Capa do livro: FORMAÇÃO CONTINUADA E TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19:<br> desafios e possibilidades de uma experiência em rede de colaboração

FORMAÇÃO CONTINUADA E TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19:
desafios e possibilidades de uma experiência em rede de colaboração

Autores: Juciley Silva Evangelista Freire - José Carlos da Silveira Freire - Elaine Aires Nunes (Orgs.)

Este livro é resultado de um trabalho coletivo e constitui um dos produtos da experiência dos autores e das  autoras com o Projeto de Formação Continuada de Professores da Rede ColaborAção Tocantins (RCT), desenvolvido junto a redes e sistemas municipais de educação no contexto da pandemia de covid-19, no ano de 2021. O projeto da RCT contou com financiamento público do FNDE e com a participação de colaboradores institucionais; de grupos de pesquisa da Universidade Federal do Tocantins; de membros da União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime-TO); do Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO); da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM); de profissionais da educação básica pertencentes ao sistemas estaduais e municipais de educação; bem como de estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação, acadêmico e profissional, da UFT. Ressalta-se, também, o envolvimento de especialistas convidados a tratar de temas específicos para a formação continuada que estava sendo oferecida aos professores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais do Tocantins.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3408-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-3405-5
DOI: 10.24824/978652513408.6
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 228
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

FORMAÇÃO CONTINUADA E TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19:<br> desafios e possibilidades de uma experiência em rede de colaboração

ALESSANDRO RODRIGUES PIMENTA

Coordenador Institucional do Programa Escola da Terra na UFT (2017–Atual). É Membro do Comitê Gestor Nacional do Prof-Filo/UFPR (2020–2022). É Professor Adjunto de Filosofia no curso de Educação do Campo na UFT. É Professor Colaborador Voluntário do Pibid — Educação do Campo da UFT. Formador da Rede ColaborAção — FNDE/UFT/MEC/Fapto/Undime. Participa do Núcleo de Sustentação e coordenou (2018-2020) o GT Filosofar e Ensinar a Filosofar ligado à Anpof. É Pós-Doutor em Filosofia pela UFRJ (2017). Suas pesquisas e publicações se voltam ao racionalismo do séc. XVII, à hermenêutica, desconstrução, pós-estruturalismo, ao ensino de filosofia, aos fundamentos filosóficos da educação do campo e BNCC. É parecerista deEste livro é resultado de um trabalho coletivo e constitui um dos produtos da experiência dos autores e das  autoras com o Projeto de Formação Continuada de Professores da Rede ColaborAção Tocantins (RCT), desenvolvido junto a redes e sistemas municipais de educação no contexto da pandemia de covid-19, no ano de 2021. O projeto da RCT contou com financiamento público do FNDE e com a participação de colaboradores institucionais; de grupos de pesquisa da Universidade Federal do Tocantins; de membros da União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime-TO); do Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO); da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM); de profissionais da educação básica pertencentes ao sistemas estaduais e municipais de educação; bem como de estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação, acadêmico e profissional, da UFT. Ressalta-se, também, o envolvimento de especialistas convidados a tratar de temas específicos para a formação continuada que estava sendo oferecida aos professores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais do Tocantins. diversas revistas de Filosofia e de Educação, bem como de agências de fomento, como CAPES/MEC, FACEPE/CNPq e FAPEPI. É parecerista da CAPES (2021–atual). Possui diversas experiências em programas de formação continuada de professores.

 

ANA CLÉIA GOMES DA SILVA

Mestre em Educação-PPGE/UFT (2022). Especialização em Gestão Estratégica da Inovação e Política de Ciência e Tecnologia /UFT (2017). Especialização em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo/FESPSP (2014) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins/UFT (2006). Atualmente trabalha na Secretaria Municipal da Educação de Palmas/TO, lotada na Diretoria do Ensino Fundamental, responsável pelas Políticas Públicas Educacionais. Tem experiência na área social, com ênfase em projetos Educacionais Sociais. Membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal (GEpeEm); Observatório dos Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE/TO) e do Projeto de Pesquisa da REDE MAPA (Gestão Democrática do Ensino Público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino).

