Autores: Raquel Ruppenthal - Michel Mansur Machado (Organizadores)
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3140-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-3141-2
DOI: 10.24824/978652513140.5
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 172
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
AILTON JESUS DINARDI
Possui graduação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração com Mestrado em Educação para Ciências e Doutorado em Ciência Florestal pela UNESP, campus de Botucatu/SP. Desde agosto de 2014 é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa — Unipampa, Campus de Uruguaiana-RS e Docente Permanente do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Atua como pesquisador do COMCIÊNCIA, grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências.
ALINE TERESINHA WALCZAK
Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Educação Tutorial (PETCiências — SESu/MEC/FNDE). Atualmente, pesquisa sobre temáticas relacionadas às questões de gênero e sexualidade.
ALLISON PINTOS SABEDRA
Professor de Educação Física, Mestre em Educação em Ciências, Técnico Administrativo em Educação na Unipampa e Professor da Rede Municipal; Vinculado ao Grupo de Pesquisa Gepef e Flexilhas.
AMANDA MACHADO TEIXEIRA
Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Mestra e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Atualmente é professora contratada da rede pública municipal de Uruguaiana/RS, com atuação na Educação Infantil. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF).
ANDRÉA MAGALE BERRO VERNIER
Formação inicial em Magistério, curso normal; Licenciada em Matemática com habilitação em Física pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/RS; Mestra em Educação, pelo PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde- Unipampa/ Uruguaiana e membro do grupo de pesquisa GEECNAT (Grupo de Estudo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias).
ANDRÉIA CAROLINE FERNANDES SALGUEIRO BORGES DE SOUZA
Pós-doutorado em Educação; Doutora em Bioquímica; Docente colaboradora do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
BETINA LOITZENBAUER DA ROCHA MOREIRA
Graduação em Enfermagem e em Ciências Econômicas. Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Atua na área de Saúde Coletiva/Educação em Saúde. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF) e o Laboratório de Investigação e Inovação em Saúde de Populações Específicas.
CAMILA PEREIRA BURCHARD
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Unipampa — Campus Uruguaiana. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa (2012) e mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa (2019). Especialista em Orientação Educacional (2013) e em Ensino de Ciências (2022) pela Ciência é Dez — CAPES/FURG. Atualmente é pesquisadora no grupo de pesquisa GENSQ da Universidade Federal do Pampa — Uruguaiana. Atua no momento como Assessora Pedagógica das Escolas Estaduais Técnicas e de Curso Normal de abrangência da 1ª Coordenadoria Regional de Educação e assessora do Programa Saúde na Escola.
CARLA MARIELLY ROSA
Graduação em Pedagogia Séries Iniciais – PUCRS; Mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde; Doutoranda em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde – Unipampa; Doutoranda em Ciências Biológicas: Bioquímica – UFRGS. Educadora Especial no Instituto Federal Farroupilha Campus Avançado Uruguaiana. Vinculada ao Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos em Nutrição Saúde e Qualidade de Vida.
CARLOS MAXIMILIANO DUTRA
Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Realizou pós-doutorado em Astronomia de 2001 a 2003 no Instituto Astronômico e Geofísico da USP. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), onde ministra disciplinas na área de Matemática, Estatística e Astronomia. É professor orientador do Programa de Pós-Graduação de Educação Em Ciências: Química da Vida e Saúde onde desenvolve pesquisa e orientações na área de Ensino de Astronomia, Ensino de Física, Educação Ambiental e Contextualização do Ensino de Ciências em Educação Matemática.
CAROLINE PUGLIERO COELHO
Mestra e Doutoranda pelo PPG Educação em Ciências: química da vida e saúde (Unipampa), especialista em neuropsicopedagogia e gestão educacional. Graduada em Ciências Biológicas e Pedagogia. Atualmente, coordenadora pedagógica efetiva da rede municipal de ensino de Alegrete/RS. Vinculada ao Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Prática de Ensino (GIPPE) e o Grupo Colaborativo Flexilhas.
CÁTIA SILENE CARRAZONI LOPES VIÇOSA
Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde- Unipampa; Mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde — UFSM; Especialista em Educação Especial e Inclusiva — FAEL; Graduada em Ciências da Natureza- Licenciatura, Unipampa/Campus Uruguaiana. Participa do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (Gensq) Professora Contratada Ensino Médio Biologia (SEDUC/RS).
