Capa do livro: A EDUCAÇÃO NO BRASIL E NO MUNDO: <br>prioridade e desafios<br> Estudos em homenagem à Profa. Dra. Naura Syria Carapeto Ferreira

A EDUCAÇÃO NO BRASIL E NO MUNDO:
prioridade e desafios
Estudos em homenagem à Profa. Dra. Naura Syria Carapeto Ferreira

Autores: Marcelo Ivan Melek - Sarita Aparecida de Oliveira Fortunato (Orgs.)

A Educação no Brasil e no Mundo: prioridades e desafios é uma obra que reúne estudos produzidos em homenagem à Prof.ª Dr.ª Naura Syria Carapeto Ferreira, na qual os organizadores primaram por convidar respeitáveis intelectuais, colegas da Professora Naura, ex-orientandos e doutores para exporem seus objetos de investigação. Contempla insignes pesquisadores da Educação no Brasil, de Portugal e da Espanha. A coletânea se estrutura em dezesseis capítulos, divididos em três grandes eixos norteadores: Políticas Públicas e Gestão da Educação; Formação de Professores; Educação, Trabalho e Direitos Humanos. O objetivo primordial desta coletânea é expor à lume as grandes questões que perpassam a educação, com a possibilidade direta ou indireta do diálogo e do pensamento da homenageada em cada capítulo.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2915-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-2911-2
DOI: 10.24824/978652512915.0
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 276
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

A EDUCAÇÃO NO BRASIL E NO MUNDO: <br>prioridade e desafios<br> Estudos em homenagem à Profa. Dra. Naura Syria Carapeto Ferreira
ORGANIZADORES
MARCELO IVAN MELEK

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná conceito Capes 6. Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2005) e especialista em Direito Processual do Trabalho. Graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (2003). Possui graduação em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior pelo Centro Universitário Positivo (2000). Advogado. Professor tempo integral da Universidade Positivo e membro do Núcleo Docente Estruturante, leciona as disciplinas de direito do trabalho, processual do trabalho e prática trabalhista. Professor orientador do Projeto Horizontes do TRT 9. Membro do Comitê de extensão da Universidade Positivo e coordenador do Programa de desenvolvimento tecnológico, socioeconômico e ambiental em colaboração com instituições governamentais e organismos internacionais. Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Relações do trabalho e processo do trabalho. Professor convidado de direito do trabalho no curso de Pós-Graduação da Universidade Positivo, PUCPR, Ematra, ABDconst, IEL, dentre outras. Professor convidado da Escola Superior de Advocacia da OABPR. Avaliador do MEC/Inep. Membro diretor da Fiep. Pesquisador do Grupo de Estudos de Direito Contemporâneo do Trabalho e da Seguridade Social (GETRAB-USP).

SARITA APARECIDA DE OLIVEIRA FORTUNATO
Doutora (2016) e mestra (2007) em Políticas Públicas e Gestão da Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Graduada em Pedagogia pela PUCPR (1992) e Especialista em Organização do Trabalho Pedagógico pela UFPR (2003). Docente em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Pedagoga aposentada da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Autora de livros, artigos e capítulos de livros direcionados à educação. Atua nos temas sobre a infância, os direitos da criança e do adolescente, gestão da educação e trabalho do pedagogo. Trabalha na coordenação, orientação, capacitação e consultoria pedagógica. Gestora do Centro de Qualidade de Vida: Saúde e Educação, em Curitiba-Pr.


AUTORES
ACÁCIA ZENEIDA KUENZER

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1972), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979) e Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984). É Professora Titular aposentada da Universidade Federal do Paraná. Foi professora permanente do Programa de Doutorado em Diversidade e Inclusão Social da Universidade Feevale. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte. É pesquisadora e docente da área de Educação, com ênfase nas relações entre Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, educação tecnológica, formação de professores, Ensino Médio integrado e formação inicial e continuada de magistrados e servidores que apoiam a prática jurisdicional.

