Capa do livro: TRABALHADORES & MOVIMENTOS SOCIAIS: <br>caminhos na pesquisa e na dinâmica histórica <br>Coleção Tempos Históricos <br>Volume 25

TRABALHADORES & MOVIMENTOS SOCIAIS:
caminhos na pesquisa e na dinâmica histórica
Coleção Tempos Históricos
Volume 25

Autores: Sheille Soares de Freitas (Org.)

Essa coletânea traduz o reconhecimento da dedicação e olhar investigativo de profissionais que estiveram, ou ainda estão envolvidos na produção de dissertações e teses junto à Linha Trabalho e Movimentos Sociais, no Programa de Pós-Graduação em História, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Uma produção que conseguiu delinear parte expressiva das questões que polemizam a dinâmica histórica e a experiência de trabalhadoras e trabalhadores. Essa obra traz evidências sobre um universo de visões e debates acerca do ser trabalhador/a na sociedade capitalista contemporânea. As historicidades percorridas nos capítulos são marcadas por relações de poder, matizadas em um campo de forças desigual, onde o sentimento de exploração e opressão ganham sinuosidades próprias no modo de viver e tratar limites e pressões de classe – seja ao explorar movimentos e resistências, alavancados ao recompor traços da experiência social desses sujeitos (no campo e na cidade), seja ao examinar a potência social emergida nas tensões em que se veem impelidos a agir e continuamente a avaliar. Desejamos uma excelente leitura ao percorrerem não só as problemáticas trazidas, mas perante os desdobramentos que elas suscitam ao explicitarem experiências e confrontações nos campos de forças sociais em que nos situamos no tempo presente.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3265-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-3261-7
DOI: 10.24824/978652513265.5
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 352
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

TRABALHADORES & MOVIMENTOS SOCIAIS: <br>caminhos na pesquisa e na dinâmica histórica <br>Coleção Tempos Históricos <br>Volume 25
SHEILLE SOARES DE FREITAS (ORG.)
Doutora em História (UFU) e mestra em História (UFU). Pesquisadora e extensionista vinculada ao Grupo de Pesquisa e Estudos em História Social, Memórias e Linguagens (CNPq/Unioeste). Docente nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em História/Unioeste.

JAQUELINE MICHELE CUNICO
Doutoranda em História, área de concentração: História, Poder e Práticas Sociais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. Vinculada ao Laboratório de Trabalho e Movimentos Sociais – LTMS, junto a Linha de Pesquisa Trabalho e Movimentos sociais, sob a orientação do Prof. Dr. Vagner José Moreira. Pesquisa os modos de viver e trabalhar no campo do Oeste paranaense.

TÂNIA MARA DE BASTIANI
Possui graduação em Filosofia Licenciatura Plena (2009). Especialização em Educação Ambiental (2012) e Mestrado em Educação (2014), ambos os cursos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em História pela Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste), linha de Pesquisa "Trabalho e Movimentos Sociais". Entre os temas pesquisados encontram-se: A questão agrária no Brasil, Movimentos sociais do campo e Educação do Campo.

PATRICIA VIEIRA MORAIS
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e bolsista Capes. Mestra em História pelo Programa de Pós-Graduação em História, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2022). Possui Graduação em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2019). Atua como pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa em História Social da Cidade e do Trabalho (Unioeste-CNPq) e ao Grupo de Pesquisa e Estudos em História Social, Memórias e Linguagens (Unioeste-CNPq) e, também, como extensionista colaboradora no Projeto de Extensão em Evidências: produção e uso de fontes no ensino de história

SARA MONIQUE NOAL
Doutoranda em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Literatura, Trabalhadores, Catadores de papel. Faz parte do laboratório Trabalho e Movimentos Sociais.

PALOMA CAETANO
Mestra e Licenciada em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Marechal Cândido Rondon-PR. Possui segunda licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (Fael) e especialização em História das Revoluções e dos Movimentos Sociais, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora da rede municipal de Toledo-PR.

