Autores: Raquel Ruppenthal - Michel Mansur Machado (Organizadores)
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3142-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-3143-6
DOI: 10.24824/978652513142.9
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 190
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
AILTON JESUS DINARDI
Possui graduação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração com Mestrado em Educação para Ciências e Doutorado em Ciência Florestal pela UNESP, campus de Botucatu/SP. Desde agosto de 2014 é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa — Unipampa, Campus de Uruguaiana-RS e Docente Permanente do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Atua como pesquisador do COMCIÊNCIA, grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências.
ALLYSON HENRIQUE SOUZA FEIFFER
Graduado em Licenciatura em Ciências da Natureza (2018) pela Universidade Federal do Pampa — Unipampa, especialista em Avaliação de Impactos Ambientais e Processos de Licenciamento Ambiental pelo SENAC/SP (2019) e em Educação Ambiental pela Unipampa (2020). Atualmente é professor de Ciências e Biologia no Colégio Metodista União e mestrando no PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Unipampa. Participa do Grupo de Pesquisa ComCiência ligado desenvolvendo pesquisa na área de Educação Ambiental, formação de professores e Ensino de Botânica. Desenvolve pesquisas junto à Unipampa na Unidade de Conservação Parque Estadual do Espinilho, voltadas para a coleta, classificação e divulgação de espécimes das plantas herbácea do Parque do Espinilho, como forma de mostrar uma parcela da biodiversidade do bioma Pampa.
ANY GRACYELLE BRUM DOS SANTOS
Licenciada em Educação Física, Especialista em Lucido e psicomotricidade, Orientação e supervisão escolar. Participo do GEPEF ( Grupo de estudo e pesquisa em estágio e formação de professores) . Professora da educação Básica no município de Uruguaiana.
BETINA LOITZENBAUER DA ROCHA MOREIRA
Graduação em Enfermagem. Graduação em Ciências Econômicas. Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Área de atuação: Saúde Coletiva/Educação em Saúde. Grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF). Laboratório de Investigação e Inovação em Saúde de Populações Específicas — LIISPE.
CAMILA PEREIRA BURCHARD
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Unipampa — Campus Uruguaiana. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa (2012) e mestrado em Educação em Ciências: Quimica da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa (2019) Especialista em Orientação Educacional (2013) e em Ensino de Ciências (2022) pela Ciência é Dez — CAPES/FURG. Atualmente é pesquisadora no grupo de pesquisa GENSQ da Universidade Federal do Pampa — Uruguaiana. Foi professora regente de biologia e ciências (2012-2020); Atua no momento como Assessora Pedagógica das Escolas Estaduais Técnicas e de Curso Normal de abrangência da 1ª Coordenadoria Regional de Educação e assessora do Programa Saúde na Escola. Atua como pesquisadora principalmente nos seguintes temas: sexualidade, educação sexual e saúde na escola. Mãe do Gabriel de dois anos.
CARINE JARDIM DE CASTRO
Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde — Doutorado Acadêmico pela Universidade Federal do Pampa — Campus Uruguaiana, RS, Brasil. Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas e Mestra em Ensino pela Universidade Federal do Pampa — Campus Bagé, RS, Brasil. Professora e coordenadora pedagógica no Colégio Raymundo Carvalho — Urcamp Alegrete/RS. Grupo de pesquisa: GEPPES — Grupo de Pesquisa em Promoção e Educação em Saúde — Unipampa Uruguaiana/RS.
CARLA BEATRIZ SPOHR
Licenciada em física e doutora em educação em ciências, atualmente atua como docente no curso de Ciências da Natureza — Licenciatura e no PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Unipampa campus Uruguaiana. Está vinculada ao Grupo de Pesquisa sobre ensino-aprendizagem de ciências e matemática da UFSM.
CARLA MARIELLY ROSA
Graduação em Pedagogia Séries Iniciais — PUCRS. Mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Doutoranda em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde — Unipampa. Doutoranda em Ciências Biológicas: Bioquímica — UFRGS. Educadora Especial no Instituto Federal Farroupilha Campus Avançado Uruguaiana. Vinculada ao Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos em Nutrição Saúde e Qualidade de Vida.
