Capa do livro: AS DESIGUALDADES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO: <br>desafios e perspectivas

AS DESIGUALDADES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO:
desafios e perspectivas

Autores: Maria Lourdes Gisi - Diana Gurgel Pegorini (Orgs.)

O livro “As desigualdades sociais na educação: desafios e perspectivas” inicia com uma breve reflexão sobre concepções de desigualdade e na sequência sua manifestação na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na Educação Superior. Em outra perspectiva, se apresentam as desigualdades decorrentes de questões étnicas, de gênero, pessoas com deficiência e a problemática que envolve o acesso à educação de estudantes migrantes. É um livro que trata das políticas educacionais que integram o conjunto de políticas públicas e se destinam às medidas de proteção social. E, como medidas de proteção social, têm como objetivo diminuir as desigualdades estruturalmente produzidas pelo sistema capitalista. No entanto, não se tem tido esta possibilidade no atual contexto socioeconômico. O livro destina-se a todos aqueles que tem interesse em pesquisar políticas públicas, educacionais e sobre desigualdade na educação, em especial, aos estudantes de graduação e pós-graduação da área de Humanas e, de modo especial, para estudantes da área da Educação. Destaca-se pela diversidade de temas que se relacionam com a desigualdade social e que se fazem presentes na educação.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3321-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-3322-5
DOI: 10.24824/978652513321.8
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 158
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

AS DESIGUALDADES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO: <br>desafios e perspectivas
BIANCA MORETTI VIEIRA PALMIERI
Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde foi pesquisadora do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) durante 3 anos e no qual desenvolveu três projetos de pesquisa, sendo dois deles aprovados com mérito. Atua como psicóloga clínica e psicóloga educacional. Possui proficiência em cinco idiomas e duas pós-graduações: Especialização em Transtorno do Espectro Autista e Gestão Escolar. É atualmente estudante do programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR na linha de pesquisa Políticas Educacionais.

DIANA GURGEL PEGORINI
Doutora e mestra em Educação pela PUC/PR. Especialista em Metodologias Inovadoras na Ação Docente pela PUC/PR e em Formação para professores e tutores em EAD pela UFPR. Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, em Língua Inglesa pelo Programa Especial de Formação Pedagógica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (2001). Graduada em Secretariado Executivo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atuou como coordenadora e professora do curso Tecnológico em Secretariado em EaD e do curso de MBA em Secretariado e Assessoria Executiva da Faculdade Tecnológica de Curitiba – Fatec. Professora efetiva do Instituto Federal do Paraná – IFPR desde 2012. Ministra aulas no curso Tecnólogo em Secretariado, no curso de Licenciatura em Pedagogia. Na pós-graduação, atua nos seguintes cursos: Especialização em Gestão e Negócios e Especialização em Gestão Social de Políticas Públicas. Atualmente é vice-coordenadora do curso de Pedagogia.

FABIANA JARDIM PAES LEME DE MESQUITA
Mestra em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Possui cursos de especialização na área da educação. Tem experiência como professora e coordenação pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Participa do grupo de Pesquisa: Políticas Educacionais: concepções e práticas (PUCPR).

GISELE SOTTA ZILIOTTO
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná; mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná, pedagoga com pós-graduação em Psicopedagogia, Educação Especial e em Processo Pedagógico. Tem experiência na área educacional, com ênfase em Educação Especial, tendo atuado por mais de 30 anos como professora na rede pública de ensino. Desenvolveu atividades de coordenação/assessoria pedagógica, além de docência em cursos de pós-graduação envolvendo temáticas do Processo Ensino-Aprendizagem, Psicopedagogia, Educação Especial e Educação de Surdos. Publicou capítulos de livros, artigos e livros relacionados à área da Educação Especial.

GUILHERME ANDRE DAL MORO
Licenciado em Física pela Universidade Federal do Paraná (2007) e mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal de Paraná (2012). Participou de projetos na área de dispositivos óptico-eletrônicos orgânicos e de amplificadores ópticos. Desde 2006, atua como professor de Física no Ensino Médio no colégio Nossa Senhora Medianeira e, desde 2012, como professor na Educação Superior na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui experiência como autor e editor de materiais didáticos de Física para estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Atualmente é estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com o tema: Reformas no FIES e transformações na Educação Superior.

HAROLDO ANDRIGUETTO JUNIOR
Doutor em Políticas da Educação pela PUC-PR (2021); mestre em Administração pela PUC-PR (2012); especialista em Tecnologias e Educação a Distância, pela Unicid – Universidade Cidade de São Paulo, 2011. Bacharel em Administração, pela PUCPR (2009). Profissional na Educação Básica privada, como coordenador administrativo, desde 2009 e diretor escolar desde 2019. Atualmente é diretor de escola de Educação Básica e diretor administrativo do Sinepe – Sindicato dos estabelecimentos particulares de ensino do estado do Paraná.

IVANISE PINTO NOGUEIRA ZANLORENZI
Doutoranda de Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestra em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade do Paraná. Bacharel em Direito pela Universidade Curitiba. Especialista em Direito Notarial e Registral e Especialista em Direito Civil. Membro da Anoreg-PR (1994-2016). Agente Delegada por 28 anos, com ampla experiência em direito registral e notarial. Docente em Direito Civil junto à Facecla – Faculdade Cenecista de Campo Largo (2012 – 2014).

