Capa do livro: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES<br>propostas para o ensino elaboradas por licenciandos em Física<br> Coleção Aprendizagens e docência na licenciatura em Física <br>Volume 4

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
propostas para o ensino elaboradas por licenciandos em Física
Coleção Aprendizagens e docência na licenciatura em Física
Volume 4

Autores: Ivanilda Higa - Caroline D. Pereira Portela - Débora Larissa Brum - Iankie Gabriel Milani - Karine Karsten - Luiz Gustavo Pampu - Raquel M. Tomé Gonçalves - Sheila Sudul Marafigo (Organizadores)

Este é o volume 4 da coleção Aprendizagens e docência na licenciatura em Física. Nele, apresentamos um conjunto de sequências didáticas para o ensino de Física na Educação Básica, produzidas por licenciandos em Física, como um dos resultados do projeto de pesquisa “Investigações no ensino de Ciências e Física: processos de aprendizagem da docência por professores em formação inicial”. Em seu processo de formação inicial, os licenciandos estudaram, refletiram, elaboraram propostas para o ensino e em alguns casos, as desenvolveram em escolas da Educação Básica, em seus estágios curriculares. O livro traz algumas dessas produções e está assim organizado: Parte I: A construção do conhecimento no Estágio de Docência em Física: práticas pedagógicas nos ensinos remoto e presencial e Parte II: A construção do conhecimento na Metodologia do Ensino: práticas pedagógicas à luz da Educação CTS. O projeto foi desenvolvido no âmbito do Programa Ciência na Escola, com fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).



Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3344-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-3341-6
DOI: 10.24824/978652513344.7
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 168
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES<br>propostas para o ensino elaboradas por licenciandos em Física<br> Coleção Aprendizagens e docência na licenciatura em Física <br>Volume 4
ALISSON ANTONIO MARTINS
Doutor e Mestre em Educação e Licenciado em Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Fez estágio de doutorado-sanduíche no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Professor do Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) e Coordenador do curso de Licenciatura em Física e Subprojeto PIBID/Física da UTFPR. Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET/UTFPR) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Física (GEPEF/UTFPR) e do Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas (NPPD/UFPR), com produção nas áreas de Educação e de Ensino.

ANDRÉ LUIZ SICKEL ESMANHOTTO
Licenciado em Física pela UFPR, professor em colégios da rede pública estadual de ensino do Paraná, em curso pré-vestibular e todas as opções entre os dois. Estuda o processo de formação docente e a licenciatura.

BRUNA SUELLEN KARPENKO TOMAZI
Licenciada em Física pela UFPR e professora em escolas públicas de Curitiba. Durante a sua formação, participou do PIBID – Física implementando o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino. É professora voluntária em cursinho preparatório gratuito para alunos de escolas públicas. Segue entusiasta da pesquisa em ensino de física, mantendo vínculos com programas de pós-graduação da área.

CAROLINE DORADA PEREIRA PORTELA
Possui graduação em Licenciatura em Física (2006) e Mestrado em Educação (2009) ambos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, campus Paranaguá, desde 2012. Atualmente cursa doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFPR. Tem experiência na área de Educação, atuando nos seguintes temas: formação de professores, iniciação à docência e ensino de física.

DÉBORA LARISSA BRUM
Licenciada em Física pela Universidade Federal da Fronteira Sul (2018). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2021). Atualmente é doutoranda em Educação no Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na linha Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação e professora da Educação Básica no Estado do Paraná. Interesses de pesquisa: práticas educativas CTS no Ensino de Ciências, cultura, cultura escolar e formação de professores de Física.

ELEELSON ANTUNES DE FRANÇA JUNIOR
Graduando em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Paraná. Trabalha atualmente no Colégio Positivo na área administrativa com uma parte na área pedagógica, com foco em estudos visando a rotina dos alunos e a sua realidade como ferramenta para enfoque no desenvolvimento científico na área de física.