CAROLINE SANTOS DOS SANTOS
Graduada em Ciências Biológicas (URCAMP). Especialista em Docência do Ensino Superior (UNIASSELVI). Especialista em Ensino de Ciências e Matemática (IFFar). Mestranda no PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Unipampa). Bolsista CAPES. Integrante do Grupo de Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (Unipampa).
CÁTIA SILENE CARRAZONI LOPES VIÇOSA
Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde- Unipampa; Mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde — UFSM; Especialista em Educação Especial e Inclusiva — FAEL; Graduada em Ciências da Natureza ? Licenciatura, Unipampa/Campus Uruguaiana. Participa do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (Gensq) Unipampa. Possui interesse na área do estudo da Formação Docente, Métodos de Ensino e Aprendizagem, Transversalidade, Interdisciplinaridade e Contextualização dos saberes no contexto escolar, Educação em Ciências e Educação Especial e Inclusiva. Professora Contratada Ensino Médio Biologia (SEDUC/RS).
CRISTIANE BARBOSA SOARES
Professora da Educação Básica no Município de Uruguaiana/RS. Licenciada em Ciências da Natureza, pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Uruguaiana. Mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, pela Unipampa. Atua nas áreas do ensino de ciências, gênero e raça e suas intersecções na educação básica e superior. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Tuna: gênero, educação e diferença da Unipampa.
DAISY DE LIMA NUNES
Graduada em Agronomia e Licenciatura em Ciências da Natureza. Especialista em psicopedagogia institucional. Mestre em Educação em Ciências:Química da Vida e Saúde. Pesquisadora do grupo GIPPE.
ELENA MARIA BILLIG MELLO
Graduada em Letras; Doutora em Educação; atuação como docente na área de formação pedagógica docente, em políticas educacionais, teorias da educação e inovação pedagógica; líder do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação (GRUPI).
ELIANE DE LOURDES FONTANA PIFFERO
Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha (1996), especialista em Educação Ambiental pela Universidade da Região da Campanha (2000), mestrado em Docência Universitária pela Universidade Tecnológica Nacional (UTN) de Buenos Aires (2010), Mestra em Ensino de Ciências e Doutoranda em Educação em Ciências, pela Universidade Federal do Pampa. Atualmente professora na rede pública do estado do RS e na Universidade da Região da Campanha atuando como docente de Biologia no Colégio Raymundo Carvalho. Vinculada ao grupo de pesquisa GIPPE ( GRUPO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA EM PRÁTICA DE ENSINO) da Universidade Federal do Pampa.
FABIANE FERREIRA DA SILVA
Graudada em Química — Licenciatura; Doutora em Educação em Ciências; ciências humanas, ensino. Grupo de Pesquisa Tuna — gênero, educação e diferença da Unipampa.
FERNANDA DO AMARAL XIMENDES
Formanda em Pedagogia habilitação em Educação Infantil pela PUCRS, Mestra em Educação em ciências pela UFSM e doutoranda em Educação em ciências pelo PPGECQVS na Unipampa. Sou Pedagoga na Universidade Federal do Pampa — Unipampa e participo do Grupo de pesquisa GENSQ.
FRANCIELI LUANA SGANZERLA
Graduada em Ciências Biológicas-Licenciatura pela URI Campus de Erechim-RS, Especialização em Ensino de Ciencias da Natureza: práticas e processos formativos pela Unipampa Campus Dom Pedrito-RS, Mestrada em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Unipampa Campus de Uruguaiana-RS. Área de pesquisa: 1- PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM AMBIENTES FORMAIS E NÃO Formais. Vinculada aos grupos de pesquisas GEPEF e Flexilhas.
HELENARA PLASZEWSKI
Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa); Doutora em Educação e Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Membro do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional dos Profissionais da Educação — GRUPI.
ISMAEL JUNG SANCHOTENE
Doutorando do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa — Unipampa .Mestrado em Educação Física pela UFSM — Universidade Federal de Santa Maria. Formação acadêmica Licenciado e Bacharel em Educação Física.
