Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3463-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-3458-1
DOI: 10.24824/978652513463.5
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 154
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
VIVIANNE APARECIDA LOPES (ORG.)
Professora nas áreas de Educação Musical, Currículo e Práticas Curriculares, Formação Docente e Pedagogia do Canto (ênfase na pedagogia vocal infantil e adolescente), Vivianne Aparecida Lopes é natural de Canaã, Minas Gerais. Licenciada em Música/Canto pela Universidade Federal de Ouro Preto. Graduada em Canto Teatral pelo Conservatório Superior de Música de Gaia. Mestre em Ensino da Música e Performance Musical/Canto pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto). Doutora em Ciências da Educação, ênfase Estudos Curriculares em Música/Canto, pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto). Pós-Doutora em Ciências da Educação, ênfase em Estudos Curriculares em Música/Canto, pela mesma instituição. É, desde 2018, professora Adjunta do Curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Música, Práticas Curriculares e Pedagogia do Canto (MUSIPEC). Integra também a equipe do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) da Universidade Católica Portuguesa (Porto).
IZABEL PADOVANI
Cantora e prof.ª de Técnica Alexander formada pelo The Alexander Technique Centre em Viena. É formada em Licenciatura pela UFSCar e pós-graduada pela Unicamp. Sua discografia inclui setes CDs, o mais recente, um álbum gravado ao vivo no Teatro Santa Maria em Curitiba, com a Orquestra à Base de Sopros de Curitiba, com a obra de Guinga. Tem sido convidada para ministrar workshops e oficinas sobre o tema Técnica Alexander para Cantores em eventos como a Oficina de Música de Curitiba e os Festivais de Música de Itajaí, Tatuí, Ouro Preto, Festival de Teatro da UFU, SIMB – Florianópolis, Universidade de Música de Mendoza, UFRGS, Unicamp, Casa do Brasil na Alemanha, Escola Canto do Brasil, entre outros.
MOACYR COSTA FILHO
Tenor recitalista e concertista, natural de Salvador, BA, Professor do Curso de Graduação em Canto e Coordenador da Oficina e do Curso Básico de Canto da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia; Mestre em Música, por esta instituição, tendo sido orientado por Professora Doutora Alda Oliveira; e Doutor em Música sob a orientação do Professor Doutor António Salgado e a coorientação do Professor Doutor Luis Jesus, na Universidade de Aveiro, Portugal. Foi regente e preparador vocal do Madrigal da UCSAL, do Coro de Câmara da Bahia, do Coral Santo Antônio, do Coro Dante Alighieri e do Cantus Primus: Grupo Vocal de Câmara e Ópera; e preparador vocal do Coro do Teatro Castro Alves. Fundou e presidiu a Companhia de Canto da Bahia, onde também foi solista e preparador vocal. Recentemente, tem atuado como pesquisador nas áreas da pedagogia e da performance do canto, da ciência da voz e do movimento físico, e da preparação vocal de coros.
THAYS LANA PENEDA SIMÕES
Doutora em Educação Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Canto pela Universidade de Aveiro – Portugal. Licenciada em Música pela Universidade Federal de Ouro Preto. Preparadora vocal de coros infantojuvenil há mais de 15 anos.
ÉRIC VINÍCIUS DE AGUIAR LANA
Doutorando em Regência coral pela Universidade de Aveiro – Portugal. Mestre em Educação pela Universidade Vale do Rio Verde e Licenciado em Música pela Universidade Federal de Ouro Preto. É maestro de coros infantojuvenis há mais de 20 anos.
SIMONE SOUSA
Regente, cantora e pesquisadora, doutora em Música pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora de Canto Coral e Técnica Vocal no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará. Educadora somática com formação em Antiginástica, Método Bertazzo e Método GDS de Cadeias Musculares e Articulares.
ANA ISABEL PEREIRA
Nascida em Lisboa, Ana Isabel Pereira é doutora em Ciências Musicais, na especialidade de Ensino e Psicologia da Música, pela Universidade NOVA de Lisboa. É investigadora integrada do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da mesma universidade (NOVA FCSH). Concluiu o Mestrado em Ensino de Música no Ensino Básico na NOVA FCSH. É Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação de Lisboa (Instituto Politécnico de Lisboa) desde 2015, e na NOVA FCSH desde 2020. Na sua tese de doutoramento investigou a influência de se cantar com sílaba neutra ou texto na performance vocal de canções, no uso da voz cantada e no reconhecimento auditivo de crianças entre os 4 e 9 anos de idade. Os seus principais interesses de investigação incluem o estudo da aprendizagem e desenvolvimento musical e a avaliação do desempenho vocal em crianças.
THIAGO RODRIGUES
Bacharel em Regência pela Universidade do Sagrado Coração (2005). Especialista em Educação Musical pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (2018) e em Musicalização Infantil pela Faculdade de Tecnologia de Palmas. Técnico em Regência Coral pelo Conservatório de Tatuí (2015). Atualmente é regente do coral da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos de Bauru/SP e professor de música do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus – Colégio São Francisco de Assis, Bauru/SP.
EDÉSIO DE LARA MELO
Professor associado do Departamento de Música da Universidade Federal de Ouro Preto, atuando como professor e pesquisador nas seguintes áreas: Performance Musical; Percepção Musical, Canto Coral, Educação Musical e Musicologia. Possui doutorado em História (2013) pela Universidade Federal de Minas Gerais; é mestre em Música (2001) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; tem Especialização em Lazer (1994) e título de Bacharel em Música, com ênfase em Regência, (1985) pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
MARIA JOSÉ CHEVITARESE
Graduada em Regência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, mestre em Música Brasileira pela Universidade do Rio de Janeiro – UNIRIO e doutora em Psicossociologia de Comunidades pela UFRJ. Criou e dirige os coros Infantil da UFRJ (1989) e Brasil Ensemble-UFRJ (1999), que vêm desenvolvendo um trabalho artístico reconhecido no meio musical. Criou o projeto “A escola vai à ópera”, voltado para o público infantil, tendo produzido dez óperas infantis, assistidas por mais de 20.000 crianças. Na área administrativa atuou como Vice decana e Decana do Centro de Letras e Artes, Pró-reitora de Extensão, Diretora Artística da Escola de Música, Diretora de Cultura Esporte e Lazer da Pró-reitoria de Extensão e Diretora da Escola de Música da UFRJ. Atualmente coordena as ações de canto coral do projeto “Um Novo Olhar”, parceria entre a UFRJ e a FUNARTE.
MARISA TRENCH DE OLIVEIRA FONTERRADA
Livre Docente em Técnicas de Musicalização, Doutora em Antropologia, Mestre em Psicologia da Educação, Bacharel em Música. Docente do Programa de Pós-graduação em Música da Unesp. Seus temas de interesse são: educação musical, ecologia acústica, canto coral, coro infantil e infanto-juvenil. Foi bolsista de The Full Enrichment Program (1988) e ganhadora de The General Governor Award (1993), ambos pela Embaixada do Canadá no Brasil, o que lhe permitiu trabalhar com Murray Schafer por 30 anos. Tradutora de seus livros para o português e autora de vários livros, entre os quais “Conto enquanto Canto” (2021).