Capa do livro: ESCOLAS E DOCÊNCIAS NO CONTEMPORÂNEO: <br>questões a pensar

ESCOLAS E DOCÊNCIAS NO CONTEMPORÂNEO:
questões a pensar

Autores: Carla Patrícia Acioli Lins - Conceição Gislaine Nóbrega Lima de Salles - Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida - Marcia Cristina Xavier dos Santos (Orgs.)

O livro Escolas e Docências no contemporâneo: questões a pensar foi concebido como modo à partilha de estudos e pesquisas desenvolvidas por professores/as pesquisadores/as de diversas instituições (UFPE, IFPE, UERJ, IFBA, UFCG, UFAL, UFAPE, CIIE/FPCEUP) tanto do Brasil quanto de Portugal e que, em comum, possuem interesse em pensar as docências que se constroem desafiadas pelas singularidades e especificidades dos territórios escolares. Assim, no decorrer da leitura dos treze artigos, frutos de exercícios de pesquisas, é possível se aproximar de debates que envolvem a escola e docência contemporâneas, especialmente, a partir de sua problematização articulada às políticas educacionais e curriculares, infâncias, formação de professores/as e práticas curriculares.



Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3273-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-3274-7
DOI: 10.24824/978652513273.0
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 212
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ESCOLAS E DOCÊNCIAS NO CONTEMPORÂNEO: <br>questões a pensar
ORGANIZADORAS
CARLA PATRÍCIA ACIOLI LINS
Doutora em Sociologia (PPGS/UFPE/CFCH). Professora Associada do Núcleo de Formação Docente e do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc) da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste (UFPE/CAA). Líder do Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Educacionais (UFPE/CAA).

CONCEIÇÃO GISLANE NÓBREGA LIMA DE SALLES
Doutora em Educação (PPGE/UFPE/CE). Professora associada do Núcleo de Formação Docente e do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc) da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste (UFPE/CAA). Vice-Coordenadora do PPGEduc e Líder do Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Educacionais (UFPE/CAA).

LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA
Doutora em Educação (PPGE/UFPE/CE), com doutorado sanduíche pela Universidade do Porto (FPCEUP). Professora Associada (UFPE/CAA), pesquisadora produtividade/PQ/CNPq. Atua nos Programas de Pós-graduação em Educação Contemporânea (PPGEduC/UFPE/CAA) e Educação (PPGE/UFPE/CE). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Educacionais (UFPE/CAA) e do Grupo de Pesquisa Currículo, Avaliação, Formação de Professores e Tecnologias educativas (CAFTe/CIIE/FPCEUP/Portugal). Coordena o Grupo de Pesquisa Políticas e Práticas Curriculares e Avaliativas.

MARCIA CRISTINA XAVIER DOS SANTOS
Mestra e Doutoranda em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste (PPGEduc-UFPE-CAA). Professora substituta da Universidade de Pernambuco – UPE, Campus Garanhuns. Participante do Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Educacionais (UFPE/CAA). Bolsista FACEPE vinculada ao Projeto de Aprimoramento dos Sistemas de Saúde e Educação de Pernambuco.

AUTORES
ALANA PARANHOS
Graduada em Letras (português e inglês) pela Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape). Atualmente, estuda mestrado em Letras (área de concentração: Linguística) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem interesse em pesquisas sobre o agir didático, as ressignificações do agir didático, a atividade docente e a configuração do gênero profissional. Participou, como bolsista, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (Pibic). É integrante do Grupo de estudos franceses de aquisição de línguas e literatura (GEFALL).

ALEXANDRE EVANGELISTA DA SILVA
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEDUC/UFPE) e professor de História da Rede Municipal de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco e membro do grupo de pesquisa do CNPq: SEGS Processos de Subjetivação, Educação, Gênero e Sexualidade/UFPE.