 

ANA KARLLA AIRES NUNES

Pós-Graduada em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Tocantins — UFT (2011); Graduada em Normal Superior pela Universidade Estadual do Tocantins- Unitins / Educon (2003). Participação na Formação Pró-Letramento pela Universidade de Brasília — UNB (2009), Formação Pacto Nacional pela Alfabetização pela Universidade de Brasília (2013). Tem experiência na etapa de Ensino Fundamental desde 1998 com atuações em sala de aula como Professora Alfabetizadora em sua maior parte e também como Coordenadora Pedagógica. Supervisora Pedagógica no Sistema Municipal de Educação de Arraias.

 

CHRISTINA DAYANE AIRES CARNEIRO

Especialista em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar (Suldamérica). Graduada em Pedagogia (Ulbra). Habilitação em Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio e Supervisão Escolar. Professora da Educação Infantil (Semed/Palmas). Supervisora do CMEI Contos de Fada.

 

CLEIVANE PERES DOS REIS

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (1999). Atualmente é professora efetiva do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins e analista ministerial especializada em Educação do Ministério Público do Estado do Tocantins, onde atua como Coordenadora Pedagógica da Escola Superior do Ministério Público do Tocantins. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo (Gepec/Ufscar) e do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação, Desigualdades Sociais e Políticas Públicas (Neped/UFT) e da Rede Colaboração Técnica Especializada — formação, acompanhamento e avaliação da gestão educacional (RCT).

 

DORVINA NEPOCENO COSTA

Especialista em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar (Suldamérica). Licenciatura Plena em Pedagogia (Unirg/TO). Supervisora (CMEI Chapeuzinho Vermelho, Palmas/TO). Orientadora da Rede de Colaboração do TO.

 

ELAINE AIRES NUNES

Mestranda do PPGE/UFT — Mestrado em Educação. Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (2003). Especialista em Gestão Pública Municipal, Gestão da Educação Municipal e Educação do Campo, todas pela UFT. Na formação de professores atuou nos PCN’s em Ação, Proletramento Língua Portuguesa — CFORM/UNB e PNAIC/UFT. Professora da Educação Básica — Seduc-TO; Atuou no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior, também exerceu as funções Secretária Municipal de Educação em Arraias-TO, Supervisora Pedagógica, Chefe Municipal de Controle Interno, Chefe de Gabinete Municipal, Coordenadora Pedagógica e Diretora Regional de Ensino de Arraias-TO. No Ensino Superior, ministrou as Disciplinas Alfabetização e Letramento, LPPT e Arte Educação como professora Substituta da UFT/Arraias e Literatura Brasileira e Literatura Goiana pela UEG/Arraias. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Desigualdades Educacionais e Políticas Públicas (Neped-UFT); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saberes E Fazeres em Contextos Socioculturais e Educacionais (Gepefaze-UFT).

 

ELENY SILVA BARBOSA

Mestranda em Educação pela UFT; Especialista em Gestão Escolar pela faculdade Invest de Ciências e Tecnologia (2015); Graduada em Letras português/inglês pela UEG (2003); Professora efetiva da rede Municipal de Ensino de Arraias e Rede Estadual de Ensino do Tocantins. Atuou como formadora do Programa GESTAR I e II e Cesgranrio (Língua Portuguesa), Assessora de Língua Portuguesa na Diretoria Regional de Ensino, formadora do PNAIC/Programa Mais Educação pela Rede Municipal de Ensino, professora de Língua portuguesa e inglesa nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (rede estadual de ensino), professora de Língua Portuguesa e Redação no Programa de Acesso Democrático à Universidade-Padu (parceria Semed Arraias e UFT). Foi diretora escolar da Escola estadual Prof.º Apoenan de Abreu Teixeira e Secretaria Municipal de Educação em Arraias-TO. Tem experiência em gestão educacional e ensino de Língua Portuguesa. Membro do grupo de estudos e pesquisa e de Educação Municipal- Gepem/ObS PE. Formadora da Rede Colaboração Tocantins.