LEANDRO APARECIDO DO PRADO
Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Mestre em Educação pelo Centro Universitário Internacional – Uninter (2018). Graduado em Pedagogia, Administração e Processos Gerenciais pela Universidade Unicesumar (2021, 2016, 2014). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Unicesumar (2016). Intercâmbio na Universidade de Salamanca (ES), no ano de 2018, pelo Centro Universitário Internacional – Uninter. Pesquisador do Projeto Políticas educacionais: concepções e práticas. Experiência como professor no Ensino Superior, tutoria educacional e produção de conteúdo didático. Experiência como instrutor e pedagogo em cursos técnicos profissionalizantes no Programa Jovem Aprendiz no Centro Universitário Internacional – Uninter.

MARIA LOURDES GISI
Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp/Marília-SP. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela UFPR. Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem São José de São Paulo. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Genebra, Suíça. Foi Coordenadora do Curso de Enfermagem da UFPR e Coordenadora Geral dos Estágios da UFPR. Foi representante do Setor de Saúde no Conselho de Ensino e Pesquisa da UFPR. É professora aposentada da Universidade Federal do Paraná. Foi decana da Escola de Educação e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná no período de 2003 a 2013. Foi bolsista produtividade da Fundação Araucária/PR – 2015-2017. Atualmente é Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e membro do Conselho Editorial da Revista Diálogo Educacional. Coordena o Grupo de Pesquisa: Políticas Educacionais: concepções e práticas.

MAURÍCIO PASTOR DOS SANTOS
Doutor em Políticas da Educação pela PUC-PR (2021). Mestre em História e Políticas da Educação pela PUC-PR (2016). Licenciado em Educação Física pela UEL (1986). Bacharel em Ciências Econômicas pela UFPR (1999). Formação na Área da Melhoria da Produtividade para Países da América do Sul, pelo Japan Productivity Center – Japão (2001). Profissional na SME Curitiba como professor desde 1994 e chefe de gabinete, de 1999 a 2004. Atuou no CME de Curitiba como Presidente em 2017; na SEEDPR como professor desde 1994; como Chefe do Núcleo Regional de Educação de Curitiba de 2011 a 2013; Chefe de Gabinete de 2014 e 2015; como Coord. da Rede de Assistência Técnica para Avaliação e Monitoramento dos Planos de Educação do Paraná do MEC de 2017 a 2018. Atualmente é membro do Núcleo de Cooperação Pedagógica com Municípios da SEED desde 2019 e do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais – PUCPR desde 2015. Avaliador Educacional do MEC desde 2021 e membro do FEE-PR desde 2022.

SANTA CECÍLIA MARQUES HERZOG
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo-RS (1998). Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior Universidade Cândido Mendes RJ (2000) e em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes-RJ (2000). Mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Contestado-SC (2013) e doutoranda em Educação PUC-PR (2022). É professora titular do Curso de Psicologia da Universidade do Contestado e diretora do Campus Rio Negrinho da Universidade do Contestado, psicóloga Clínica do Sindicato de Indústria e Comércio de Rio Negrinho.

SANTARENO AUGUSTO MIRANDA
Doutorando em Educação pela PUCPR, possui mestrado em Psicologia Social pela Universidade Tuiuti do Paraná, especialização em Fundamentos da Ética pela PUCPR, licenciatura em Filosofia pela FAE Centro Universitário do Paraná. Atualmente, é professor e coordenador Nacional de Formação Humana do Centro de Estudos e Pesquisas (CEP) do Colégio Bom Jesus e professor da Faculdade Fidelis – Fundacao Educacional Menonita, em Curitiba-PR. É autor dos livros: “Conflito de Liderança Saul e Davi hoje” e “Decida enfrentar mudanças”, ambos pela editora Betânia. É coautor dos livros didáticos: “Excelência humana na formação do jovem – Livro do estudante e Livro do orientador”, pela editora Vozes.

TATIANA APARECIDA AFFORNALI TOZO
Possui licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Católica do Paraná – PUC-PR (1996). Pós-Graduação em nível de especialização na área de "Ciência do Movimento Humano" pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (1999) e "Fisiologia e Cinesiologia da Atividade Física e Saúde" pela Universidade Gama Filho (2004). Doutora em Estudos da Criança na especialidade de Educação Física, lazer e recreação (Saúde infantil) pela Universidade do Minho – Portugal, em regime de Cotutela com a Universidade Federal do Paraná – Brasil (2020). Pós-Doutoranda em Políticas Educacionais pela Escola de Educação e Humanidades do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/PUCPR. Membro Integrado do CIEC – Centro de Investigação em estudos da Criança (UMinho) e do grupo de pesquisa “Núcleo de Pesquisa em Qualidade de Vida” (UFPR) e Políticas Educacionais: concepções e práticas (PPGE/PUCPR). Docente no Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade-PR) – Curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. Proprietária, responsável técnica e Personal Trainer desde 1996 de uma academia de ginástica, direcionando pesquisas de campo com objetivo de desenvolver programas de treinamento, priorizando a saúde e qualidade de vida.