JACQUELINE ZACARIAS SILVEIRA
Formação inicial: Letras e Educação Física, com especialização em Educação e Educação Física e suas Múltiplas Culturas. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências; Química da Vida e Saúde. Estou vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores-GEPEF.
JAQUELINE COPETTI
Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), Especialização em Ciência do Movimento Humano pela UFSM (2005), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2009) e Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UFSM (2013). Professora do Magistério Superior da Universidade Federal do Pampa, atuando no Curso de Licenciatura em Educação Física e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores — GEPEF. Mãe da Sofia de 6 anos.
JEAN RODRIGO THOMAZ
Licenciado em Ciências da Natureza; especialista em Gestão Escolar; Professor de Ciências da Educação Básica; membro do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática.
KETELIN MONIQUE CAVALHEIRO KIELING
Sou professora de Ciências da Natureza. Minha formação inicial é Ciências da Natureza- Licenciatura pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa)- Campus Uruguaiana/RS (2018). Cursei especialização em Metodologia do Ensino de Biologia e Química (FACULDADE FAEL, 2018) e, atualmente, sou mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQVS) ofertado pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Atuo como professora de Ciências no Ensino Fundamental (anos finais) e Ciências da Natureza no Ensino Médio na rede estadual de ensino no município de Uruguaiana e integro o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas de Ensino (GIPPE).
MAGALI INÊS PESSINI
Licenciada em Pedagogia e Ciências Biológicas; Tecnóloga em Laticínios; Doutora em Educação em Ciências. Área de atuação: Educação Especial e Educação Profissional Científica e Tecnológica. Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ).
MARA APARECIDA DE MIRANDA BATISTA DIAS
Minha formação inicial é na área das ciências Humanas, licenciada em Geografia e História pela PUC. Cursei Mestrado no PPG em Reabilitação e Inclusão do Instituto Porto Alegre — IPA. Atualmente sou doutoranda no PPG — Educação e Ciências Química da Vida — Unipampa. Atuo como professora da educação básica, nas redes estadual e privada.
MARA REGINA BONINI MARZARI
Possui graduação em Química Licenciatura (UFSM, 2008), Especialização em Metodologia do Ensino de Química (UNINTER, 2020), Mestrado em Química (UFSM, 2010) e Doutorado em Ciências — Área de concentração Química Orgânica (UFSM, 2014). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa — Campus Uruguaiana, fazendo parte do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF). Atua no curso de graduação em Ciências da Natureza — Licenciatura e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
MARIZA CRISTINA CAMARGO DA ROSA
Mariza Cristina Camargo da Rosa Prof.ª da Educação Básica, da Rede Pública Estadual-RS (Anos Iniciais e EJA Médio) Mestranda — PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde — Unipampa/RS Linha de Pesquisa: PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM AMBIENTES FORMAIS E NÃO FORMAIS Integrante do Grupo de Pesquisa GENSQ (Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida) — Unipampa- Uruguaiana/RS Licenciada em FILOSOFIA Especialista em EJA — FACINTER Especialista em Inspeção Escolar, Supervisão e Orientação — FAVENI Especialista em História e Cultura Africana e Afro-Indígena — Unipampa-RS.
MAYRA DA SILVA CUTRUNEO CESCHINI
Licenciada em Ciências Biológicas; Mestra em Ensino de Ciências; Doutoranda em Educação em Ciências; Professora atuante na Educação Básica e Superior. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-profissional de Profissionais da Educação-GRUPI.
MICHELE BULHOSA DE SOUZA
Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Professora do curso de Enfermagem da Unipampa, Grupo de Pesquisa GEPEF.
PATRÍCIA BECKER ENGERS
Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), doutoranda do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Unipampa. Principais áreas de atuação: Educação em Saúde na escola e Formação de Professores. Vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF) e Grupo de Estudos e Pesquisa em promoção e educação em saúde (GEPPES).