GABRIEL CRESTANI DE SOUZA
Graduação em Licenciatura em Física na UFPR. Atua como Educador Popular no Cursinho Sementes em Almirante Tamandaré. Pesquisador Voluntário no Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas da UFPR com o objetivo de investigar a relação entre Ciência e Arte nos Livros Didáticos. Bolsista do Projeto de Extensão da UFPR “Experimentando Ciência e Artes”.

GIOVANNI PEROTTO DE MORAIS
Licenciado em Física pela Universidade Federal do Paraná (2016-2022), atuando na área de Física de Plasmas e Dinâmica não-linear e Caos. Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (2017-2019).

GREICI GUBERT
Possui Bacharelado e Licenciatura em Física pela UFPR, Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais e Doutorado em Física. Atua nas áreas de Materiais Magnéticos e Ensino de Física (UFPR e IFC campus Rio do Sul). É membro do projeto de pesquisa em Física da UFPR (UNIVERSAL CNPq/MCTI/FNDCT/ No 18/2021) e membro do projeto de pesquisa (Educação e Ciências) e extensão em ensino de Física (Divulgação e Ensino de Física) no IFC campus Rio do Sul. Faz parte da organização e desenvolvimento do curso de formação continuada de Educação de Jovens e Adultos (Portaria no 112/2020), no IFC.

HELOISA REIKDAL DA SILVA
Formada em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Paraná onde participou de projetos de divulgação científica em escolas do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, além de um projeto de investigação e incentivo de mulheres nas ciências. Participou de um programa que visa o estudo e aplicação de metodologias pedagógicas, se interessando por metodologias ativas e ensino interdisciplinar. Atualmente está realizando um projeto de pesquisa nessa área para ingresso no Mestrado.

HELOIZA SALVADOR
Licencianda em Física pelo Instituto Federal do Paraná, com experiência em pesquisas sobre o ensino de física a partir do enfoque CTS e modelagem computacional de dispositivos conversores de energia das ondas do mar em energia elétrica.

IANKIE GABRIEL MILANI
Licenciado em Física (2018) pelo Instituto Federal de Santa Catarina e mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2021). Possui interesse em estudos e pesquisas na área de formação de professores e cultura escolar. Professor de física da rede estadual de ensino de Santa Catarina.

IVANILDA HIGA
Licenciada em Física (UFPR), Mestre em Ensino de Ciências – Modalidade Física e Doutora em Educação (ambos pela USP). Professora na UFPR, vinculada ao Setor de Educação, no Departamento de Teoria e Prática de Ensino e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão nos temas Formação de Professores em Ciências da Natureza, Ensino e aprendizagem em Física e Estágios na formação e desenvolvimento profissional de professores.

JHIONATHAN DE LIMA
Possui graduação em Física (2021) pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Física da UFPR, estudando propriedades térmicas de materiais nanoestruturados em carbono através da técnica de Dinâmica Molecular Clássica. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente no estudo de propriedades de materiais através de simulações computacionais.

JOÃO VITOR PARADA POLETTO
Licenciado em Física pela Universidade Federal do Paraná (2021). Experiência na área de Matemática. Medalhista de bronze da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) nos anos de 2013 e 2016 e participante do PIC (Programa de Iniciação Científica) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas de 2013/ CNPq. Durante a graduação participou do PICME (Programa de Iniciação Científica e Mestrado) na UFPR. Atualmente, é mestrando em Matemática pela mesma universidade como bolsista pela CAPES, atuando no estudo de ondas aquáticas utilizando métodos numéricos.

KARINE KARSTEN
Possui magistério pela E. E. B. Heleodoro Borges. Graduada em Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física pelo IFSC – Campus Jaraguá do Sul. Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela UFPR. Atualmente é doutoranda neste mesmo programa. Professora da Educação Básica no Município de São José dos Pinhais. Tem experiência nos temas: ensino e aprendizagem, ensino de física, ensino de ciências, abordagem investigativa e formação de professores durante o estágio.