HELETYCE RAHAB MARREIROS DA SILVA

Especialista em Orientação Educacional (FCE — Campos Elíseos). Graduada em EAD Fael /2018. Curso Libras Básico e avancado Secretaria de educação do Tocantins. Professora da Educação Infantil (Semed/Palmas).

 

IDEMAR VIZOLLI

Possui graduação em Ciências Naturais pela Unijuí — Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1985), graduação em Matemática pela UnC — Universidade do Contestado (1997); Mestrado em Educação pela UFSC — Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Doutorado em Educação pela UFPR Universidade Federal do Paraná (2006) e Pós-doutoramento em Educação pela Universidade Estadual do Pará (2020). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Tocantins; professor e orientador nos Programas de Mestrados Acadêmico e Profissional em Educação na UFT; no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) na Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (Reamec); no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (Educanorte) — Associação Plena em Rede; Coordenador estadual da Reamec. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Etnomatemática, saberes e fazeres em contextos socioculturais, Proporção-porcentagem, ideias matemáticas, fração, registro de representação semiótica; Educação do Campo; Educação de Jovens e Adultos; e Educação Escolar Indígena.

 

JARDILENE GUALBERTO PEREIRA FÔLHA

Doutoranda em Educação na Amazônia (PGEDA — UFT), Mestre em Educação (UFT) e especialista em Educação Infantil e Alfabetização (2016), especialista em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar (2010) e especialista em Gestão Pública (2012), possui graduação em Pedagogia (UFT, 2009). Atualmente é Diretora de Educação Infantil da Rede Municipal de Palmas, atuou como coordenadora do ProBNCC — Etapa de Educação Infantil, Gerente de Educação e Capacitação da Escola de Gestão Fazendária/SEFAZ (2007-2012). Tem experiência na área de Educação Infantil: docência, técnica, gestão e formação de professores. Desde 2015 desenvolve um trabalho de valorização da cultura negra e no combate ao racismo, preconceito e discriminação. Participa do grupo de estudos de Comunicação, Cultura e Políticas Públicas em Comunidades Tradicionais — UNESP/SP. É membro da Rede Internacional de Pesquisadores sobre Povos Originários e Povos Tradicionais. É remanescente quilombola, membro da Comunidade Quilombola Lajeado.

 

JOSÉ CARLOS DA SILVEIRA FREIRE

Graduado em Pedagogia — Universidade Estadual do Ceará (1994), Mestrado (2002) e Doutorado (2013) em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Pós-doutorado em Educação, UEPA. Docente-Orientador no Programa Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia, Campus de Palmas/UFT. Coordenador do Projeto de Extensão da Rede ColaborAção Tocantins. Docente do Mestrado em Educação Profissional da UFT. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas — NEPED-UFT. Desenvolve pesquisas na área de Educação, com ênfase nos temas: Trabalho Docente, Formação de Professores, Docência e Praticas Educativas, Membro da Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica Em Educação Afirse — Secção Brasileira. Filiado a Associação Nacional pela Formação de Profissionais da Educação — Anfope.

 

JOSÉLIA FERNANDES DE SOUSA

Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (IFTO). Licenciada em Biologia (ULBRA). Licenciada em Pedagogia (Unopar). Formada em Magistério (Colégio Estadual Criança Esperança). Professora da Educação Infantil (Semed/Palmas).

 

JUCILEY SILVA EVANGELISTA FREIRE

Doutora e mestre em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE/UFG). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Tocantins (1996). Professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins, atuando no Curso de Pedagogia do Campus de Palmas e no Curso de Mestrado Profissional em Educação do PPPGE/UFT. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas (NEPED). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores. Pesquisa principalmente nos seguintes temas: Políticas e Gestão da Educação; Organização do Trabalho Pedagógico; Educação e Trabalho; Educação, Pobreza e Desigualdade Social; Políticas e fundamentos do currículo da educação básica.