ANTÔNIO JOAQUIM SEVERINO
Professor titular, aposentado, de Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP, ora atuando como docente colaborador. Licenciou-se em Filosofia na Universidade Católica de Louvain, Bélgica, em 1964. Na PUCSP, apresentou seu doutorado, defendendo tese sobre o personalismo de Emmamuel Mounier, em 1971. Atualmente integra o corpo docente do Programa de Pós- Graduação em Educação da Uninove, Universidade Nove de Julho, de São Paulo, onde lidera o Grupo de Pesquisa e Estudo em Filosofia da Educação – GRUPEFE. A filosofia contemporânea no Brasil: conhecimento, política e educação (Vozes, 1999), Educação, sujeito e história (Olho d´Água, 2002), Filosofia na formação profissional (Cartago, 2017) e vários outros livros ao longo de sua carreira sobre temas de filosofia da educação. Seus estudos e pesquisas atuais situam-se no âmbito da filosofia e da filosofia da educação, com destaque para as questões relacionadas com a epistemologia da educação e para as temáticas concernentes à educação brasileira e ao pensamento filosófico e sua expressão nas culturas brasileira e latino-americana.

CARLOS ROBERTO JAMIL CURY
Professor titular (aposentado) da Faculdade de Educação da UFMG da qual é professor emérito. Também foi pró-reitor adjunto de pesquisa desta universidade. É professor Honoris Causa da UFPR. É professor adjunto PUC-MG, onde atua na Graduação e Pós-Graduação (mestrado e doutorado). Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora Medianeira (1971), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade, pela PUC-SP (1977). Doutor em Educação pela PUC-SP (1979). Fez seu pós-doutorado, em 1994, junto à Faculdade de Direito do Largo S. Francisco – USP. A seguir, agora junto à Université de Paris (René Descartes, em 1995, continuou seus estudos pós-doutorais. Entre 1998-1999 fez outros estudos de pós-doutorado na École des Hauts Études en Sciences Sociales, EHESS, França. Em 2011 fez um estágio pós doutoral na UFRJ. Foi Presidente da Capes em 2003 e membro do CTC da Educação Básica (2009-2011) da Capes. Foi membro da Comissão de Educação da SBPC e membro atual do seu Conselho Nacional voltado à educação. E membro do Conselho Superior da Capes. Foi Vice-presidente da SBPC (2018-2019). Tem experiência na área de Direito à Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Lei de Diretrizes e Bases, Política Educacional, Legislação Educacional e Educação de Jovens e Adultos. Pesquisador Sênior do CNPq e professor há 53 anos.

DANIEL MARKOWICZ
Doutor em Políticas e Gestão da Educação pelo Programa de Pós-Graduação da UTP-PR. Possui mestrado em Políticas e Gestão da Educação pela mesma instituição. Graduado em Estudos Sociais/História pelas Faculdades Integradas Espírita (1977-1999). Especialista em Metodologia da Pesquisa em História. Professor concursado em História na Rede Estadual do Paraná e, professor no Centro Universitário Santa Cruz de Curitiba. Atualmente é diretor do Colégio Estadual Anita Canet, no município da Fazenda Rio Grande-PR. Sua pesquisa está na área da História da Educação, Gestão e Formação Continuada de Docentes.

DERMEVAL SAVIANI
Doutor em Filosofia da Educação (PUC-SP, 1971), Livre-Docente em História da Educação (Unicamp, 1986), realizou "estágio sênior" na Itália de julho de 1994 a março de 1995. Foi contemplado com três prêmios Jabuti (2008, 2014 e 2016) e com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Tiradentes, de Sergipe, Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal de Santa Maria. Autor de grande número de trabalhos publicados atualmente é professor emérito da Unicamp, pesquisador emérito do CNPq, coordenador geral do HISTEDBR e professor titular colaborador permanente da Pós-Graduação em Educação da Unicamp.

DINAMARA PEREIRA MACHADO
Pós-Doutora em Educação pela Universidade Nacional de Educación a Distância (Uned). Doutora em Educação com ênfase no Currículo, pela PUCSP. Mestra em Educação pela UTP e Especialista em Qualidade e Educação. Graduada em Letras e Pedagogia. Diretora da Escola Superior de Educação do Centro Universitário Internacional (Uninter). Lider do Grupo de Pesquisa: EAD presencial e híbrido: vários cenários profissionais de currículo, aprendizagem e políticas públicas na Uninter. Pesquisadora convidada do Grupo Internacional de Pesquisas em Políticas, Práticas e Gestão da Educação, da Universidade Federal de Pernambuco. Diretora Administrativa e Financeira do Instituto Música e Arte (IMA). Editora Chefe do Caderno Intersaberes e da Editora Dialética e Realidade. Diretora de EAD do Sinepe Paraná.

FAUSTO DOS SANTOS AMARAL FILHO
Professor-pesquisador do PPGED da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Coordenador da Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação (UTP). Membro da Comissão Institucional de Pesquisa e Iniciação Científica (UTP). Possui Graduação, Bacharelado e Licenciatura, em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996); mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é membro da Comissão Institucional de Editoração Científica da UTP. Líder do Grupo de Pesquisa Epistemologia e Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação. Membro do Grupo de Pesquisa Rede Sur Paideia. Membro do Fórum do Campo Lacaniano – Curitiba.

HELENA INÊS
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, doutorou-se na Universidade do Minho, em Ciências da Educação. Especialista em Desenvolvimento Curricular, em 2021. É professora de Educação Especial.

JEFFERSON MAINARDES
É professor associado na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq – Brasil). Foi cofundador e diretor da Red Latino-americana de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa – ReLePe (2010-2019). É coordenador da Comissão de Ética em Pesquisa da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação – Anped. Editor da Revista Práxis Educativa e da Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa.

JOSÉ AUGUSTO DE BRITO PACHECO
Licenciado em História, doutorou-se, na Universidade do Minho, em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular, em 1993. Atualmente, concilia a Direção do Curso de Doutoramento em Ciências da Educação, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, com a docência e investigação. É professor Catedrático do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa e investigador do Centro de Investigação em Educação. Tem colaborado com instituições de Ensino Superior em países oficiais de língua portuguesa, sobretudo Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Timor Leste. É membro do Conselho Consultivo da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura.

JUAN SALAMÉ SALA
Licenciado en Filología Hispánica. Maître es-Lettres et Sciences Humaines (Universidad de Limoges-Francia). Inspector de Educación. Profesor Tutor de la UNED.

LEDA SHEIBE
Graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (1966), mestra em Educação pela UFRGS (1977) e doutora em Educação pela PUCSP (1987). Professora Titular Emérita, aposentada da UFSC. Pesquisadora na área de Políticas de Formação de Professores para a Educação Básica, recebeu o Prêmio Destaque Pesquisador da UFSC (50 Anos) em 2010. Desde 2001 é membro do corpo permanente de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unoesc. Foi Vice-presidente da Anpae em quatro gestões, hoje membro da Diretoria desta instituição. Participa dos seguintes grupos de pesquisa do CNPq: Educação, Políticas Públicas e Cidadania (Unoesc); e Rede Ibero Americana de Pesquisa em Políticas e Processos de Educação Superior (Unicamp).

LUIZ CARLOS ECKSTEIN
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1984), graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista (1996), graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1988) e mestrado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2006). Doutorado em Educação, pela Universidade Tuiuti, (Turma 2018). Foi professor titular da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel Unível, da Universidade Paranaense – Unipar – (Campus Cascavel) e do Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense CTESOP. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Ética, Filosofia, Conhecimento, Administração, Cidadania, Cultura e Aprendizado. Tem experiência também em administração (direção) de Instituições de Ensino Superior, bem como de Coordenação pedagógica e atua na Formação de professores. Avaliador de Curso de Graduação do Inep, fazendo parte do Banco de Avaliadores do Sinaes (BASis). Foi avaliador Setec/MEC, do Pronatec. Atualmente está da Direção Geral do IFPR – Campus Cascavel, onde foi reeleito em 2019, para um mandato de 4 anos, e é membro titular do Colégio de Dirigentes do IFPR – Codir e presidente do Codic – Colégio de Dirigentes do Campus Cascavel.