LEDA LINDCEY ANTUNES DOS SANTOS
Licencianda em Física pela Universidade Federal do Paraná com afinidade pela área de pesquisa no Ensino de Astronomia.

LUCAS ALESSANDRO DA SILVA
Graduando em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Paraná. Em sua área de estudos focou na utilização de cultura como estratégia para o ensino de conteúdos como magnetismo e força de arrasto.

LUIZ GUSTAVO PAMPU
Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Paraná (2009) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2012,) além de especialização em Psicopedagogia pela Universidade Dom Bosco (2014). Atualmente é docente do Instituto Federal do Paraná atuando como professor do Ensino Médio e da Licenciatura em Física do campus Paranaguá. Se interessa pelos temas de formação de professores, evasão escolar e didática das ciências.

MARCELO PRADO CIONEK
Graduando em Licenciatura em Física na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente, é membro bolsista do projeto de extensão UFPR OPTICA Student Chapter, atuando no desenvolvimento de materiais artísticos para divulgação científica.

MARINA DOS SANTOS SOLHEID
Licencianda em Física pela Universidade Federal do Paraná.

MATHEUS FRANCO RIBEIRO
Licenciado em Física pela Universidade Federal do Paraná (2016-2021) e mestrando em Física da Matéria Condensada na mesma instituição (ingresso em 2022), atuando na área de Estrutura Eletrônica de Óxidos de Metais de Transição. Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (2017) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (2019-2020), assim como monitor voluntário no museu de ciências FiBrA-Física Brincando e Aprendendo (2019-2020).

MATHEUS HENRIQUE REULE
Licenciado em física pela Universidade Federal do Paraná (2021) e realiza pesquisas na área de história da educação e educação durante o período medieval. Participa e é membro fundador do UFPR OPTICA Student Chapter e planeja e realiza trabalhos de divulgação científica na área de óptica e história da óptica com os quadros “Laureados da Óptica” e “Tiras Ópticas”. Atualmente trabalha como professor da rede estadual de ensino.

RAQUEL MAISTROVICZ TOMÉ GONÇALVES
Graduada em Física (UFPR), Especialista em Magistério Superior (IBPEX/UNINTER), Especialista em Educação Ambiental (FSB) e Mestre em Educação (PUCPR) na linha de concentração em Pensamento Educacional Brasileiro e Formação de Professores. Atua como professora de Física na Educação Básica e como supervisora de estágios no Colégio Estadual Jayme Canet, em Curitiba/PR. Possui experiência em elaborar e desenvolver projetos relacionados à Educação Ambiental na Educação Básica.

SHEILA SUDUL MARAFIGO
Licenciada em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2019). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2022), linha Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação. Atua como professora de Física na Educação Básica. Temas de interesse: Abordagem Temática, Três Momentos Pedagógicos, Ensino de Física, Formação de Professores e relações Teoria-Prática, Universidade-Escola, Cultura-Escola.

SIDENEI MENDES PONTES JUNIOR
Formado em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal do Paraná, atualmente é docente na rede estadual de ensino, ministrando aulas nas três séries do ensino médio. Na área acadêmica participou por três anos de projetos como PIBID e iniciação científica voluntária; neste último com o desenvolvimento de uma interface gráfica para resoluções de equações diferenciais voltados ao estudo da difusão.


WILLIAN RIBEIRO DOS SANTOS
Cursando Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é estagiário no Colégio Estadual Leôncio Correia E.F.M.P., em Curitiba/PR. Tem experiência na área de Física.

YOHAN SZUSZKO SOARES
Mestrando em Física pelo Programa de Pós-Graduação em Física da UFPR. Pesquisador em óptica não linear e imageamento óptico. Divulgador científico. Graduado em Licenciatura em Física na UFPR. Membro fundador do Projeto de Extensão UFPR OPTICA Student Chapter cujo objetivo principal é a divulgação científica. Atualmente atua como autor de material didático e revisor técnico na rede privada de ensino.