 

LAURENITA GUALBERTO PEREIRA ALVES

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins — UFT. Especialista em Gênero e Diversidade na Escola pela UFT (2016), Especialista em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade João Calvino (2011). Graduada em Normal Superior pela Universidade do Tocantins — Unitins (2004). Bacharela em Administração Pública UFT/UAB (2018). Professora da Rede Estadual, desempenhando a função de Assessora de Educação de Jovens e Adultos, Campo e Quilombola, lotada na Diretoria Regional de Ensino de Dianópolis-TO. É membro da Comunidade Remanescente Quilombola de Lajeado- Dianópolis-TO. É integrante do Grupo de Pesquisa em Democracia e Gestão Social da UNESP (GEDGS). Integrante da Rede Internacional de Pesquisadores sobre Povos Originários e Comunidades Tradicionais — RedeCT (com sede na UNESP). Tem interesse em temáticas ligado as questões étnicas raciais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

 

LEILA CURCINO ALVES

Professora da Educação Básica, Graduada (Normal Superior) Unitins, em Pedagogia Fasamar, Especialista em Gestão Escolar — UFT, Especialista em Orientação educacional — UFT. Especialista em Docência da Educação Básica IFMG. Mestranda em Educação Profissional UFT. Experiência: Docência da Educação Básica, Coordenação e Direção de Escola da Educação Básica, Secretária de Educação Municipal, Professora e Tutoria Graduação em Administração, Pedagogia e Letras/Espanhol, Presidente do Conselho Municipal do FUNDEB, Presidente da Comissão de Educação Câmara Municipal de Rio Sono — TO.

 

LENI BARBOSA FEITOSA

Doutoranda em Educação na Amazônia — Programa de Pós-Graduação Doutorado em Educação na Amazônia (PGDEA) — Universidade Federal do Tocantins (UFT). Linha de Pesquisa: Saberes, Linguagem e Educação; Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) — Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE); Especialista em Tecnologias Educacionais para a Prática Docente do Ensino da Saúde na Escola pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ); Especialista em Educação do Campo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA); e Especialista em Biologia/Entomologia pela Universidade Federal de Lavras (Ufla). Graduada em Ciências Naturais e Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará (Uepa). Professora da Educação Básica — estadual e municipal. Membro Efetivo da agremiação de escritores e escritoras da Academia Redencense de Letras (ARL); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Social (Gepes) - Linha: Educação Escolar Indígena; Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Formação de Professores (Gepemfor) — Linha: Educação, Diversidade e Interculturalidade; Grupo de Estudos e Pesquisas Territórios Indígenas e Etno-Envolvimento (GPTIE) — linha: Educação Escolar Indígena; e Grupo de Pesquisa Saberes e Fazeres em Contextos Socioculturais e Educacionais (Gepefaze), linha: Educação Escolar Indígena. Atua, principalmente, nas seguintes temáticas: Educação Escolar Indígena, Educação Indígena, Saberes Tradicionais, Educação e Diversidade Sociocultural, Prática Docente e Formação de Professores na Amazônia, Ensino de Física e Conhecimentos Tradicionais, Educação do Campo — Sistema de Organização Modular de Ensino, Educação em Saúde, Ensino da Saúde na Escola, e Epidemiologia de Doenças Tropicais das Populações Tradicionais da Amazônia.

 

LETÍCIA APOLIANA FERREIRA BARBOSA

Cursando Mestrado Profissional em Educação na Universidade Federal do Tocantins; Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Tocantins — UFT; Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins — UFT (2007); Especialista em Libras pelo Instituto Êxodo (2014); Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas e Desigualdades Sociais (GEPEDS );Membra da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (ABPD); Atua na Diretoria Regional de Educação de Miracema no setor de Assessoria Pedagógica; Atua no Instituto de Ensino Aeduc como professora nos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Complementação Pedagógica ministrando as disciplinas: LIBRAS, Educação Infantil, Psicologia do Desenvolvimento, Educação Especial e Educação Inclusiva. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: LIBRAS e surdez, psicologia do desenvolvimento, formação de professores e subjetividades, infância, Educação, pobreza e diversidade.

