Capa do livro: EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA<br> interculturalidade como resistência nas Amazônias

EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
interculturalidade como resistência nas Amazônias

Autores: Salomão Antônio Mufarrej Hage - Lucas Antunes Furtado - Glauber Ranieri Martins da Silva - Claudio Emídio-Silva - Marcos Vinícius da Costa Lima - Julia Cleide Teixeira de Miranda - Vanderlúcia da Silva Ponte (Organizadores)

O livro Educação Escolar Indígena: interculturalidade como resistência nas Amazônias emerge da necessidade de qualificar e ampliar as discussões sobre a educação escolar indígena como estratégia para fortalecer os saberes e descolonizar o saber hegemônico que erigiu sobre esses povos uma “humanidade menor”. Esse mecanismo do poder, fruto da colonização perversa, objetivou o extermínio dos povos e o epistemicídio. Colonização essa que produziu projetos políticos/econômicos dominantes presentes no cotidiano e que ainda insistem em condicioná-los a marginalidade em relação à sociedade envolvente. A construção coletiva desta obra imprime reflexões e análises, arte e sabedoria, marcas interculturais, memórias e ancestralidades, epistemologias e cosmologias nas perspectivas dos/as pesquisadores/as indígenas e não-indígenas.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3348-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-3345-4
DOI: 10.24824/978652513348.5
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 300
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA<br> interculturalidade como resistência nas Amazônias
ALMIRES MARTINS MACHADO
Graduado em Direito pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN, 2004), Mestrado em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2009). Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2015). Atua na área de Direito Público principalmente nos seguintes temas: Direitos para Povos Indígenas no Brasil; proteção legal de conhecimentos tradicionais dos Povos Indígenas e Comunidades Locais; convenção sobre diversidade biológica, biodiversidade e conhecimentos tradicionais; nas disciplinas de Direitos Humanos e legislação indigenista, especialmente em licenciaturas indígenas e pós-graduação para povos indígenas; na formação de professores, enfatizando a valorização da diversidade étnica e cultural, Direitos Indígenas e relações Étnico-Raciais; e na assessoria e consultoria de organizações e comunidades indígenas. Autor do livro Direito Guarani.

ANA VICTÓRIA SANTOS DA COSTA
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Sociocultural (PPGDS) do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). Graduada em História pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Bragança. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Interculturais Pará – Maranhão (GEIPAM).

BÁRBARA ANDRESA DE SOUZA BALIEIRO
Especialista em Educação Especial e Psicopedagogia com formação em Pedagogia e Letras Português/Espanhol. Docente da Secretaria de Estado de Educação Intercultural indígena de Migrantes da Etnia Warao.

CLAUDIO EMÍDIO-SILVA
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente da Faculdade de Química (FAQUIM), do Instituto de Ciências Exatas (ICE), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ-UFPA). Pesquisador do Grupo de Estudos Indígenas na Amazônia (GEIA-UEPA). Coordenador-Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas para o Ensino-Aprendizagem de Ciências, Biologia, Química e Física na Amazônia (GEPECAM-UNIFESSPA).

CRISTIANE MODESTO DO NASCIMENTO
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará. Especialização em Análises das teorias de Gênero e Feminismo na América Latina pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – IFCH/UFPA (em andamento); Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Populações Indígenas “Eneida Correa de Assis” (GEPI).

DENISE MACHADO CARDOSO
Antropóloga, atua na Assessoria da Diversidade e Inclusão Social da UFPA. Coordena o Comitê de Antropologia Visual da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Coordena o Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e Imagem (VISAGEM) e o Grupo de Estudos sobre Populações Indígenas (GEPI). Participa do Grupo de Estudos sobre Mulher e Relações de Gênero Eneida de Moraes (GEPEM).

GERSEM BANIWA
Doutor em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UNB). Docente Associado da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

GLAUBER RANIERI MARTINS DA SILVA
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará, UFPA; Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Pará, UFPA; Especialista em Gestão Escolar pela Universidade da Amazônia, UNAMA/EGPA; Graduação em Geografia, UFPA; Graduação em Pedagogia, UFPA. Professor do Núcleo de Formação Intercultural Indígena da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professor da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA).

GEROCILDO MARTINS LEVEL
Professor macuxi. Egresso do Curso de Licenciatura Intercultural/Habilitação em Ciências Sociais pelo Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima – UFRR. Atua como docente na Escola Estadual Indígena Santa Terezinha – Comunidade Morro/Terra Indígena Raposa Serra do Sol – Roraima.

