquisa de Políticas Públicas Educacionais pela Universidade Federal do Pará – UFPA; Mestre em Educação na Linha de Pesquisa de Políticas Públicas Educacionais pela Universidade Federal do Pará – UFPA; Especialista em Administração e Supervisão Escolar pela Faculdade Integrada de Amparo São Paulo; Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e Graduado em Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão – CEFET; Professor permanente do Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas – PPGFOPRED da Universidade Federal do Maranhão – UFMA; Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas – PPGFOPRED; Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA; Professor Adjunto III da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL; Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Maranhão – UFMA; Líder do Núcleo de Estudos em Estado, Políticas Públicas Educacionais e Democracia – NEPED; Pesquisador associado da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação – ANPEd.

GARDENIA SALAZAR RODRIGUES DA SILVA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão, Brasil (2004); Pós-Graduada em Educação Supervisão e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Piauiense- FAP, Brasil (2004); Mestranda em Educação pelaUniversidade Estadual do Maranhão- UEMA Supervisora Escolar: Prefeitura Municipal de Codó- MA; Professora da Educação Básica: Prefeitura Municipal de Codó- MA.

IVONNE GONZÁLEZ SAN MARTÍN
Doctora en Investigación Educativa y Psicología del Desarrollo por la Sapienza Universidad de Roma, Italia. Profesora de Educación Especial y Diferenciada de la Pontificia Universidad Católica de Chile (PUC). Magíster en Educación Especial y Psicopedagogía de la Universidad Católica del Maule. Profesora asociada, investigadora del Centro Interdisciplinario de Innovación Educativa CIED, de la Universidad Santo Tomás, Chile.

KALLYNE KAFURI ALVES
Doutora e Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2015 e 2019) e Graduada em Pedagogia por esta mesma Universidade (2013). Atualmente é Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE/UEMA). É Integrante do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (GRUFAE/UFES). Tem experiência na Educação Básica e no Ensino Superior. Planeja, organiza e desenvolve pesquisa e ações na Gestão Educacional, Escolar e Formação de Professores.

LÍGIA DO SOCORRO SOUZA GONÇALVES
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2007). Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência comprovada na área de Educação, com ênfase em Gestão Educacional e escolar.

MARCELO PINO VALENZUELA
Magister en Ciencias de la Actividad Física, mención Educación Física y salud- Universidad Católica del Maule (2011). Profesor de Educación Física, mención Psicomotricidad-Universidad Católica del Maule (2005) y Licenciado en Educación- Universidad Católica del Maule (2004)- Jefe de carrera y profesor de titular- Pedagogía en Educación Física-Universidad Santo Tomas-Santiago, Chile.

MÁRCIA CRISTINA GOMES
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão (1988), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Maranhão (1995) e mestrado em Pedagogia Profissional pelo Instituto Superior Pedagógico para la Educacion Tecnica y Profesional (2000) -ISPETP-Cuba/CEFET-MA. Revalidação pela Universidade Federal do Piaui (2011). Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Maranhão. Coordenadora do grupo de estudos Questões Educacionais: desigualdade, inclusão e diversidade nas perspectivas socioeconômica, étnico-racial e de gênero – GEDDIN.

MARIA GORETTI CAVALCANTE DE CARVALHO
Doutora em História, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (2017). Mestre em Educação (2003) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2000). Professora Adjunta II, do Departamento de Educação e Filosofia – DEFIL, do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Atualmente exerce o cargo de Direção do CECEN. Coordena o Projeto Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/UEMA. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEMA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: iniciação à docência – PIBID; ensino de história e didática. Pesquisa nas áreas: religião e religiosidades; história e memória da Formação de Professoras (es) no Maranhão; educação patrimonial; e educação e ambiente escolar.

MARIA NILCEIA DE ANDRADE VIEIRA
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Pedagoga na rede municipal de ensino de Vitória, ES, com atuação na Equipe de Avaliação Educacional da Secretaria Municipal de Educação. Integrante do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (Grufae).