PATRICIA VASCONCELOS DE VARGAS
Possuo graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUC — Uruguaiana (2005) e Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria — UFSM (2015). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde PPGECQVS- Unipampa (2021). Integrante do COMCIÊNCIA, desde 2021. Atualmente exerço a função de professora de Matemática da rede municipal de ensino de Uruguaiana (40 horas), nas escolas: EMEB. Dr. Crespo de Oliveira e EMEB José Francisco Pereira da Silva.
PHILLIP VILANOVA ILHA
Formação inicial em Licenciatura Plena em Educação Física, Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professor, Docente do Centro de Educação.
RAFAEL ROEHRS
Doutor em Química Analítica, docente do curso de Licenciatura em Química da Unipampa e líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Prática de Ensino (GIPPE) e do Laboratório de Análises Químicas Ambientais e Toxicológicas (LAQAT). Atualmente pesquisa sobre games, gamificação e Avaliação.
RAQUEL RUPPENTHAL
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria, doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/UFSM. Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa/ Campus Uruguaiana, docente da Licenciatura Ciências da Natureza e docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Unipampa. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF-Unipampa) e líder do Grupo Colaborativo de Estudo e Pesquisa: FLEXILHAS.
RENATA GODINHO SOARES
Licenciatura em Educação Física; Doutoranda em Educação em Ciências; integrante do Grupo Colaborativo Flexilhas e Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF).
RODRIGO DE SOUZA BALK
Fisioterapeuta; Doutorado em Bioquimica Toxicológica; Atuação em Neurologia, Neurociências e Processos de Aprendizagem. Grupo de Pesquisa GEPPES.
RONAN MOURA FRANCO
Licenciado em Ciências da Natureza, doutorando em Educação em Ciências, professor de Ciências da rede municipal de Uruguaiana e integrante do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação — GRUPI.
SILVIA MOSSI UTZIG
Graduada em Letras/Espanhol, especialista em educação continuada, neuropsicopedagogia e alfabetização e letramento. Atualmente professora de língua espanhola na rede municipal de Uruguaiana. Vinculada ao GEPPES (Grupo de estudos e pesquisa em promoção e educação em saúde).
TATIANE MOTTA DA COSTA E SILVA
Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Mestra em Educação em Ciências e doutoranda em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Unipampa. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Tuna — Gênero, Educação e Diferença, Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção e Educação em Saúde (GEPPES) e Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena (NEABI/Uruguaiana), todos vinculados a Unipampa. Entre os seus temas de interesse e pesquisa, estão: formação de professoras(es) da educação básica, inclusão escolar e educação básica do/no campo.
TATIELI TRINDADE LIMA
Mestranda em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde da Unipampa, possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS (2006), Especialização em Gestão e Organização Escolar (2010) pela Universidade Norte do Paraná, Unopar/Uruguaiana, Está cursando Especialização em Supervisão Escolar pela Faculdade São Luís EAD e Análise do Comportamento Aplicada-ABA, pela Faculdade Venda Nova do Imigrante-Faveni. Integrante do Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação, Cienciometria e Ensino de Ciências / ComCiência da Unipampa Campus Uruguaiana. Tem experiência no setor administrativo escolar, exercendo a função de Auxiliar de Secretaria e Secretária de Escola da Rede Municipal de Ensino de 2006 a 2013. Atualmente trabalha na mesma rede, exercendo a função de Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, além de atuar também na Rede de Ensino Estadual como Coordenadora Pedagógica e Vice-Diretora do Colégio Estadual Dr. Roberval Beheregaray Azevedo. Trabalhou como Tutora de Sala em sistema de ensino semipresencial do Curso de História e Licenciaturas da Universidade Norte do Paraná — Unopar/Uruguaiana, de 2009 a 2019.
VANDERLEI FOLMER
Possui graduação em Fisioterapia e Letras (Português / Inglês), especialização em Atendimento Escolar Especializado, mestrado em Educação em Ciências e doutorado em Ciências Biológicas. Atualmente é Professor Associado na Universidade Federal do Pampa — Campus Uruguaiana. Tem experiência nas áreas de Educação em Ciências e Bioquímica, atuando principalmente com os seguintes temas: Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem e Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências.