Capa do livro: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA<br> panoramas a partir de revisão de literatura<br> Coleção Aprendizagens e docência na licenciatura em Física <br>Volume 1

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA
panoramas a partir de revisão de literatura
Coleção Aprendizagens e docência na licenciatura em Física
Volume 1

Autores: Caroline Dorada Pereira Portela - Karine Karsten - Raquel Maistrovicz Tomé Gonçalves - Ivanilda Higa (Organizadoras)

Neste volume 1 da coleção Aprendizagens e docência na licenciatura em Física, é apresentado um conjunto de estudos de revisão de literatura sobre o estágio curricular supervisionado na licenciatura em Física, com base na análise de trabalhos publicados em três importantes eventos, um de cada área: Educação, Educação em Ciências e Ensino de Física. Apresenta-se inicialmente um panorama geral sobre as temáticas mais estudadas, aquelas silenciadas e as emergentes. Na sequência, a partir de um recorte, são analisados apenas os trabalhos sobre estágio supervisionado em Física, que mencionam a identidade docente. Finalmente, com outro recorte, são analisados os trabalhos que mencionam os professores supervisores e sua atuação nos estágios supervisionados na licenciatura em Física. Este conjunto de estudos permitiu evidenciar temas e sujeitos mais estudados e algumas lacunas, indicando possíveis caminhos para as pesquisas sobre os estágios curriculares supervisionados na formação docente em Física. O estudo faz parte do projeto de pesquisa Investigações no ensino de Ciências e Física: processos de aprendizagem da docência por professores em formação inicial, e contou com fomento do CNPq, no âmbito do Programa Ciência na Escola.



Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3455-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-3456-7
DOI: 10.24824/978652513455.0
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 94
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA<br> panoramas a partir de revisão de literatura<br> Coleção Aprendizagens e docência na licenciatura em Física <br>Volume 1
ANA PAULA PEREIRA RIBEIRO
Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Paraná. Foi monitora a disciplina Metodologia e Práticas de Ensino de Física e bolsista de Iniciação Científica (CNPq). Em seu Trabalho de Conclusão de Curso, estudou o tema Interdisciplinaridade na visão dos professores de Física. Atuou como professora de Física pelo Processo Seletivo Simplificado na rede pública de ensino do estado do Paraná.

CAROLINE DORADA PEREIRA PORTELA
Possui graduação em Licenciatura em Física (2006) e Mestrado em Educação (2009) ambos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, campus Paranaguá, desde 2012. Atualmente cursa doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFPR. Tem experiência na área de Educação, atuando nos seguintes temas: formação de professores, iniciação à docência e ensino de física.

CAROLINE LOPEZ BUENO PICCO
Mestrado interrompido em Educação na linha “Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação” e Pedagoga formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2014 – março de 2019). Em seu Trabalho de Conclusão de Curso na graduação estudou a profissionalidade docente, analisando políticas de formação continuada da rede municipal de educação da cidade de Curitiba, na gestão 2013-2016. Atua como pedagoga, concursada, na rede pública municipal de ensino de Araucária/PR. Possui experiência na área da Educação, com ênfase em Formação Continuada, Tecnologias da Informação e Comunicação e Metodologias Ativas.

IANKIE GABRIEL MILANI
Licenciado em Física (2018) pelo Instituto Federal de Santa Catarina e mestre em Educação (linha de pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela Universidade Federal do Paraná (2021). Possui interesse em estudos e pesquisas na área de formação de professores e cultura escolar. Professor de física da rede estadual de ensino de Santa Catarina.

IVANILDA HIGA
Licenciada em Física (UFPR), Mestre em Ensino de Ciências – Modalidade Física e Doutora em Educação (ambos pela USP). Professora na UFPR (Setor de Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino e Programa de Pós-Graduação em Educação). Temas de interesse: Formação de professores em Ciências da Natureza, Ensino e aprendizagem em Física e Estágios na formação e desenvolvimento profissional de professores.

JEIMESON ROBERTO FRANÇA
Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Física pela UFPR (2000) e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (2020). Possui Especialização em Tecnologias Aplicadas à Educação. Na graduação atuou em projetos de Física Experimental para estudantes secundaristas e Iniciação Científica, estudando Campos Gravitacionais. Professor de Física no Colégio Estadual Pedro Macedo em Curitiba/PR, onde também foi coordenador do curso Técnico Integrado em Informática. É supervisor de estagiários da licenciatura em Física e atuou como Supervisor do PIBID. Participa de projetos relacionados à Astronomia e Robótica. Se empenha em uma educação de qualidade,
principalmente no setor público, participando de projetos de ensino junto às universidades e como consultor de Robótica Educacional.

KARINE KARSTEN
Possui magistério pela E. E. B. Heleodoro Borges. Graduada em Licenciatura em Ciências da Natureza (Habilitação em Física) no IFSC – Campus Jaraguá do Sul. Mestre em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) pela UFPR. Atualmente é doutoranda neste mesmo programa. Professora da Educação Básica no Município de São José dos Pinhais (PR). Tem experiência nos temas: ensino e aprendizagem, ensino de física, ensino de ciências, abordagem investigativa e formação de professores durante o estágio.

LEANDRO DE OLIVEIRA RABELO
Doutor em Educação (Educação Científica, Matemática e Tecnológica) e mestre em Ensino de Ciências (Ensino de Física) pela Universidade de São Paulo e Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista. Investiga a formação de professores, com ênfase na Teoria da Atividade Sócio-Histórica-Cultural, em especial sobre os temas: estágio supervisionado com pesquisa, o início da carreira docente e PIBID.

LUCAS EDUARDO DE SIQUEIRA
Mestrando em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM-UFPR). Graduado em Física pela Universidade Federal do Paraná (2021). Foi bolsista de Iniciação Científica (CNPq). Atualmente é professor de Física das redes privada e pública do estado do Paraná. Tem experiência na área de Ensino de Física, com ênfase em Tecnologias aplicadas ao Ensino de Física. Atua nos seguintes temas: formação docente, REA, TIC, TDIC, conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK) e formação inicial de professores de Física.

LUIZ GUSTAVO PAMPU
Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Paraná (2009) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2012,) além de especialização em Psicopedagogia pela Universidade Dom Bosco (2014). Atualmente é docente do Instituto Federal do Paraná atuando como professor do Ensino Médio e da Licenciatura em Física do campus Paranaguá. Se interessa pelos temas de formação de professores, evasão escolar e didática das ciências.

RAQUEL MAISTROVICZ TOMÉ GONÇALVES
Graduada em Física (UFPR), Especialista em Magistério Superior (IBPEX/UNINTER), Especialista em Educação Ambiental (FSB) e Mestre em Educação (PUCPR) na linha de concentração em Pensamento Educacional Brasileiro e Formação de Professores. Atua como professora de Física na Educação Básica, vinculada ao Colégio Estadual Jayme Canet, em Curitiba/PR. Possui experiência como supervisora de estágios e desenvolve projetos relacionados à Educação Ambiental no Ensino Médio.

VINICIUS FERNANDO DE LIMA
Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Paraná (2021), atuando como professor do Ensino Médio na rede pública do Estado do Paraná. Participou do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) na área de investigação no ensino de Física e Ciências e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Possui um trabalho classificado em 1o. lugar no Evento de Iniciação Científica (EVINCI) (Banca 101 – Educação), na 12a SIEPE (Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão) da Universidade Federal do Paraná.