GENISSON PAES CHAVES
Doutorando e mestre em Agriculturas Amazônicas pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Embrapa Amazônia Oriental, com Estágio Sanduíche no Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Extensão Rural, Sistemas Agrários e Ações de Desenvolvimento pela UFPA; e em Educação Especial e Inclusiva pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Graduado em Ciências Sociais pela UFPA e em Pedagogia pela UNINTER. Professor da rede pública do município de Parauapebas (PA).

JESUS DESIDERIO NUNEZ PAREDES
Liderança indígenas do povo Warao da região do rio Orinoco/Venezuela. Educador da língua materna e de Notório Saber. Atuando na Educação Intercultural de imigrantes indígenas Warao desenvolvida pela Rede estadual de Educação (SEDUC) do estado do Pará.

JOSÉ AGNALDO PINHEIRO PEREIRA
Mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia pela UFPA; Especialista em Educação para as Relações Étnico-raciais pelo IFPA; e Licenciado e Bacharel em História pela UFPA. Docente nas escolas das aldeias Tembé do alto Rio Guamá. É professor da rede pública estadual do Pará.

JOYCE RAMOS DA SILVA
Graduanda em Licenciatura-História pela Universidade Federal do Pará, Campus Bragança. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Interculturais Pará – Maranhão (GEIPAM).

JONILDO VIANA DOS SANTOS
Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Docente do Curso de Licenciatura Intercultural do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Pesquisador do Grupo de Pesquisa: Estudos Interdisciplinares no Contexto dos Povos Indígenas: educação, saúde e território. Coordenador do Núcleo Histórico Socioambiental (NUHSA/UFRR).

JOÃO PAULO MARTINS SARMENTO
Mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia pela UFPA. Professor da Rede Municipal de Educação de Marabá, com atuação na Formação de Professores do Campo (2013), Coordenação do Núcleo de Planejamento, Programas e Projetos (Semed/2014), Coordenação de Turmas do Brasil Alfabetizado (2014), Coordenação/Articulação no Projeto Marabá Sustentável (2015), Coordenação da Formação Continuada de Professores do Campo e Formação de Língua Portuguesa – DECAMP/SEMED (2018/2021); e atualmente exercendo a função de técnico na Coordenadoria de Programas e Projetos na Secretaria Municipal de Educação.

JOSÉ ADNILTON OLIVEIRA FERREIRA
Doutorando em Ciência da Educação pela Universidade de Brasília/ UNB. Mestre em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp-SP/2018 – Universidade Estadual Paulista/Campus Araraquara. Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Amapá-UNIFAP/2011. Habilitação em Supervisão Escolar pela UCPEL-RS e Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas/RS (2002).

JULIA CLEIDE TEIXEIRA DE MIRANDA
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ). Pesquisadora do Grupo de Estudos Indígenas da Amazônia (GEIA).

LUCÉLIDA DE FÁTIMA MAIA DA COSTA
Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas – Área de concentração: Educação Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora Adjunta da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC/UEA). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em (Educação) Matemática e Tecnologias (COMPLEXUS).

LOURDES DE VASCONCELOS BENTES (TAPAJÓ)
Mestranda em Educação Escolar Indígena (UFPA, UEPA, UFOPA e UNIFESSPA). Graduada em Licenciatura Intercultural Indígena pela Universidade Federal do Pará. Possui Extensão universitária em Educação Especial e Inclusiva (IFSULDEMINAS). Pesquisadora do Grupo de Estudo Sobre Populações Indígenas Eneida Corrêa de Assis (GEPI/UFPA). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Interculturais Pará-Maranhão (GEIPAM/UFPA). Atualmente professora da escola Felix Tembé.

LUCAS ANTUNES FURTADO
Doutorando em Educação na Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ). Pesquisador da Rede de Pesquisas sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia (RPPDA).

MÁRCIA WAYNA KAMBEBA
Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Poeta, escritora, compositora e ativista das causas indígenas e ambiental. Tem 4 livros publicados de poesias e contos. Membra da Academia de Letras do município de Formiga/MG e da Academia Internacional de Literatura Brasileira nos EUA.

MÁRCIA JOSANNE DE OLIVEIRA LIRA
Doutora em Educação na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Docente da Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Desafios Amazônicos.

MARIA LÚCIA MARTINS PEDROSA MARRA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2002), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2015). Participa do Grupo de pesquisa de Educação do Campo e da Amazônia GEPERUAZ da UFPA, participa do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Aprendizagens e Práticas Pedagógicas Inclusivas (GEPAPPI/EAUFPA). Atualmente é professora DIII do Ensino Básico, técnico e tecnológico na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA).

MARCOS VINÍCIUS DA COSTA LIMA
Doutor em Geografia sobre Políticas Indigenistas pela UFF/Rio de Janeiro. Pesquisador do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (UFPA). Coordena a Educação Intercultural de imigrantes indígenas Warao desenvolvida pela Rede estadual de Educação (SEDUC) do estado do Pará.