ALEXSANDRO DA SILVA
Professor do Núcleo de Formação Docente e do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

ANDRESSA MARIA DA SILVA
Licencianda em Letras – Português e Inglês, pela Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, onde também faz parte do Programa de Iniciação Científica (PIC) e do Programa Institucional de Bolsas de Extensão – Pibex. Tem interesse em questões voltadas para o ensino e para a sala de aula. É integrante do Núcleo de Pesquisa em Discurso e Ensino (Nupede/CNPq) e Texto, Escrita e Sala de Aula (TEcSA/CNPq).

CARLINDA LEITE
Doutora em Ciências da Educação. Professora Catedrática da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e Professora Emérita da mesma universidade. Investigadora sénior no Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE/FPCEUP) onde é coordenadora da Comunidade de prática de investigação CAFTe — Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas. Presidente da Comissão de Ética da FPCEUP. Coordenadora de vários projetos nacionais e membro de vários projetos europeus.

CÉLIO BEZERRA SOARES DOS SANTOS
Graduado em Matemática-Licenciatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor de Matemática da Rede Municipal de Sairé, Pernambuco. Membro do grupo de pesquisa do CNPq: SEGS Processos de Subjetivação, Educação, Gênero e Sexualidade/UFPE.

DARLENE EUGÊNIA DE MOURA CAMPOS
Licenciada em Pedagogia (UFPE/CAA). Mestra em Educação Contemporânea (UFPE/CAA). Professora da rede municipal de Caruaru-PE. Participante do Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Educacionais (UFPE/CAA).

DENISE XAVIER TORRE
Doutora em Educação pelo no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE.
Professora Adjunta da UFCG.

FELICIANO MAHALAMBE
Director-Geral do Instituto Nacional de Exames, Certificação e Equivalências, Mestrando em Educação/Formação de Professores e Licenciado em Psicologia e Pedagogia pela Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia da Universidade Pedagógica – Maputo. Tem vários cursos de ensino e gestão escolar com destaque para School Leadership – Londres e Ensino de Matemática e Ciências Naturais – Naruto, Japão.

FERNANDA MARIA SANTOS ALBUQUERQUE
Doutoranda em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste (PPGEduc-UFPE-CAA). Professora da rede municipal de Toritama- PE. Professora substituta no Núcleo de Formação Docente (NFD-UFPE-CAA). Participante do Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Educacionais (UFPE/CAA).

GIVANILDO DA SILVA
Doutor em Educação. Professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Integrante do grupo de pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE/UFAL/CNPq).

GUSTAVO LIMA
Doutor em Letras (Linguística) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, realiza estágio pós-doutoral em Didática das Línguas na Faculté de Psychologie et des Sciences de l´Education da Université de Genève, na Suíça. Atua como Professor Adjunto na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape) e como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea da UFPE. Tem ampla experiência na área de ensino e pesquisa, atuando no campo da Linguística Aplicada, em especial questões relacionadas à didática das línguas e à análise do trabalho docente. É vice-líder do grupo de pesquisa Texto, Escrita e Sala de Aula (TEcSA/CNPq) e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Discurso e Ensino (Nupede/CNPq) e do Grupo de Estudos sobre a Historicidade dos Textos e Ensino de Língua (Histel/CNPq).

INALDA MARIA DOS SANTOS
Doutora em Educação. Professora do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Líder do grupo de pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE/UFAL/CNPq).

ISLAYNE BARBOSA DE SÁ GONÇALVES
Doutoranda e mestra em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste (PPGEduc/ UFPE/ CAA). Possui graduação em Pedagogia pelo Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB – Campus VIII). É professora da Rede Municipal de Ensino de Arcoverde-PE. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisa Alfabetização, Letramento e Práticas de Ensino, vinculado a Universidade de Brasília (UnB).

JANSSEN FELIPE DA SILVA
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Centro de Educação. Professor Adjunto da UFPE no Núcleo de Formação Docente. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE — Centro de Educação e Campus Agreste.

JOANE SANTOS DO NASCIMENTO
Doutoranda em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste (UFPE-CAA). Mestra em Educação Contemporânea e graduada no curso de Pedagogia pela UFPE. Professora da Educação Infantil no município de Toritama-Pe. Participante do Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Educacionais (UFPE/CAA).

