Capa do livro: EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DO TOCANTINS: <br>o contexto pandêmico da covid-19

EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DO TOCANTINS:
o contexto pandêmico da covid-19

Autores: Rosilene Lagares - Roberto Francisco de Carvalho - Katia Cristina C. F. Brito (Orgs.)

O livro Experiências significativas na educação municipal do Tocantins: o contexto pandêmico da covid-19 explicita a forma democrático-participativa como a RCT materializou o processo formativo na crise educacional provocada pela covid-19 e publiciza aos trabalhadores da educação a produção elaborada na perspectiva da educação como práxis social que articula o fazer e o pensar, tendo o território municipal como arena educativa privilegiada. Dentre as ações da RCT destacamos, nesta obra, a atividade “experiência significativa de gestão na educação municipal no enfrentamento da crise sanitária da covid-19”. A atividade consistiu-se em identificar um problema ou uma dificuldade que foi resolvido por meio de uma experiência significativa realizada pelos SME no enfrentamento da crise educacional causada pela covid-19. A discussão do presente livro, resultante do entendimento formativo aventado anteriormente e, especificamente, na atividade mencionada, está estruturada em duas seções: Seção I – Experiências significativas na educação municipal: gestão de sistemas e redes de ensino no enfrentamento da covid-19; e Seção II – Experiências significativas na educação municipal: gestão e planejamento escolar no período pandêmico 2020 e 2021.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3187-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-3188-7
DOI: 10.24824/978652513187.0
Ano de edição: 2
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 170
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DO TOCANTINS: <br>o contexto pandêmico da covid-19
ADAIRES RODRIGUES DE SOUSA
Doutorando em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC); Mestre em Educação e Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM), cadastrado no CNPQ/CAPES. Membro do Observatório de Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE). Formador na Rede ColaborAção Tocantins (RCT). Atuou como membro da Rede de Assistência Técnica no Apoio ao Monitoramento Contínuo e Avaliações Periódicas dos Planos Estadual e Municipais de Educação — Avaliador Educacional Técnico — da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação SASE/MEC.

ÂNGELA NOLETO DA SILVA
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação-UNB, Mestre em Educação, Pedagoga e Docente no curso de Pedagogia/ UFT/ Palmas. Pesquisadora nas áreas de Educação, Tecnologias e Comunicação.

EDNA DE JESUS VIEIRA
Mestre em Educação pela Universidade Intercontinental do Paraguai. Especialista em Supervisão Escolar pela Pontifícia Universidade Cató-lica de Minas Gerais (PUC). Especialista em Docência do Ensino Supe-rior pela Faculdade João Calvino-Barreiras-BA. Graduada em Peda-gogia pela Universidade do Estado da Bahia. Professora da Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação, Juventude e Esportes do Tocantins (SEDUC-TO), exercendo atualmente a função de Diretora Regional de Educação de Dianópolis e atua como formadora RedeCo-laborAção do Tocantins.

FRANCINETE RIBEIRO FERREIRA FONSECA
Graduada em Letras pela Fundação Universidade do Tocantins em 2011. Também possui graduação em Pedagogia pela FUNPAC- Fun-dação Padre Cleto Caliman (2016). Pós-Graduada no Curso de Gra-duação Lato Sensu Gestão Educacional, pela Universidade Católica de Brasília -2013 e também em Gestão da Educação Municipal, pela UFT- Universidade Federal do Tocantins. 2016. Foi Dirigente Municipal de Educação por mais de 6 anos no município de Wanderlândia/TO e atu-almente é Dirigente Municipal de Educação de Piraquê e Presidente da Undime/TO.

ÍTALO BRUNO PAIVA GONÇALVES
Mestrando Profissional em Educação (UFT) na linha de pesquisa Ges-tão e Políticas Educacionais. Especialista em Psicopedagogia Escolar (ITOP, 2019) e História Cultural (Claretiano, 2014). Licenciado em História (UFG, 2009) e professor da educação básica da rede estadual do Tocantins. Membro do grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (Gepem), cadastrado no CNPQ/CAPES. Membro do Observatório de Sistemas e Planos de Educação do Tocan-tins (ObSPE. Desenvolve pesquisa na temática educação municipal, nos aspectos da gestão, legislação e políticas públicas e história. Tem expe-riência com ensino de história na educação básica, coordenação peda-gógica e financeira.

