Autores: Elenir da Conceição Lima Nicácio - Marinês Viana de Souza - Ana Carolina Ferreira Alves - Brenna Paula Boaventura Corrêa Cavalcanti - Elciclei Faria dos Santos - Fábio Souza Lima - Francisca Maria Coelho Cavalcanti - Paulo Ricardo Freire de Souza - Rosenir de Souza Lira (Orgs.)
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2667-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-2662-3
DOI: 10.24824/978652512667.8
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 240
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ALDERI ALVES DE OLIVEIRA
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2003), com Doutorado pela Universidad Americana do Paraguai (2017). Chefe do Departamento de Teoria e Fundamentos (DTF).
ANA CAROLINA FERREIRA ALVES
Doutora em Letras pelo Programa de Semiótica e Linguística Geral da Universidade de São Paulo (2017). Professora da FACED/UFAM do Departamento de Educação Escolar Indígena. Professora e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Formação de Professores Indígenas (FPI/FACED/UFAM). Vice-coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Povos e Comunidades Tradicionais na Pan-Amazônia - NEPEPAM.
ANA RITA GOMES VIEIRA
Estudante do Curso de Pedagogia da FACED/UFAM. Presidente do CAPe – Gestão: Lutar, Educar e Resistir(2020-2021) e Gestão: Resistir par existir (2022-2023).
ARMINDA RACHEL BOTELHO MOURÃO
Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas (aposentada), Professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação/UFAM. Mestre em Educação pelo PPGE/FACED/UFAM e Doutora em Educação pela PUC/SP. Foi Diretora da FACED (quadriênios 2006-2010 e 2010-2014). Coordenadora do Núcleo Trabalho, Educação e Diversidade (NETD) e docente do PPGE/FACED/UFAM.
BRENNA PAULA BOAVENTURA CORRÊA CAVALCANTI
Mestra em Design pela Universidade Federal do Amazonas. Técnica Administrativa em Educação na FACED/UFAM.
CARLOS AUGUSTO GOMES DE ALMEIDA
Técnico de Assuntos Educacionais Faculdade de Educação/UFAM. Mestre em Educação pela PUC/SP e Doutor em Educação pelo PPGE/FACED/UFAM.
CLÁUDIA GUERRA MONTEIRO
Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo - USP (2002). Professora Titular da FACED/UFAM do Departamento de Métodos e Técnicas. Coordenadora do EDUCOTEC.
CLÁUDIO GOMES DA VICTÓRIA
Docente do Departamento de Administração e Planejamento – DAPLAN, do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da UFAM. Vice-Diretor da FACED (quadriênio 2018-2022). Diretor da FACED (fevereiro – maio/ 2022). Foi eleito diretor da FACED em abril de 2022, juntamente com a Profa. Dra. Fabiane Maia Garcia, como vice-diretora, para o quadriênio 2022-2026.
ELCICLEI FARIA DOS SANTOS
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2018). Professora da FACED/UFAM do Departamento de Educação Escolar Indígena, no Curso de Licenciatura em Formação de Professores Indígenas (FPI/FACED/UFAM). Vice Coordenadora do Curso FPI (2020-2022).
ELENIR DA CONCEIÇÃO LIMA NICÁCIO
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2018). Chefia do Departamento de Métodos e Técnicas (DMT).
FÁBIO SOUZA LIMA
Atua como professor de História da Educação da Universidade Federal do Amazonas. Mestre e Doutor em Educação pelo PPGE/UFRJ, seguindo a na linha de pesquisa História, Sujeitos e Processos Educacionais. Graduado em História pela UFF e em Filosofia pela UFRJ. Docente do Departamento de Teoria e Fundamentos da FACED/UFAM.
GERSEM JOSÉ DOS SANTOS LUCIANO
Docente do Curso de Licenciatura em Formação de Professores Indígenas - FPI/FACED/UFAM. Coordenador do Curso FPI (2020-2022).
ILAINE INÊS BOTH
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2016). Professora da FACED/UFAM do Departamento de Métodos e Técnicas. Coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação e Infâncias – NEPEI.
JONISE NUNES SANTOS
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará - UFPA (2021). Professora da FACED/UFAM do Departamento de Educação Escolar Indígena, no Curso de Licenciatura em Formação de Professores Indígenas (FPI/FACED/UFAM). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Povos e Comunidades Tradicionais na Pan-Amazônia - NEPEPAM.
MARIA ALMERINDA DE SOUZA MATOS
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2008) e Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Marília (2019). Professora da FACED/UFAM do Departamento de Teoria e Fundamentos. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Faculdade de Educação/UFAM. Coordenadora Fundadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial (NEPPD).
MARIA DA CONCEIÇÃO MONTEIRO FERREIRA
Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2011). Doutoranda em Educação pelo PPGE/FACED/UFAM. Professora da FACED/UFAM do Departamento de Administração e Planejamento – DAPLAN.
MARIA HELENA FREIRE DE SOUZA
Professora Aposentada do Departamento de Métodos e Técnicas da FACED/UFAM.
NÁDIA MACIEL FALCÃO
Doutora em Educação (2014) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora da FACED/UFAM do Departamento de Administração e Planejamento – DAPLAN e do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/FACED/UFAM. Chefia do Departamento de Administração e Planejamento (DAPLAN).
PAULO RICARDO FREIRE DE SOUZA
Professor Associado do Departamento de Teoria e Fundamentos da FACED/UFAM.
RONNEY DA SILVA FEITOZA
Doutora em Educação Popular, Comunicação e Cultura pelo PPGE da Universidade Federal da Paraíba (2008) e Pós-Doutora em Filosofia e História da Educação na FE/ UNICAMP (2010). Professora da FACED/UFAM do Departamento de Administração e Planejamento – DAPLAN. Coordenadora geral do Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas Educacionais – NEPE.
ROSA HELENA DIAS DA SILVA
Docente Aposentada do Curso de Licenciatura em Pedagogia - DTF/FACED/UFAM.
ROSA MENDONÇA DE BRITO
Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas, do Departamento de Teoria e Fundamentos – DTF, do Curso de Licenciatura em Pedagogia (aposentada). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Faculdade de Educação da UFAM. Membro titular da Academia Amazonense de Letras e do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas. Foi Diretora da FACED (quadriênio 2002-2006).
SÍLVIA CRISTINA CONDE NOGUEIRA
Docente do Departamento de Administração e Planejamento – DAPLAN, do Curso de Licenciatura em Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Faculdade de Educação da UFAM. Ex-Diretora da FACED (quadriênio 2018-2022).
VALÉRIA AUGUSTA CERQUEIRA DE MEDEIROS WEIGEL
Professora Titular do Curso de Licenciatura em Pedagogia - DAPLAN e do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Faculdade de Educação da UFAM.