NÉRIA CRISTINA MELO MOURA SILVA
Mestra em Educação, pela Universidade Estadual do Maranhão (2021). Graduada em Geografia, pela Universidade Estadual do Maranhão (2000), Graduada em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2020),Pós- Graduada em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça(2012), pela Universidade Federal do Maranhão. E em Gestão Educacional e Escolar pela Universidade Estadual do Maranhão (2019). Membro do Grupo de Pesquisa Questões Educacionais: desigualdade, inclusão e diversidade nas perspectivas socioeconômica, étnico-racial e de gênero (GEDDIN). Atuou como Secretária Municipal de Educação do Município de Porto Rico do Maranhão (2006 a 2012), onde participou como produtor da Matriz Curricular para o Ensino Fundamental de 9(nove) anos onde também coordenou o processo de implantação do Ensino Fundamental de 9(nove) anos. É professora – Secretaria de Estado da Educação do Maranhão e professora – Secretaria Municipal Educação de Cururupu-MA. Exerceu a função de Supervisora de Educação e profissionalização da SEAP (Secretaria de Administração Penitenciária, onde participou, em 2016, da reelaboração do Plano de Educação nas Prisões do Estado do Maranhão. Também em 2016 participou da elaboração do projeto Remição pela Leitura, nas Unidades Prisionais do Maranhão.

SEVERINO VILAR DE ALBUQUERQUE
Doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), com obtenção de título em 2013. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2008) e é graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema). É professor Adjunto da Universidade Estadual do Maranhão, onde atua como docente e pesquisador. Tem experiência na área de Educação, por meio da qual vem desenvolvendo pesquisas na área de Políticas públicas e gestão da educação, pesquisando atualmente a implantação das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR), com ênfase em gestão da educação; Formação de Professores; e, avaliação.

SOMÁRIO DE OLIVEIRA FRANÇA
Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Maranhão – PPGE/UEMA. Especialista em Gestão Educacional em Rede pela UFPI/CAFS, Gestão Educacional e Escolar pela UEMA/UEMANET e Informática na Educação pelo IFMA/UAB. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí – UFPI, Campus Amílcar Ferreira Sobral – CAFS, com período sanduíche na Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colômbia – UPTC e Filosofia pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER. Integra o grupo de estudos sobre Gestão e Avaliação da Educação (GESTA) da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação – NUPPEGE. Atualmente é professor efetivo na rede municipal de educação de Floriano – PI e substituto no Centro de Estudos Superiores de Itapecuru-Mirim da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, Gestão da Educação, Avaliação da Educação e Políticas Públicas Educacionais.

VALDETE CÔCO
Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professora do Pro­grama de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (Gru­fae).

VERÔNICA BELFI RONCETTI PAULINO
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Educação e Ciências Sociais: Desigualdades e Diferenças – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Pedagogia de Afonso Cláudio. Graduada em Licenciatura em História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Exerce a função de coordenadora pedagógica no departamento do Ensino Fundamental, anos finais, na Secretaria Municipal de Afonso Cláudio. Professora no Curso de Pedagogia, na modalidade EAD, pela Universidade Federal do Espírito Santo.

VITÓRIA DA SILVA SOUSA
Graduanda do curso de Pedagogia Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus São Luís. Pesquisadora do Grupo de Estudos Sobre Gestão e Avaliação (GESTA), cadastrado no Diretório de Grupo de Pesquisa do CNPq e liderado pela Profa. Dra. Ana Lúcia Cunha Duarte. Experiência na área de Educação, com ênfase, políticas educacionais, educação superior e qualidade da educação.

WASHINGTON LUÍS ROCHA COELHO
Doutorando em Educação (UFPA); Mestre em Educação (UFMA); Especialista em Planejamento Educacional (Salgado de Oliveira), Licenciado em Pedagogia (UFMA). Professor Assistente do Departamento de Educação e Filosofia da Universidade Estadual do Maranhão. Membro do Núcleo de Acessibilidade da UEMA; Membro do Grupo de Pesquisa Questões educacionais: desigualdade, inclusão e diversidade nas perspectivas socioeconômica, étnico-racial e de gênero da UEMA e Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Educação Superior da UFPA; Pesquisador na área da Política da Educação Especial/Inclusiva.