CRISTIANE BARBOSA SOARES
Professora da Educação Básica no Município de Uruguaiana/RS. Licenciada em Ciências da Natureza, pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Uruguaiana. Mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, pela Unipampa. Atua nas áreas do ensino de ciências, gênero e raça e suas intersecções na educação básica e superior. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Tuna: gênero, educação e diferença da Unipampa.
ELENA MARIA BILLIG MELLO
Graduada em Letras; Doutora em Educação; atuação como docente na área de formação pedagógica docente, em políticas educacionais, teorias da educação e inovação pedagógica; líder do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação (GRUPI).
EVERTON COELHO DE MATOS
Mestre em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde — Unipampa — Uruguaiana Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul — Uruguaiana. Estudante de Pós-Graduação Lato Sensu — História e Cultura Afro-Brasileira — Faculdade FAVENI. Professor da rede municipal de Uruguaiana.
FABIANE FERREIRA DA SILVA
Graduada em Química — Licenciatura; Doutora em Educação em Ciências; ciências humanas, ensino. Grupo de Pesquisa Tuna — gênero, educação e diferença da Unipampa.
FERNANDA MURUSSI DOMINGUES
Graduada em Odontologia — Universidade Federal de Santa Maria (2003). Especialista em Odontopediatria — Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Especialista em Programa de Saúde da Família — Portal Faculdades (2010). Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde — Universidade Federal do Pampa.
GABRIÉLI DEPONTI BOMBACH
Mestre em Educação em ciências: química da vida e saúde — Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil, Fisioterapeuta e licenciada em Educação Física pela Unipampa, pós-graduada em Neurociência aplicada à educação (Unipampa), Fisioterapeuta da clínica do exercício em Uruguaiana/RS.
IVANA FONTOURA CARVALHO
Formada em Licenciatura em Ciências Biológicas e Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
JULIANA BORGES MEDINA
Pedagogia-Anos Iniciais (PUC-RS). Professora de Educação Básica no Município de Uruguaiana. Mestre em Educação e Ciências Química da Vida e Saúde (Unipampa).
LAURA MENDES RODRIGUES FUMAGALLI
Formação inicial- Graduada em Licenciatura plena em Educação Física; Especialista em Educação Física escolar; Mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e Doutoranda do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Vinculada ao Grupo de estudos em Educação Física e Esportes (GEEFE) e ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de professores (GEPEF).
LOREANNE DOS SANTOS SILVA
Mestre em Educação em ciências: química da vida e saúde — Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil, licenciada em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul -PUC — Campus Uruguaiana, professora de Educação Física da rede municipal de ensino de Uruguaiana/RS.
MARA REGINA BONINI MARZARI
Possui graduação em Química Licenciatura (UFSM, 2008), Especialização em Metodologia do Ensino de Química (UNINTER, 2020), Mestrado em Química (UFSM, 2010) e Doutorado em Ciências — Área de concentração Química Orgânica (UFSM, 2014). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa — Campus Uruguaiana, fazendo parte do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF). Atua no curso de graduação em Ciências da Natureza — Licenciatura e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
MARCELO ALVES BARRETO
Graduado em História pela PUCRS — Campus Uruguaiana, Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Unipampa, professor da Rede Municipal de Uruguaiana, participante dos grupos de pesquisa Giga e GIPPE.
MÁRIO SÉRGIO NUNES BICA
Mestre em Educação em Ciências, professor da rede pública de ensino básico, membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Prática de Ensino — GIPPE.
MICHEL MANSUR MACHADO
Possui graduação em Farmácia e Bioquímica com Habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2002), especialização em Laboratório Clínico (2005), MBA em Processos de Aplicações Digitais pela UNOPAR (2019), Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela UFSM (2007) e Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela UFSM (2010). Atualmente é o líder do Grupo de Imunologia e Genética Aplicada — GIGA.
NATHALIE SUELEN DO AMARAL GONÇALVES
Possui graduação em Sistemas de Informação pela PUCRS (2010), especialização em Tecnologias para Aplicações Web pela UNOPAR (2015), especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação pela UFSM/UAB (2017) e mestrado em Educação em Ciências pela Unipampa (2021). Atualmente pesquisando a gamificação e educomunicação como estratégias de ensino e metodologias ativas. Profissionalmente atua como Técnica Administrativa em Educação na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação do campus Uruguaiana. Integrante dos grupos de pesquisa Flexilhas e GIGA Educomunicação, da Universidade Federal do Pampa.