NÚLCIA ODALEA COSTA AZEVEDO
Professora com formação em Letras/Português/Inglês e Licenciatura em Formação de Professores do Pré-Escolar a Quarta série do Ensino Fundamental, docente da Secretaria de Estado de Educação e Especialista em Psicomotricidade. Atuando na Educação Intercultural indígena de Migrantes da Etnia Warao.

OMAR JOSE RODRIGUEZ SINFONTES
Lideranças Indígenas do povo Warao da região do rio Orinoco/Venezuela. Educadores da língua materna e de Notório Saber. Atuando na Educação Intercultural de imigrantes indígenas Warao desenvolvida pela Rede estadual de Educação (SEDUC) do estado do Pará.

PAULA MIRANDA MONTEIRO
Mestra em Linguagens e Saberes na Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Pesquisadora do Grupo de Estudos Indígenas da Amazônia (GEIA), área de interesse – ensino e aprendizagem de línguas indígenas e Português na escola indígena.

PAULO VICTOR MIRANDA FERREIRA (PAULINHO BORARI)
Liderança e Pajé. Indígena da Etnia Borari da Região do Baixo rioTapajós. Artista, compositor, cantor e graduando da Antropologia pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

RAIMUNDA FLÁVIA SOUSA MARTINS
Engenheira Ambiental e de Energias Renováveis pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Licenciada em Matemática pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Pará.

ROSANI DE FÁTIMA FERNANDES KAINGANG
Kaingang, educadora, antropóloga e militante em Direitos Indígenas. Está em estágio de Pós Doutoramento na Clínica de Direitos Humanos da Amazônia (CIDHA), do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal do Pará (UFPA), é Doutora em Antropologia Social (PPGA/UFPA) e Mestre em Direito (PPGD/UFPA), Especialista em Currículo e Metodologia de Ensino e graduada em Pedagogia. Atualmente assessora a Comunidade e a Associação Kyikatêjê, é membra da Federação dos Povos Indígenas do Pará (FEPIPA). É uma das fundadoras e vice-presidenta da Associação dos Professores Indígenas do Sul e Sudeste do Pará (APISSPA). Integra o Grupo de Pesquisa Cidade, Aldeia e Patrimônio (PPGA/UFPA) e atualmente coordena o Grupo de Trabalho de Educação Escolar Indígena do Fórum Regional de Educação do Campo (FREC e FNEEI).

ROSENIR DE SOUZA LIRA
Doutorado em Educação na Universidad de Valladolid, Espanha. Docente da Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Líder do Grupo de Pesquisa: Educação Brasileira e Amazônica (EDUBRAM).

ROSA HELENA DIAS DA SILVA
Pedagoga. Doutora em Educação. Professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. Ex-Coordenadora do Curso de Licenciatura “Formação de Professores Indígenas” (Faced/UFAM). Atua junto ao movimento de professores(as) indígenas na região amazônica desde 1989.

RITA DE CASSIA ALMEIDA-SILVA
Professora de Literatura da UEPA, mestre em Teoria Literária pela UNESP/Assis-SP. Doutoranda em Educação pelo PPGED/UEPA. Coordena a linha de Linguagens do Grupo de Estudos Indígenas na Amazônia (GEIA-UEPA) e a linha de Estudos da Literatura do Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA-UEPA-UFPA).

SALOMÃO ANTONIO MUFARREJ HAJE
Doutorado em Educação: Currículo pela PUC-SP e Doutorado Sanduíche na Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos. Professor da UFPA com atuação no PPGED-ICED e no PPLSA em Bragança. Bolsista produtividade do CNPq, coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia, e o Fórum Paraense de Educação do Campo.

VANDERLÚCIA DA SILVA PONTE
Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Pará e Université Paris 13. Docente da Faculdade de História e do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia, Campus de Bragança (UFPA) e do Programa em Educação Escolar Indígena (UEPA, UFOPA, UFPA, UNIFESSPA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Interculturais Pará-Maranhão (GEIPAM).

VALÉRIA AUGUSTA CERQUEIRA DE MEDEIROS WEIGEL
Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas como Docente da Faculdade de Educação, atuando em ensino e pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Antropologia Educacional, atuando principalmente em educação indígena e educação amazônica. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ).

YTANAJÉ COELHO CARDOSO
Doutorando em Educação na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestre em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Amazonas. Graduado em Letras pela Universidade do Estado do Amazonas. Professor efetivo da Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC/AM). Atua como professor colaborador do Curso de Pedagogia Intercultural Indígena (PARFOR/UEA). É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar Indígena e Etnografia (UEA) e do Núcleo de Estudos de Linguagens da Amazônia (UFAM). É autor do romance “Canumã: a travessia” (2019).