JOSELENE IEDA DOS SANTOS LOPES DE CARVALHO
Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2013); mestrado em História, Poder e Práticas Sociais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2016) e Doutorado (2020) sobre a imigração haitiana no Brasil. Especialização em "História, Arte e Cultura" pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2016) e especialização em "História e Revoluções" pela Universidade Estadual de Maringá (2019) e especialização em História Afro-Brasileira e Indígena (UERN), em andamento. Atualmente é professora do curso de graduação em História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ministrando a disciplina de Brasil Colônia e Metodologia e Prática de Ensino em Estágio. Além disso, participa dos seguintes projetos de ensino: professora convidada do cursinho pré-vestibular da Universidade Federal do Paraná, sendo coordenadora da área das Humanas; participa como professora do Pibid em História e do Residência Pedagógica em História; participa como professora convidada do projeto "Meninas nas Ciências" da UFPR campus de Palotina-PR e é coordenadora do Projeto de Extensão "Observatório do Mundo Contemporâneo" na Unioeste de Marechal Cândido Rondon. Além disso, atua como professora alfabetizadora (método de Paulo Freire) de imigrantes haitianos, trabalhadores de frigorífico que vivem na cidade de Cascavel-PR. Faço parte do projeto "Trabalho e Imigração" entre a Unioeste com a Rutgers University? Universidade do Estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos. Meus principais temas de interesse são: Trabalhadores e Trabalhadoras imigrantes; Relações de Trabalho; Diáspora; Ensino de História; Educação das Relações Étnico-raciais.

KARINE ALBANO
Mestra em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, tendo como linha de pesquisa Trabalho e Movimentos Sociais em História (2019). Graduada em Licenciatura em História pela Faculdade União das Américas (2011). Possui especialização em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia, Metodologia do Ensino de História e Geografia e Docência no Ensino Superior. Formação continuada no Ensino de Astronomia no Polo Astronômico Casimiro Filho (2018). Experiência profissional como Coordenadora Pedagógica em uma escola na Rede Municipal de Ensino de Matelândia. Possui experiência como professora nas disciplinas de Filosofia e Ética, Filosofia da Educação, Metodologia da Pesquisa Científica, Astronomia, Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências, Formação de Jovens e Adultos, Sociologia nas Organizações, Prática Pedagógica, na Faculdade de Ensino Superior Uniguaçu. Aplicação de tutoria sobre a Plataforma Moodle de Ensino. Atualmente, sou professora concursada da Rede Municipal de Ensino (Fundamental I) no município de Matelândia e professora na IES Uniguaçu. Desenvolve projetos de formação e capacitação para professores sobre o Ensino de Astronomia, História e Geografia e também atua no Projeto Setembro Amarelo. Organiza pesquisas em torno da questão do Sindicalismo e História Local do município de Matelândia e também na área de Ensino de Ciências e Filosofia.

LEONARDO DAVID OLIVEIRA GOMES
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em História, Bolsista Capes, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Graduado em História pela Unioeste (2020).

ANDRÉIA ZAPARTE
Possui graduação em Licenciatura Em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2005) e mestrado em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2011). Atualmente é professora concursada – Secretaria de Estado da Educação-PR, atuando principalmente nos seguintes temas: Repressão, Polícia política, Segurança nacional, Ditadura militar e Inimigo interno.

ALESSANDRA BASTOS DA SILVA
Graduada em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Mestra em História Social no Programa de Pós-Graduação em História pela mesma instituição, área de concentração: História, Poder e Práticas Sociais. Vinculada à linha de pesquisa: Trabalho e Movimentos Sociais. Desenvolve pesquisas relacionadas ao âmbito da História da Educação, com ênfase em experiências escolares que vislumbram caminhos alternativos para a educação.

DOUGLAS MENEZES DE OLIVEIRA
Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), bolsista Capes. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Graduado em História pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Atua nos seguintes temas: Questão agrária, Fronteiras, Resistências, Movimentos sociais, Sindicalismo rural, Luta pela terra, Reforma agrária, Assentamentos rurais, Histórias e Memórias de trabalhadores sem-terra e assentados rurais.

FERNANDO CÉSAR ARNONI
Mestre em História – linha de pesquisa sobre Trabalho e Movimentos Sociais pela Unioeste de MCR-PR (2021). Possui graduação em Ciências Sociais – Licenciatura Plena, pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Especialista em Ensino de Sociologia (2004) e Gestão de Centros de Socioeducação (2010) pela mesma Universidade. Especialista em Direitos Humanos na Escola (2017) pela Faveni – Faculdade Venda Nova do Imigrante. Foi funcionário público concursado – Agente de Execução/ Educador Social pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social (SEDS) do Estado do Paraná de agosto de 2006 até fevereiro de 2014. Foi professor de Sociologia e Filosofia Geral e Aplicadas aos cursos de Direito e Administração de Empresas na Faculdade Educacional de Medianeira – UDC Medianeira de maio de 2012 até dezembro de 2015. Foi professor de Filosofia e Sociologia para o EM no Colégio Educação Ativa em São Miguel do Iguaçu-PR, de setembro de 2015 até dezembro de 2018 – Sistema Positivo de Ensino. É professor de Filosofia e Sociologia para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio no Colégio Bertoni Unidade Medianeira-PR – Sistema Poliedro de Ensino. Professor de Sociologia (PSS/ SEED) para o Ensino Médio no Ceebja e no Colégio do Campo Maralúcia em Medianeira-PR.