 

LETICIA BRITO DE OLIVEIRA SUARTE

Mestre e doutoranda em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); Especialização em Gestão Educacional e Metodologia do Ensino de Ciências; Graduada em Ciências Biológicas pela mesma Universidade. Especialização em Educação do Campo, Agricultura Familiar e Envolvimento Social no Tocantins. É efetiva da Secretaria de Educação do Estado do Tocantins desde 1992. Participou do Grupo de Trabalho Intersetorial do Programa Saúde na Escola. Contribuiu com a elaboração do Referencial Curricular de 2009 e recentemente, foi uma das redatoras que contribuiu com a elaboração do Documento Curricular do Tocantins de Ciências da natureza. Tem experiência com formação continuada de professores de Ensino Fundamental. Atualmente está afastada dos quadros da Seduc para concluir o doutorado em Ciências do Ambiente com a pesquisa intitulada “Saúde ambiental na BNCC, uma discussão necessária na Educação Básica”.

 

LUCIANA PATRÍCIA DA SILVA FRUTUOSO

Mestre em Educação pela UFT (2021). Possui graduação em Pedagogia pela Uepa (2005). Licenciatura em História pela Uniamérica (2020). Especialista em Artes e Educação (2017), Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial (2018) e em Educação Profissional Científica e Tecnológica pelo Instituto Federal do Pará (2019). Atua como Coordenadora Pedagógica na Universidade do Estado do Pará-Uepa desde 2012. Coordenou os bolsistas do Programa de Apoio Pedagógico e Programa de Apoio Biopsicossocial. É professora efetiva, desde 2007, e atualmente Coordenadora Geral da Educação Infantil e Educação Especial da Semed de Couto Magalhães — TO. Elaborou o Referencial Curricular da Educação Infantil (2017). Formadora do PNAIC. Ministra formações para professores e técnicos da Educação em municípios do TO a convite da Undime. Pesquisadora na área de Educação Especial e Educação Infantil. Tendo experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino — Aprendizagem.

 

LUCIANA PEREIRA DE SOUSA

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020); Mestra em Educação UFT (2016); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola — UFT (2016); Licenciada em Pedagogia (2010) pela Universidade Federal do Tocantins. Membro do Grupo de Pesquisa em Teoria da Atividade Histórico-cultural na pesquisa em Educação (CHATER) — FAE/UFMG. Membro do Grupo de Pesquisa: Formação de Professores: fundamentos e metodologias de ensino, investigando o processo de ensino e aprendizagem da matemática que envolve especificidades metodológicas para o desenvolvimento educacional — UFT. É associada à Anped (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Tocantins- Campus de Arraias. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais; Formação de professores e aprendizagens docente na perspectiva Histórico-Cultural. Pesquisa principalmente os seguintes temas: Atividade docente; práticas escolares, sala de aula, aprendizagem, diversidade, interdisciplinaridade e docência na Educação Básica e Superior.

 

MÁVIA MATIAS COSTA

Mestranda em Educação pela PPGE/UFT. Pós-graduada em Pedagogia Hospitalar (2009) UNIRG/TO e Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Tocantins — UFT (2016). Servidora pública da Rede Municipal de Educação de Guaraí-TO desde 2012. Atualmente ocupa a função de Coordenadora Geral da Educação Infantil da Rede. Tem experiência na área de Educação, nas funções de professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental e Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, Experiência como Formadora do Programa Educação Infantil Santander, pelo Instituto Avisá-la. Formadora na área da Educação Infantil do Município de Guaraí.

 

MÔNICA GUEDES DE FRAGA

Especialista em Gestão Escolar Integrada com ênfase em Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar (IPB).Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia (UEG) — Habilitação: Docência nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Gertão Escolar. Graduada em Licenciatura em Letras — Português (FAEL). Professora (Semed/Palmas — TO).

 

PRISCILA DE FREITAS MACHADO

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2013). Pós-graduada em Psicopedagogia Escolar (Itop/2014) e em Educação Infantil (UFT/2016), Mestranda em Educação PPPGE/UFT. Foi bolsista Capes-Canadá do Programa de Aperfeiçoamento para Professores da Educação Básica. Participou como convidada para debater e avaliar os dados do Seminário Estadual da BNCC em Tocantins, no âmbito da Educação Infantil em 2016. Destacou-se entre os 3 melhores inscritos do estado do Tocantins no 10º Prêmio Professores do Brasil, na categoria Creche. Faz parte do GT de reelaboração do referencial do município de Palmas e foi Interlocutora Estadual de Etapa Curricular de Ensino- Educação Infantil do Estado do Tocantins. Atualmente é professora efetiva da Rede Municipal de Palmas na Educação Infantil e professora convidada na Universidade Federal do Tocantins no curso de Pedagogia do campus de Palmas.