LUIZ FERNANDES DOURADO
Professor Titular Emérito da UFG. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-doutor pela École des Hautes em Siences Sociales, Paris/França (2010). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1990), graduação e Licenciatura em Ciências Sociais pela UFG (1983). Diretor de Intercâmbio Institucional da Anpae. Membro do Conselho Superior da Capes (2014/2018). Membro do Conselho Editorial da Revista Educação e Sociedade (Cedes), entre outras. Tem experiência na Área de Educação e Sociologia da Educação, com ênfase em política educacional, envolvendo estudos sobre avaliação, gestão e regulação da Educação Básica e da Educação Superior. Atualmente é Diretor de Relações Institucionais da Anpae e membro do FNDE.

MARCIA REGINA MOCELIN
Avaliadora do MEC (2018 – atual). Presidente e Maestrina do Instituto Música e Arte (2019 – atual). Pós-Doutora em Educação – Derechos Humanos y Desafios en la Socioeducacion – (Uned, 2018-2019), Madrid-Espanha. Doutorado em Educação (UTP, 2014). Graduada em Filosofia (Uninter, 2019). Graduada em História (Uninter, 2019). Graduada em Pedagogia (Uninter, 2015). Graduada em letras (Uninter, 2019). Graduação em Educação Artística com habilitação em Música (UFPR, 1997). Especialista em Magistério da Educação Básica – Educação de Jovens e Adultos (Ibpex, 1998) e em Formação Docente EAD (Uninter, 2018-2019). Mestra em Educação (UTP, 2007). Professora na Inesul – Faneesp/Faec no curso de pedagogia (2019 – atual). Professora na Rede Estadual de Ensino do Paraná em Arte, (1997 – atual). Professora de musicalização.

MIGUEL G. ARROYO
Professor Titular Emérito da Faculdade de Educação da UFMG. Possui graduação em Ciências Sociais pela UFMG. Mestre em Ciência Política também pela UFMG e Doutor (PhD em Educação) pela Stanfor University (1976). Foi Secretário Adjunto de Educação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, onde coordenou e elaborou a implantação da proposta político-pedagógica Escola Plural. Atualmente acompanha propostas educativas em várias redes estaduais e municipais do país. Tem vasta experiência na área da Educação com ênfase em Política Educacional e Administração de Sistemas Educacionais. Atua principalmente nos seguintes temas: educação, cultura escolar, gestão escolar, Educação Básica e currículo.

ROBERTA RAVAGLIO GAGNO
Doutora em Políticas Públicas e Gestão da Educação pelo Programa de Pós- Graduação da UTP-PR. Mestra em Educação, possui graduação em Pedagogia pela mesma instituição. Pós-Graduação em Sociologia Política pela UFPR e em Ensino Religioso pela PUCPR. Atualmente é professora na Universidade Estadual do Paraná, Campus Curitiba I. Tem experiência na área educacional, atuando principalmente com formação de professores.

YVELISE FREITAS DE SOUZA ARCO-VERDE
Professora Doutora em Educação, História, Política, Sociedade pela PUCSP (2003). Possui Graduação em Pedagogia pela UFPR (1979) e mestrado em Educação também pela UFPR (1985). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Paraná. Atuou como Superintendente da Educação e como Secretária de Estado da Educação do Paraná (2008 a 2010). Secretária Interina de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC, 2014) e Diretora de Apoio à Gestão Educacional da SEB/MEC (2013/2015). Tem experiência na área de educação, com ênfase em Gestão de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Docente, Educação Integral e Escola de tempo integral e Gestão da Educação e da Escola Pública.