KATIA CRISTINA C. F. BRITO
Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Educação pela Universidade Fe-deral de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Pedagogia pela Uni-versidade Federal de Goiás (UFG). Membro da Rede Mapa (Gestão Democrática do ensino público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino) no Tocantins, Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal (GepeEM) e do Observatório dos Sistemas e Planos de Edu-cação no Tocantins (ObsSPE). Atua como professora no Curso de Pe-dagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e no Mestrado Profissional em Educação (PPPGE/UFT)).

LÊDA LIRA COSTA BARBOSA
Mestranda em Educação (PPPGE/UFT). Graduada em Pedagogia com Licenciatura em Administração Escolar pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora de Educação Básica na Rede Estadual de Ensino do Tocantins. Atualmente, é técnica na Unidade Técnica Execu-tiva em Orientação Educacional da Secretaria de Educação, Juventude e Esportes do Tocantins.

MEIRE LÚCIA ANDRADE DA SILVA
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduada em Pedagogia e mestre em Educação pela Universidade Fe-deral do Tocantins (UFT). Membro da Rede Mapa (Gestão Democrá-tica do ensino público: mapeamento das bases normativas e das condi-ções político-institucionais dos sistemas municipais de ensino) no To-cantins, Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Munici-pal (GepeEM) e do Observatório dos Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObsSPE). Atualmente, atua como professora de educa-ção básica na Rede Municipal de Ensino de Gurupi (TO).

ROBERTO FRANCISCO DE CARVALHO
PhD em Políticas Públicas e Formação Humana (Universidade Estadu-al do Rio de Janeiro — UERJ). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Campus Universitário de Palmas, Cursos de Filosofia e Teatro. Membro do corpo docente do Mestrado Profis-sional em Educação da UFT (PPPGE). Participa, como membro, da Associação nacional de Política e Administração da Educação (AN-PAE) e Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educa-ção (ANPED). Compõe o quadro de formadores da Rede Colaboração Tocantins (RCT). É pesquisador na área de Sociedade, Política e Ges-tão Educacional e Currículo, vinculado ao: Grupo de Estudo e Pesqui-sa Práxis Socioeducativa e Cultural; Núcleo de pesquisa em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas (NEPED); Observatório de Sistemas e Planos de Educação do Tocantins (ObsSPE) e da Pesquisa Rede MAPA; e Rede Universitas/Br.

ROSILENE LAGARES
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Docência da Educação Superior (Faculdade de Patrocínio/MG). Graduada em Pedagogia (UFG). Professora Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Campus de Palmas/Curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) e Doutorado em Educação em Rede/Amazônia (Educanorte). Tutora do Programa de Educação Tutorial de Pedagogia Palmas. Líder e pesquisadora do grupo de pesquisa CNPq/Plataforma Lattes/UFT: Es-tudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM), do Observatório de Sistemas e Planos de Educação do Tocantins (ObsSPE) e da Pesquisa Rede MAPA. Diretora da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae-Tocantins). Avalia-dora AdHoc da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped/Grupo de Trabalho 5/Estado e Política Educacional). Integra a Linha de Pesquisa do PPGE: Estado, Sociedade e Práticas Educativas.

RUTE SOARES RODRIGUES
Mestre em educação pela Universidade Federal do Tocantins — UFT. Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria, Professora da rede Municipal de Palmas Tocantins. Vin-culada ao Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Muni-cipal da UFT e ao Observatório dos Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (EpeEM/ObsSPE). Foi presidente do Conselho Municipal de Educação de Palmas no período de 2019 a 2021 e atualmente é Coor-denadora do Fórum Permanente de Educação (FE-Palmas).

SUELLEN ALVES ARAÚJO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (2021). Professora Particular. Atua no Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM). Voluntária na Rede ColaborAção Tocantins (RCT).