Capa do livro: CRISES DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA AGRAVADAS PELA COVID-19: <br>cenários e perspectivas

CRISES DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA AGRAVADAS PELA COVID-19:
cenários e perspectivas

Autores: Elvira Simões Barretto - Maria Adriana Torres - Maria Virgínia Borges Amaral (Orgs.)

A coletânea “Crises da sociedade contemporânea agravadas pela Covid-19: cenários e perspectivas” tem uma relação inevitável com a realidade do mundo contemporâneo. O conteúdo da obra pode expressar o estado de “barbárie social”, assim como entende Geovani Alves (2011), quando trata desta nova dimensão da “barbárie histórica que se constitui como metabolismo social nas condições do capitalismo global em sua etapa de hipertrofia financeira”. Esta “crise de valorização e financeirização”, movimento funcional do capitalismo, provoca alterações no “desenvolvimento e organização das políticas públicas e estruturação do mercado de trabalho” e, irremediavelmente, afeta a ordem capitalista global. O efeito da barbárie social é, visivelmente, o dilaceramento do “devir humano dos homens”, como bem diz Alves (2011). O fato é que a “nova era da barbárie social” acentua o “declínio estrutural do capital” com o agravamento da dinâmica da acumulação da riqueza capitalista, produzindo impactos disruptivos na sociedade, ou seja, formas anteriores de produção são processualmente substituídas, às vezes de maneira abrupta, por outras formas que sustentem o status de produção lucrativa do capital. Um acontecimento como a pandemia que assola o mundo atualmente provoca efeitos do afloramento das fragilidades sociais, políticas e econômicas da sociedade capitalista ao exigir ações estratégicas para sobreviver às ameaças de sua autodestruição.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2652-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-2653-1
DOI: 10.24824/978652512652.4
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 260
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

CRISES DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA AGRAVADAS PELA COVID-19: <br>cenários e perspectivas
ALAN CARDOSO MARQUES DOS SANTOS
Graduando em Serviço Social, pela Faculdade de Serviço Social (FSSO), na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Integrante Grupo de Extensão e Pesquisa/CNPq Serviço Social e Segurança Alimentar e Nutricional.

ANDRÉA PACHECO DE MESQUITA
Professora da Faculdade de Serviço Social (FSSO/UFAL) Assistente Social. Doutora em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (UFBA). Líder do Grupo de Pesquisa FRIDA KAHLO.

CLARISSA TENÓRIO MARANHÃO RAPOSO
Professora da Faculdade de Serviço Social (FSSO/UFAL). Professora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS/UFAL). Vice-Diretora da Faculdade de Serviço Social (FSSO/UFAL). Doutorado e mestrado em Serviço Social (PPGSS/UFPE).

CYNTHIA STUDART ALBUQUERQUE
Professora do Curso de Serviço Social do Instituto Federal do Ceará (IFCE – Campos Iguatu) e Professora colaboradora do Mestrado Acadêmico em Serviço social, Trabalho e Questão Social (UECE). Vice-Presidenta do Conselho Regional de Serviço Social do Ceará (CRESS 3ª região, gestão 2020-2022.

DIEGO DE OLIVEIRA SOUZA
Professor da Escola de Enfermagem (UFAL). Professor do programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS/UFAL) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação Profissional da UFAL no Campus Arapiraca (UFAL). Doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (PPGSS/UERJ).

ELAINE NUNES FERNANDES
Professora e vice-coordenadora de graduação da Faculdade de Serviço Social (FSSO/UFAL). Doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (PPGSS/UERJ).

ELVIRA SIMÕES BARRETTO
Professora da Faculdade de Serviço Social (FSSO/UFAL). Professora e vice-coordenadora do PGGSS/UFAL Pós-Doutorado em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca (USAL/Espanha).

JAPSON GONÇALVES SANTOS SILVA
Professor do Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) no Campus Arapiraca/Unidade Educacional de Palmeira dos Índios. Doutorado em Serviço Social (PPGSS/UERJ).

JOÃO FRANCISCO TENÓRIO NETO
Professor do Curso de Odontologia do Cesmac. Doutorando em Linguística e Literatura com área de concentração em Análise do Discurso. (PPGLL/UFAL).

JOSÉ EUCLIMAR XAVIER DE MENEZES
Professor da Universidade (UNIFACS). Coordenador do Programa de Pós-Doutorado – UNIFACS e Universidade Portucalense (UPT). Pós-doutorado em Direitos Sociais pela Universidade de Salamanca (USAL/Espanha) e em Filosofia pela Pontificia Universita Lateranense (PUL/Itália).

JUAN DOUGLAS SILVA DE SÁ
Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba (2017). Bolsista do Programa de Educação Tutorial – PET.

LAURA INES MASSA
Professora Associada do Departamento de Ciências Sociais da Universidad Nacional de Luján (UNLu) e Professora Titular da Facultad de Trabajo Social da Universidad Nacional de La Plata (UNLP).

MARIA ADRIANA TORRES
Professora da Faculdade de Serviço Social (FSSO//UFAL) Coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social(PPGSS/UFAL) Pós-doutorado em Direitos Sociais pela Universidade de Salamanca (USAL) e líder do Grupo de Pesquisa em Direito, Justiça e Sociedade (DJUSS)/CNPq.

MARIA ALCINA TERTO LINS
Professora Adjunta da Faculdade de Serviço Social (FSSO/UFAL). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Serviço Social, Trabalho e Políticas Sociais (GP/CNPq). Doutora em Serviço Social (PPGSS/UFPE).

MARIA VIRGÍNIA BORGES AMARAL
Professora Titular da Faculdade de Serviço Social (FSSO/UFAL) da Professora dos Programas de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) e em Linguística e Literatura (PPGLL).

MILENA GOMES DE MEDEIROS
Professora da Faculdade de Serviço Social (FSSO/UFAL). Doutora em Serviço Social (PPGSS/UFPE). Membro titular da comissão de Autoavaliação da Faculdade de Serviço Social (FSSO).

REIVAN MARINHO DE SOUZA
Professora e Diretora da Faculdade de Serviço Social (FSSO/UFAL) Professora no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS/UFAL). Pós-doutorado em Serviço Social na UFRJ).

RITA IPPOLITO
Consultora Sênior ONU. Ativista para os Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Graduada pela Universitá Statale di Palermo. Experiência em Educação.

SERGIO GIANNA
Professor Visitante no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Líder de Trabalhos Práticos do Departamento de Ciencias Sociais da Universidad Nacional de Luján (UNLU).

SÓSTENES ERICSON
Professor da Escola de Enfermagem (UFAL). Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL/UFAL). Pós-Doutorado em Linguística no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP).

SUELI MARIA DO NASCIMENTO
Professora e coordenadora de graduação da Faculdade de Serviço Social (FSSO/UFAL). Doutorado em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGSS/UERJ).

THAYNÁ DA SILVA FELIX
Graduanda em Serviço Social, pela Faculdade de Serviço Social (FSSO/UFAL)Integrante do Grupo de Extensão e Pesquisa/CNPq Serviço Social e Segurança Alimentar e Nutricional.

WANDA GRIEP HIRAI
Professora da Faculdade de Serviço Social (UFAL). Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Líder do Grupo de Extensão e Pesquisa/CNPq: Serviço Social e Segurança Alimentar e Nutricional.