PATRÍCIA GAVIÃO SOARES
Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM- (2009). Graduação em Letras, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- PUCRS-(2009). Atua na área de Letras — Língua Portuguesa\ língua Espanhola. Foi professora do ensino fundamental em escolas públicas municipais de Uruguaiana, na disciplina de língua portuguesa .Atualmente é professora — Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, com as disciplinas de língua portuguesa e língua espanhola desde maio de 2010, tendo trabalhado também com Literatura Brasileira. Concluiu mestrado acadêmico da Unipampa no PPG Educação em Ciências: química da vida e saúde (2022). Faz parte do programa de Formação de professores — CIRANDAR — Integrante do grupo de estudos em inovação pedagógica e formação de professores — GRUPI — Unipampa.
PRISCILA NUNES PAIVA
Licenciatura em Matemática e Pedagogia. Mestre em Educação em Ciências. Professora na Educação Básica. Integra o Grupo Colaborativo Flexilhas.
QUELEN COLMAN ESPÍNDOLA LIMA
Possui graduação em Ciências da Natureza (2017) e mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2020) pela Universidade Federal do Pampa. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria.
RAFAEL ROEHRS
Doutor em Química Analítica, docente do curso de Licenciatura em Química da Unipampa e líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Prática de Ensino (GIPPE) e do Laboratório de Análises Químicas Ambientais e Toxicológicas (LAQAT). Atualmente pesquisa sobre games, gamificação e Avaliação.
RAQUEL CRISTINA BRAUN DA SILVA
Fisioterapeuta, especializada em saúde mental coletiva e mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Vinculada ao Grupo de Pesquisa Tuna: Gênero, educação e diferença. Trabalhadora do Sistema Único de Saúde, atua no Centro Municipal de Fisioterapia de Uruguaiana. Também atua na atenção domiciliar para pessoas idosas.
RAQUEL KARAS BATISTA
Graduação Letras PUCRS; Pós-Graduação em Gestão Escolar Unopar e Mestrado PPG Educação em Ciências.
RAQUEL RUPPENTHAL
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria, doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/UFSM. Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa/ Campus Uruguaiana, docente da Licenciatura Ciências da Natureza e docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Unipampa. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF-Unipampa) e líder do Grupo Colaborativo de Estudo e Pesquisa: FLEXILHAS.
RENATA GODINHO SOARES
Licenciatura em Educação Física; Doutoranda em Educação em Ciências; integrante do Grupo Colaborativo Flexilhas e Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF).
ROSE CRISTINA ALVES NUNES
Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), pós-graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação aplicadas à Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2011), mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pampa (2020). Atualmente é professora de anos iniciais na E.M.E.F. Rui Barbosa e Professora do Atendimento Educacional Especializado na E.M.E.F. Dom Bosco, da rede Municipal de Educação de Uruguaiana. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Curricular.
SIMONE LARA
Fisioterapeuta, doutora em Educação em ciências: Química da Vida e Saúde, vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção e Educação em Saúde — GEPPES, atua na área de educação e saúde no contexto escolar.
VANDERLEI FOLMER
Possui graduação em Fisioterapia e Letras (Português / Inglês), especialização em Atendimento Escolar Especializado, mestrado em Educação em Ciências e doutorado em Ciências Biológicas. Atualmente é Professor Associado na Universidade Federal do Pampa — Campus Uruguaiana. Tem experiência nas áreas de Educação em Ciências e Bioquímica, atuando principalmente com os seguintes temas: Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem e Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências.
THAIS DE LIMA DOS SANTOS
Licenciada em Educação Física (2018); Mestra no PPG em Educação em Ciências (2021) pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa); Doutoranda no PPG em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Atua nas áreas de Ensino de Educação Física Escolar. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF/Unipampa).
VERONICA DE CARVALHO VARGAS
Professora das redes municipal e estadual de ensino da cidade de Uruguaiana. Foi Coordenadora de Educação Física da Secretaria de Educação de Uruguaiana no ano de 2018. Atuou como vice-diretora em escola estadual nos anos de 2000 e 2017 e vice-diretora na escola municipal de 2014 a 2016. Atualmente exerce cargo de diretora em escola municipal da cidade de Uruguaiana. Formação: Ensino Médio Magistério anos iniciais, Licenciatura Plena em Educação Física pela UFRGS; Pós-Graduação em Educação Física Anos Iniciais — Unopar e Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
VINÍCIUS GONÇALVES MARIANO
Licenciado em Educação Física, mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e atualmente R2 no Programa de Residência Multiprofissional e Integrada em Saúde Coletiva. Fui pesquisador no grupo de pesquisa Tuna, gênero educação e diferença.