Capa do livro: SAÚDE MENTAL, PSICOPATOLOGIA E CICLO DE VIDA: <br>uma perspectiva dimensional

SAÚDE MENTAL, PSICOPATOLOGIA E CICLO DE VIDA:
uma perspectiva dimensional

Autores: Sandra Regina Gimeniz-Paschoal - Teresa Helena Schoen - Márcia Regina Fumagalli Marteleto - Graziela Sapienza (Orgs.)

A compreensão e a avaliação da saúde mental e da psicopatologia em diferentes etapas da vida representam um grande desafio para estudos e aplicações em prevenção e tratamento. Este livro traz contribuições a essa temática, em uma perspectiva dimensional, a partir das investigações e da atuação de psicólogos pesquisadores que compõem o Grupo de Trabalho (GT) intitulado “Saúde mental e competências: avaliação, prevenção e tratamento”, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Com experiência nas áreas acadêmica, clínica, de prevenção e de educação, os pesquisadores desse GT têm em comum em seus trabalhos a utilização de instrumentos do Achenbach System of Empirically Based Assessment (ASEBA), um sistema padronizado e mundialmente utilizado para a avaliação de funcionamento adaptativo/competência social e problemas comportamentais/emocionais em diferentes faixas etárias.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3378-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-3376-8
DOI: 10.24824/978652513378.2
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 194
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

SAÚDE MENTAL, PSICOPATOLOGIA E CICLO DE VIDA: <br>uma perspectiva dimensional
ANA CLÁUDIA DE AZEVEDO PEIXOTO
Psicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Psicologia (UERJ). Professora Associada 3 da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRRJ.  Membro do Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia “Saúde mental e competências: avaliação, prevenção e tratamento”. Estuda promoção de saúde, prevenção e intervenção no âmbito da violência contra crianças e adolescentes.

ANGELA HELENA MARIN
Psicóloga pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Psicologia, Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/Brasil). Coordena o Núcleo de Estudos sobre Famílias e Instituições Educativas e Sociais (NEFIES), orientando alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica em temáticas na área da psicologia clínica e do desenvolvimento humano, em especial, o desenvolvimento social na infância e adolescência, com foco em processos familiares e de prevenção e promoção da saúde.

CARLA CRISTINA BORGES SANTOS
Psicóloga pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Doutoranda no Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde (Unifesp), onde desenvolve pesquisa sobre saúde mental do adolescente. Membro do Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia “Saúde mental e competências: avaliação, prevenção e tratamento”. Docente do curso de Psicologia na Universidade Santa Cecília (Unisanta/SP) e psicóloga clínica na Affectio saúde mental, onde dedica-se ao atendimento infantojuvenil.

CELIA REGINA NONATO DA SILVA LOUREIRO
Psicóloga pela Faculdade de Humanidades Pedro II (FAHUPE). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Arteterapia (Pomar), Psicopedagogia (Pontifícia Universidade Católica - RJ), Psicomotricidade (Néctar) e Terapia do Esquema. Mestre em Educação (UERJ). Doutoranda em Psicologia (Universidade Salgado de Oliveira -Universo). Professora efetiva do Colégio Pedro II com experiência em Educação Especial. Docente do curso de Pós-Graduação em Educação Psicomotora (Colégio Pedro II). Estuda a qualidade da relação família-escola; parentalidade positiva, resiliência familiar.

FERNANDA RIBEIRO DE ARAÚJO
Psicóloga pela Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista (Unifesp/BS). Mestre em Ciências da Saúde (Unifesp/BS). Membro da equipe do Laboratório de Psicologia Ambiental e Desenvolvimento Humano (LADH/Unifesp-BS) e do Laboratório de Pesquisas em Interações Sociotecnicoambientais (L:I.S.TA.), tendo participado de pesquisas sobre percepção ambiental, comportamento pró-ecológico e saúde mental de adultos com utilização de instrumentos ASEBA. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde (Unifesp/BS), no qual desenvolve projeto sobre competências profissionais genéricas.

GABRIELLA SANTOS RAMALHO
Psicóloga pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Mestre em Psicologia (UFRRJ). Pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Violência contra Crianças e Adolescentes (LEVICA), com pesquisas na temática dos vínculos familiares e políticas públicas. Formação pela terapia do esquema pela Insere Educação. Atende crianças, adolescentes e adultos pela terapia cognitivo-comportamental.

GRAZIELA SAPIENZA
Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva (Universidade de São Paulo) e em Adolescência (Unifesp). Professora adjunta da graduação na Pontificia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Representante exclusiva dos instrumentos ASEBA no Brasil. Vice-coordenadora do Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia “Saúde mental e competências: avaliação, prevenção e tratamento”. Experiência em avaliação psicológica, atendimento clínico e programas preventivos nos campos de educação e saúde, atuando com os temas: competência social, problemas de comportamento, práticas educativas parentais, risco e proteção em adolescentes e adesão ao tratamento.