JOSÉ MAIONE SILVA LEMOS
Licenciando em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e membro do grupo de pesquisa do CNPq: SEGS – Processos de Subjetivação, Educação, Gênero e Sexualidade/UFPE, CAA.

JOSÉ RICARDO SANTIAGO
Professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias no Estado do Rio de Janeiro, pedagogo da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PR-1/UERJ) – onde exerce a função de Coordenador de Suporte Acadêmico Administrativo do Departamento de Orientação e Supervisão Pedagógica (COSAD/DEP), docente do Curso de Graduação em Pedagogia do Centro Universitário Celso Lisboa e Membro do Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias – NEFI – da UERJ.

KARLA WANESSA CARVALHO DE ALMEIDA
Doutoranda em Educação Contemporânea-UFPE; Formadora de Educação Infantil da Secretaria de Educação de Jaqueira-PE.

KÁTIA CUNHA SILVA
Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Diretora de Gestão Acadêmica da UFPE (PROGRAD). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação contemporânea (PPGEduc), e do programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), professora do Núcleo de Formação Docente, no Centro Acadêmico do Agreste. Pós-Doutorado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro/Proped UERJ. Mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco.

LUCIANO CARLOS M. DE FREITAS FILHO
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Professor do Instituto Federal da Bahia/IFBA.

MARCELO HENRIQUE GONÇALVES DE MIRANDA
Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEDUC/UFPE) e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGDH/UFPE). Professor do Núcleo de Formação Docente, Campus do Agreste da UFPE. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: SEGS – Processos de Subjetivação, Educação, Gênero e Sexualidade/UFPE.

MARTA SAMPAIO
Doutora em Ciências da Educação. Investigadora no Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Desenvolve trabalho de investigação na área da avaliação externa de escolas, autoavaliação e justiça social. É atualmente responsável pelo projeto “Drawing social justice indicators: inputs from schools’ self-evaluation and resilience approaches of TEIP schools located in Portuguese border regions” (2020.04271.CEECIND).

SANTA MÓNICA JULIÃO MUGIME
Doutora em Educação/Currículo pela Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia da Universidade Pedagógica; mestra em Educação/Ensino de História e Licenciada em Ensino de História/Geografia pela Faculdade de Ciências Sociais na mesma Universidade. É Investigadora Auxiliar e docente nos cursos de graduação e pós-graduação na Academia de Ciências Policiais. É autora e coautora de pesquisas e artigos sobre segurança pública, currículo e multiculturalidade, políticas educativas e de formação de professores em Moçambique.

THIAGO GONÇALVES SILVA
Doutorando em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste (UFPE-CAA). Atualmente é professor do Ensino Superior, na Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu, no curso de Licenciatura plena em Pedagogia-Centro Universitário Tabosa de Almeida/ASCES-Unita; e, nos cursos de Psicopedagogia e Gestão e Coordenação Pedagógica. Também atua como professor da Educação Infantil na rede Municipal de Ensino. Participante do Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Educacionais (UFPE/CAA).

VALQUIRIA FARIAS BEZERRA BARBORSA
Doutora em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC/CFH). Pós-Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduC/UFPE/CAA). Professora Titular do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Abreu e Lima. Atua no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFPE/Campus Olinda). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Educacionais (UFPE/CAA). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Organização, Memórias e Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica (IFPE).

VANESSA AZEVEDO CABRAL DA SILVA
Mestra em Educação Contemporânea (UFPE/CAA). Professora em escola no campo da rede municipal de Joaquim Nabuco-PE. Professora substituta na Licenciatura em Química (IFPE/CVSA). Atua como professora formadora na Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IFPE). Participante do Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Educacionais (UFPE/CAA).

VANESSA GALINDO ALVES DE MELO
Doutoranda em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste (PPGEduc-UFPE-CAA). Professora da Educação Infantil e dos anos iniciais das redes municipais de Alagoinha-PE e Pesqueira-PE. Atua como Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Alagoinha-PE. Participante do Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Educacionais (UFPE/CAA).