Capa do livro: SEMEANDO CIENTISTAS:<br> ciência criativa em Sequências Didáticas baseadas nas habilidades e competências da BNCC<br> (Semeando Cientistas, v. 1)

SEMEANDO CIENTISTAS:
ciência criativa em Sequências Didáticas baseadas nas habilidades e competências da BNCC
(Semeando Cientistas, v. 1)

Autores: Milady Renata Apolinário da Silva - Kévila Kelma Nascimento Silva dos Passos (Orgs.)

O Projeto Semeando Cientistas se iniciou a partir da necessidade de mudança e de atrair a sociedade para o âmbito acadêmico, de fazer conhecido entre as pessoas, independentemente de sua situação social, econômica ou cultural, o saber científico através de práticas de inclusão e empoderamento de crianças e adolescentes. A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), uma instituição pública e que recebe diversos perfis de alunos, fora e dentro da comunidade itajubense, muitas vezes se torna distante a bairros periféricos. Para que a comunidade tenha acesso ao conhecimento científico e compreenda que eles também têm voz e direitos e que podem usufruir dos saberes advindos dessa instituição, gerou-se este projeto: Semeando Cientistas. São sementes plantadas a cada ação e Prática de Ensino. Em função disso, esta obra abrange Sequências Didáticas que foram desenvolvidas pelos autores, para que educadores possam aplicá-las em suas aulas, em projetos, pesquisas, visto que sequências didáticas são adaptáveis ao público-alvo, ao ambiente e aos recursos dentro da esfera da aplicação. Neste primeiro volume desenvolveram-se essas Sequências Didáticas com os temas de Aquaponia, Nutrição, Química dos Solos e Robótica. Todas elas contemplam as habilidades de competências da BNCC, de maneira criativa e lúdica, com músicas, jogos, histórias e muito conhecimento científico!

“Quando plantamos as sementes, não vemos os resultados imediatos, mas temos a certeza que o fruto vem. Semear é um ato de acreditar! Nós semeamos cientistas!”



Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3476-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-3472-7
DOI: 10.24824/978652513476.5
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 116
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

SEMEANDO CIENTISTAS:<br> ciência criativa em Sequências Didáticas baseadas nas habilidades e competências da BNCC<br> (Semeando Cientistas, v. 1)
MILADY RENATA APOLINÁRIO DA SILVA
Atualmente é professora associada nível 1 da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), atuando no ensino de graduação e pós-graduação. Possui graduação em licenciatura em Química (2001) e doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) (2007). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de resíduos com processos oxidativos avançados, aplicando processos de energia renovável e limpa, como foto-Fenton solar. Tem atuado também em pesquisas sobre o ensino de química voltando sua atenção para os parâmetros curriculares nacionais, experimentação, STEM, formação inicial e continuada de professores. Já lecionou no ensino fundamental e médio. Por coordenar projetos com fomento de órgãos governamentais, tem experiência na gestão e execução de fomentos provenientes de instituições públicas.

KÉVILA KELMA NASCIMENTO SILVA DOS PASSOS
Graduada em Ciências Biológicas licenciatura na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e em Licenciatura em Música no Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Com curso de “Introduction to Family Engagement in Education”, Harvard University – EdX, Harvard, Estados Unidos. Atualmente é membro no Projeto Semeando Cientistas da Universidade Federal de Itajubá e membro do NEFTI – Projeto Práticas Inclusivas no Ensino de Ciências da Universidade Federal de Itajubá. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Inclusão e Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia, inclusão, TEA, AH/SD, ciências, autismo, música /arte. Habilidade para trabalhar com o público em geral, com mídias e tecnologias.

ALOMA GUSMÃO
Graduanda em Química – Licenciatura na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), atuou como Professora Voluntária de química no cursinho assistencial da prefeitura de Itajubá, Chefe de Sala do ENEM, Secretária no DaQuí UNIFEI e Professora Voluntária NEFTI UNIFEI no Práticas Inclusivas no Ensino de Ciências para pessoas com deficiência. Bolsista NAI UNIFEI (atual NEI) na adaptação de materiais pedagógicos para alunos com deficiência da UNIFEI (Itajubá e Itabira).

FELIPE DE SOUZA FERNANDES
Graduando em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), fundador e presidente da Fundação Asimo (projeto social com o intuito de aproximar as crianças da rede pública de ensino à UNIFEI).

LUIS GUSTAVO DIAS SIMÃO
Formação em Técnico em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (2009) e Engenharia de Controle e Automação (UNIFEI – Itajubá). Foi estagiário na migração para Joomla do site do DEART, na UFOP em Ouro Preto, professor voluntário juntamente à Fundação Asimo em Itajubá e Voluntário nos projetos Semeando Cientistas e SpACEad.

MATHEUS GABRIEL GUARDIANO DOS SANTOS
Mestrando em Química pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e graduado em Química – Bacharelado na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Atualmente, desenvolve projetos na área de Química Analítica Ambiental atuando com tratamento de efluentes por processo foto-Fenton em meios homogêneo e heterogêneo. Também realiza pesquisas em ensino de química, pesquisando principalmente sobre planejamento didático-pedagógico e o currículo STEM. Foi professor de inglês no Centro de Apoio Nossa Senhora do Sagrado Coração (em Itajubá-MG) e fez Iniciação Científica como bolsista FAPEMIG na área de Química Inorgânica e Físico-Química Inorgânica, realizando estudos espectroscópicos e termodinâmicos de compostos de coordenação.