ILANNA PINHEIRO DA COSTA MEDEIROS
Psicóloga pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Mestre em Psicologia (UFRRJ). Doutoranda em Psicologia (UFRRJ). Pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Violência contra Crianças e Adolescentes (LEVICA). Atua com relações familiares e rede socioprotetiva.

JÉSSICA DE ASSIS SILVA
Psicóloga pela Universidade Federal do Pará. Doutora em Psicologia Clínica (Universidade de São Paulo – USP). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva (USP). Membro do Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia “Saúde mental e competências: avaliação, prevenção e tratamento”. Docente do curso de Psicologia na Universidade Municipal de Taubaté (UNITAU) e em cursos de Pós-Graduação. Experiência nos temas: análise comportamental clínica, psicologia do desenvolvimento, saúde do trabalhador, validação e análise de instrumentos, prevenção à violência contra a criança e adesão ao tratamento.

LUAN FLÁVIA BARUFI FERNANDES
Psicóloga pela Universidade Estadual de Londrina. Doutora e mestre em Psicologia Clínica, ambos pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP. Especialista em Psicologia da Saúde e em Psicologia Clínica: Terapia Cognitivo-comportamental, ambas pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto/SP. Professora titular do curso de graduação em psicologia na Universidade Paulista. Membro do Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia “Saúde mental e competências: avaliação, prevenção e tratamento”. Linhas de pesquisa: Orientação de pais; Prevenção em psicologia; Primeira infância; Saúde mental.

MÁRCIA REGINA FUMAGALLI MARTELETO
Psicóloga pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP/Ribeirão Preto). Mestre em Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela Unifesp. Pesquisadora do Laboratório de Psicologia Ambiental e Desenvolvimento Humano (LADH/Unifesp) em temas como: Neuropsicologia, avaliação psicológica, desenvolvimento infantil e psicopatologia do Desenvolvimento. Membro do Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia “Saúde Mental e competências: avaliação, prevenção e tratamento”.

MÔNICA ATSUKO ICHIKAWA
Administradora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Experiência na área de Saúde Mental, atuando em um Centro de Atenção Psicossocial do município de Santos (SP). Membro do Laboratório de Psicologia Ambiental e Desenvolvimento Humano (LADH) da Unifesp.

NANCY RAMACCIOTTI DE OLIVEIRA-MONTEIRO
Psicóloga pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santos. Livre docente e Professora Associada da   Universidade Federal de São Paulo, onde coordena o Laboratório de Psicologia Ambiental e Desenvolvimento Humano (LADH/Unifesp). Especialista em Psicodiagnóstico, com doutorado e pós-doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Linha de   pesquisa: ‘Interações pessoa X ambiente’ com foco em estudos sobre desenvolvimento humano de adolescentes e adultos. Coordenadora do Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia “Saúde mental e competência: avaliação, prevenção e tratamento”.

SANDRA DUARTE ANTÃO
Psicóloga pela Universidade Estácio de Sá. Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Mestre em Psicologia (UFRRJ). Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental. Docente na Universidade Estácio de Sá e na Universidade Geraldo Di Biase. Pesquisadora no Laboratório de Estudos sobre violência contra crianças e adolescentes (LEVICA), desenvolvendo estudos sobre os impactos da Vulnerabilidade Social na saúde mental de crianças e adolescentes.

SANDRA REGINA GIMENIZ-PASCHOAL
Psicóloga pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)/Assis. Livre-Docente em Psicologia do Desenvolvimento (UNESP/ Marília). Doutora e Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Curso de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Marília. Investiga prevenção de agravos (acidentes e violências) e promoção do desenvolvimento (indivíduo, família, comunidade, profissionais em formação e atuantes, em diferentes contextos educativos). Membro do Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia “Saúde mental e competências: avaliação, prevenção e tratamento”.

TERESA HELENA SCHOEN
Psicóloga pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Doutora em Ciências (Unifesp). Especialista em Adolescência (Unifesp) e em Psicopedagogia pelo Conselho Regional de Psicologia. Técnica em Assuntos Educacionais da Unifesp, com atuação específica em pesquisa na área de Psicologia. Docente Externa em Pós-graduação Lato Sensu (Unifesp). Integrante do 'Laboratório de Psicologia Ambiental e Desenvolvimento Humano' (LADH) e também da Society for Research on Identity (ISRI). Membro do Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia “Saúde Mental e competências: avaliação, prevenção e tratamento”. Facilitadora do Método Friends e facilitadora master do ACT da American Psychological Association (APA).