 

RITA DE CÁSSIA CARVALHO DO AMARAL

Pós-graduação em Gestão Educacional pela UCB — Universidade Católica de Brasília; Pós-graduação em Matemática e Física pela Faculdade Faiara de Araguatins — TO; Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Unitins — Universidade do Tocantins (1998/2002). Servidora pública da Rede Municipal de Educação de Araguaína — TO desde 2005. Atualmente gestora da Creche Constantino Pacífico de Oliveira em Araguaína — TO. Formadora da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Araguaína, com foco nas séries iniciais do Ensino Fundamental (2006-2009). Foi Formadora do PNAIC/UFT em 2014/2016. Foi professora da Rede Estadual de Educação (1997-2008). Atuou como coordenadora do Programa Pro-Jovem Urbano em Araguaína (2011-2015).

 

RODSON LAYNE LUIZ BARBOSA

Especialista em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (2007), aperfeiçoamento em: Excelência no Atendimento e nas Relações de Trabalho pela Secretaria de Educação e Cultura — Seduc-TO (2005); Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Tocantins (2002); Inclusão e Gestão de Ensino pela Secretaria de Educação e Cultura — Seduc-TO (2006); Disseminadores De Educação Fiscal pela Escola de Administração Fazendária — ESAF (2006); Escola Comunitária De Gestão Compartilhada pela Secretaria de Educação e Cultura — Seduc-TO (2003); Educação: Inclusão Pelo Esporte, Arte E Cultura pela Secretaria de Educação e Cultura — Seduc-TO (2008); Parâmetros Curriculares Nacionais — Temas Transversais pela Secretaria de Educação e Cultura — Seduc-TO (1999); Informática Na Educação pela Secretaria de Educação e Cultura — Seduc-TO (2006); Estudos Integrados De Geografia pela Universidade Estadual do Tocantins (2002); Capacitação Em Projetos pela Secretaria de Educação e Cultura — Seduc-TO (2001); e em Gestão Escolar (300H) pela Secretaria de Educação e Cultura — Seduc-TO (2012).

 

ROGÉRIO CASTRO FERREIRA

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (2015). Possui graduação em Geografia pela mesma Universidade (2012). Servidor da Secretaria da Cidadania e Justiça do Estado do Tocantins. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e Geografia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica espacial, interações espaciais, rede urbana, centralidades e hierarquias, desenvolvimento e desigualdades regionais, análise socioeconômica e manifestações artísticas e culturais no ensino de Geografia. É pesquisador do Opte — Observatório de Políticas Territoriais e Educacionais e do Instituto de Atenção às Cidades do Tocantins. Além disso, atua também na elaboração e execução de projetos socioculturais e produções artísticas.

 

ROSIMEIRE APARECIDA RODRIGUES

Doutora em Educação Ciências e Matemática — Reamec/UFMT — Universidade Federal do Mato Grosso; Mestrado em Mídia e Conhecimento — Universidade Federal de Santa Catarina; Especialização em Matemática na Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Paranavaí; Graduação em Ciências — Licenciatura Plena em Matemática — Unipar — Universidade Paranaense; Licenciatura em Pedagogia — UCB — Universidade Católica de Brasília. Professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins no curso de Pedagogia Campus/Arraias. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase na Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e tecnologias no uso dos multimeios tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem. O Ensino da Matemática, Alfabetização, Letramento e Numeramento na interação metodológica/teórico/prática no ensino de matemática nas séries iniciais na formação do pensamento matemático.

 

SHIRLEY BATISTA DA SILVA AGUIAR

Especialista em Supervisão e Orientação Educaciona (Itop), Psicopedagogia Escolar (Itop), Inclusão Escolar nos Transtornos do Neurodesenvolvimento: Autismo e suas Comorbidades (Instituto NeuroSaber). Graduada em pedagogia (Fasamar). Professora (Semed/Palmas). Coordenadora de formação da Rede ColaborAção Tocantins.